O litoral sul da Bahia é lindo, meu rei!

O litoral sul da Bahia, é a explicação perfeita para o termo “paraíso tropical”: mar claro de águas quentes, praias selvagens e isoladas, e uma bela vegetação de coqueirais, mangues e Mata Atlântica.

Por trilhas, estradas de terra ou mesmo em lanchas, o difícil acesso às principais praias desta região permitem que a natureza permaneça preservada. Itacaré, a 65 km de Ilhéus, é a cidade mais pop deste paraíso.

Lar de artistas, clima hippie, aquele humor tranquilo da Bahia, ruas de pedra e surfistas indo e vindo. A cidade é toda de frente para o mar, e nas praias os coqueirais e o mar azul dão o tom da pintura. A Mata Atlântica cerca a cidade, e os passeios de barco pelo rio de Contas nos leva a belos manguezais e graciosas cachoeiras.

Praia de Barra Grande, na Península de maraú

Lá, as pessoas estão sempre felizes, e você perceberá que corre o risco de estender a estadia de uma semana para um mês, e daí para o resto da vida.

Mais isolada, a Península do Maraú ainda se encontra preservada e pouco conhecida, graças ao difícil acesso. A península, que fica entre Salvador e Ilhéus, é uma estreita faixa de terra com o Oceano Atlântico de um lado e a Baía de Camamu do outro, com praias desertas e lagoas de água doce em seu interior.

Barra Grande é a entrada deste paraíso. Uma pequena vila de pescadores que conseguiu manter suas raízes ao longo dos anos. As ruas são de areias brancas, e a vida passa calma e agradavelmente.

Os arrecifes de corais quebram o mar e criam ondas perfeitas, e há quem chame Barra Grande de “a mini Indonésia Baiana”.

Cercada de um lado pelo Atlântico e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a pequena Ilha de Boipeba é uma joia intocada. Com mais de 20km de praias desertas onde nos sentimos os últimos habitantes da Terra, águas cristalinas perfeitas para mergulho com tartarugas marinhas e uma rica fauna, e o pôr-do-sol mais bonito do Oceano Atlântico. A população é pequena e muito simples, e servem pratos deliciosos em seus restaurantes caseiros no sentido mais objetivo do termo.

Agora que você já conhece um pouquinho da Bahia, se jogue nas praias paradisíacas do estado. E para ter ainda mais conforto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos roteiros para o Brasil e o mundo. Confira aqui nossas opções de pacote para a Bahia e, para qualquer dúvida, contate nossos atendentes!

 

Leia mais textos do Blog Vida ao Ar Livre:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

2 Comentários em: “O litoral sul da Bahia é lindo, meu rei!

Deixe uma resposta