Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Trekking na Guatemala - El Mirador

Cód.Roteiro:1752

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Patrimônios Culturais

    Patrimônios Culturais

  • |
  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
10 DIAS E 9 NOITES

Nível de dificuldade:

- Intenso -
Valor a partir de:

US$ 2.720,00

terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

A Guatemala é repleta de sítios arqueológicos maias impressionantes localizados em regiões de grande beleza natural. Alguns lugares como Tikal, além de possuírem grande importância histórica e cultural são mais acessíveis aos visitantes que podem visitá-los chegando de carro. Outros locais como El Mirador, datado de 2 mill anos atrás, estão escondidos em meio à selva e somente após dias de caminhada podem ser alcançados. Para os viajantes interessados em arqueologia, que gostam de trekking, que adoram estar na natureza, que querem passar alguns dias distantes de tudo e que sonham conhecer algo que ainda poucas pessoas puderam visitar, criamos esse roteiro especial. Você irá caminhar alguns dias em meio a selva, aproximadamente 40 km, para chegar a cidade perdida dos Maias, passará um dia todo visitando esse complexo intrigante que no momento ainda se encontra em escavação e pesquisa, dormirá acampado nas imediações e caminhará novamente mais 40 km para retornar ao povoado de início do trekking. Você também visitará outros dois sítios arqueológicos no caminho, El Tintal e La Muerta. No complexo de El Mirador está uma das maiores pirâmides da América, chamada El Tigre e você poderá assistir a um pôr-do-sol incrível do alto dos seus 60 metros. Uma viagem especial, diferente e com gostinho de exploração!

Pontos de Interesse

Cidade da Guatemala / Lago Atitlán / Chichicastenango / Santiago / Peten / Flores / Tikal / Comunidade Carmelita / Trilha Maia / El Tintal / La Muerta / El Mirador

Sobre a Trilha

Saídas todos os sábados.
Saída garantida com no mínimo 2 passageiros da PISA Trekking. 
Total da caminhada: 90 km
 
- Roteiro realizado em um circuito com serviços regulares do 1º ao 4º dia e trekking regular do 5º ao 9º, ou seja, as datas e o itinerário não podem ser alterados.
- É possível adicionar noites extras e passeios no início e final do programa para visitar outras regiões da Guatemala. 
- O grupo será formado por pessoas de diversas nacionalidades e não somente brasileiros. 
- O grupo do 1º ao 4º dia do roteiro poderá chegar a 25 pessoas, dividindo o mesmo ônibus e guia. 
- Durante o trekking o grupo terá de 15 a 20 pessoas em serviços regulares compartilhados com outros visitantes de diversas nacionalidades e guia local da Comunidade Carmelita falando espanhol. 
- O guia que irá acompanhar o grupo e toda a estrutura oferecida é organizada pela Comissão de Turismo Comunitário da Comunidade Carmelita de acordo com as regras locais de inclusão da comunidade no desenvolvimento da atividade turística da região.
- Para os clientes da PISA Trekking haverá ainda acompanhamento de um guia da agência receptiva local parceira da PISA. 
- O trekking será feito em meio a selva guatemalteca que é bastante densa, quente e úmida. A temperatura sempre está acima de 30ºC durante o dia e chuvas podem acontecer constantemente, especialmente entre Maio e Outubro. O terreno das trilhas pode variar e ficar lamacento no período de chuvas mais constantes. 
- A fauna e flora da região é muito rica devido as características da selva e no caminho será possível encontrar animais como macacos, cobras, aranhas e pequenos mamíferos.
- O trecho terrestre Flores / Comunidade Carmelita / Flores será feito em veículo 4x4 e tem aproximadamente 85 km cada trecho. 
- Não é possível usar internet ou outro meio de comunicação durante os dias de trekking.
- É obrigatório ter ótimo preparo e condicionamento físico, ter experiência anterior em trekking e não se incomodar de passar vários dias em acampamentos de estrutura simples.
- Não recomendamos para clientes que não gostam de viajar em grupos.
- Náo recomendamos para quem não tenha experiência em trekking de vários dias.
- Não recomendamos para clientes que não gostam de acampamento com estrutura simples ou que não tenham experiência anterior e que não gostem de caminhar várias horas em meio a selva.
- Esse roteiro é para pessoas que gostam de aventura mesmo que a estrutura do destino seja bastante simples, pois, o objetivo da mesma é visitar um local de difícil acesso, pouco visitado por turistas, contribuir para a atividade turística desenvolvida pela comunidade tradicional local e conhecer um local totalmente escondido da civilização moderna. 
- Caso prefira realizar o mesmo programa com um perfil mais personalizado e privativo solicite cotação. Desta forma, você terá um guia que poderá dar mais atenção e explicações mais detalhadas, fazer uma viagem menos cansativa e corrida. Tenha em mente que os valores serão bem mais altos do que no roteiro regular e que o trekking não é possível fazer privativo.

Dia a Dia

1º dia (sáb) – SÃO PAULO / CIDADE DA GUATEMALA

Apresentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos para embarque com destino a Cidade da Guatemala (voo COPA AIRLINES com conexão na Cidade do Panamá). Traslado de chegada do aeroporto ao hotel e restante do dia livre. 
 
Voos previstos: CM 702 GRU PTY 03:30 08:29 com conexão na Cidade do Panamá CM 358 PTY GUA 09:10 10:33
 
Pernoite em hotel.
 
Refeições durante o voo.


2º dia (dom) – CIDADE DA GUATEMALA / CHICHICASTENANGO / LAGO ATITLÁN

Café da manhã no hotel e viagem com destino ao altiplano da Guatemala. Viajaremos por uma pitoresca rota que nos levará a Chichicastenango, capital do reino maya-quiché. Neste local teremos contato com uma das populações mais tradicionais e culturalmente ricas da Guatemala. Na cidade, além da famosa igreja de São Tomás, onde é possível observar os rituais tradicionais de sua cultural em um interessante sincretismo com o catolicismo, também está o incrível e colorido mercado local. Teremos tempo para aprender como as mulheres locais preparam tortilhas de milho, um alimento básico guatemalteco. Um dia de passeio muito especial e cheio de cores. Seguiremos viagem de retorno ao Atitlán. Noite livre. 
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã incluso.


3º dia (seg) – LAGO ATITLÁN / SANTIAGO / CIDADE DA GUATEMALA

Saída logo cedo do hotel para navegação em lancha que nos levará ao povoado Tzutuhil de Santiago de Atitlán. Após a visita seguiremos viagem com destino a Cidade da Guatemala. Acomodação em hotel e restante do dia livre. 
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã incluso.


4º dia (ter) – CIDADE DA GUATEMALA / FLORES / TIKAL (Petén)

Café da manhã no hotel e traslado bem cedinho ao aeroporto para embarque em voo com destino Flores (Petén). Traslado aos sítios arqueológicos de Tikal declarado Patrimônio Cultural e Natural de Humanidade pela UNESCO é considerado uma das jóias do mundo maia. Visitaremos a zona arqueológica, as pirâmides gêmeas, a praça maior onde se encontram os templos do Gran Jaguar e dos Mascarones. Do alto do templo IV, a vista da selva é interminável. Almoço em restaurante turístico (sem bebidas). Traslado ao hotel em Flores, acomodação e restante do dia livre. Aproveite para descansar e se preparar para a trilha se iniciará amanhã.  
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã incluso. Almoço sem bebidas incluso.


5º dia (qua) – 1º DIA DE TRILHA - FLORES / CARMELITAS / EL TINTAL

Café da manhã no hotel bem cedo porque hoje começaremos nossa caminhada com destino aos sítios arqueológicos de El Mirador. Teremos uma aventura exótica em busca de uma das maiores cidades maias já encontrada e uma das maiores. Teremos nos próximos dias um contato incrível com a natureza guatemalteca, noites de muita história e misticismo, amanheceres fantásticos ao som do canto dos pássaros e um contato especial com os guias locais que são da região e poderão enriquecer enormemente essa jornada. Saída do hotel e viagem em veículo 4x4 com destino a Comunidade Carmelita onde encontraremos nossos guias da Comissão de Turismo Comunitário. Nesse trekking toda a estrutura, logística e guiada é feita por eles, que fazem parte dessa terra e que tem nessa atividade uma importante fonte de trabalho, que permite ainda a preservação da região e a inclusão das comunidades. Iniciaremos a caminhada e nossa primeira parada será no acampamento El Guacute para almoçar. Retomaremos a caminhada dessa vez por uma antiga trilha maia e chegaremos ao incrível sítio arqueológico chamado El Tintal. Esse local está ligado ao complexo arqueólogico de El Mirador por trilhas maias muito antigas e que estão somente parcialmente descobertas. Visitaremos o local e poderemos apreciar toda a beleza e energia do lugar. Seguiremos ao acampamento para jantar e dormir. 

 

Distância percorrida: 18 km
Duração da caminhada: 5 a 6 horas
 
Pernoite em acampamento simples em tendas com redes e mosquiteiros.
 
Café da manhã incluso no hotel. Almoço e jantar inclusos nos acampamentos.


6º dia (qui) – 2º DIA DE TRILHA - EL TINTAL / LA MUERTA / EL MIRADOR

Café da manhã bem cedinho para iniciarmos a caminhada logo no início do dia. O trajeto será longo e grande parte será feito pelas antigas trilhas maias que ligavam as duas cidades maias, El Tintal e El Mirador. A primeira parada para descanso será feita em El Zompopera de onde continuaremos a caminhada até os sítios arqueológicos La Muerta. Teremos tempo para almoço e visita local. Logo continuaremos a caminhada para chegarmos na metade da tarde ao tão esperado El Mirador. Chegada e acampamento perto dos sítios arqueológicos. Hoje poderemos observar o pôr-do-sol de um local especial dentro do complexo El Mirador que se chama El Tigre. Você sentirá toda a energia do lugar em meio a selva da Guatemala e poderá contemplar sua beleza. Jantar e pernoite no acampamento.  

 

Distância percorrida: 23 km
Duração da caminhada: 9 a 10 horas
 
Pernoite em acampamento simples em tendas com redes e mosquiteiros.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos no acampamento.


7º dia (sex) – 3º DIA DE TRILHA - EL MIRADOR

Hoje teremos o dia todo em El Mirador para aproveitar cada momento. Se o tempo estiver favorável poderemos acordar bem cedo para observar o nascimento do sol nesse lugar mágico. Tomaremos o café da manhã após esse momento inesquecível e teremos o passeio guiado dos sítios arqueológicos. Prepare-se para se surpreender com sua grandeza e riqueza. Esse ainda é um local de escavações, pesquisas e estudo e você será um privilegiado de estar visitando e entendendo cada detalhe dessa civilização tão grandiosa. Após a visita retorno ao acampamento para almoço. Retorno aos sítios arqueológicos para mais visitas e explicações sobre o local. No final da tarde poderemos observar novamente o pôr-do-sol e mais uma vez nos encantarmos com a natureza. Jantar e pernoite em acampamento. 

 

Distância percorrida dentro dos sítios arqueológicos: 7 km
Duração das visitas: 7 a 8 horas
 
Pernoite em acampamento simples em tendas com redes e mosquiteiros.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos no acampamento.


8º dia (sáb) – 4º DIA DE TRILHA - EL MIRADOR / EL TINTAL

Café da manhã e início da caminhada de retorno a El Tintal. Retornaremos pela mesma trilha e faremos uma parada para descanso e almoço em El Zompopero. Chegada no meio da tarde a El Tintal. Poderemos observar o pôr-do-sol de um ponto alto dos sítios arqueológicos. Jantar e pernoite no acampamento. 

 

Distância percorrida: 23 km
Duração da caminhada: 8 a 9 horas
 
Pernoite em acampamento simples em tendas com redes e mosquiteiros.
 
Café da manhã, almoço e jantar inclusos no acampamento.


9º dia (dom) – 5º DIA DE TRILHA - EL TINTAL / CARMELITAS / FLORES / GUATEMALA

Café da manhã bem cedo no acampamento. Caminharemos de El Tintal até a Comunidad Carmelitas de onde seguiremos em veículo 4x4 até o aeroporto Mundo Maya de Petén para embarque em voo com destino Cidade da Guatemala. Chegada, traslado do aeroporto ao hotel. Acomodação e noite livre. 

Distância percorrida: 18 km
Duração da caminhada: 5 a 6 horas
 
Pernoite em hotel.
 
Café da manhã incluso no acampamento.


10º dia (seg) - CIDADE DA GUATEMALA / SÃO PAULO

Café da manhã no hotel e traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino São Paulo (voo COPA AIRLINES com conexão na Cidade do Panamá).  
 
Voo previsto: CM 407 GUA PTY 10:56 14:24 com conexão na Cidade do Panamá CM 725 PTY GRU 15:47 00:45+1
 
Sem pernoite.
 
Café da manhã no hotel e refeições durante o voo.


Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

 

13/10/2018

Há Vagas

US$ 2.720,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

27/10/2018

Há Vagas

US$ 2.720,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

10/11/2018
Proclamação da República

Há Vagas

US$ 2.720,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

24/11/2018

Há Vagas

US$ 2.720,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

08/12/2018

Há Vagas

US$ 2.720,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

SOMENTE TERRESTRE 2018 – VALORES POR PESSOA EM US$ **

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

Econômica (3*)

Cidade da Guatemala - Hotel Best Western Stofella
Lago Atitlán - Hotel Villa Santa Catarina
Petén (Flores) - Hotel Vila Maya
Trekking - acampamento simples dormindo em redes

3380

2720

Superior (4*)

Cidade da Guatemala - Hotel Barceló
Lago Atitlán - Hotel Porta del Lago
Petén (Flores) - Hotel Vila Maya
Trekking - acampamento simples dormindo em redes

3530

2780

Superior Especial (4* superior)

Cidade da Guatemala - Hotel Westin Camino Real
Lago Atitlán - Hotel Atitlán
Petén (Flores) - Hotel Camino Real
Trekking - acampamento simples dormindo em redes

3820

2930

Valores válidos para saídas regulares 2018 (compartilhadas com outros clientes do operador local):
Saídas todos os sábados no período de 02/01/2018 a 11/12/2018.
 
- Saídas com no mínimo 2 pessoas.
- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard, com café da manhã incluso. 
- Categoria Econômica: hotéis categoria turística e mais simples. 
- Os hotéis mencionados nas tabelas acima poderão ser substituídos por outro de mesma categoria a qualquer momento. Isso poderá ocorrer no ato da confirmação da reserva, até o momento do embarque e até mesmo localmente.
- Acomodação durante o trekking em acampamento de estrutura simples dormindo em redes com mosquiteiro e banheiro coletivo (banho não incluso). Cada cliente deverá levar seu próprio sleeping bag. Não é possível alugar localmente.
- Inclui o trecho aéreo Guatemala / Flores / Guatemala emitido localmente com taxas em classe econômica. Não inclui o imposto local de US$ 3,00 que deverá ser pago diretamente pelo cliente.
 

AÉREO - SÃO PAULO / GUATEMALA /SÃO PAULO - VALORES POR PESSOA EM US$ **

Cia Aérea

Período

Valor a partir de

COPA AIRLINES

16/01/2018 a 11/12/2018

850

AVIANCA

16/01/2018 a 11/12/2018

850

AEROMEXICO

16/01/2018 a 11/12/2018

720

- Trecho aéreo completo São Paulo / Guatemala / São Paulo com conexão na Cidade do Panamá voando COPA AIRLINES, valores por pessoa, SOMENTE VALIDOS para classe econômica, sujeito a disponibilidade de preços e horários. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso. Somente a emissão garante tarifa.
 
** Preço por pessoa em US$ (Dólares)
** Preço sujeito alteração sem aviso prévio
** Dólar do dia do fechamento da viagem
 
Formas de pagamento:
 
Cheque
5 x sem juros em cheques pré datados.
6 x sem juros até 30 dias antes do embarque
(30% na 1a. parcela e o restante em parcelas de igual valor)
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Cartão
Visa, Mastercard e Amex - Entrada + 3 x sem juros.
(Entrada de 30% em cheque ou depósito e o restante em até 3 x iguais no cartão) 
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Condições de Cancelamento:
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
Parte terrestre:
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do início da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.
 
Reservas:
Mediante o sinal de U$ 200 por pessoa, para solicitação da reserva completa (trechos aéreos, hospedagem, passeios e demais serviços). O sinal recebido para reserva será descontado do valor total do roteiro reservado no ato do pagamento do restante do valor total do pacote. Esse valor será integralmente reembolsado ao passageiro, no caso de não confirmação da Pisa do roteiro solicitado. O valor não será reembolsado ao passageiro, em caso de desistência e ou cancelamento por parte do passageiro, do roteiro reservado, após a confirmação da reserva total por parte da Pisa. Valor esse, retido a título de perdas e danos para pagamento de multas de cancelamento de reserva junto a terceiros.
 
Menores - em companhia dos pais - necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade; - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado - necessitam também além do documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial. Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária.

O que está Incluso

Inclui
 
- Transfers aeroporto / hotel / aeroporto na Cidade da Guatemala e Petén (Flores)
- 03 noites na Cidade da Guatemala com café da manhã
- 01 noite no Lago Atitlán com café da manhã
- 01 noite em Petén (Flores) com café da manhã
- 04 noites em acampamento comunitário simples durante a trilha com refeições e água purificada (4 cafés da manhã, 5 almoços e 4 jantares)
- Acompanhamento de guia local durante os passeios do 2º, 3º e 4º dia falando espanhol
- Acompanhamento de guia local da Comunidade Carmelita durante o trekking e visita aos sítios arqueológicos El Tintal, La Muerta e El Mirador (5º ao 9º dia do roteiro) falando espanhol
- Acompanhamento de guia da agência receptiva local parceira da PISA Trekking durante o trekking e visita aos sítios arqueológicos El Tintal, La Muerta e El Mirador (5º ao 9º dia do roteiro) falando espanhol
- Estrutura e logística durante o trekking organizada pela Comissão de Turismo Comunitário da Comunidade Carmelita
- Mulas e cavalos de transporte que levarão a alimentação do grupo, equipamento de uso do grupo e bagagem pessoal (Marinheira com ítens que você não irá utilizar durante o dia pesando no máximo 7kg por pessoa.)
- Guias locais nos transfers e passeios falando espanhol
- Brindes exclusivos Pisa Trekking - www.pisa.tur.br/brindes.php
 
Não Inclui
 
- Parte aérea COPA AIRLINES - São Paulo / Guatemala / São Paulo - classe econômica 
- Taxas de embarque do trecho internacional – obs.: devem ser pagas no fechamento da viagem (aproximadamente US$ 65,00)
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas etc.
- Banhos durante o trekking que dependedo da época do ano e do local poderão ser pagos locamente (aproximadamente US$ 5,00 por banho por pessoa)
- Refeições extras durante o trekking
- Bebidas como isotônicos, refrigerantes, cerveja durante o trekking
- Imposto governamental (consulte no ato da reserva)
 
- Seguro viagem obrigatório: Seguradora Intermac (www.intermacseguros.com):
 
Até 75 anos:
Plano Prata - US$ 60,00
Plano Ouro - US$ 80,00
Plano Diamante - US$ 100,00
 
Acima de 75 anos:
Plano Prata - US$ 90,00
Plano Ouro - US$ 120,00
Plano Diamante - US$ 150,00
 
Para todos os planos acima consulte as coberturas, especificações, detalhes e restrições. 
Valores válidos para o período de viagem deste roteiro. Caso solicite dias adicionais ao pacote, o valor do seguro será reajustado.

O que levar

- Mochila para levar os ítens que você irá utilizar durante os passeios do 2º, 3º e 4º dia (água, protetor solar, repelente, câmera fotográfica, etc)
- Mochila para levar os ítens que você irá utlizar durante durante o trekking do 5º ao 9º dia (água, protetor solar, repelente, câmera fotográfica, etc)
- Mala estilo marinheira para levar os ítens que você irá utilizar no período do trekking e que irá na mula. Deverá ter no máximo 7 kgs e os ítens deverão ser embalados em sacos plásticos e depois colocados dentro da mala. Não utilizar outro tipo de mala, com rodinhas, estrutura rígida, etc. 
- Bastão de caminhada com proteção de borracha na ponta
- Lanterna pequena e pilhas extras
- Cantil, squeeze ou garrafa plastica para água (capacidade para 1 a 2 litros)
- Capa de chuva
- Saco de dormir +5°C (não é possível alugar localmente)
- Toalha de banho pequena e leve para os dias de trekking
- Lenços umedecidos (para higiene pessoal durante a caminhada)
- Bota de caminhada pré amaciada
- Tênis ou calçado confortável para os passeios
- Chinelo
- Meias
- Calças tipo suplex ou material de rápida secagem (não usar jeans ou moletom)
- Shorts ou bermuda tipo suplex ou material de rápida secagem (não usar jeans ou moletom)
- Camisetas dryfit de manga curta ou manga longa
- Casaco leve tipo Fleece 
- Anorak com capuz resistente à água e ao vento
- Boné  
- Óculos de sol
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens
- Filtro solar para rosto, corpo e lábios
- Repelente forte contra insetos
- Hidrosteril para purificar a água 
- Ítens de higiene pessoal como sabonete, pasta de dente, shampoo, etc
- Alimentos energéticos e snacks - ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas e castanhas
 
Opcionais:
- Câmera fotográfica e bateria extra
- Tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé
- Camisetas ou lembrancinhas para presentear aquelas pessoas que, sem dúvida, você vai encontrar e querer agradecer de alguma forma

Informações Importantes

DOCUMENTAÇÃO: 
 
Para viajar à Guatemala é necessário ter o passaporte com validade de no mínimo seis (06) meses. Dúvidas de como tirar o passaporte consulte o link da polícia federal www.dpf.gov.br/passaporte.html. 
 
VISTO: 
 
O visto não é obrigatório para brasileiros viajando para a Guatemala para realizar viagens de turismo e lazer. 
Estrangeiros devem consultar o consulado para informar-se sobre a necessidade de visto.
Maiores informações através do Consulado Honorário da Guatemala em São Paulo - Fone: (11) 3285-0586 
 
A PISA Trekking não se responsabiliza por estes tramites, providencie sua documentação com antecedência e evite maiores problemas. 
 
VACINAÇÃO:
 
É obrigatória vacina de febre amarela para visitar a Guatemala. 
A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com no mínimo 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. Será necessário apresentar este certificado nacional em um dos postos de Orientação para Saúde do Viajante para obter o certificado internacional. Dúvidas consulte os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante para maiores informações na data próxima a sua viagem para obter informações atualizadas .
 
OUTRAS INFORMAÇÕES:
 
BRASILEIROS - no momento do check in e embarque apresentar passaporte original, em perfeito estado e com validade de no mínimo seis (06) meses. Não são aceitas carteiras profissionais, RG, OAB, CREA , etc ou fotocópias. 
 
ESTRANGEIROS - no momento do embarque apresentar passaporte original, em perfeito estado e com validade de no mínimo seis (06) meses. (consultar o consulado do México sobre a necessidade de visto e demais exigências para estrangeiros)
 
- MENORES: 
 
- em companhia dos pais - necessitam de Passaporte em perfeito estado e com validade de no mínimo seis (06) meses; 
- em companhia de apenas um dos pais - necessitam também além do documentos mencionados acima, de autorização escrita em próprio punho com firma reconhecida em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando autorizando expressamente o pai ou a mãe que está viajando em companhia do menor , ou autorização judicial. 
Sempre consulte, antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária.
 
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR

  • Machu Picchu Trilha Inca Salcantay

    A partir de :
    US$ 1.680,00

    9 DIAS

    terrestre
    Caminhe por uma das mais lindas trilhas incas peruanas!

    Nível de dificuldade:

    - Intenso -
  • México - Arqueologia e Natureza

    A partir de :
    US$ 1.520,00

    9 DIAS

    terrestre
    Descubra toda a beleza natural e arqueológica da Península de Yucatan!

    Nível de dificuldade:

    - Leve -
  • Machu Picchu Trilha Inca Clássica

    A partir de :
    US$ 1.590,00

    9 DIAS

    terrestre
    Reserve sua vaga e faça parte dessa aventura clássica!

    Nível de dificuldade:

    - Intenso -
  • México - Astecas e Maias

    A partir de :
    US$ 1.880,00

    15 DIAS

    terrestre
    Cultura indígena, herança colonial e praias maravilhosas neste roteiro incrível!

    Nível de dificuldade:

    - Moderado -