Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso e Cavalcante

Cód.Roteiro:521

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
8 DIAS E 7 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

A Chapada dos Veadeiros abarca muito territórios diferentes, cada um revelando atrativos variados dentro e fora do Parque Nacional. Neste roteiro, conheceremos Alto Paraíso e Cavalcante, além de São Jorge. Alto Paraíso é conhecido pelas suas lindas cachoeiras, como a Cachoeira Almécegas I, com seus 45m de queda. A Catarata dos Couros é outro atrativo famoso do município, sendo um dos complexos mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros: o Rio dos Couros despenca do grandioso cânion de 300m de desnível, formando um festival de pequenas cachoeiras e piscinas. Cavalcante não fica pra trás. Com aproximadamente 7.000km² de cobertura, Cavalcante é o segundo maior município em extensão territorial da Chapada dos Veadeiros e uma das mais preservadas regiões do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Em Cavalcante e seus arredores, encontraremos cachoeiras verde-esmeralda, como as Cachoeiras Santa Bárbara, da Capivara, do Rei do Rio Prata e a Cachoeira do Poço Encantado - uma espécie de praia de água doce no meio do cerrado! Além da beleza natural, Cavalcante também revela uma riqueza cultural e histórica. Lá vivem os descendentes do povo Kalunga, formando um dos quilombos mais importantes do Brasil. Seus descendentes conservam a memória, a língua e os costumes de antigos escravos refugiados da Bahia. Durante esta viagem, ainda teremos a oportunidade de experimentar sua deliciosa culinária. Venha conhecer estas duas regiões incríveis da Chapada dos Veadeiros!

 

Clique aqui e veja mais fotos deste roteiro!

Pontos de Interesse

- Realizar diversas caminhadas ao ar livre entre os principais atrativos naturais da Chapada dos Veadeiros
- Explorar as impressionantes cachoeiras e piscinas naturais da Chapada dos Veadeiros. como a Cachoeira Almécegas I, a Cachoeira Rei do Rio Prata e a Cachoeira do Poço Encantado
- Contemplar a imponente Catarata dos Couros, com seus 300m de desnível, formando cachoeiras e piscinas naturais
- Conhecer os Saltos do Rio Preto, o cartão postal da Chapada
- Visitar a incrível Ponte das Pedras, um impressionante arco de pedras naturais que cruza o Rio São Domingos, oferecendo uma linda vista da Chapada
- Ter a possibilidade de realizar algumas atividades de aventura, como cachoeirismo na Almécegas I e a Tirolesa do Voo do Gavião

Saídas diárias a partir de 2 pessoas.

Dia a Dia

1° Dia - ORIGEM / BRASÍLIA / ALTO PARAÍSO

Hoje embarcaremos em voo com destino a Brasília. Nos encontraremos no Aeroporto de Brasília para realizar o traslado até Alto Paraíso com saída prevista às 12:00, localizada a 230km da capital. Chegando a Alto Paraíso, almoçaremos e faremos a acomodação na pousada, onde passaremos esta noite.

Almoço incluso;
Pernoite na pousada escolhida.



2° Dia - CATARATAS DOS COUROS

Após o café da manhã, viajaremos em direção a Oeste para visitar um dos mais impressionantes complexos da Chapada: as Cataratas dos Couros. Vamos percorrer 57km de estradas off-road e, depois, faremos uma caminhada de aproximadamente 1,5km margeando o Rio dos Couros até o início das quedas, onde o rio despenca em várias etapas em um grande cânion com aproximadamente 300m de desnível, formando um festival de cachoeiras e piscinas. Desceremos por uma das margens do rio até uma parte do desnível, onde é possível avistar as quedas acima e abaixo. No final do dia, retornaremos para Alto Paraíso, onde almoçaremos e passaremos a noite.
    
Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite no hotel escolhido.



3° Dia - PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VEADEIROS / SALTOS DOS RIO PRETO

Após o café da manhã, caminharemos, no total (ida e volta), cerca de 12km por uma trilha pelos Saltos do Rio Preto - cartão postal da Chapada dos Veadeiros. Visitaremos primeiro, a queda de 120m - um visual inesquecível! - e, em seguida, o salto de 80m. Neste último, aproveitaremos para tomar um delicioso banho em sua piscina. Na caminhada de retorno, faremos uma parada para um banho nas hidromassagens naturais das Pedreiras. No fim da tarde, retornaremos a São Jorge para almoçar. Pernoitaremos em Alto Paraíso.

Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.



4° Dia - POÇO ENCANTADO / CAVALCANTE

Após o café da manhã, faremos o check-out de nossa pousada em Alto Paraíso e nos deslocaremos em direção a Cavalcante, localizada a 90km de distância. No caminho, faremos uma parada na cachoeira do Poço Encantado, com seus 40m de altura e uma bela praia de areia branca. Em seguida, iremos para Cavalcante, cidade histórica do ciclo do ouro em Goiás e marco do povoamento da Chapada dos Veadeiros. Almoçaremos em Cavalcante e, em seguida, conheceremos um pouco de sua história. Após o almoço, acomodação na pousada escolhida, onde passaremos a noite.

Café da manhã, lanche de trilha e almoço inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.



5° Dia - ENGENHO / CACHOEIRA SANTA BÁRBARA / CACHOEIRA DA CAPIVARA

Após o café da manhã, faremos o traslado até o município vizinho de Cavalcante. Visitaremos o Engenho, localizado a 25km de Cavalcante e parte do sítio histórico de Kalunga, um antigo quilombo de escravos refugiados da Bahia descoberto na década de 70. Em seguida, visitaremos o principal atrativo natural da comunidade Kalunga: a Cachoeira de Santa Bárbara, uma queda d’água de 30m de altura, formada por um belo rio de águas verde-esmeralda. Em seguida, vamos conhecer mais um atrativo da comunidade Kalunga - a Cachoeira Capivara, que despenca pelo incrível cânion da Capivara, no início do vão das Almas. Para chegar até lá, faremos uma curta caminhada por uma trilha com trechos íngremes. Ao fim da trilha, encontraremos a bela piscina de água verde-esmeralda, formada pela queda d’água da Cachoeira da Capivara e do córrego Tiririca. No final do passeio, retornaremos ao Engenho para um almoço preparado pelos próprios Kalungas. No final da tarde, retornaremos a Cavalcante e pernoite.

Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite no pousada escolhida.



6° Dia - CALHA NORTE DO PARQUE NACIONAL / PONTE DE PEDRAS / RIO SÃO DOMINGOS / VALE DAS ARARAS

Neste dia, visitaremos um dos mais impressionantes atrativos da chamada “Calha Norte do Parque Nacional”: a Ponte de Pedras. Faremos um traslado de 4km, seguida de uma caminhada de nível de dificuldade intensa, com cerca de 7km de extensão. Localizada no limite norte do Parque Nacional, a Ponte de Pedras é um impressionante arco de pedras naturais, com cerca de 30m de altura, que passa por cima do Rio São Domingos, o divisor natural do Parque. O topo do arco nos proporciona uma bela vista do final da Chapada pelas escarpas da Serra Santana e do Vão do Paranã. Tomaremos um banho nas águas escuras do Rio São Domingos e faremos um lanche antes de começar a nossa caminhada de retorno. Voltaremos até Cavalcante, onde teremos um almoço tardio e passaremos a noite.
     
Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.



7° Dia - CACHOEIRA REI DO RIO DA PRATA

Hoje visitaremos a bela Cachoeira do Rei do Rio da Prata! Após o café da manhã, faremos um deslocamento de 50km passando pela Chapada da Piteira, um belo cenário com campinas repletas de buritis e águas cristalinas. Iremos conhecer o Rio Prata, um grande complexo de cachoeiras de águas verde-esmeraldas e várias duchas para banho. Passaremos o dia no Rio Prata, retornando a Cavalcante só no fim do dia.
    
Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite na pousada escolhida.



8° Dia - CAVALCATE / ORIGEM

Hoje é o último dia de nossa jornada pela Chapada dos Veadeiros. Após o café da manhã, faremos o check-out da pousada, saindo de Cavalcante com destino a Alto Paraíso. No meio do caminho, faremos uma parada na Fazenda São Bento para visitar a cachoeira Almécegas I, com seus 45m de queda. Seguimos viagem até Alto Paraíso, onde tomaremos banho e almoçaremos. Depois, faremos o traslado para o Aeroporto de Brasília, para pegar o voo de retorno à cidade de origem. Recomendamos voo com horários de saída a partir das 18h.

Atividades Opcionais*:
- Batismo de Rapel na Cachoeira Almécegas I (Cachoeirismo): 
uma descida de 45m de rapel pelo meio da cachoeira, com uma negativa de 25m no final. A descida é totalmente controlada por instrutores especializados (mínimo de 6 pessoas);
- Tirolesa do Voo do Gavião: uma descida de tirolesa de 850m de extensão e 100m de altura. A Tirolesa, está entre as maiores e mais bonitas do Brasil, recebendo o nome de “Voo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existentes na região (mínimo de 6 pessoas)
    
*CERTIFICAÇÃO - As atividades do Circuito de Aventura são certificadas pela Norma ABNT NBR 15331 - SGS - Sistema de Gestão da Segurança e tem o selo de segurança INMETRO / ABNT.

Café da Manhã e Almoço inclusos;
Sem pernoite.

 


O que está Incluso

Inclui

- Traslados Brasília / Alto Paraíso / Cavalcante / Brasília
- 3 pernoites em Alto Paraíso na pousada escolhida
- 4 pernoites em Cavalcante na pousada escolhida
- Refeições em regime de meia pensão (café da manhã, almoço ou jantar)
- Guias experientes, credenciados pelas associações de guias locais e IBAMA
- Passeios descritos no roteiro e entradas para os atrativos

Não Inclui

- Passagens aéreas
- Refeições durante os traslados
- Bebidas
- Despesas de ordem pessoal

Checklist

- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Boné
- Tênis ou bota de caminhada confortável
- Squeeze
- Roupas leves
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho
- Capa de chuva (anorak)
- Câmera fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal

Informações Importantes

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE
 
Segue os documentos que são aceitos para o embarque nacional (Para passageiros de nacionalidade brasileira):
 
Carteira de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública
Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida)
Carteira de Trabalho
Passaporte Nacional
Documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República
Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia, e válida em todo o território nacional
Licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo, emitidas pela Anac
Cartões de Identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, nível estadual ou federal
 
CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ 18 ANOS INCOMPLETOS:
 
Devem apresentar documento de identificação válido, com foto, ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar.
 
* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes do embarque.

Hotelaria

Hotelaria em Cavalcante
 
Pousada Morro Encantado - www.pousadamorroencantado.com.br