Dica de Viagem: Principais Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

A 250km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros marca os pontos mais altos do Centro-Oeste, atingindo até 1.400m de altitude. Com inúmeras nascentes, temos a condição perfeita para a formação de grandes cachoeiras. São tantas opções que fizemos uma lista com as principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Anote, porque essas não podem faltar na sua viagem pra lá!

 

Saltos do Rio Preto

A entrada do Parque Nacional está a apenas 1km do Povoado de São Jorge, e a partir de lá são mais seis quilômetros de caminhada até chegarmos nos mirantes dos Saltos do Rio Preto. São duas quedas, uma com 120m de queda livre, e a outra com 80m. A força da água é tão forte que é proibido tomar banho na cachoeira, mas dá pra se refrescar muito nas águas geladas do poço de 300m de diâmetro que existe entre uma queda e outra.

Pode se esbaldar no banho, mas não gaste todas as energias, porque serão mais 6km de volta. Aproveite e repare na trilha. Além da vegetação de cerrado rupestre ser muito bonita, até 1961, a região era utilizada para extração do quartzo. Pelo caminho há vários vestígios das minas da época, já que ainda hoje é possível encontrar algumas pedrinhas do cristal.

Saltos do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros

 

Vale da Lua

Esse é outro atrativo próximo a São Jorge. A beleza aqui fica por conta do formato inusitado das rochas, muito parecidas com as crateras lunares. Por isso, o nome “Vale da Lua”. Essa formação se deve a milhões de anos do Rio São Miguel esculpindo um grande lajeado pelo qual ele atravessa.

Enquanto desbrava toda a extensão, aproveite as pequenas cachoeiras e piscinas de água corrente que se formam nas fendas das pedras. De facílimo acesso, a entrada da propriedade está a apenas 800 metros de trilha plana do rio.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros
Cânions do Rio Preto

Numa trilha de quase 6 horas você poderá escolher entre dois cânions bastante diferentes. No cânion I, a água abriu caminho entre dois paredões de rocha. Nela, o desnível acabou formando várias quedas d’água pelo caminho. Por isso, aproveite para se refrescar debaixo das cachoeiras.

No cânion II também existem várias dessas cachoeiras. A diferença é que além das quedas e paredões, existe um grande lago, propício para mergulho, natação e, para os mais corajosos, saltos e escaladas nas rochas.

A 1km de São Jorge, os cânions fecham em algumas épocas do ano para reprodução de animais. Por outro lado, isso significa que nos meses abertos, você pode encontrar alguns pássaros ou animais passando perto do caminho.

Cânion do Rio Preto - Chapada dos Veadeiros

 

Santa Bárbara

Sem dúvida uma das cachoeiras que mais impressiona os turistas, a cachoeira Santa Bárbara costuma levar o título de melhor queda d’água de Veadeiros. Ela é pequena, com 30m de queda de água que cai num poço de água azul-esverdeada que, senão pela beleza, ainda dá pé para uma ótima hidromassagem.

Da lista, essa é a única cachoeira distante do eixo São Jorge-Alto Paraíso. Mesmo assim, ela é com certeza uma das mais cheias. Então, programe-se para aproveitar logo no começo do dia. E uma última dica: lá perto também fica, há mais de 200 anos, a comunidade quilombola Kalunga. Se puder prestigiá-los, temos certeza de que você sairá com histórias e reflexões muito interessantes para o resto da viagem.

Cachoeira Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros

 

Cataratas dos Couros

Outra trilha bastante curta (2km de ida e volta, apesar dos mais de 50km de trilha off-road de Alto Paraíso até chegar lá) guarda um conjunto de corredeiras, piscinas e cachoeiras bastante volumoso. Para os mais afobados, o caminho já é recheado de pequenas quedas para descansar. E o Rio dos Couros, que estará margeando a trilha até as Cataratas, acalma a todos com o som de suas águas.

Chegando no complexo, há quatro quedas que possibilitam banho, natação, hidromassagem, e para os mais aventureiros, saltos. O mais alto tem 15m, vai encarar?

Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros

Com exceção dos cânions e saltos do Rio Preto, as demais cachoeiras dessa lista estão fora da área do Parque Nacional. Além do deslocamento até algumas trilhas ser feito por estradas de terra, algumas só podem ser exploradas se acompanhadas de um guia. Da lista das principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, as Cataratas dos Couros, a cachoeira Santa Bárbara e trechos dos Saltos do Rio Preto. Conheça alguns dos roteiros que a Pisa Trekking oferece, tire qualquer dúvida com nossos atendentes e se esbalde nas principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.

 

Leia outros textos sobre a Chapada dos Veadeiros:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta