Belém e Ilha de Cotijuba: conheça os sabores do Pará

Se as paisagens já não fossem lindas, Belém ainda cativa outro sentido: o nosso paladar. Os segredos e temperos não perdem em nada para a arquitetura europeia ou para natureza exuberante da Amazônia Paraense. Pelo contrário, diversificam e tornam o estado ainda mais rico! Para conhecer um pouco dos produtos e pratos únicos do povo paraense, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre, conta tudo sobre os sabores do Pará.

E já de antemão, fica a dica: aproveite todos os atrativos descritos nesse texto no roteiro Segredos e Temperos na Amazônia na Ilha de Cotijuba da Pisa Trekking. A próxima saída acontece dia 24 de novembro e você pode conferir o pacote clicando aqui

 

Belém do Pará

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que se em outras viagens a comida é só parte da experiência, aqui em Belém, ela é a protagonista. Dos restaurantes mais conceituados às casas mais tradicionais, você experimenta desde os pratos mais modernos do Remanso do Bosque (44º melhor restaurante da América Latina em 2016) ao famoso “corridinho de peixe” no Lá em casa.

Nesse meio tempo, você conhece o Theatro da Paz e todo o centro histórico da região, alguns inclusive remanescentes da época áurea do ciclo da borracha. Aproveita para pegar um lindo pôr-do-sol na Estação das Docas, às margens da baía do rio Guajará. E, é claro, visita o Mercado do Ver-o-Peso. Aqui, de todas as partes do interior do Estado, chegam produtos tipicamente amazônicos: um misto de cores, amores e sabores eleito, em 2008, uma das sete maravilhas brasileiras.

 

mercado ver o peso

 

Ilha de Cotijuba

Belém é um caso curioso no Brasil. Desenhado por rios, igarapés e canais, dois terços do seu território são ilhas. Dentre as 43 identificadas e habitadas, a ilha de Cotijuba se destaca pela tranquilidade, autossuficiência e beleza. E isso tudo a 15km da capital.

Aqui, serão mais 15km de Área de Proteção Ambiental, com praias de água doce e morna banhadas pelas Baías do Marajó e do Guajará. Tudo preservado pela comunidade local, sob gerência da MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém). Ela é responsável por receber os visitantes, apresentar as tradições e ofícios da ilha e, é claro, preparar as iguarias de cada dia. E já podemos adiantar que o cardápio é caseiro, mas rico em temperos amazônicos.

Bem, e para queimar as calorias dessa fartança, atividades não faltarão. De cerimônias de banho de cheiro, banhos em praia de rio, carimbó até dizer chega e trilhas em meio à Floresta Amazônica, essas bravas mulheres farão de tudo para nos agradar. Até luau na praia na última noite tem.

ilha de cotijuba

 

Reserve um espacinho da barriga e descubra novos sabores e temperos. As opções culinárias são tantas que até as ruas de Belém entram no baile. E se você não acredita, só olhar a quantidade de mangueiras ao redor da cidade. Agora, se você já está com água na boca, não perca mais tempo. Confira aqui alguns pacotes da Pisa Trekking para o Belém do Pará. Especialistas em roteiros de ecoturismo no Brasil e no mundo, nós garantimos uma viagem segura e confortável. Converse com nossos atendentes, tire todas as suas dúvidas e bom apetite!

 

Leia outros textos sobre a Amazônia:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta