Dica de Viagem: Onde fica Cuzco?

Provavelmente o primeiro lugar que vem à cabeça quando pensamos em Peru é Machu Picchu. Mas para quem não sabe, o ponto de partida dessa grande jornada inca é na cidade de Cuzco. Por isso, para conhecer a região, o Blog Vida ao Ar Livre mostra onde fica Cuzco.

Localização

A apenas 112km de Machu Picchu, Cuzco é a mais próxima das grandes cidades do Peru. Para chegar até ela, a melhor forma é vindo de avião de Lima. O custo é considerável, mas acredite, a 1h20 de voo vale muito mais a pena do que as 20 horas que você passaria na estrada. Isso porque o terreno acidentado e elevado do Peru complica o deslocamento.

Mapa indicando a localização de Cuzco em relação às cidades de Pisac e Ollantaytambo, no Vale Sagrado, e à Machu Picchu.

Situada na região sul do Peru, praticamente na borda da Cordilheira dos Andes, Cuzco está numa altitude de 3.400m. Só a título de comparação, você provavelmente já ouviu o Galvão Bueno dizer como é difícil jogar em La Paz, na Bolívia, por conta de seus 3.640m de altitude. Pois bem, aqui a fadiga é semelhante. E para você que achava que Machu Picchu, por ficar no meio das montanhas, seria pior, curiosamente, lá a altitude é de 2.430m.

Cuzco

Redondezas de Cuzco

Estando em Cuzco, uma das vantagens é que você estará no centro de uma série de atrativos do país. Além de Machu Picchu, a cerca de 60km, você terá os rios e sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas. A quase 400km, fica Puno, cidade de entrada do Lago Titicaca. E a 500km, Arequipa, de onde você pode partir para conhecer o Vale do Colca, famoso tanto pelos povoados indígenas quanto pelos condores que sobrevoam a região.

Lago Titicaca

Em outras palavras, vá para Cuzco. Mais do que um ponto de passagem para Machu Picchu, você pode descobrir uma beleza e cultura que poucos lugares do mundo podem oferecer. Confira alguns dos roteiros que a Pisa Trekking, há mais de 30 anos especialista em Peru, montou para você.

Leia outros textos sobre o Peru:

Conheça os roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta