Por que viajar em grupo?

Viajar sozinho tem as suas vantagens, mas nada supera o sentimento de estar em um lugar maravilhoso e poder compartilhar essa experiência com outras pessoas. Seja observando suas reações ou ouvindo os seus comentários: tudo é mais divertido, enriquecedor e motivador. É por isso que, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá algumas razões para viajar em grupo

Oportunidade de fazer novos amigos

Em geral, pessoas que gostam de viajar costumam ter filosofias de vida parecidas; em viagens de ecoturismo e turismo de aventura, essa máxima torna-se ainda mais verdadeira. Seja porque todos amam e respeitam a natureza, ou porque gostam de encarar novos desafios, ou simplesmente porque curtem uma boa caminhada no meio da floresta, você poderá ter certeza de que existe muito mais em comum entre você e esse grupo de estranhos do que imagina.

Viajar em grupo, portanto, é uma ótima oportunidade de fazer amigos ao redor do mundo. Acompanhado de pessoas diferentes, você também poderá ser beneficiado pelos mais diversos insights que elas trazem consigo, fazendo com que expanda a sua própria mente e comece a enxergar as coisas de uma maneira diferente. Quando voltar para casa, perceberá que a sua experiência terá sido muito mais enriquecedora.

  • Rodas de histórias

Em viagens de ecoturismo, essa cena é comum. No final do dia, quando a escuridão está tomando o céu e todos estão cansados depois de horas de caminhada, não há nada melhor do que sentar para compartilhar algumas histórias. 

Nessa brincadeira, você pode chegar a se surpreender com o que algumas pessoas do seu grupo já viveram: talvez aquele senhor tenha recentemente feito o trekking ao Campo Base do Everest, ou aquela menina tenha acabado de voltar de um mochilão pela Índia. É nessa hora, também, que você começa a pegar dicas para as suas próximas viagens.

Ajuda sempre disponível

Em grupos, sempre existirão pessoas mais experientes e pessoas menos experientes. Se você se encaixa na segunda categoria, poderá contar com a ajuda e dicas dos outros para superar as suas dificuldades e evoluir mais rapidamente. Embora o guia turístico sempre esteja lá para cuidar da segurança de todos e garantir que ninguém fique para trás, ter uma rede de apoio maior é sempre melhor.

Isso é especialmente útil quando deseja experimentar uma atividade que nunca praticou antes. Seja cavalgada, stand-up paddle, rafting, ice trekking ou bungee jump: sempre haverá alguém para te incentivar e te apoiar quando for preciso. Ou então, se a amizade já estiver mais desenvolvida, até para rir de você quando você cair.

Não precisa se preocupar com detalhes

Isso é verdade para viagens com agências de turismo no geral, e principalmente para viagens em grupo. Cuidar de várias pessoas ao mesmo tempo nunca é fácil: algumas são mais distraídas, outras gostam de dormir até tarde, outras são mais aventureiras… E é por isso que as agências costumam criar rotinas bastante específicas, com objetivos diários claros, para que todos fiquem na mesma página e tenham o mesmo ritmo.

A vantagem disso é que você, cliente, não precisa se preocupar com tantos detalhes. Se está indo para o Egito, pode ter certeza de que visitará todos os principais pontos turísticos desse país, sem precisar se preocupar se algo importante está sendo deixado de fora, ou se vai dar tempo de fazer tudo o que gostaria de fazer. Afinal, as preocupações é melhor deixar em casa. 

Acesso a lugares restritos

No turismo tradicional, viajar em grupo significa que você vai poder pular aquela fila gigante para entrar no principal museu daquele país, e talvez até ter acesso às suas salas exclusivas. No ecoturismo, porém, essas vantagens se configuram de outra forma: é apenas através de um grupo que você poderá, por exemplo, fazer um trekking ao topo do Kilimanjaro ou um cicloturismo pelos principais vinhedos da Itália.

Geralmente, através de um grupo organizado também é possível conseguir hospedagens exclusivas nas casas das pessoas nativas da região, que não funcionam através do esquema tradicional de reserva em hotéis. Essa prática é comum em determinados trekkings no Brasil, como é o caso do Vale do Pati, em que pessoas da região abrem suas portas para receberem os turistas que vão lá visitar.

Agora que você já tem diversos motivos para viajar em grupo, que tal embarcar na sua próxima viagem ao lado de outras pessoas? Para escolher o melhor roteiro para você, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes de viagens em grupo. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia mais textos sobre dicas:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta