Dica de Viagem: Onde fica o Monte Roraima?

De todos as belezas do Brasil, se tivéssemos que escolher uma que fosse sinônimo de misticidade, a resposta seria Monte Roraima. Sagrada para os indígenas venezuelanos e sublime para os aventureiros dispostos a enfrentar um trekking mais desafiador, a região inspira e respira muito mistério e contemplação. Se você sempre sonhou em viver um pouco dessa mística, mas não sabe como chegar até lá, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre, mostra onde fica o Monte Roraima.

Onde fica?

Com 2.810 metros, Roraima é considerado o sétimo ponto mais alto do Brasil, segundo Anuário Estatístico do Brasil de 2017 do IBGE, e a maior montanha plana do mundo, com 31km² de superfície. Aliás, “Roraima”, que vem dos indígenas pemons da Venezuela,  significa monte (‘roro’) verde (ímã). Uma grande montanha que não poderia oferecer paisagens menos impressionantes.

Situado no extremo norte do estado de Roraima, a área brasileira corresponde a apenas 5% do total da montanha. A grande parte dela fica na Venezuela (85%), de onde partem as trilhas em direção ao cume. Por fim, os últimos 10% ficam no território da Guiana, mas como dissemos, na natureza não existem fronteiras. Apesar de existir um marco geográfico de demarcação das fronteiras, uma vez lá em cima, a circulação é livre.

onde fica o monte roraima

Como chegar?

A não ser que você seja um escalador profissional, vale a pena começar a subida pela savana venenzuelana. Mas, antes disso, para chegar lá é preciso ir até a cidade de Santa Elena de Uairén, já no país vizinho. Para nós brasileiros, o ideal é fazer a primeira escala em Boa Vista, capital de Roraima. Dependendo de onde você estiver vindo, o deslocamento pode ser um pouco cansativo, já que os voos diretos só saem de Manaus e Brasília.

Chegando em Boa Vista, você ainda precisará enfrentar 220km até Santa Elena, e mais 100km até Paraitepuy, com uma boa parte deles em estrada de terra. É em Paraitepuy, uma comunidade indígena e também entrada do Parque Nacional Canaima, onde o trekking começa de fato. Uma logística extensa, que só admite os mais persistentes. Afinal, uma montanha vista como o coração do planeta pelos antigos povos ameríndios só poderia estar bem distante de qualquer civilização moderna.

A partir desse ponto, chegar até o topo do Roraima só depende das suas próprias pernas. Serão mais dois dias de caminhada, atravessando dois rios e enfrentando longos trechos de Sol na cabeça e subida forte enquanto atravessa a savana. Depois são mais 1.000 metros de subida até o cume, e uma vez lá em cima a diversão fica por conta da natureza, que teve dois bilhões de anos para trabalhar a paisagem que encontramos.

como chegar no monte roraima

Como você pode perceber, serão longos trajetos e ainda mais longos planejamentos. Para pular toda essa parte, e gastar as energias apenas com o que interessa, a Pisa Trekking oferece pacotes que cobrem toda a logística, conta com os melhores guias locais e proporciona as experiências mais seguras. Converse já com nossos consultores e escolha o roteiro que melhor combine com você! Lembrando que todos que passam pelo Monte Roraima, fazem o mesmo trekking. O que muda é o número de dias no topo e o que você vai conhecer lá em cima. Agora que você já sabe onde fica o Monte Roraima, conheça aqui nossos pacotes!

Leia outros textos sobre o Monte Roraima:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

pacotes para o monte roraima

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Dica de Viagem: Onde fica o Monte Roraima?

Deixe uma resposta