Dica de viagem: Como ir e quando ir para os Lençóis Maranhenses?

Seja você do time das novelas da Globo, dos filmes dos Vingadores, ou das capas da National Geographic, você já conhece o cenário dos Lençóis Maranhenses. Num momento, você está escalando as dunas como se estivesse no Saara. No seguinte, para se refrescar, você está mergulhando nas lagoas de águas cristalinas. Não é nem preciso dizer que esse cenário fica no Maranhão, mas você sabe como ir e quando ir para os Lençóis Maranhenses? Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre mostra tudo isso.

 

Como ir?

Sem dúvidas, a forma mais fácil é chegar na capital do Maranhão é de avião. O aeroporto de São Luís fica a apenas 260km de Barreirinhas, e esse trecho é feito por via rodoviária. Essa cidade é a porta de entrada para o parque nacional, e é de onde a maioria dos roteiros partem. Mesmo se a sua ideia é chegar em Atins para ver a revoada dos guarás, ou em Santo Amaro, para explorar as dunas mais afastadas, normalmente se faz uma parada em Barreirinhas.

No entanto, para chegar em Atins, Santo Amaro, Vassouras e Caburé, será preciso contratar um transporte à parte, já que os acessos são feitos ou por estradas não asfaltadas, ou pelo rio Preguiças. Por isso, é recomendável fechar o passeio com uma agência de turismo para não ter que se preocupar com os vários deslocamentos pela região. Conheça aqui os roteiros que a Pisa Trekking oferece.

mapa lençóis maranhenses

 

Quando ir?

Mais do que qualquer outro lugar, quem define a melhor época são as chuvas. Acredite, você não vai querer tomar um temporal na cabeça enquanto enfrenta o sobe e desce das areias. Mas essa água é muito importante para justamente encher as lagoas temporárias.

Chove muito entre março e junho, quando as chuvas param e as lagoas ficam cheias até início de setembro. Se o período chuvoso tiver sido bom, até outubro você encontra água. Se não, você terá que se contentar com as lagoas perenes. Que também têm sua beleza, com as algas e peixes que chegaram com os anos. Mas que, diferentemente das temporárias, não terá aquele aspecto cristalino tão chamativo.

Uma última dica para aqueles que também pretendem conhecer São Luís é tentar programar a viagem para pegar os dias 23 e 24 de junho. É quando acontece a Noite de São João, durante as celebrações do Bumba Meu Boi. Curta a folia e depois caia nas lagoas!

bumba meu boi - são luís

 

Dicas

Os Lençóis Maranhenses ocupam uma área imensa, e qualquer passeio por lá exige uma boa caminhada pelas dunas. Se você já se cansa de andar pelo calçadão do Rio ou pela Avenida Paulista, saiba que andar na areia é um pouquinho mais difícil do que no chão firme. Então, se prepare um pouco antes de viajar! Ah, e não se esqueça de se cuidar contra o Sol, que queima sem piedade. Parece bobeira, mas uma camiseta dry-fit de manga longa é a melhor opção!

Se estiver com receio, viaje com quem é especialista. A equipe de guias e serviços da Pisa Trekking vai te proporcionar seguranças e boas lembranças, além de te oferecer uma consultoria completa sobre a viagem. Confira aqui alguns de nossos roteiros.

lençóis maranhenses

 

Leia outros textos sobre Lençóis Maranhenses:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta