Dica de Viagem: Conheça San Pedro de Atacama

Conhecer o Atacama é uma experiência única. Mas depois de um dia puxado de atrativos, é sempre bom repor as energias com deliciosas refeições e uma boa noite de descanso. Mesmo no meio de um imenso deserto, a pacata San Pedro de Atacama cumpre muito bem essa função, oferecendo variedade de hospedagens, ótimos restaurantes e bons passeios por ali mesmo, nos arredores da vila. Por isso, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre mostra tudo o que fazer em San Pedro de Atacama.

Onde fica e como ir para San Pedro de Atacama?

A 1.600km de Santiago, San Pedro de Atacama fica na porção norte do Chile. Como regiões desérticas costumam significar condições climáticas extremas, poucas foram os povoados que se desenvolveram por aqui. Afinal, com uma amplitude térmica que pode chegar a 40ºC no mesmo dia, é louvável que a cidade assuma o papel de porta de entrada.

Saindo dos aeroportos paulistas e cariocas, a primeira parada será justamente Santiago. Hoje em dia, esse trajeto é coberto pela LATAM, Gol e Avianca em São Paulo, e apenas pela LATAM no Rio. Da capital chilena, voamos para Calama, a 100km de estrada de San Pedro de Atacama. Esse segundo trecho pode ser feito pela Sky Airline, mas também pela LATAM, agora que ela se associou a companhia chilena LAN.

onde fica e como ir para san pedro de atacama?

Onde se hospedar em San Pedro de Atacama?

Ainda que estejamos no meio do nada, o turismo no Deserto do Atacama trouxe infraestrutura. Por isso, você tem um leque de hotéis que vão de standards aos mais luxuosos.

Nessa primeira categoria, dois bons exemplos são o Hotel Poblado Kimal e o Hotel La Casa Don Tomas. Ambos ficam bem próximos do centro da cidade, o que permite que você se desloque a pé quando quiser. O grande destaque fica a cargo da arquitetura. Enquanto no Poblado Kimal você dorme em cabanas de madeira, distribuídas como num povoado antigo, no Don Tomas, a fachada de entrada é de adobe, material típico na arquitetura atacameña. Isso sem contar a linda vista do vulcão Licancabur.

Se você já procura luxo, o Tierra Atacama Boutique Hotel & SPA e o Hotel Explora Atacama são a sua cara. Enquanto o primeiro prima pela qualidade da rede Tierra de hotéis de boutique, o segundo se diversifica pelo cardápio de atividades. No Tierra, você estará mais próximo do vulcão Licancabur com todo conforto de spa e piscina. Já no Explora, além de noites de degustação de vinho, você pode montar cavalos de criação e adestramento próprio, e observar o céu estrelado com telescópios de última geração. Considerando que a cidade, e portanto as luzes, ficam a pelo menos 2km de distância, o horizonte fica mais limpo para contemplação.

hotel explora atacama

Onde comer em San Pedro de Atacama?

Nos hotéis de luxo, você terá diariamente um cardápio escolhido a dedo por chefs internacionais. Mas vai que, de repente, você decide experimentar os restaurantes locais. Já para os hotéis standard, você vai precisar encontrar algum cantinho bom. Nesses casos, a primeira dica é seguir até a Rua Caracoles, onde estão a maior parte dos restaurantes. Aqui vão alguns bons e bem em conta:

  • Adobe: esse é o mais badalado dos restaurantes. Principalmente a noite, quando eles armam uma fogueira ao ar livre, e as chamas animam as rodadas de bebida. Como diz o nome, o lugar é todo em arquitetura adobe, com mesas de madeira e bancos compridos para unir a galera.
  • Blanco: também rústico e com ambiente bastante animado, esse restaurante é famoso pelo ”salmón caramelo jengibre". Ou, em outras palavras, um salmão com crosta agridoce.
  • Delícias de Carmem (Rua Calama): longe dos pratos contemporâneos dos outros restaurantes, esse tem um cardápio com os pratos típicos do Chile. Por exemplo, pastel de choclo, chuleta de cerdo e a bebida alcoólica do Chile: o pisco sour. Vale só alertar que os pratos são bem servidos, então dividir não é má ideia.

rua caracoles

  • La Estaka: esse é o exato oposto do Delícias de Carmem. Ambiente bastante moderno, com DJs profissionais aos finais de semana. E a comida vai de pratos vegetarianos e crepes até sushis. Êta, globalização!
  • Tierra Todo Natural: o mais simples da lista é uma boa pedida para quem não quer gastar muito, principalmente no almoço. E apesar das carnes e peixes, para fazer jus ao nome, é uma das melhores opções para vegetarianos.
O que fazer em San Pedro de Atacama?

Bom, e já que você está pela Rua Caracoles, esse é um bom ponto de partida para conhecer o resto da cidade – que você pode conhecer de bike.

  • Rua Caracoles:

É aqui onde ficam a maior parte das lojinhas de artesanato, e também das de artigos de roupa. O que é muito importante, principalmente se você imaginou que não faria frio no deserto. Basta a primeira noite ou a manhã do dia seguinte você sair correndo para uma loja!

Mas apesar dos acessórios bastante modernos, a fachada das casas preserva a arquitetura original. Sem contar também que as ruas são todas de terra batida, o que juntos dão um ar bastante provinciano à cidade.

 

  • Igreja de San Pedro:

Na pracinha da cidade, além de espaço para shows e mais bares e restaurantes, o destaque é a Igreja de San Pedro de Atacama. Construída no século XVII pelos colonizadores espanhóis, a igreja traz o nome do padroeiro da cidade, que é celebrado com festa todo 29 de julho. Também com arquitetura de adobe, é a segunda igreja mais antiga do Chile, e só por isso já vale ser visitada.

Igreja San Pedro

  • Sítio Arqueológico Pukará de Quitor:

A apenas 3km do centro da cidade, está um dos Monumentos Nacionais do Chile: as ruínas de uma fortificação de pedra do século XII. Sim, as ruínas, porque os incas e depois os espanhóis trataram de invadir as construções. De qualquer forma, são mais de 200 estruturas distribuídas por 2,5 hectares, que você pode explorar no seu ritmo.

pukara de quitor

Aproveite toda a simplicidade e conforto que San Pedro de Atacama pode oferecer. A cidade lembra outros tempos e é definitivamente um lugar aconchegante para relaxar de um dia puxado. E para isso, você pode contar com os serviços da Pisa Trekking. Com mais de 10 roteiros para o Deserto do Atacama, garantimos segurança e atendimento de primeira. Confira todos eles aqui e tire suas dúvidas com nossos atendentes.

 

Leia mais sobre o Atacama:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta