Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Machu Picchu Trilha Inca Lares Mountain Lodges

Cód.Roteiro:404

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Aventura 5 Estrelas

    Aventura 5 Estrelas

  • |
9 DIAS E 8 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

US$ 3.460,00

terrestre

A Trilha Inca Lares é uma nova rota de caminhos sagrados incas que percorrem a região de Vale Sagrado e Lares. Aproveite para conhecer esta região fora da rota comum dos grandes grupos de turistas se hospedando em maravilhosos lodges com todo o conforto. Serão alguns dias de caminhada por regiões de grande beleza natural e riqueza cultural autêntica. No final, visitaremos Machu Picchu e nos encantaremos definitivamente por este incrível lugar.

Pontos de Interesse

- Trilha Inca é com a Pisa, viaje com quem é especialista!
- A melhor logística, os melhores guias, a melhor promoção! Oferecemos 7% desconto para pagamento à vista ou parcelamento em até 10x sem juros no cheque pré-datado para reservas realizadas com antecedência mínima de 3 meses.  
- Conheça uma trilha ainda pouco explorada no Vale Sagrado e Lares;
- Uma viagem que une caminhadas entre lindas paisagens e muito contato com a comunidade local;
- Uma das únicas trilhas incas que promove a integração dos turistas com a vida andida.
- No final de cada dia, aproveite o conforto de um hotel de luxo que oferece um serviço de alto padrão.
- Aproveite as saídas especiais com guia falando português.
 
Saídas Diárias a partir de 1 pessoa.
 

Sobre a Trilha

 
 

Dia a Dia

1º dia – SÃO PAULO / LIMA / CUZCO

Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos para embarque com destino a Lima (voo AVIANCA ou LAN). Posterior embarque com destino a Cuzco (voo AVIANCA ou LAN), chegada em Cuzco e pernoite. 
 
Voos previstos: 
AV6646 GRU LIM 06:20 09:35 com conexão AV 807 LIM CUZ 11:20 12:45 
 
LA5222 GRU LIM 08:15 11:40 com conexão LA2111 LIM CUZ 14:35 15:55
 
Pernoite em hotel.
 
Sem refeições inclusas.


2º dia – CUZCO / SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Café da manhã bem cedinho no hotel e saída para visitarmos os sítios arqueológicos localizados nos arredores de Cuzco. Conheceremos Tambomachay, Puca Pucara, Kenko e a fortaleza impressionante de Sacsayhuaman, construída estrategicamente nas colinas acima da cidade de Cuzco. Retorno a cidade e almoço no restaurante Pachapapa ou similar (não inclui bebidas). À tarde, caminharemos pela cidade, a primeira caminhada será no bairro de San Blas conhecido por grande quantidade de lojas e atelies de artesanato. Visitaremos ainda a Plaza de Armas, a rua de Hatunrumiyoc e o templo do sol, Qoricancha. Retorno ao hotel no final da tarde e noite livre.
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã e almoço (sem bebidas) incluso.


3º dia – CUZCO / DIA LIVRE

Dia livre em Cuzco para aproveitar mais ainda a cidade mais bela dos Andes. Este dia também é importante por ser parte da aclimatação a elevada altitude da região. Para percorrer as trilhas nos próximos dias é muito importante que sua aclimatação seja bem feita. 
Caminhe por sua conta pela cidade, visite um de seus interessantes museus, conheça a Catedral localizada na Praça de Armas. 
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã incluso.


4º dia – 1º DIA DE TRILHA – CUZCO / QOYA / CHALLWACASSA / VALE DE PISAC / VIACHA / LAMAY

Café da manhã bem cedo e viagem com destino a região do Vale Sagrado. Seguiremos até a cidadezinha de Pisac e continuaremos até Qoya (2.900 m de altitude), onde há uma linda igreja colonial. Depois de um trajeto de aproximadamente uma hora e meia em estrada de terra, chegaremos a comunidade de Ayarcancha (3.800 m de altitude), onde começaremos a caminhada. Caminharemos montanha acima por duas horas até o desfiladeiro de Challwacassa (4.250 m de altitude), que nos oferece lindas vistas dos picos das cordilheiras de Vilcanota e Vilcabamba e mais ao longe, do nevado Salcantay e Ausangate. Iniciaremos então uma caminhada descendo até a comunidade de Viacha (3.200 m de altitude) onde faremos nossa parada para almoço. Após recuperarmos a energia faremos outra caminhada, desta vez para chegarmos aos sítios arqueológicos de Pisac, que domina todo o vale. Teremos tempo para conhecer os sítios e observar as terraças de plantio do tempo dos incas. Continuaremos até a vila de Pisac (2.972 m de altitude) e deste ponto seguiremos em carro até o primeiro lodge em Lamay (2.941 m de altitude). Jantar e noite no lodge.
 
Pernoite no Lodge Lamay.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.


5º dia – 2º DIA DE TRILHA – LAMAY / QUISWARANI / HUACAWASI

Um dia cheio de surpresas vai se revelando conforme caminhamos em uma das mais belas trilhas da região. Sairemos de Lamay bem cedinho em uma viagem de carro passando por lindas paisagens (aproximadamente 2 horas de viagem) até chegarmos a Lares, localizada na região norte do Vale Sagrado. Nossa caminhada começará em Quiswarani (3829 m de altitude) e seguiremos vale acima onde encontraremos lagos e rebanhos de alpacas. Caminharemos cerca de três horas até o desfiladeiro de Abra Huchuyccasa (4.414 m de altitude), deste ponto poderemos observar incríveis paisagens das cordilheiras, montanhas ao longe e lagos turquesas. A cor tão intensa é resultado da presença do cobre nas águas geladas. Continuaremos a caminhada até outro desfiladeiro, Phonaccasa (4.387 m de altitude) e continuaremos até o lago Qeywagocha para almoço e descanso. Terminaremos a caminhada na aldeia Qelgena (3.647 m de altitude). Nosso carro nos encontrará para nos levar ao Lodge Huacawasi, localizado próximo ao vilarejo de mesmo nome. Jantar e pernoite no lodge.
 
Pernoite no Lodge Huacawasi.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.


6º dia – 3º DIA DE TRILHA – HUACAWASI / PATACANCHA / OLLANTAYTAMBO

Huacawasi é uma aldeia famosa pelo artesanato em tear, onde os homens ainda se vestem de maneira tradicional e as mulheres usam chapéus decorados e feitos a mão. Seguiremos caminhando do lodge até a aldeia e mergulharemos na vida tradicional deste povo. Seguiremos por uma trilha larga até o topo do desfiladeiro de Ipsaycocha (4.442 m de altitude). Deste ponto teremos paisagens de tirar o fôlego. Durante a caminhada, é comum encontrarmos com habitantes locais se deslocando de aldeia em aldeia levando mercadorias, rebanhos e com sorte poderemos observar o voo dos condores na lago Ipsaycocha (4.292 m de altitude). Teremos tempo para almoçar e aproveitar este lindo lugar. Continuaremos caminhando e descendo por cerca de três horas até a aldeia de Patacancha (3.848 m de altitude). Encontraremos nosso carro que nos levará até Ollantaytambo (2.792 m de altitude). Acomodação em hotel, jantar e noite livre.
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos.


7º dia – OLLANTAYTAMBO / ÁGUAS CALIENTES

Hoje teremos um dia mais relaxante após tantas caminhadas. Visitaremos os sítios arqueológicos de Ollantaytambo, uma linda fortaleza construída pelos antigos incas. No final da manhã, embarque no trem que nos levará a cidade de Machu Picchu Pueblo (antiga Águas Calientes). Será oferecido um almoço lunch box no trajeto. Chegada, acomodação em hotel e tarde livre para descansar e caminhar por conta nesta pequena cidade. Se preferir poderá subir sem acompanhamento de guia até os sítios arqueológicos de Machu Picchu para ter sua primeira impressão do lugar (Bilhetes do ônibus de subida e descida e ingresso para Machu Picchu inclusos, não haverá acompanhamento de guia neste dia para quem optar por visitar Machu Picchu). Jantar no hotel e noite livre.
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã, almoço (box lunch no trem) e jantar inclusos.


8º dia – MACHU PICCHU / ÁGUAS CALIENTES / CUZCO

Café da manhã bem cedinho e embarque no ônibus que nos levará até Machu Picchu. Teremos uma visita guiada de aproximadamente duas horas para nos encantarmos e entendermos muito mais sobre esta fantástica cidade. Se houver tempo os mais aventureiros poderão subir a montanha de Huayna Picchu. Retorno de todo o grupo para Águas Calientes para um almoço tardio. Embarque no trem que nos deixará em Ollantaytambo de onde seguiremos em van até Cuzco. Chegada, acomodação no hotel e noite livre.
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã e almoço inclusos.
 
 
VISITAÇÃO MACHU PICCHU - ABRIL 2016
 
- 01 a 15 de abril – A montanha Huayna Picchu estará fechada para visitação devido a manutenção determinada pelo Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu.
 
- 16 a 30 de abril – A montanha Machu Picchu estará fechada para visitação devido a manutenção determinada pelo Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu.
 
A visitação aos sítios arqueológicos de Machu Picchu acontecerá normalmente. 

 



9º dia – CUZCO / LIMA / SÃO PAULO

Transfer ao aeroporto para embarque a Lima (voo AVIANCA ou LAN). Embarque com destino a São Paulo (voo AVIANCA ou LAN). Consulte opções de horários de vôos.
 
Voo previsto: 
AV 808 CUZ LIM 14:45 16:10 com conexão AV 6645 LIM GRU 22:10 045:55+1 
 
AV 838 CUZ LIM 15:50 17:15 com conexão TA 917 LIM GRU 22:10 045:55+1
 
Sem pernoite.
 
Café da manhã incluso.


HORÁRIOS NOS HOTÉIS / HORÁRIOS DOS VOOS / TRASLADOS:

Nos hotéis do Peru, o horário de check in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h00 e o check out (saída do quarto) até as 09h00. Caso sua chegada/saída seja antes/depois dos horários informados, será necessário aguardar na recepção do hotel. 
 
Os horários de voos informados no roteiro estão sujeitos à alteração por parte da companhia aérea, mesmo após a emissão do bilhete os horários poderão sofrer modificações.
 
Os traslados aeroporto / hotel / aeroporto, estão inclusos somente para chegadas e saídas nos voos informados no roteiro. 
O traslado (chegada e saída) não estará incluso em casos de emissão de bilhete aéreo junto a PISA Trekking, em voos diferentes dos que constam no roteiro. 
O traslado (chegada e saída) não estará incluso em casos de emissão de bilhete aéreo feito diretamente pelo passageiro junto a Cia aérea ou sites de vendas de passagem, em voos diferentes dos que constam no roteiro. 
Nestes casos, consulte os valores de traslados extras.


Datas e Preços

SOMENTE TERRESTRE - TEMPORADA 2017 - VALORES EM US$ **

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

Superior

Cuzco - Hotel Costa del Sol Ramada Picoaga
Trilha Lares - Mountain Lodges Lamay e Huacawasi
Vale Sagrado - Hotel Pakaritampu
Águas Calientes - Hotel Inkaterra / Hotel Sumaq
Trem - Vistadome

4450

3460

Superior Especial

Cuzco - Hotel Casa Andina Private Collection
Trilha Lares - Mountain Lodges Lamay e Huacawasi
Vale Sagrado - Hotel Pakaritampu
Águas Calientes - Hotel Inkaterra / Hotel Sumaq
Trem - Vistadome

4590

4680

- Valores para saídas individuais a partir de 1 pessoa.*
- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard
- Os hotéis mencionados nas tabelas acima poderão ser substituídos por outro de mesma categoria no ato da confirmação da reserva.
 
Valores válidos para 2017: 05/03/2017 a 20/12/2017
 
*Existem datas específicas para saídas individuais que devem ser consultadas antes de efetuada a reserva. É necessário informar exatamente o número de pessoas no momento da consulta de vagas. 
 
ATENÇÃO: Reserva mediante sinal de US$ 500 por pessoa, para solicitação da reserva completa (trechos aéreos, hospedagem, trilha, passeios e demais serviços).
 
 

trecho aéreo - são paulo/lima/cuzco/lima/são paulo - valores em us$ **

Cia Aérea

Período

Valor a partir de

Avianca

05/03/2017 a 20/12/2017

520

Lan

05/03/2017 a 20/12/2017

590

- Trecho aéreo completo AVIANCA ou LAN, valores por pessoa, SOMENTE VALIDOS para classe econômica (tarifa operadora ), sujeito a disponibilidade de preços e horários. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso. Somente a emissão garante tarifa.
 
Valores para classe econômica (com tarifa de SISTEMA) serão confirmados no ato da reserva/emissão.
 
Classe executiva sob consulta.
 
Emissões muito próximas a data de embarque deverão ser imediatas.
 
** Preço por pessoa em US$(Dólares)
** Preço sujeito alteração sem aviso prévio
** Dólar do dia do fechamento da viagem
 
Todos os roteiros estão sujeitos a confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais.
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 
 
 
Promoção – Trilha Inca em 10x
 
Pagamento à vista: 7% desconto através de depósito bancário ou cheque.
Parcelamento: 35% de entrada no ato da reserva através de depósito bancário + 9x sem juros em cheques pré-datados.
 
*Promoção válida para reservar realizadas com antecedência mínima de 3 meses.
 
 
Formas de pagamento:
 
Cheque
6 x sem juros em cheques pré datados.
5 x sem juros até 30 dias antes do embarque.
(30% na 1a. parcela e o restante em parcelas de igual valor).
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Cartão
Visa e Mastercard - Entrada + 3 x sem juros.
(Entrada de 30% em cheque ou depósito e o restante em até 3 x iguais no cartão).
 
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.
 
 
Condições de Cancelamento:
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
 
Parte terrestre (categoria: econômica)
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do início da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
 
Parte Terrestre (categorias: superior, superior especial, luxo e super luxo)
Condições especiais de acordo com as políticas de hotéis e governo do Peru.
Cancelamento até 45 dias do início da viagem: Sem devolução
 
Trilhas, ingressos de atrativos, trens e barcos (todas as categorias)
Sem devolução a partir da solicitação de reserva.
 
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.
 
ATENÇÃO PARA AS CONDIÇÕES DE RESERVA E CANCELAMENTO ESPECÍFICAS DO MOUNTAIN LODGES OF PERU - TRILHA LARES:
- A reserva da trilha só será realizada mediante o pagamento do sinal de US$ 500,00 por pessoa (US$ 300,00 por exigência do operador da trilha e US$ 200,00 para demais despesas de cancelamento). Em caso de cancelamento não haverá reembolso deste valor.
- Cancelamentos com mais de 60 dias de antecedência haverá multa de US$ 300,00 referente a reserva da trilha. Demais multas serão informadas no ato do cancelamento (bilhete aéreo e outros serviços).
- Cancelamentos com 59 a 30 dias de antecedência haverá multa de 50% do valor total da viagem terrestre. Demais multas serão informadas no ato do cancelamento (bilhete aéreo e outros serviços).
- Cancelamentos com 29 ou menos dias de antecedência haverá multa de 100% do valor total da viagem terrestre. Demais multas serão informadas no ato do cancelamento (bilhete aéreo e outros serviços).
 
Reservas:
Mediante o sinal de U$ 500 por pessoa, para solicitação da reserva completa (trechos aéreos, hospedagem, passeios e demais serviços). O sinal recebido para reserva será descontado do valor total do roteiro reservado no ato do pagamento do restante do valor total do pacote. Esse valor será integralmente reembolsado ao passageiro, no caso de não confirmação da Pisa do roteiro solicitado. O valor não será reembolsado ao passageiro, em caso de desistência e ou cancelamento por parte do passageiro, do roteiro reservado, após a confirmação da reserva total por parte da Pisa. Valor esse, retido a título de perdas e danos para pagamento de multas de cancelamento de reserva junto a terceiros.
 
 
Menores - em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade; - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além dos documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial. Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária. 

O que está Incluso

Inclui
 
- Transfers aeroporto / hotel / aeroporto em Cuzco.
- Transfer para todos os passeios inclusos no roteiro.
- Tour de dia todo aos Sítios Arqueológicos nos arredores de Cuzco, almoço no restaurante Pachapapa ou similar e visita a cidade de Cuzco com ingressos. 
- Programa Trilha Inca Lares de 5 dias e 4 noites com visita a Machu Picchu e acomodação em lodges. Serviços regulares, compartilhados com outros clientes do operador local. 
- Passagens em trem turístico categoria Vistadome ou similar no trecho Ollantaytambo / Águas Calientes / Cuzco (Poroy ou Ollantaytambo)
- 04 noites em Cuzco com café da manhã
- 02 noites de hospedagem nos lodges de montanha (Mountain Lodges of Peru) com pensão completa 
- 01 noite de hospedagem em hotel no Vale Sagrado com café da manhã
- 01 noite em Águas Calientes com café da manhã
- Guias locais nos transfers e passeios falando em espanhol 
- Guia durante a Trilha Lares e Machu Picchu somente em inglês (não haverá guia em espanhol)
- Brindes exclusivos Pisa Trekking - www.pisa.tur.br/brindes
- Assistência 24 horas no Brasil
 
Não Inclui
 
- Parte aérea AVIANCA ou LAN - São Paulo / Cuzco / São Paulo (classe econômica - tarifa operadora)
- Taxas de embarque – obs.: Taxa de embarque Guarulhos, Taxa de turismo Peru e Taxa de embarque Lima, devem ser pagas no fechamento da viagem (aproximadamente US$ 95,00)
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas etc
- Refeições não informadas no roteiro. 
- Serviços ou passeios privativos.
- Guia em espanhol. 
- Imposto Governamental (consulte no ato da reserva)
 
Seguro viagem obrigatório: Seguradora Intermac (www.intermacseguros.com):
 
Até 75 anos:
Plano Prata - US$ 50,00
Plano Ouro - US$ 70,00
Plano Diamante - US$ 90,00
 
Acima de 75 anos:
Plano Prata - US$ 75,00
Plano Ouro - US$ 105,00
Plano Diamante - US$ 135,00
 
Para todos os planos acima consulte as coberturas, especificações, detalhes e restrições. 
Valores válidos para o período de viagem deste roteiro. Caso solicite dias adicionais ao pacote, o valor do seguro será reajustado. 

 

Checklist

- 1 bolsa tipo "marinheira" (que possa ser fechada com cadeado) para deixar com os carregadores. Pode ser uma bolsa usada, não precisa ser nova. Poderá pegar chuva e se sujar devido às condições da trilha e manuseio por parte dos carregadores. Esta bolsa também é fornecida pelo operador dos lodges caso você não queira levar a sua. Deverá ser solicitada ao operador no dia da reunião pré-trilha e entregue no final da trilha ao guia.Não utilize malas duras ou com rodinhas, pois, não serão aceitas para serem levadas na trilha. O peso total de sua mala não deve ultrapassar 10kg. 
- Mochila pequena (mochila de ataque - que será carregada por você) para carregar os pertences que usará durante as caminhadas (câmera fotográfica, anorak, cantil, remédios, etc.).
- O peso máximo da bolsa tipo “marinheira” deverá ser de 10 kg.
- O peso máximo da mochila de ataque deverá ser de 5 kg. 
- Respeite estas recomendações de bagagem, pois, a empresa que opera os trens cobra excesso de bagagem para malas acima destes pesos. 
- A sua mala de viagem poderá ser deixada com pertences que não precisará durante a trilha, no hotel de Cuzco.
- Bota de caminhada pré-amaciada, própria para a atividade.
- Cantil ou bolsa de hidratação para utilizar diariamente durante a trilha.
- Lanterna pequena ou headlamp e pilhas extras.
- Tênis para usar quando estiver fazendo passeios, não é apropriado para ser usado na trilha.
- Anorak (de boa qualidade que seja resistente à água e ao vento).
- Capa de chuva.
- Casacos tipo fleece.
- Calças de caminhada tipo suplex ou se preferir bermuda. 
- Blusas de suplex ou camisetas de manga longa (tecido tipo “dryfit” que não retém água).
- Camisetas de manga curta (tecido tipo “dryfit” que não retém água).
- Meias apropriadas para caminhada (fibra coolmax - evitar algodão, pois retém água). No mínimo 4 pares.
- Boné.
- Óculos para sol.
- Luvas, gorro e cachecol.
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens.
- Filtro solar para rosto e lábios.
- Repelente contra insetos.
- Hidratante para evitar o ressecamento da pele (frasco bem pequeno para a trilha).
- Trajes de banho (maio, biquíni, sunga, bermuda) 
- Roupas informais para usar fora da trilha, nos jantares e para usar nos lodges a noite.
- Stick (bastão de fibra de alumínio com a proteção na ponta). O operador dos lodges fornece cajados de madeira.
 
Opcionais: 
- Câmera fotográfica, tripé, filmadora, binóculos, ipod, além de baterias extras, pois estas duram menos no frio.
- Tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé.
- Alimentos energéticos - ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc. (podem ser comprados em Cuzco).
- Hidrosteril para purificar a água durante a trilha.
- Camisetas do Brasil, brinquedos ou qualquer outra lembrança para presentear aquelas pessoas que, sem dúvida, você vai encontrar e querer agradecer de alguma forma
 
ATENÇÃO: Acondicionar todos os itens das duas malas de trilha em sacos plásticos, para evitar que se molhem em caso de chuva.
 
Outras informações
- O operador dos lodges fornece uma pequena quantidade de secadores de cabelo que devem ser requisitados diretamente nos lodges.
- Shampoo, condicionador e sabonete são fornecidos nos lodges.
- Os banheiros dos lodges são equipados com varal para secar roupas.
- Os lodges têm sistema e wi-fi via satélite e não é cobrada taxa de uso. Devido à natureza do sistema via satélite, o sinal poderá não funcionar em condições climáticas desfavoráveis. O lodge não se responsabiliza pela proteção de ipads, laptops e outros eletrônicos. Recomendamos utilizar proteção adequada contra água e anti-impacto. Informe ainda seu guia sobre o equipamento que está carregando para que seja tomado um cuidado extra na hora de carregar.

Informações Importantes

DOCUMENTAÇÃO: 
 
- Para viajar ao Peru e Bolívia é necessário ter o passaporte válido por no mínimo seis (06) meses ou RG original. Dúvidas de como tirar o passaporte consulte o link da receita www.dpf.gov.br/passaporte.html.
 
- É possível viajar somente com o RG. O RG deve ser original, estar em perfeito estado de conservação e não ter sido emitido a mais de 10 anos.
 
VACINAÇÃO:
 
- É altamente recomendável estar vacinado contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. O Peru é um país com risco de contaminação por febre amarela, no entanto, o certificado internacional de vacinação não é obrigatório atualmente. Recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ para maiores informações na data próxima a sua viagem para obter informações atualizadas sobre o assunto e sobre a necessidade de emissão do certificado internacional. 
 
- Posto do Viajante Aeroporto Guarulhos: (11) 2445-4435
- Posto do Viajante Aeroporto Congonhas: (11) 5090-9228
- Posto do Viajante Aeroporto Galeão: (21) 3398-2377 / 2108
 
OUTRAS INFORMAÇÕES:
 
- BRASILEIROS - no momento do embarque apresentar passaporte e documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido a no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc ou fotocópias).
 
- ESTRANGEIROS - no momento do embarque apresentar RNE original ou identidade e passaporte (consultar o consulado do Peru sobre a necessidade de visto).
 
- PASSAGEIROS QUE ESTIVEREM FAZENDO A TRILHA INCA CURTA OU LONGA : é obrigatório apresentar o documento original que foi utilizado para fazer a sua reserva de trilha (RG, passaporte ou passaporte vencido) junto com o documento que você está utilizando para se identificar em sua viagem (RG ou passaporte valido). Na falta destes documentos a trilha não poderá ser realizada devido a exigência por parte do controle da trilha inca.
 
HORÁRIOS NOS HOTÉIS: Nos hotéis do Peru e Bolívia, o horário de check in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h00 e o check out (saída do quarto) até as 09h00.
 
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL. OS ROTEIROS TAMBÉM ESTARÃO SUJEITOS A MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.
 
AS FICHAS DE CADASTRO, INFORMAÇÕES MÉDICAS E CARTA INFORMATIVA OBRIGATÓRIA SOLICITADA PELO MOUNTAIN LODGES OF PERU DEVE SER ENTREGUE TOTALMENTE PREENCHIDA E ASSINADA PELO CLIENTE PARA PISA TREKKING.