Dica de Viagem: Viagens de 1 dia

Depois de passar uma semana inteira imerso no caos urbano, uma escapadinha para a natureza pode ser justamente o que você precisava para relaxar. Imagina juntar os amigos e passar o dia tomando banho de cachoeira ou de mar, renovando as energias e respirando ar puro? Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá algumas opções de viagens de 1 dia, com destinos que partem de São Paulo para os mais diversos cantos do Estado.

Complexo do Baú 

Você já ouviu falar de São Bento do Sapucaí? Talvez essa cidade não seja tão famosa quanto a sua vizinha, Campos do Jordão. Mas o que separa as duas certamente é um atrativo que pertence às melhores revistas de turismo: o Complexo do Baú, um conjunto de montanhas da qual faz parte a Bauzinho, a Ana Chata e a Pedra do Baú. Essa última, com impressionáveis 1.950m de altitude. 

Não é incomum avistar pessoas fazendo vôo livre na Pedra do Baú. Da mesma forma, não é difícil encontrar famílias chegando de carro no topo da Bauzinho e levando até o cachorro junto. Talvez, o meio termo entre ambas experiências seja enfrentar a subida do Complexo do Baú num trekking intenso, mas recompensador. O importante mesmo, afinal, é chegar no topo: de lá, é possível observar um mar de morros verdes que se estende para todos os lados, numa típica paisagem de Serra da Mantiqueira.

Confira aqui o roteiro para o Desafio da Pedra do Baú, aqui o roteiro para o Trekking da Ana Chata, e aqui o roteiro para o Desafio Três Cumes.

Reserva do Japi - Trekking na Serra do Guaxinduva 

Talvez você não saiba que existe uma importante reserva de Mata Atlântica próxima da cidade de São Paulo e ideal para um bate e volta. Essa, porém, é a Serra do Japi: situada a 100km da capital, e desde 1983 considerada um patrimônio histórico e natural do Estado. Ela é um importante fator de equilíbrio ecológico e climático da região e resguarda marcantes vestígios do passado bandeirantista e tropeirista do Brasil. 

Os passeios na região, em geral, ficam dentro dos limites da extensa Fazenda Guaxinduva. Apesar de ser possível praticar esportes, pescar e até mesmo fazer churrasco, o ideal é aproveitar o tempo para se conectar com a natureza através das trilhas. Nelas, além de testemunhar fauna e flora exuberantes, você poderá também se banhar na abundância de quedas d’água que irrigam a região. Ou você achou que a Serra do Japi é chamada de “Castelo de Águas” à toa? 

Confira aqui o roteiro para a Reserva do Japi.

Trekking no Parque das Neblinas 

O Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes, também tem um papel importantíssimo na preservação da Mata Atlântica. Ele é uma reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo que faz parte do maior contínuo desse bioma no país. O Rio Itatinga, que corta o parque, também é muito beneficiado por essa preservação e constitui uma importante parte da identidade da região: a sua barragem data de 1910 e ainda gera energia para o Porto de Santos.

Para conhecer o parque, você pode optar por percorrer trilhas autoguiadas ou monitoradas, a pé ou de bike, fazer canoagem no rio, e até mesmo saborear um delicioso almoço feito com ingredientes locais. A ideia central, porém, é que você saia de lá entendendo a importância da existência de uma unidade de conservação dessas para a qualidade de vida de todos nós. 

Confira aqui o roteiro para o Trekking no Parque das Neblinas.

Trilha das Sete Cachoeiras 

Agora, se você realmente quer uma lição sobre preservação, está na hora de conhecer o Refúgio das Sete Cachoeiras, situada próximo de São Luiz do Paraitinga. Fundada por duas pessoas como você, que se cansaram da vida urbana, ela é um marco de recuperação e de restauração da natureza local. Os rastros de destruição deixados pelos antigos moradores da região foram rebatidos pela plantação de diversas árvores e frutos para atrair animais e proteger nascentes.

Localizada a 170km de São Paulo, a pousada é a base para a maioria das aventuras na região. A mais famosa delas é a trilha que passa por sete cachoeiras. São cascatas e poços d’água tão formosos que com certeza irão te seduzir a um banho. Em alguns trechos mais altos da trilha, que culmina em um mirante, é possível observar os infinitos morros que circundam a região. É uma chance única de prestigiar a natureza paulista.

Confira aqui o roteiro para a Trilha das Sete Cachoeiras.

Trekking no Pico do Lopo 

Uma viagem de 1 dia com destino a uma cidade chamada Extrema certamente parece bastante radical. Bom, é verdade que o seu nome apenas deriva do fato de que ela é a cidade mais ao sul de Minas Gerais, mas você não precisa contar isso aos seus amigos. A Serra do Pico do Lopo é a presença imponente da região, parecendo um gigante deitado quando vista de baixo. Alcançar a “cabeça do gigante”, que recebe o nome oficial de Pedra do Cume, é o principal objetivo dos trekkers que vão lá.

Essa subida não é difícil e pode ser feita em etapas, com paradas para descanso em áreas planas como a Pedra das Flores. O trecho mais duro da caminhada é a última 1h30 até o cume, numa “escalaminhada” das boas. A vista lá de cima, porém, compensa por tudo. É um verde infinito que só é interrompido pelas águas azuis da Reserva de Joanópolis, que produzem um contraste interessante.

Confira aqui o roteiro para o Trekking no Pico do Lopo.

Ubatuba - Praias Desertas e Sete Praias

Ir para Ubatuba nos finais de semana e feriados é um passatempo muito comum entre paulistas. Mas se você acha que já exaustou todo o potencial do litoral norte de São Paulo, pense de novo! Ubatuba conta com mais de 100 praias, muitas delas ainda pouco exploradas e capitalizadas por conta do difícil acesso à região em que elas estão. Essas, sem dúvida, são as ideais para quem realmente quer relaxar.

A Trilha das Praias Desertas e a Trilha das Sete Praias são roteiros de trekking que buscam valorizar essas praias, que podem variar entre pequenos refúgios paradisíacos e enseadas mais movimentadas. Em geral, as caminhadas se dão por entre a Mata Atlântica, com pausas para se refrescar nas terapêuticas águas salgadas, às vezes até com a opção de mergulho com snorkel. Você irá se impressionar com o que um mero bate e volta para Ubatuba pode fazer com você.

Confira aqui o roteiro para a Trilha das Praias Desertas, e aqui o roteiro para a Trilha das Sete Praias. 

Se esses passeios de 1 dia podem fazer tão bem para a sua saúde física e mental, o que você está esperando para embarcar numa aventura dessas? Nós podemos, inclusive, montar algo exclusivo para você e seus amigos! É só contar com os serviços da Pisa Trekking: especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de viagens de 1 dia. Confira todas elas aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e curta um dia fora das cidades grandes!

 

Leia mais textos sobre roteiros no Sudeste:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 286 outros assinantes

Deixe uma resposta