Depois de passar uma semana inteira imerso no caos urbano, uma escapadinha para a natureza pode ser justamente o que você precisava para relaxar. Imagina juntar os amigos e passar o dia tomando banho de cachoeira ou de mar, renovando as energias e respirando ar puro? Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá algumas opções de viagens de 1 dia, com destinos que partem de São Paulo para os mais diversos cantos do Estado.
Conteúdo
- 1 Complexo do Baú
- 2 Reserva do Japi - Trekking na Serra do Guaxinduva
- 3 Trekking no Parque das Neblinas
- 4 Trilha das Sete Cachoeiras
- 5 Trekking no Pico do Lopo
- 6 Ubatuba - Praias Desertas e Sete Praias
- 7 Conheça nossos roteiros!
- 8 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
Complexo do Baú
Você já ouviu falar de São Bento do Sapucaí? Talvez essa cidade não seja tão famosa quanto a sua vizinha, Campos do Jordão. Mas o que separa as duas certamente é um atrativo que pertence às melhores revistas de turismo: o Complexo do Baú, um conjunto de montanhas da qual faz parte a Bauzinho, a Ana Chata e a Pedra do Baú. Essa última, com impressionáveis 1.950m de altitude.
Não é incomum avistar pessoas fazendo vôo livre na Pedra do Baú. Da mesma forma, não é difícil encontrar famílias chegando de carro no topo da Bauzinho e levando até o cachorro junto. Talvez, o meio termo entre ambas experiências seja enfrentar a subida do Complexo do Baú num trekking intenso, mas recompensador. O importante mesmo, afinal, é chegar no topo: de lá, é possível observar um mar de morros verdes que se estende para todos os lados, numa típica paisagem de Serra da Mantiqueira.
Confira aqui o roteiro para o Desafio da Pedra do Baú, aqui o roteiro para o Trekking da Ana Chata, e aqui o roteiro para o Desafio Três Cumes.
Reserva do Japi - Trekking na Serra do Guaxinduva
Talvez você não saiba que existe uma importante reserva de Mata Atlântica próxima da cidade de São Paulo e ideal para um bate e volta. Essa, porém, é a Serra do Japi: situada a 100km da capital, e desde 1983 considerada um patrimônio histórico e natural do Estado. Ela é um importante fator de equilíbrio ecológico e climático da região e resguarda marcantes vestígios do passado bandeirantista e tropeirista do Brasil.
Os passeios na região, em geral, ficam dentro dos limites da extensa Fazenda Guaxinduva. Apesar de ser possível praticar esportes, pescar e até mesmo fazer churrasco, o ideal é aproveitar o tempo para se conectar com a natureza através das trilhas. Nelas, além de testemunhar fauna e flora exuberantes, você poderá também se banhar na abundância de quedas d’água que irrigam a região. Ou você achou que a Serra do Japi é chamada de “Castelo de Águas” à toa?
Confira aqui o roteiro para a Reserva do Japi.
Trekking no Parque das Neblinas
O Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes, também tem um papel importantíssimo na preservação da Mata Atlântica. Ele é uma reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo que faz parte do maior contínuo desse bioma no país. O Rio Itatinga, que corta o parque, também é muito beneficiado por essa preservação e constitui uma importante parte da identidade da região: a sua barragem data de 1910 e ainda gera energia para o Porto de Santos.
Para conhecer o parque, você pode optar por percorrer trilhas autoguiadas ou monitoradas, a pé ou de bike, fazer canoagem no rio, e até mesmo saborear um delicioso almoço feito com ingredientes locais. A ideia central, porém, é que você saia de lá entendendo a importância da existência de uma unidade de conservação dessas para a qualidade de vida de todos nós.
Confira aqui o roteiro para o Trekking no Parque das Neblinas.
Trilha das Sete Cachoeiras
Agora, se você realmente quer uma lição sobre preservação, está na hora de conhecer o Refúgio das Sete Cachoeiras, situada próximo de São Luiz do Paraitinga. Fundada por duas pessoas como você, que se cansaram da vida urbana, ela é um marco de recuperação e de restauração da natureza local. Os rastros de destruição deixados pelos antigos moradores da região foram rebatidos pela plantação de diversas árvores e frutos para atrair animais e proteger nascentes.
Localizada a 170km de São Paulo, a pousada é a base para a maioria das aventuras na região. A mais famosa delas é a trilha que passa por sete cachoeiras. São cascatas e poços d’água tão formosos que com certeza irão te seduzir a um banho. Em alguns trechos mais altos da trilha, que culmina em um mirante, é possível observar os infinitos morros que circundam a região. É uma chance única de prestigiar a natureza paulista.
Confira aqui o roteiro para a Trilha das Sete Cachoeiras.
Trekking no Pico do Lopo
Uma viagem de 1 dia com destino a uma cidade chamada Extrema certamente parece bastante radical. Bom, é verdade que o seu nome apenas deriva do fato de que ela é a cidade mais ao sul de Minas Gerais, mas você não precisa contar isso aos seus amigos. A Serra do Pico do Lopo é a presença imponente da região, parecendo um gigante deitado quando vista de baixo. Alcançar a “cabeça do gigante”, que recebe o nome oficial de Pedra do Cume, é o principal objetivo dos trekkers que vão lá.
Essa subida não é difícil e pode ser feita em etapas, com paradas para descanso em áreas planas como a Pedra das Flores. O trecho mais duro da caminhada é a última 1h30 até o cume, numa “escalaminhada” das boas. A vista lá de cima, porém, compensa por tudo. É um verde infinito que só é interrompido pelas águas azuis da Reserva de Joanópolis, que produzem um contraste interessante.
Confira aqui o roteiro para o Trekking no Pico do Lopo.
Ubatuba - Praias Desertas e Sete Praias
Ir para Ubatuba nos finais de semana e feriados é um passatempo muito comum entre paulistas. Mas se você acha que já exaustou todo o potencial do litoral norte de São Paulo, pense de novo! Ubatuba conta com mais de 100 praias, muitas delas ainda pouco exploradas e capitalizadas por conta do difícil acesso à região em que elas estão. Essas, sem dúvida, são as ideais para quem realmente quer relaxar.
A Trilha das Praias Desertas e a Trilha das Sete Praias são roteiros de trekking que buscam valorizar essas praias, que podem variar entre pequenos refúgios paradisíacos e enseadas mais movimentadas. Em geral, as caminhadas se dão por entre a Mata Atlântica, com pausas para se refrescar nas terapêuticas águas salgadas, às vezes até com a opção de mergulho com snorkel. Você irá se impressionar com o que um mero bate e volta para Ubatuba pode fazer com você.
Confira aqui o roteiro para a Trilha das Praias Desertas, e aqui o roteiro para a Trilha das Sete Praias.
Se esses passeios de 1 dia podem fazer tão bem para a sua saúde física e mental, o que você está esperando para embarcar numa aventura dessas? Nós podemos, inclusive, montar algo exclusivo para você e seus amigos! É só contar com os serviços da Pisa Trekking: especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de viagens de 1 dia. Confira todas elas aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e curta um dia fora das cidades grandes!
Leia mais textos sobre roteiros no Sudeste: