Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

São Luís e Lençóis Maranhenses

Cód.Roteiro:1212

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Patrimônios Culturais

    Patrimônios Culturais

  • |
  • Parques Nacionais

    Parques Nacionais

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

- Leve -
Valor a partir de:

R$ 2.490,00

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. Situado no litoral oriental do Maranhão, às margens do rio Preguiças, o parque envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo este último o principal portão de entrada para a mais fantástica beleza natural.

São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam nos tons de verde e azul. É um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos. Os Lençóis Maranhenses assemelham-se a um grande deserto, se não chovesse por lá 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha por elas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a extensão do parque, formando uma paisagem inigualável! Para quem gosta de caminhar, contemplar a beleza natural, encher o pulmão de ar puro e o olhar de agradecimento o trekking de imersão é uma excelente oportunidade!

 

Pontos de Interesse

São Luís: São Luís é a capital do estado do Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, dentre outras homenagens. É a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido, posteriormente, invadida por holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. A cidade foi tombada pela ONU como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares de centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. É realmente um passeio pela nossa história! 
 
Barreirinhas: É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260km da capital São Luís e possui atrativos como passeios de lancha pelo rio Preguiças, passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.
 
Parque Nacional: Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260km da capital. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25 km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.
 
Rio Preguiças: Nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus, e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins. É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade. Meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Seu nome descende dos antigos bichos preguiças que viviam as suas margens.
 
Vassouras: Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no passeio do rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.
 
Mandacaru: É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo povoado ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.
 
Farol do Preguiças: O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.
 
Caburé: Fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis, é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.

 

Sobre a Trilha

A região possui duas estações ao longo do ano: o período de chuva, que vai de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. É após o período chuvoso, entre os meses de maio e agosto, que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta o melhor cenário, com suas lagoas cheias. Entretanto, é importante ressaltar que o nível das lagoas depende do regime de chuva do ano, que pode variar dependendo de condições climáticas específicas no período.

Dia a Dia

1º Dia – ORIGEM / SÃO LUÍS

Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino à São Luis. Chegada, recepção e traslado para o hotel escolhido. Dia livre para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, intitulada Patrimônio da Humanidade, com seus belos casarões, ladeiras e becos.
 
Pernoite em São Luís
Sem alimentação


2° Dia – SÃO LUÍS

Pela manhã, iniciaremos nosso city tour pela cidade de São Luís. São Luís é a capital do estado do Maranhão, conhecida como Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Atenas Brasileira, dentre outras homenagens. Ela é a única cidade brasileira fundada por franceses, tendo sido, posteriormente, invadida por holandeses e, por fim, colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, a cidade foi tombada pela ONU como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares em seu centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. É realmente um passeio pela nossa história!
Neste city tour visitaremos: Praça Pedro II, Palácio dos Leões, Praça Benedito Leite, igreja da Sé, fonte do Ribeirão, beco da Bosta, igreja do Santo Antônio, praça Gonçalves Dias, Teatro Arthur Azevedo, igreja e convento do Carmo, beco do Quebra Bunda, convento das Mercês, igreja do Desterro, Mercado das Tulhas, rua Portugal e Casa do Maranhão. Em veículo climatizado também vamos conhecer a parte nova da capital (Lagoa da Jansen e avenida Litorânea). Tarde e noite livres. 
 
Pernoite em São Luís
Café da manhã


3° Dia – SÃO LUÍS / BARREIRINHAS / PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES (circuito de lagoas da época)

Após o café da manhã, sairemos com destino à Barreirinhas em traslado regular compartilhado via terrestre (260 km em, aproximadamente, 4 horas, por estrada de asfalto). Parada para um café da manhã regional ou lanche (não incluso) na cidade de Morros. Chegada em Barreirinhas e acomodação. Na parte da tarde, às 14h, saída para passeio, em veículo 4x4 (tipo jardineira), até os Grandes Lençóis e visita às melhores lagoas da estação. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Os circuitos de lagoas mais visitadas são: Circuito Lagoa Azul (inclui: Lagoa Azul, dos Peixes, da Preguiça, da Esmeralda e da Paz), Circuito Lagoa Bonita (inclui: Lagoa Bonita, do Clone, Maçarico e lagoas do entorno). Todas as lagoas são conhecidas por suas singularidades de cores e formatos. 
 
OBS I: O horário de traslado São Luís/Barreirinhas é informado um dia antes do embarque, por tratar-se de um transfer regular compartilhado. Saímos sempre por volta de 06h50 até 07h30.
OBS II: Não nos responsabilizamos por fatores climáticos que causam em determinadas épocas do ano o baixo nível de água e seca das lagoas.
 
Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã


4° Dia – BARREIRINHAS / CABURÉ

Após o café da manhã, sairemos em lancha voadeira pelo rio Preguiças, em direção à península de Caburé, situada entre o rio Preguiças e o oceano Atlântico. Durante a viagem, passaremos pela vegetação constituída de palmeiras e mangues em suas margens. A nossa primeira parada é em Vassouras (Pequenos Lençóis). Lá poderemos provar a água de coco local, além de termos oportunidade de ver os macacos pregos que habitam o mangue. Seguiremos rio acima, até o povoado de Mandacaru, onde está localizado o Farol das Preguiças. Subiremos o farol, de onde será possível ter uma visão privilegiada da região. Após a visita ao farol, a lancha seguirá até a praia do Caburé, onde faremos uma parada para almoço (não incluso). Após descanso nas redes, seguimos de volta à Barreirinhas, onde chegaremos por volta das 15h. Noite livre. 
 
OBS: Para passeio até a foz do rio Preguiças  - encontro do rio com o Oceano Atlântico, em frente ao Povoado Atins (não incluso).
 
Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã


5° Dia – BARREIRINHAS

Após o café da manhã, iniciaremos os preparativos para o passeio nos quadriciclos. Começaremos o dia com um pequeno treinamento sobre o veículo. Após o treinamento, seguiremos com guia local experiente em estrada de terra e piçarra até chegarmos aos Pequenos Lençóis, com algumas paradas para banho. Percorreremos a praia de Caburé até chegarmos aos restaurantes, onde haverá parada para banho e almoço (não incluso). Após descanso, retorno a Barreirinhas com chegada prevista para 16h. 
 
OBS: Não nos responsabilizamos por fatores climáticos que causam em determinadas épocas do ano o nível baixo de água e seca das lagoas.
 
Pernoite em Barreirinhas
Café da manhã


6° Dia – BARREIRINHAS / CASA DA FARINHA / SÃO LUÍS

Após o café da manhã, seguiremos até o porto onde nossa típica lancha voadeira nos levará até a comunidade de Tapuio. Lá vivenciaremos o modo de vida de uma tradicional comunidade nordestina. Conheceremos um dos ícones de nossa cultura, a casa de farinha, onde ocorre a elaboração da farinha de mandioca. Detalhes, curiosidades e informações científicas sobre este rico alimento serão expostos aos visitantes, que poderão botar a “mão na massa” e participar do seu processo de fabricação. Visitaremos também a residência de nossos anfitriões e saborearemos a culinária local (não incluso). 
Em seguida, partiremos pelo rio Preguiças em direção ao povoado Marcelino. Lá teremos contato com as artesãs locais que produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. Vivenciaremos o tingimento, trançado e peculiaridades da fibra deste vegetal. Após a visita à casa de artesanato seguiremos até a beira do rio para plantarmos uma muda da palmeira Buriti. Após o plantio retornaremos em lancha voadeira até Barreirinhas, onde teremos uma pausa para almoço (não incluso).
À tarde, entre 16h e 16h30, retorno para a cidade de São Luís, por via terrestre, em uma viagem por estrada de asfalto de, aproximadamente, 260km. 
 
Pernoite em São Luís
Café da manhã


7° Dia – SÃO LUÍS / ORIGEM

Em horário pré-estabelecido, transfer para o aeroporto de São Luís. 
 
Sem pernoite incluso
Café da manhã
 
**A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes. 


Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

 

10/07/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

07/08/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

04/09/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

02/10/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

20/11/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

04/12/2017

Saída Garantida

R$ 2.670,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

ALTA TEMPORADA - PREÇO POR PESSOA - TERRESTRE - VALORES EM R$

CATEGORIA

HOSPEDAGEM

SGL

DBL

TPL

Econômica

São Luís – Portas da Amazônia ou similar
Barreirinhas - Pousada do Rio ou similar

4.250

2.670

2.290

Superior

São Luís – Grand São Luís ou similar
Barreirinhas - Pousada do Buriti ou similar

4.690

2.850

2.580

Luxo

São Luís – Hotel Luzeiros ou similar
Barreirinhas - Porto Preguiças Resort ou similar

6.760

3.690

3.090

Validade: 4 a 31 de janeiro e 15 de junho a 15 de setembro de 2017. Exceto feriados.
Valores válidos para mínimo de 1 cliente.

BAIXA TEMPORADA - PREÇO POR PESSOA - TERRESTRE - VALORES EM R$

CATEGORIA

HOSPEDAGEM

SGL

DBL

TPL

Econômica

São Luís – Portas da Amazônia ou similar
Barreirinhas - Pousada do Rio ou similar

4.010

2.490

2.190

Superior

São Luís – Grand São Luís ou similar
Barreirinhas - Pousada do Buriti ou similar

4.480

2.720

2.460

Luxo

São Luís – Hotel Luzeiros ou similar
Barreirinhas - Porto Preguiças Resort ou similar

5.480

3.050

2.760

Baixa temporada: 01 de fevereiro a 14 de junho e 16 de setembro a 20 de dezembro de 2017. Exceto feriados.
Valores válidos para mínimo de 1 cliente.

ADICIONAL AÉREO SÃO PAULO / SÃO LUÍS / SÃO PAULO - POR PESSOA EM R$

CIA. AÉREA

VALOR A PARTIR DE

Gol / Latam / Azul

Sob consulta

Valor referência. Não garantimos essa tarifa. Consulte valores atualizados!
 
 
Informações gerais:
* O roteiro está sujeito à confirmação quanto à disponibilidade de vagas de todos os serviços locais e poderá sofrer reajustes de valores na parte aérea ou terrestre. Confirmar o valor do pacote com seu agente de viagens.
* A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
* Os valores citados nas tabelas acima estão sujeitos a alterações e disponibilidade no ato da reserva.
* Consulte-nos para outras opções de hospedagens.
* Menores desacompanhados terão que apresentar carta dos pais feita em próprio punho e com firma reconhecida em cartório.
* As tarifas das Cias. Aéreas estão sujeitas a constantes mudanças, por ser essa uma estratégia do mercado. Certifique-se no dia do pagamento do seu pacote, se a tarifa informada pode ser confirmada. Somente a emissão do bilhete, garante a tarifa.
 
Formas de pagamento:
 
Cheque
6 x sem juros em cheques pré datados.
5 x sem juros até 30 dias antes do embarque.
(30% na 1a. parcela e o restante em parcelas de igual valor).
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Cartão
Visa, American Express e Mastercard - Entrada + 3 x sem juros.
(Entrada de 30% em cheque ou depósito e o restante em até 3 x iguais no cartão).
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.
 
Cancelamentos
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
 
Parte terrestre
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do inicio da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
 
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.

 

O que está Incluso

Inclui
- Traslado aeroporto São Luís / hotel em São Luís / aeroporto São Luís
- Traslado São Luís / Barreirinhas / São Luís em micro-ônibus 
- Hospedagem em São Luís com café da manhã
- Hospedagem em Barreirinhas com café da manhã
- Guias locais especializados
- Todos os serviços regulares em grupo
- Taxas locais
- Seguro viagem
- Brinde especial Pisa Trekking
 
Não inclui
- Passagem aérea e taxas de embarque
- Bebidas
- Refeições não citadas no roteiro
- Despesas de ordem pessoal

O que levar

- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Boné
- Tênis confortável
- Papete (bastante recomendável)
- Squeeze
- Roupas leves
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho
- Capa de chuva / anorak
- Câmera fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal
- Óculos escuros (muito importante para caminhar nas dunas)

Informações Importantes

NOTA I: A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a equipe local julgue poder interferir na segurança ou bem estar dos clientes. 
 
NOTA II: O check out dos hotéis em Barreirinhas é às 12h. Portanto, no último dia de estadia, o check out é feito no horário determinado pelo hotel, as malas ficam na recepção à espera do traslado para São Luís e os clientes ficam acomodados nas áreas de vivência do hotel.
 
NOTA III: O check in é às 14h em todos os hotéis/pousadas/resorts/hostel em Barreirinhas.
 
NOTA IV: Tarifas não válidas para feriados.

 

Hotelaria

Hospedagem (São Luís):
Portas da Amazônia - www.portasdaamazonia.com.br/por/saoluis.htm
Grand São Luís Hotel - www.grandsaoluishotel.com.br
Hotel Luzeiros - www.luzeiroshoteis.com.br
 
Hospedagem (Barreirinhas):
Pousada do Rio - www.pousadadorioma.com.br
Pousada Buriti - www.pousadadoburiti.com.br 
Porto Preguiças Resort - www.portopreguicas.com.br

Depoimentos

  • Cacilda Rodrigues
    Boa tarde Leticia, tudo bem!? 
     
    Estou bem e já de volta ao meu trabalho, adorei a viagem, o lugar incrível, as pousadas foram de acordo com minha escolha, a categoria econômica (da próxima vou escolher a superior), gostei muito da localização das duas pousadas, a de São Luiz no melhor local, centro histórico, um casarão de 1846 maravilhoso e a de Barreirinhas, com o Rio ao lado, fantásticas, mas, estranhei o colchão, coisa de gente mal acostumada em dormir fora de casa (rsrsrs). 
     
    Esta foto é de um final de tarde nos Lençois Maranhenses. Lugar adorável, cinematográfico!!! 
     
    Pena que foi curta, pois, como vou só, a taxa single inviabiliza escolher um passeio maior. 
     
    Muito grata pelo pronto atendimento e me proporcionar uma ótima viagem. 
     
    Até breve numa próxima viagem com a Pisa. 
     
    Cacilda Rodrigues 

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR