Dica de Viagem: Onde fica, como ir e melhor época para conhecer o Egito

Quando falamos em Egito, a primeira coisa que provavelmente vem à sua cabeça são as construções milenares que esse país abriga. E coloca milenar nisso: a pirâmide egípcia mais antiga foi construída quase 4700 anos atrás! Para você não perder a chance de visitar esses patrimônios da humanidade, o Blog Vida ao Ar Livre traz informações sobre onde fica, como ir e melhor época para conhecer o Egito.

Onde fica o Egito?

Ligando a região nordeste da África e o sudoeste da Ásia através da Península do Sinai, o Egito é a porta de entrada do resto do mundo para a África. Não é à toa que a sua cultura, apesar de forte e marcante, foi também tão influenciada por estrangeiros que passaram por lá nos tempos antigos. 

O Egito tem um território 9 vezes menor do que o Brasil. Ainda assim, ele abriga o que é considerada a maior cidade da África e do Oriente Médio: Cairo, capital do país. A sua região metropolitana conta com uma população de mais de 20 milhões de pessoas, que é quase tão numerosa quanto a da Grande São Paulo!

Como ir para o Egito?

Diversas cidades brasileiras oferecem voos para o Aeroporto Internacional de Cairo, como é o caso de Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Mas a saída mais comum é de São Paulo. Como não existem voos diretos para lá, você provavelmente terá que pegar uma conexão de algumas horas na Europa ou em Dubai

E não se esqueça que, para entrar no país, você também precisará apresentar um visto de turismo. Esse visto, que custa 25 dólares, pode ser tirado no próprio aeroporto de Cairo. Nos pacotes da Pisa Trekking está incluso um serviço de assistência para esse processo, que apesar de rápido, pode ser um pouco chato.

O aeroporto fica a 22 quilômetros de distância do centro da cidade, num traslado que leva mais ou menos 40 minutos. Mas você não precisa se preocupar com a logística, pois a Pisa estará lá para te ajudar! 

Qual a melhor época para conhecer o Egito?

Em termos de clima, a melhor época para conhecer o Egito é entre os meses de outubro e abril, durante as estações de inverno e primavera. O calor que permeia o ano inteiro dá uma trégua nesse período, e é por essa razão que essa também é a época mais popular com os turistas! Então se prepare para suar um pouco quando você estiver dentro de um templo com outras pessoas. 

Se você fizer um cruzeiro no Rio Nilo, vale à pena levar algumas roupas de frio. À noite as temperaturas chegam aos 15ºC, e a brisa que bate na embarcação pode te espantar do convés. É bom se agasalhar para não perder a linda vista que esse passeio oferece.

Ainda nessa época, entre março e abril, os ventos de Khamsin podem causar tempestades de areia. O fenômeno é característico da região do Saara, e essa pode ser uma experiência interessante para quem o está presenciando pela primeira vez. Só não se deixe levar pela emoção do momento e lembre-se de se proteger!

Se a sua intenção é ficar perto do mar, porém, talvez o verão não seja tão ruim para você. As temperaturas, que dentro do continente podem chegar a 40ºC, são bem mais amenas no litoral. Você pode aproveitar essa época para dar alguns mergulhos no Mar Vermelho, por exemplo.

Todos os anos, há também o Ramadã, o mês sagrado do islã. As datas variam de acordo com o calendário islâmico, fazendo com que as celebrações sejam adiantadas cerca de 11 dias a cada ano. Restaurantes e bancos costumam fechar durante o dia, mas a maioria dos atrativos turísticos continuam funcionando, com pequenas alterações em seus horários.

À noite, o clima é de festa! As pessoas saem às ruas para comer, fazer compras e celebrar. Esse é um período importante para os muçulmanos e eles buscam tratá-lo como tal. 

Agora que você já sabe onde fica, como ir e melhor época para conhecer o Egito, que tal começar a pensar numa viagem? Para você não ter que se preocupar com a hospedagem e a programação de todas as visitas (que, acredite, são muitas), conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Egito. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia outros textos sobre o Egito:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta