Pratos típicos da culinária indiana

Por Carla La Torraca

Não tem como pensar na Índia e não lembrar dos seus aromas e temperos. Quem já visitou o país sabe do que estou falando: a Índia exala uma mistura de essências adocicadas e ao mesmo tempo picantes. E se tratando da culinária, os pratos indianos te pegam pelo aroma e pelos sabores diferenciados. A culinária do país é uma boa mistura de vários povos que foram habitando o subcontinente, e é por isso que hoje cada região da Índia tem pratos específicos, cada qual com seu tempero. Conheça hoje os pratos típicos da culinária indiana.

Gastronomia indiana

Uma das grandes iguarias pelas quais a Índia é conhecida é o curry, que muitas pessoas confundem com a massala! Curry é o molho feito com massala e usado em quase todas as preparações culinárias. E a massala é a mistura de diferentes especiarias como gengibre, noz-moscada, canela, cúrcuma, coentro, louro, cravo, cominho, cardamomo, erva-doce, pimenta preta, branca, vermelha, hortelã, tulsi, pimenta-do-reino, chilli, entre outras. O mais interessante é que existe uma massala diferente para cada tipo de curry: frango, carneiro, vegetais, assim como para as saladas e grelhados. Portanto, não tem como prever quais ingredientes vão vir no seu prato. 

Para os indianos, um prato com sabor tem que ter massala. Por isso, no cardápio dos restaurantes, que estão acostumados com os turistas, costuma-se colocar o grau de ardência de cada prato, para que você possa escolher qual mais se adapta ao seu paladar. Se você está planejando viajar para a Índia para provar as iguarias, mas não gosta de pratos apimentados, é melhor já ir treinando a frase: “No spice, no pepper, no chilli”! Ou então procure os restaurantes que têm comida internacional, como italiana e chinesa. Os indianos estão bem preparados para receber os turistas a maioria dos hotéis oferecem cozinha internacional em seu cardápio. 

Outro detalhe importante ao viajar para a Índia é como se portar à mesa. Os indianos têm o costume de comer com a mão direita, utilizando o pão (na região do Norte) ou o arroz (na região do Sul) como “talher”. Nunca coma ou estenda a mão esquerda para um indiano, pois na cultura deles a mão esquerda é considerada imprópria ou suja.

A religião também influencia os pratos típicos da culinária indiana e hábito alimentar do povo. Para a maioria hindu, a vaca é considerada um animal sagrado, portanto eles não consomem carne bovina. E a carne suína também não é bem aceita, especialmente em regiões em que a população é de maioria muçulmana, que não permite o consumo. Mas é possível encontrar opções de pratos com frango, carneiro e peixe. Agora, se você é vegetariano, a Índia é o lugar certo pra você. Todos os restaurantes do país oferecem opções de pratos vegetarianos e alguns são exclusivamente vegetarianos.

Um dos destinos preferidos dos turistas em sua primeira vez na Índia é a região Norte, mais especificamente o Triângulo Dourado e o Deserto do Rajastão. Se está planejando viajar para esta região, vale muito a pena se deliciar com iguarias como a Samosa, os famosos “pastéis” recheados com feijão ou grão de bico, carneiro ou batata, ervas e vegetais. Além da Samosa, o Thali, uma “bandeja” com pequenas porções de pratos com seis sabores diferentes, é imperdível: salgado, doce, azedo, amargo, adstringente e picante, acompanhado por molhos. 

Outro prato que também vale a pena provar é o Chicken Malai Tikka: pedaços de frango marinados em iogurte e massala, e depois grelhados ou assados no forno “tandoori” - o mesmo do delicioso naan, um antigo e típico pão indiano. Além do naan, temos o chapati, roti, paratha entre outras variações de pães que podem ser utilizados como um “talher” para pegar a comida.

No Sul da Índia, encontramos o estado de Kerala, região exportadora de coco, ingrediente da maioria de seus pratos, assim como a malagueta, especiarias e peixes. Se você for para Kerala, sugerimos experimentar o Sambar, um mix de vegetais com coco queimado e uma pasta picante.

Outra sugestão é o Kerala Style Fish Molee, um prato feito com peixe e leite de coco. Qualquer prato que você puder provar que tenha peixe ou camarão e leite de coco pode ter certeza que vai ser delicioso! 

Já outro prato ao estilo de Kerala é o Masala Dosa, um crepe fermentado feito de massa de arroz e lentilhas pretas, recheado com batatas cozidas, cebolas fritas e especiarias. 

Além destes deliciosos pratos típicos da culinária indiana, esse povo também tem o costume de beber o Chai, uma bebida revigorante feita de chá, leite e especiarias. Cada família indiana “tempera” seu Chai a gosto, mas basicamente ele é preparado com cravo, gengibre, cardamomo, pimenta e anis. No Sul da Índia, é possível visitar as grandes plantações de chá e entender um pouco mais sobre seu cultivo e colheita.

Agora uma dica muito importante ao visitar a Índia: não coma ou prove alimentos vendidos na rua, pois existem bactérias com as quais nosso estômago não está acostumado. Até mesmo a água pode nos fazer mal. Procure sempre comer em restaurantes e só tome água engarrafada vendida em estabelecimentos confiáveis. Independente da região que visitar ou do prato que escolher, tenho certeza de que os sabores da Índia vão te surpreender.

Tem como dizer "não" para uma viagem à Índia, agora que você conhece os pratos típicos da culinária indiana? Para fazer seus planos virarem realidade, a Pisa Trekking pode te ajudar. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para a Índia. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre a Ásia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Pratos típicos da culinária indiana

Deixe uma resposta