Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Alter do Chão - Comunidades da Amazônia - Rio Arapiuns e Tapajós

Cód.Roteiro:1618

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
  • Turismo Comunitário

    Turismo Comunitário

  • |
6 DIAS E 5 NOITES

Nível de dificuldade:

- Leve -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Pacote de Viagem para Alter do Chão com Comunidades Ribeirinhas

Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém, no Pará. Apelidada pelos nativos de “Caribe brasileiro”, é um paraíso amazônico com suas praias de areia branca, água cristalina, igapós, florestas inundadas e árvores centenárias.
 
Nesta sugestão de roteiro, propomos uma vivência da Amazônia não apenas por meio de sua exuberante natureza, mas também através das comunidades ribeirinhas que vivem na região do Rio Tapajós e Arapiuns. Você terá a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia delas, suas histórias e alguns dos projetos de desenvolvimento sustentável da região. 
 
Um roteiro ideal para vivenciar e sentir a grandeza da Amazônia brasileira, no norte do país. 

Dia a Dia

1º Dia - SANTARÉM / ALTER DO CHÃO

Desembarque no Aeroporto de Santarém, recepção e traslado privativo para a Vila de Alter do Chão – uma viagem de aproximadamente 40 minutos.
Acomodação no hotel e restante do dia livre. Aproveite para conhecer a vila e seus arredores caminhando.
 
Pernoite em hotel.
Sem alimentação inclusa.


2º Dia - FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS / COMUNIDADES DE JAMARAQUÁ E MAGUARY

Após café da manhã no hotel, embarque em pequena canoa motorizada para visita a duas das comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, a FLONA, uma área de preservação ambiental. 
Iniciaremos o dia na comunidade de Jamaraqua, onde faremos uma bela trilha pela floresta nativa. Com acompanhamento de um condutor local, a caminhada pode ter a duração de 2 a 5 horas (você poderá escolher a melhor trilha com ajuda de nosso guia). Na chegada, um banho relaxante no igarapé de água cristalina e almoço. 
Na parte da tarde, visitaremos a comunidade de Maguary para conhecer o trabalho local com o látex e plantio de seringueiras e no final do dia, retornaremos para Vila. Pernoite em hotel.
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã e almoço inclusos.


3º Dia - COMUNIDADE DE ANÃ

Check-out e saída cedo do hotel para embarcar em canoa motorizada privativa com destino a Comunidade de Anã, no Rio Arapiuns (uma viagem de aproximadamente 02 horas), onde conheceremos formas alternativas e sustentáveis de geração de renda, além do modo de vida dos ribeirinhos.  
Iniciaremos com um lanche de boas vindas e na sequencia conheceremos o lago da comunidade onde é desenvolvido o projeto de criação de peixes em tanque-rede flutuante. Após o almoço, também em Anã, sairemos para visitar o projeto de manejo de abelhas nativas, o viveiro e a horta da comunidade. Jantar e pernoite em rede na pousada comunitária Anã.
 
Pernoite na Pousada Comunitária
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.


4º Dia - COMUNIDADE DE ARIMUM

Café da manhã por volta das 07h00 e saída para navegação em barco local em direção à comunidade de Arimum com duração aproximada de 2h30. Chegaremos em Arimum para conhecer o artesanato típico da comunidade em palha de tucumã, seguido de um banho de igarapé. Almoço comunitário e no inicio da tarde retornaremos navegando para a comunidade de Anã, onde pernoitaremos novamente em redes na pousada comunitária.

Pernoite na Pousada Comunitária de Anã

Café da manhã, almoço e jantar inclusos.



5º Dia - COMUNIDADE DE ANÃ / ALTER DO CHÃO

Café da manhã e saída de lancha privativa, com destino a Alter do Chão. Chegada e traslado até o hotel. Restante do dia livre para atividades independentes. Aproveite para relaxar nas praias próximas, jantar no centrinho e se despedir da vila.  

 

Pernoite em hotel. 

Café da manhã incluso.



6º Dia - ALTER DO CHÃO / SANTARÉM

Café da manhã, check-out e traslado privativo de retorno para o Aeroporto de Santarém de acordo com o horário de seu voo. Fim de nossos serviços.

 

Sem pernoite inclusa.

Café da manhã incluso.



O que está Incluso

Inclui:
 
Traslados privativos Aeroporto de Santarém/Vila de Alter do Chão/Aeroporto de Santarém;
03 noites com café da manhã em apartamento standard no Hotel Belo Alter ou similar em Alter do Chão;
Passeio privativo de dia inteiro em canoa motorizada à Floresta Nacional do Tapajós (FLONA) com almoço na comunidade;
Taxas comunitárias de visitação da FLONA;
Traslado privativo em canoa motorizada de Alter do Chão/Comunidade Anã/Alter do Chão;
Traslado em barco regular comunitário Anã/Arimum/Anã;
02 noites de hospedagem com pensão completa (café da manhã, almoço, lanche e jantar) em redes na hospedaria comunitária em Anã (as redes ficam de presente para os visitantes);
Passeios citados no roteiro nas comunidades do Rio Arapiuns (Anã e Arimum);
Seguro Viagem;
Brinde Especial
 
Não Inclui:
 
Passagens Aéreas;
Itens não especificados no programa acima.

O que levar

- Artigos de higiene pessoal
- Boné/Chapéu
- Capa de chuva – Anorak
- Máquina fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal
- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Roupa de banho
- Roupas leves
- Squeeze
- Tênis
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho Leve

Informações Importantes

O ministério da saúde recomenda (porém, não obrigatório) a vacinação contra febre amarela para todos os viajantes acima de 09 meses de idade que entram em zonas endêmicas no Brasil, como a região amazônica;
 
Por se tratar de um itinerário em meio à natureza, os atrativos e percurso estão sujeitos à alteração para segurança e conforto dos viajantes;

Hotelaria

A hospedagem de duas noites na comunidade de Anã é realizada na hospedaria comunitária: uma construção em madeira e alvenaria, coberta de palha, que inclui uma área de convivência, uma cozinha, banheiros (masculino e feminino) e uma maloca/redário.
A pousada tem água corrente fornecida pelo poço artesiano da comunidade (não há água quente) e dispõe de um sistema solar fotovoltaico que garante iluminação e a possibilidade de recarregar telefones e máquinas fotográficas.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR