Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Salta, Uyuni e Atacama - Experiência 3 Desertos

Cód.Roteiro:1420

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
  • Especial Pisa 30 anos

    Especial Pisa 30 anos

  • |
10 DIAS E 9 NOITES

Nível de dificuldade:

- Leve -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Ao norte do Chile e da Argentina e ao sul da Bolívia se encontra uma região única no mundo: a Puna Atacamenha. Região árida com 3 zonas desértica com características únicas como montanha com até sete cores, geysers, lagos turquesas, vulcões, lagos de sal, dunas, hotel de sal e povoados onde o tempo parece ter parado. Convidamos a se juntar a nossa viagem que percorre esses três países e nos três desertos tão diferentes. A nossa viagem começa na Argentina em Salta, segue pela Quebrada de Humahuaca e entra na Bolívia por La Quiaca, o ponto mais ao norte da Argentina. Seguiremos para o Uyuni de trem e lá em um transfer começaremos a conhecer um dos maiores salares do mundo: o Salar do Uyuni. Faremos uma travessia e ingressaremos no Chile onde conheceremos as maravilhas do Deserto de Atacama. Serão três viagens de experiência em uma, um roteiro sem igual.

Pontos de Interesse

- Roteiro especial 30 anos Pisa Trekking;
- Conheça as belezas do norte da Argentina (Salta e Quebrada de Humahuaca);
- Conheça um dos maiores Salares do Mundo na Bolívia: o Salar do Uyuni;
- Faça parte da viagem ao Uyuni a bordo de um trem;
- Em um transfer conheceremos os atrativos do Salar de Uyuni como Colchani, Isla Lomo Pescado, Laguna Colorada;
- Opção de hospedagem no Uyuni em albergue rústicos econômicos ou hotel boutique;
- No Chile, conheça no Deserto de Atacama: Vale da Lua, Lagunas Altiplanicas e os Geysers del Tatio;
 
Saídas programadas em 2017 para minimo de 2 péssoas. Caso esteja viajando sozinho consulte a disponibilidade nos grupos confirmados.
 
Saídas em 2017:
Julho:          27
Agosto:       17
Setembro:   07, 28
Outubro:     19
Novembro:  09, 30
Dezembro:  21

 

Sobre a Trilha

Um roteiro que reúne uma travessia entre três países: Argentina, Bolivia e Chile. Percorrendo paisagens únicas com seus desfiladeiros, altas montanhas, povoados isolados, onde reina a tranquilidade e o silêncio, vulcões, salares, geysers, lagos turquesas entre outros. Trekking total de 16 km.

 

Dia a Dia

1º Dia - SÃO PAULO / BUENOS AIRES / SALTA

Apresentar-se ao aeroporto Internacional de Guarulhos com antecedência mínima de 3 horas da saída prevista de seu vôo, munido de passagem aérea e documentação válida para viagem ao exterior. Após trâmite de check-in e imigração, embarque com destino a Salta (1.187m), com escala e troca de aeronave em Buenos Aires.  Pernoite em hotel. Sem alimentação inclusa.



2º Dia – SALTA / PURMAMARCA / CERRO DE LAS SIETE COLORES / HUMAHUACA

Após o café da manhã, seguiremos em um transfer regular para Humahuaca passando pela pitoresca cidade de Purmamarca onde o tempo parece ter parado. Um típica cidade andina com artesanato dos povos andinos e onde se pode admirar o “Cerro de las Siete Colores” uma montanha única com sete cores. Seguiremos caminho para Humahuaca onde pernoitaremos. Pernoite em Hotel. Café da manhã incluso.



3º Dia – HUMAHUACA / LA QUIACA / VILLAZON / UYUNI (3.700m)

Após o café da manhã, tomaremos um ônibus regular para La Quiaca. Cruzaremos a fronteira Argentina-Bolívia e ingressaremos na cidade de Villazon. Após o s tramites de fronteira seguiremos caminhando para a estação de trem onde embarcaremos com destino a cidade de Uyuni (9h30 de deslocamento aproximadamente). Dormiremos na cidade de Uyuni. Pernoite em Hostal. Café da manhã incluso.
 


4º Dia – UYUNI / SALAR DO UYUNI

Após o café da manhã, iremos para Colchani localizada a 22 km ao norte da cidade de Uyuni, uma pequena vila que se mantem da extração de sal do salar. Caminharemos através das pilhas de sal e veremos um pouco do processo artesanal de extração dos blocos de sal. Podermos visitar as pequenas lojas que vendem artefatos de sal como estátuas e pedras de sal. Seguiremos para a Isla lomo Pescado localizada dentro da imensidão branca do salar do Uyuni e que é um dos pontos turísticos mais visitados. Seguiremos para Chuvica para nos hospedarmos em nosso refúgio. Pernoite em refúgio. Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.



5º Dia – UYUNI / SALAR DO UYUNI

Após o café da manhã, sairemos rumo as lagunas altiplanicas bolivianas: Canapa, Hedionda e Ramadita. Seguiremos para o deserto de Siloli para ver a árvore de Pedra. Alcançaremos a Laguna Colorada onde podermos ver as centenas de flamingos que se alimentam nas suas águas vermelhas. Pernoite em refúgio. Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
 


6º Dia – UYUNI / SALAR DO UYUNI / SAN PEDRO DE ATACAMA

Nosso dia começará por volta das 5h, quando sairemos do nosso refúgio para ver os Geysers e visitar as poças de águas termais do lado Boliviano.  Continuaremos a nossa jornada e poderemos admirar estranhas formações rochosas. Finalmente, chegaremos a curiosa Laguna Verde que muda a cor de suas águas entre 11h e 12h. Visitaremos também a Laguna Blanca e já próximos a fronteira efetuaremos os tramites legais e ingressaremos no Chile. Trocaremos o nosso veículo e seguiremos para o nosso Hotel na cidade de San Pedro de Atacama. Pernoite em Hotel. Café da manhã incluso.



7° DIA – SAN PEDRO DE ATACAMA / SALAR DE ATACAMA / TOCONAO / LAGUNAS ALTIPLANICAS MINIQUES E MISCANTI

Após o café da manhã no hotel, iremos conhecer o Salar de Atacama, uma das maiores reserva de sal da América do Sul, com sua extensão de mais de 100 km de sal. Sua visão é impressionante. No meio do Salar do Atacama visitaremos as lagoas Chaxas e Barros Negros, lugares onde habitam uma grande quantidade de Flamingos andinos, que colorem a paisagem com seu tom avermelhado. Visitaremos Toconao, um povoado erguido com pedras e conheceremos os artesãos que trabalham com pedra liparita. Seguiremos pelo fértil Vale de Jeri até as lindas lagunas altiplanicas Miscanti e Miñiques (4.150 m). Regresso a San Pedro no final da tarde.  Pernoite em hotel. Café da manhã e lanche de trilha incluso.



8° DIA - SAN PEDRO DE ATACAMA / GEISERS DEL TATIO

Neste dia sairemos bem cedo do hotel ainda de madrugada, em direção a pré-cordilheira andina e ao vulcão El Tatio (4.500 m) a tempo de observar a ação dos geisers ao amanhecer. Um lugar fascinante. Poucos são os lugares do planeta onde é possível ver a energia geotermal. As condições geológicas que são específicas desta serra, somadas as atividades vulcânicas da área, geram condições geológicas apropriadas para o surgimento dos Geisers del Tatio. Organizaremos uma exploração guiada, observando fumaças de vapor, crateras de barro brilhante, poças de água em estado de ebulição (86) e geisers (imensas colunas de vapores d’água). Os geisers são formados por águas subterrâneas ferventes pelo vulcão Tatio. As colunas de fumaça são o resultado da grande variação de temperatura do meio ambiente (-10°C para + 15°C). E para aqueles que têm um espírito aventureiro, teremos a oportunidade de desfrutar de um gostoso banho termal. Ofereceremos um café da manhã juntamente aos geisers. Ao regressar, estaremos a uma altitude de 4500 m, proporcionando uma vista belíssima da cordilheira dos Andes e suas cores. Durante o nosso caminho veremos o vulcão Tocorpuri que está ativo e o impressionante vulcão Sairecabur de 6200 m de altitude. Regresso a San Pedro de Atacama.  À tarde, sairemos para uma exploração às cordilheiras de sais, com impressionantes formações geológicas e sedimentos coloridos. Faremos uma pequena caminhada através dos vales interiores do Valle de la Muerte, apreciando na Cordilheira del sal algumas cavernas e minas de sal abandonadas e dunas,  Cordilheira de Sal e de todas as montanhas e vulcões. Ao entardecer desfrutaremos do silêncio e da bonita vista do Valle de La Luna, onde faremos uma pequena caminhada pelas dunas, até a sua crista e poderemos assistir o pôr-do-sol. Regresso ao hotel. Pernoite em hotel. Café da manhã Incluso



9º Dia – SAN PEDRO DE ATACAMA / SANTIAGO

Transfer ao aeroporto para vôo com destino a Santiago. Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
 


10º Dia – SANTIAGO / BUENOS AIRES / SÃO PAULO

Transfer ao aeroporto para vôo com destino a São Paulo com escala e troca de aeronave em Buenos Aires. Sem pernoite em hotel.  Café da manhã incluso.
 
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 
 


O que está Incluso

Inclui:
 
- Transfer aeroporto / Hotel em Salta;
- Transfer para todos os passeios inclusos no roteiro;
- Transfer San Pedro de Atacama/ aeroporto Calama;
- Transfer aeroporto Santiago / Hotel / aeroporto;
- Passeios descrito no roteiro acompanhados de guia local falando espanhol em transfers regulares;
- Tours em San Pedro de Atacama: Valle da Lua, Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas e Geysers del tatio em regular;
- Ticket de trem Villazon/ Uyuni;
- Tour Salar do Uyuni; 
- 01 noite de hospedagem em Salta, com café da manhã;
- 01 noite de hospedagem em Uyuni, com café da manhã;
- 02 noites em hospedagem em refúgio básico no Salar do Uyuni, com café da manhã e banheiro compartido e coletivo;
- 1 noite de hospedagem em Santiago, com café da manhã;
- Total: 9 cafés da manhã, 3 lanches de trilha, 2 jantares, de acordo com a descrição do roteiro.
- Guias locais (falando espanhol); 
- Seguro viagem cobertura mínima (para ampliar cobertura consulte-nos);
- Brinde exclusivo Pisa Trekking;
- Material descritivo da região;
- Assistência 24 horas no Brasil por telefone;
 
Não inclui:
 
- Parte aérea  Aerolineas Argentinas - São Paulo / Buenos Aires / Salta -- Santiago / Buenos Aires / São Paulo - classe econômica (tarifa operadora);
- Passagem aérea Latam - Calama / Santiago - classe econômica (tarifa operadora);
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas etc.;
- Entrada de parques (US$ 60);
- Taxas de embarque - obs. deve ser paga no fechamento da viagem;
- Taxas de aeroporto pagas localmente (US$ 41);
- Alimentação não mencionada no roteiro;
- Passeios Opcionais.
 
 Uyuni:
- Visto boliviano (US$ 5);
- Entradas de parques (US$ 5);
- Alimentação não mencionada no roteiro;
- Água extra;
- Passeios Opcionais;
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas etc.
- Imposto de Renda referente a remessas ao exterior (deve ser pago juntamente com a e entrada da viagem). Consulte seu agente de viagens sobre o valor.
 
Esclarecemos que, para uma melhor logística local, e para evitar desconfortos aos passageiros, deixamos de incluir no pacote os ingressos acima mencionados, bem como as taxas de embarque internas, que devem ser pagas localmente.
 

O que levar

- 1 mochila pequena de nylon reforçado para carregar seus pertences (câmera fotográfica, anorak, cantil, etc.) durante as caminhadas;
- 1 mochila ou bolsa grande para guardar pertences;
- 1 cantil de 1 litro ou garrafa de plástico pequena descartável;
-  Bota de caminhada ou tênis de caminhada pré-amaciado;
- 1 par de tênis ou 1 papete;
- 1 anorak (capa de nylon com capuz resistente à água e ao vento);
- 1 casaco tipo "Pile" ou Fleece;
- 2 calças tipo suplex ou nylon / 2 blusa de suplex ou camiseta de manga longa;
- 1 malha de lã grossa;
- 1 par de luvas e gorro de lã;
- 3 ou 4 camisetas de manga curta (de preferência tecido tipo “dryfit” que não retém água);
- 2 shorts e/ou bermudas;
- Meias: quartos pares de lã e quatro de fibra (coolmax) p/ caminhada (evitar algodão, pois retém água);
- 1 boné e óculos para sol;
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens;
- Filtro solar para rosto e lábios;
- Hidratante para evitar o ressecamento da pele;
 
Opcionais:
- Aparelhos eletrônicos (fotográficos, filmagem, música), tripé, cartões de memória e baterias extras, carregadores com adaptadores para tomadas, livros. Note que pilhas e baterias descarregam mais rápido no frio.
- 1 par de tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé;
- Alimentos energéticos - ex.: chocolates, barra de granola.
 
Atenção:
Voltagem local: 220 v.
 

Informações Importantes

Clima (temperaturas médias)
 
Salta: Localizada no sopé dos Andes, o clima da é temperado, com verões quentes e chuvosos,  invernos frios e secos, acontecendo ocasionalmente a queda de neve nas montanhas. A média anual de temperatura é de 16,4°C (21,8 °C em janeiro e 11,2 °C em  julho). Acima dos 3.500m a temperatura é mais baixa. Capas de chuva ou anoraques devem estar sempre com você, para proteger do vento, chuva ocasional. 
Salar do Uyuni e Atacama: O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da Floresta Amazônica. As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. No verão, na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25ºC e 32ºC e Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 10°C. No inverno a amplitude térmica durante o dia é bem semelhante ao verão (entre 25°Ce 32°C), mas a noite a temperatura nas montanhas pode atingir até 20° graus negativos. Isto ocorre como na maioria dos desertos, porque não há vegetação e nem construções que poderiam conservar o calor do dia para o período noturno. No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno. E ainda a sensação térmica pode elevar a temperatura durante o dia.
 
Hotelaria: Os Hotéis no Atacama não disponibilizam de Televisão ou wi-fi no quarto. A maioria dos hotéis tem wi-fi disponibilizam gratuito no lobby. Consulte-nos para maiores informações.
 
Hotelaria Uyuni: Oferecemos opção de acomodação em Albergue com quartos e banheiros compartidos e coletivos e também opção de pousada de charme com quartos privativos e banheiro coletivo. Em qualquer opção os clientes pernoitarão em albergue de sal ou hotel de sal de acordo com o roteiro.
 
Informações pré-viagem: Antes da sua partida, lhe será enviado informações atualizadas e completas, dizendo o que você precisa saber para se preparar para sua aventura; inclusive lista de equipamentos e dicas sobre: itens de saúde, lista de leitura, gratificação do guia, além de informações sobre clima, cidades, museus, etc.
 
Importante:
Este é um roteiro regular vendido internacionalmente. Sendo assim, seus companheiros de viagem poderão ser de diferentes nacionalidades. Nossos guias são extremamente atenciosos e falam espanhol, mas entendem o português. Caso deseje, há ainda saídas com guia falando em inglês. Caso não esteja familiarizado com estes idiomas, é sugerido que escolha um roteiro com saída em grupo com guia brasileiro, onde o guia falará português.
 
Alimentação:
Quando os roteiros tiverem alimentação incluída, esclarecemos que essas refeições serão preparadas com base em uma dieta onívora, com uma considerável variedade de alimentos frescos disponíveis na região. Entretanto, em alguns lugares somos capazes de atender nossos clientes com dietas restritivas (diabéticos, celíacos, vegetarianos e alérgicos) e adaptar a alimentação. Se você possui alguma alergia alimentar, deverá detalhá-la no momento em que fizer sua reserva do pacote, caso contrário, será muito difícil alterar o cardápio já que trabalhamos com lugares remotos e de difícil logística. Lembre-se de confirmar a informação com o guia e o pessoal de apoio ou durante a reunião de orientação. Nossa intenção em saber sobre as necessidades de clientes com dietas restritivas é para poder melhor atendê-lo.
 
PISA PERSONAL CONSULTING
A Consultoria Personalizada Pisa é a orientação realizada para nossos clientes, esclarecendo e adequando o roteiro às suas necessidades e vontades. Além disso, realizamos a orientação antes do embarque oferecendo dicas, material ilustrativo do local a ser visitado, mapa, itinerário personalizado dia a dia, entre outras informações. Esta consultoria será prestada por Claudia Ribeiro, que desde 1997, é nossa parceira, operadora, guia e especialista neste destino. Para sua completa satisfação e segurança disponibilizamos um telefone de plantão no Brasil (24 horas), com o qual o cliente poderá nos contatar para receber assistência caso necessite.
 
PISA EXPERIENCE
Através de roteiros especialmente formatados oferecemos um diferencial para nossos clientes que buscam muito mais do que apenas conhecer lugares de extrema beleza. Oferecemos a oportunidade única de vivenciar e experimentar um contato maior junto à natureza, percorrendo trilhas pouco conhecidas, pernoitando em lugares onde o turismo convencional não opera, por exemplo: em acampamentos luxuosos (acampamento full) com infraestrutura dentro de Parques Nacionais, acomodação em hostais de charme e acompanhamento de guias especializados em ecoturismo e montanha. Além disso, nossos grupos são pequenos, o que oferece um maior aproveitamento da viagem e um contato maior do guia com os passageiros.
 
LEMBRE-SE:
Para viajar para Argentina ou Chile, devido a acordos internacionais: BRASILEIROS - devem apresentar passaporte ou documento de Identidade original (não são aceitas carteiras profissionais (OAB, CREA, etc. ou fotocópias); ESTRANGEIROS - devem apresentar RNE original ou identidade e passaporte (e devem consultar o consulado do Chile ou da Argentina, sobre a necessidade de visto); MENORES - em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou Passaporte; - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além dos documentos mencionados acima, de autorização escrita em próprio punho com firma reconhecida em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor, ou uma autorização judicial. Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária.
 
Qualquer dúvida favor consultar: Consulado da Argentina: (11) 3897-9522, Consulado do Chile: (11) 3266-9326, Consulado da Bolivia: 3289-0443.
 
 
BOLIVIA
 
BRASILEIROS - devem apresentar passaporte e atestado de vacinação contra febre amarela.
 
Bolívia - VACINAÇÃO
 
ATENÇÃO: É obrigatório estar vacinado contra febre amarela. A mesma pode ser tomada nos postos de saúde e vacinação de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque. Será emitido certificado nacional e o passageiro pessoalmente poderá fazer a emissão do certificado com validade internacional nos postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos. Não é possível se vacinar diretamente nos posto dos aeroportos!
 
Maiores informações: http://www.anvisa.gov.br/viajante/   Posto do Viajante Aeroporto Guarulhos: (11) 2445-4435    Posto do Viajante Aeroporto Galeão: (21) 3398-2377
 
A documentação de viagem, taxas, bem como autorizações para menores são de responsabilidade exclusiva dos passageiros, e não nos responsabilizamos caso isso venha a impossibilitar sua viagem. Arcando dessa forma, o passageiro com os prejuízos que eventualmente ocorram.