Dica de viagem: Onde fica e como ir para a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás, com muitas cachoeiras, trilhas e esportes radicais para todos os gostos. Mesmo depois de passar pelo pior incêndio de sua história em 2017, o cerrado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros logo se recuperou, foi reaberto, e hoje já nem se percebe os efeitos da queimada. Com essa ótima notícia, o Blog Vida ao Ar Livre explica onde fica e como ir para a Chapada dos Veadeiros.

Onde fica?

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, a Chapada dos Veadeiros fica a 250km de Brasília, na região Centro-Oeste. Para chegar lá, você enfrentará uma viagem de 3h. A boa notícia é que as estradas até as principais cidades são todas asfaltadas.

Mapa - Chapada dos Veadeiros

 

Como ir?

Normalmente quem vai para Veadeiros costuma ficar em Alto Paraíso ou São Jorge.

Alto Paraíso tem a comodidade de ser uma cidade com infraestrutura um pouco maior, contando com mais opções de pousadas e restaurantes, além de serviço de banco e até uma feira de produção orgânica semanal. Mas, em contrapartida, demanda um carro para chegar nos atrativos. Se você comparar, por exemplo, o tempo para ir até o Vale da Lua, você levaria metade do tempo se saísse de São Jorge.

Alto Paraíso - Chapada dos Veadeiros

A vantagem de ficar no Povoado de São Jorge é estar na boca do Parque Nacional, de onde partem as trilhas para algumas das principais cachoeiras da região.

Hoje, o acesso até São Jorge é fácil, feito em meia hora por uma estrada recém construída. Mas até alguns anos atrás só se chegava lá por terra, e por conta disso o vilarejo é também mais rústico, perfeito para aqueles que procuram um clima mais intimista.

Conheça aqui os roteiros em que você se hospeda em Alto Paraíso ou São Jorge.

Estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, e passa ao lado do Jardim de Maytrea, uma área de veredas e buritizais dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Mais ao norte, a cerca de uma hora de Alto Paraíso, está Cavalcante. O jeitinho dessas duas cidades, inclusive, se parece muito, embora Cavalcante seja menor. O diferencial aqui é a proximidade com uma atração muito requisitada para os amantes de uma boa cachoeira: a Santa Bárbara, uma cachoeira com cerca de 30m de queda, e um poço d’água azul turquesa realmente impressionante. Ela fica dentro da comunidade quilombola Kalunga, um sítio histórico muito importante, que abriga a maior comunidade quilombola do Brasil.

Cachoeira Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros

Conheça aqui o roteiro que passa pelo norte da Chapada dos Veadeiros (Santa Bárbara, Kalunga, etc).

 

Programe suas férias

Para chegar até Veadeiros é preciso primeiro ir para Brasília. A partir de São Paulo há vários voos diários, e para quem está em outras capitais possivelmente a disponibilidade de passagens também não será um grande problema. Comprar com antecedência sempre ajuda a conseguir as melhores tarifas, mas uma boa notícia é que os voos para Brasília são geralmente baratos.

A Pisa Trekking oferece diversas opções de viagens para a Chapada dos Veadeiros, com os principais atrativos e roteiros especiais nas principais datas do ano. Clique aqui para ver nosso cardápio, tire suas dúvidas com nossos atendentes e realize este sonho com quem é especialista, com certeza será uma viagem inesquecível.

 

Leia outros textos sobre a Chapada dos Veadeiros:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta