Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Cicloturismo no Parque Nacional da Serra da Capivara

Cód.Roteiro:1426

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Cicloturismo

    Cicloturismo

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
  • Especial Pisa 30 anos

    Especial Pisa 30 anos

  • |
6 DIAS E 5 NOITES

Nível de dificuldade:

- Intenso -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

A Serra da Capivara é um local de rara beleza, ainda um pouco desconhecido e intocado. O Parque Nacional protege diversas áreas naturais, ecossistemas e os inúmeros sítios arqueológicos. Existem diversas estradas e trilhas que podem ser percorridas de bicicleta, um cenário perfeito para o cicloturismo! Esse é um roteiro para os amantes dessa modalidade que vão se encantar com os trajetos escolhidos em um dos parques mais significativos e icônicos do Brasil.

Pontos de Interesse

- Roteiro especial 30 anos Pisa Trekking;
- A viagem iniciará na cidade Oeiras, a primeira Capital do Piauí.
- Conheça o Parque Nacional da Serra da Capivara de forma diferente, pedalando!
- Contemple diversos sítios arqueolígicos pelo caminho e também a famosa Pedra Furada.
- Pedale por cânions, vales e conheça toda a exuberância da região.
- Uma viagem única por um dos mais incríveis Parques Nacionais do Brasil.
- Perfeito para quem curte mountain bike!

Sobre a Trilha

- Roteiro indicado para pessoas que praticam atividades físicas e tenham hábito de andar de bicicleta.  
- Vale lembrar que a Serra da Capivara é um lugar simples com alojamentos sem luxo, mas com o mínimo conforto necessário.
- No período de chuvas, os vales ficam todos verdes, a caatinga floresce. Na seca, o semiárido tem as suas particularidades, os tons beges e marrons, praticamente sem folhas é que predominam, é a caatinga no seu auge, mostra sua força e o motivo do seu nome.

 

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / TERESINA / OEIRAS

Embarque no aeroporto de origem com destino a Teresina. Recepção e traslado por asfalto até Oeiras (aprox. 300km). Acomodação no hotel e visitação no centro histórico de Oeiras, a primeira capital do Piauí. Noite livre. 
 
OBS: O voo de chegada deve ser durante o dia, caso seja a noite, é necessário pernoitar em Teresina. 

Pernoite em Oeiras
Sem refeições


2º Dia – OEIRAS / CEL. JOSÉ DIAS / TRAJETO DO DESFILADEIRO

Logo após o café da manhã, saímos em direção a Cel. José Dias, cidade que será nosso ponto de apoio durante nossa viagem a Serra da Capivara.  Vamos chegar um pouco antes do horário do almoço, faremos nosso check-in e visitaremos a Famosa fábrica de Cerâmicas da Serra da Capivara. Depois de descansarmos de nosso almoço e esperar o sol baixar um pouco, iremos começar a nossa aventura utilizando uma antiga estrada que atualmente foi englobada pelo parque justamente por possuir muitos sítios arqueológicos importantes e ter sido o início das pesquisas sobre a presença dos homens pré-históricos na Unidade de Conservação. Durante a pedalada, faremos algumas paradas para visitar alguns destes sítios arqueológicos e suas pinturas. Um trajeto muito tranquilo, quase todo em uma descida leve e sombreada. Jantar e noite livre.

Distância: entre 45 e 60km, de acordo com o grupo. Com carro de apoio sempre acompanhando. 

Pernoite em Cel. José Dias
Café da manhã e almoço


3º Dia - TRILHA HOMBU / MUSEU DO HOMEM AMERICANO / SÍTIO DA PEDRA FURADA

Nosso dia será cheio de descobertas! Vamos percorrer em várias etapas a Trilha Hombu, sendo alguns trechos a pé e outros de bicicleta. Contemplaremos diversos tipos de paisagens, a história dos primeiros moradores e mais alguns sítios com suas pinturas rupestres. Pausa para almoço e deslocamento de Carro para São Raimundo Nonato para visitar o Museu do Homem Americano que resguarda a história da passagem do homem pela Serra da Capivara. O Museu impressiona pelo rico acervo e interatividade que permite ao visitante. Visitaremos a Pedra Furada, cartão-postal da região, um paredão imenso com um grande e curioso buraco que transgride as regras da lei da gravidade. Outro ponto interessante é a visita ao Boqueirão da Pedra Furada, que conta com uma iluminação especial que ajuda a dar mais contraste as pinturas. Retorno no final da tarde para a pousada e pernoite.
 
Distância: entre 45 e 60km, de acordo com o grupo. Com carro de apoio sempre acompanhando. 

Pernoite em Cel. José Dias
Café da manhã e almoço


4º Dia – CIRCUITO DA SERRA BRANCA / SERRA VERMELHA

Após o café da manhã, deslocamento de carro e bicicletas até região noroeste do Parque. Percorreremos a localidade da Serra Branca, onde ficam as mais belas pinturas de todo o Parque Nacional. Pedalaremos pelas estradinhas que foram abertas para visitação de turistas, visitando vários sítios arqueológicos, além de lugares como o da Toca do Vento, Toca da Extrema. Ao longo do percurso o destaque especial será a Trilha do Caminho dos Maniçobeiros. Perto da toca do João Sabino, faremos nossa parada para o lanche e visita ao mais recente atrativo aberto à visitação. Além de muitas histórias, o ponto conta com uma estrutura de apoio, um olho d`água e bastante sombra.
Bikes no carro novamente e seguiremos até o a Região da Serra Vermelha. Iniciamos a nossa pedalada já perto de um local conhecido como Baixão do Canoas. Iremos fazer um misto de caminhada e pedal pela margem do cânion e teremos vista privilegiada de toda a região, com um conjunto de vales e rochas gigantescas. Nossa próxima parada será no Baixão das Andorinhas, um espetáculo único. Trata-se de um cânion com cerca de 90 metros de profundidade, no qual bandos de andorinhas descem em voos rasantes diariamente. Uma imagem imperdível! Retorno para a pousada e pernoite.
 
Distância: entre 45 e 60km, de acordo com o grupo. Com carro de apoio sempre acompanhando. 

Pernoite em Cel. José Dias
Café da manhã e almoço


5º Dia – CIRCUITO SITIO DO MEIO / CIRCUITO BAIXÃO DA PEDRA FURADA

Para nosso último dia na Serra da Capivara, iremos visitar um local conhecido com circuito Baixão da Pedra Furada. A partir da Guarita do parque, iremos pedalando até as proximidades do Sítio do Meio, que pelas recém descobertas realizadas, é considerado um dos mais importantes da arqueologia mundial.  Ainda por estradinhas e trilhas vamos visitar a Toca do Fundo da Pedra Furada, onde teremos acesso a vista panorâmica dos conglomerados.  A todo o momento encontramos a Pedra Furada de outros ângulos e visões diferentes. Não raro, encontramos também várias espécies de animais que se sentem mais abrigados nesta área do parque. Retorno para a Pousada.
Hoje teremos um jantar especial de despedida e pernoite.
 
Distância: entre 45 e 60km, de acordo com o grupo. Com carro de apoio sempre acompanhando. 
 
Pernoite em Cel. José Dias
Café da manhã, almoço e jantar


6º Dia - CEL. JOSÉ DIAS / TERESINA / ORIGEM

Após o café da manhã, nos despediremos da Serra da Capivara e retornaremos para Teresina, para embarcar com destindo a cidade de origem.
Recomendamos voos após às 14h.

Sem pernoite
Café da manhã
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes
 

 



O que está Incluso

Inclui
- Hospedagem em apartamentos duplos com ar condicionado e café da manhã
- Toda a parte terrestre dos trajeto descritos no roteiro
- Serviço de Guias e\ou condutores locais durante todo o trajeto
- Bicicleta e equipamentos de segurança
- Todos os Passeios descritos no roteiro acima.
- Entrada dos atrativos
- 4 Almoços 
- 1 Jantar Especial de Despedida
- Seguro viagem 
- Brinde Pisa Trekking
 
Não Inclui
- Passagens aéreas
- Serviços e passeios não citados na descrição do roteiro
- Gastos adicionais e itens de caráter pessoal (bebidas, pilhas, snacks, lavanderia, etc.)
- Jantares e refeições do dia de chegada e saída

O que levar

- Luva de bicicleta
- Bermuda para ciclismo
- agasalhos - calça, blusa e eventualmente gorro e touca para as noites frias
- maiô/biquíni/sunga;
- jaqueta impermeável ou capa de chuva
- uma muda de roupas por dia de viagem
- pochete ou mochila leve para carregar carteira, celular, máquina fotográfica, etc.
- chinelo/papete/crocs - para as horas de descanso
- 1 toalha pequena
- 2 pares de tênis
- meias
- boné e óculos para sol
- óculos protetores (sol, poeira, pedriscos, etc)
- Protetor solar e repelente de insetos
- medicamentos de uso continuado e/ou de certa freqüencia
- câmeras de reserva
 
- Lanche do dia : durante a pedalada, é importante a ingestão de alimentos de rápida absorção, como barras de cereais, frutas frescas e desidratadas, doces como pé-de-moleque, biscoito, etc.. Sanduíches também são bem-vindos, já que a principal refeição é feita ao final de cada jornada diária. No carro de apoio há frutas disponíveis a todo tempo.
- Capacete: Salientamos a grande importância do uso deste acessório. Se não possuir, comunique-nos e teremos prazer em lhe fornecer
- Água - leve-a em caramanhola (garrafa d`água para bicicleta) ou em mochila de hidratação. Durante a viagem, beber água é essencial, o carro de apoio está sempre próximo para você repôr a água que leva consigo

 

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR