Turismo de aventura: Dez dicas de trekking para iniciantes

Para você que não aguenta mais o estresse das grandes cidades, está na hora de se jogar no mato e desbravar o melhor que a natureza reserva. Mas antes disso, é sempre bom ter uma ideia de equipamentos, cuidados e recomendações para poder fazer uma viagem segura e confortável. Pensando nisso, o Blog Vida ao Ar Livre fez uma lista com dez dicas para seu primeiro trekking. Afinal, bater cabeça faz parte, mas dá para evitar alguns errinhos básicos!

1)Depois de marcar a viagem, verifique quais são os acessórios essenciais para sua trilha. Sempre bom conferir para não correr o risco de passar frio, não ter uma capa de chuva na hora H, descobrir que a toalha mil fios ocupa muito espaço e não vai dar para carregar tudo ou acabar torcendo o tornozelo por não ter uma bota.

2)Quanto menos peso, melhor! Você pode ter a bota e as roupas perfeitas, mas não vai adiantar de nada se você atolar a mochila de coisa supérfluas. O único peso que tem desculpa é da garrafa d’água. De resto, leve apenas o necessário.

3)Trilha não é desfile de moda. Você não precisa de brincos, colares, pulseiras, roupas de grife. Estes itens não foram feitos pensados para serem usados nessas situações, e podem prender em algum galho da trilha e atrapalhar seu ritmo. Isso quando não quebrar seu xodozinho… Pra quem não abre mão de ter um estilo único, as roupas e equipamentos de aventura estão cada vez mais diversificadas, cheias de cor e presença!

moda na trilha

4)Dê preferência para usar sempre mangas e calças compridas. Elas ajudam a evitar picadas indesejadas, diminuem à exposição ao sol, e minimiza as marcas de vergões de alguns galhos que podem atingir você pelo caminho.

5)Todo cuidado é pouco, então além do repelente, alguns destinos com foco de febre amarela, por exemplo, exigem vacinação. Confira aqui a lista completa de cidades. Falando em repelentes, existem algumas opções naturais bastante eficazes, como o óleo de Andiroba, e outras opções menos naturais mas extremamente eficazes, como o repelente Exposis Extreme.

6) Procure um guia! Ele não só vai te orientar durante todo o caminho com informações sobre o local, como é também a pessoa que têm as noções do clima da região, dos lugares para se abrigar, de primeiro socorros, e de contato com os órgãos e pessoas certas em casos de acidente.

dicas para seu primeiro trekking

7)Entendemos que você quer fugir de todo mundo, mas é sempre bom deixar avisado alguém das suas andanças. Lembre-se que ao ar livre há muitos locais onde não há sinal de celular, nem tomadas para carregá-lo. Para viagens a locais mais isolados, nossa dica é usar um rastreador pessoal. A principal marca mundial de rastreadores é a SPOT, e os clientes da Pisa Trekking tem 25% de desconto na anuidade do serviço.

8) Agora, se pelo contrário, a ideia é viajar com a galera, vez ou outra vale segurar aquela piadinha e sentir a energia do silêncio. Lembre-se que para muitos, a trilha é quase uma terapia! É sempre bom respeitar o momento de cada um, e escolher a hora certa daquela tiradinha!

9) Hoje em dia muitas pessoas já carregam seus shit bags para descartar o cocô apropriadamente na cidade. Mas na hora do aperto, caso você não tenha nenhum em mãos, saia da trilha e lembre-se de enterrar os resíduos. Nenhum viajante é obrigado a encontrar suas fezes pelo caminho, quanto mais os animais e plantas desacostumados com isso.

shit bag

10) E é claro, preserve a natureza. Não leve para casa o que você encontrou na trilha. Se todo mundo fizer isso, não vai ter mais trilha para os seus filhos aproveitarem.

É claro que poderíamos dar mais uma dezena de dicas, mas só com essas, com certeza já dá para aproveitar a trilha com muito mais conforto e consciência. Agora, se você estiver em dúvida do seu primeiro trekking, confira as próximas saídas da Pisa Trekking. Procure a viagem que é a sua cara com quem é especialista em ecoturismo no Brasil e no mundo. Converse com nossos atendentes e tire todas as dúvidas do destino que escolher.

Leia outras listas:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta