5 lugares diferentes para conhecer no Brasil

Após a quarentena, tudo indica que a tendência será viajar pelo Brasil, explorar lugares diferentes, isolados e com muita natureza. É por isso que, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre selecionou 5 lugares diferentes para conhecer no Brasil e já começar a pensar na próxima viagem.

Serra do Roncador

Apesar da Serra do Roncador estar localizada bem no centro do Brasil, no estado do Mato Grosso, e ocupar uma área de mais de mil quilômetros, grande parte das pessoas nunca sequer ouviu falar dela. E, assim, o lugar ganha um aspecto ainda mais “misterioso”. Além das lendas que dizem que por lá já passaram UFOs, e o próprio nome do serra - derivado do som que o vento faz quando encontra os paredões rochosos - causa certo estranhamento.

Mas isso não ofusca os demais aspectos que fazem esse lugar ser tão especial, como o fato de que ele está situado bem na divisória entre os biomas de cerrado e floresta amazônica. As suas formações rochosas, além de grandiosas, às vezes lembram imagens de pessoas e animais, como é o caso do Bico da Serra do Roncador, o cartão-postal da região. 

E onde há relevos íngremes, há também grandes cachoeiras. O Complexo de Cachoeiras do Bateia, por exemplo, até parece um parque aquático natural, com suas várias quedas d’água de diferentes alturas e “hidromassagens” naturais. O Santuário das Araras, por sua vez, além de contar com as águas esmeraldas da Cachoeira da Samambaia, serve de refúgio para araras vermelhas.

A Serra do Roncador possui também o seu próprio sítio arqueológico, na chamada Gruta da Estrela Azul, com inscrições em alto relevo em formas geométricas. É possível conhecer a região da serra através de uma travessia com pernoites em acampamento selvagem, ou em um roteiro com atividades mais leves e pernoites em um hotel na cidade de Barra do Garças.

Confira aqui os roteiros para a Serra do Roncador.

Aparados da Serra

Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, está outro destino que não costuma entrar nos roteiros para viagens dentro do Brasil. Aparados da Serra é uma região que conta com mais de 60 cânions, alguns com quase 6.000m de extensão, e também reúne diferentes biomas como florestas de araucárias, mata atlântica e pampas gaúchos. 

O Cânion Fortaleza é considerado o mais bonito, e através da Trilha da Borda Sul, com cerca de 9km, é possível percorrer sua borda até chegar na Cachoeira do Tigre Preto, O Cânion Itaimbezinho, contudo, é sem dúvidas o mais famoso, e pela Trilha do Rio do Boi, você passa por seu interior e consegue observar os enormes paredões lá debaixo.

Uma alternativa ao trekking, porém, é fazer um passeio à cavalo pela Trilha da Fazenda, com uma bela vista dos campos de cima da serra, ou pela Trilha do Lajeado, passando por campos de altitude e matas de araucária, além do belo visual do Lajeado das Margaridas, um pedaço encantador do Rio Camisas. Em veículos 4x4 recomendamos um passeio até o Circuito das Águas para tomar belos banhos de rio, deliciando-se nas quedas d’água, que proporcionam uma ótima hidromassagem natural.

Já para quem curte pedalar, é possível fazer um roteiro intenso que te apresenta as principais paisagens de Aparados em um total de 62km percorridos ao longo de cinco dias. Como cânions não costumam fazer parte das paisagens brasileiras, esse é um passeio singular para o sul do país.

Confira aqui os roteiros para Aparados da Serra.

Alter do Chão

Alter do Chão, também conhecido como “Caribe Amazônico”, é um vilarejo de Santarém, no Pará, que além de contar com uma floresta amazônica exuberante, tem também praias de águas mornas, doces e verde-esmeraldas. Pode parecer exagero, mas a beleza é tanta que o jornal britânico The Guardian chegou a eleger o lugar como “a melhor praia do Brasil”. 

Nesse sentido, uma das paisagens mais celebradas do local é a Ponta do Cururu: uma ponta de areia lançada sobre o Rio Tapajós, de onde é possível assistir ao pôr do sol e, com sorte, observar os golfinhos brincando. É preciso lembrar, porém, que os cenários mudam de acordo com a estação do ano. Para quem quer curtir a praia, então, o melhor período é a seca, entre setembro e janeiro. 

Mas é claro que as florestas não podem ficar de fora. A Floresta Nacional do Tapajós é uma reserva de 600.000 hectares que abriga comunidades tradicionais e muita mata nativa, com igarapés e igapós. Uma das comunidades que recebe visitantes é a Maguari, que abriga cerca de 50 famílias e tem uma economia baseada no uso sustentável dos recursos da floresta.

Como a melhor maneira de explorar os atrativos de Alter do Chão é de barco, é possível fazer um roteiro a bordo, navegando pelas águas do Tapajós e Arapiuns e passando por algumas comunidades ribeirinhas. Em alguns canais, dá até para observar animais como jacarés, iguanas e papagaios passando pelos igapós. 

Confira aqui os roteiros para Alter do Chão.

Parque Estadual do Cantão

Criado em 1998, o Parque Estadual do Cantão pertence ao estado do Tocantins, entre os municípios de Ceasa e Pium. Apesar de não ser muito conhecida, a região é rica em biodiversidade, graças à sua localização na zona de transição entre o cerrado e a floresta amazônica. São, por exemplo, mais de 500 espécies de aves lá presentes, fazendo deste um ótimo destino para o ecoturismo de observação.

Aqui, a mesma dinâmica de Alter do Chão é observada: a seca vai de agosto a janeiro, e a cheia vai de fevereiro a julho. As paisagens e os passeios podem mudar de acordo com cada época. Assim, uma visita ao Rio Araguaia, com suas belíssimas ilhas desertas, pode render um banho na seca, ou uma observação das florestas inundadas ao pôr do sol na cheia.

E falando nisso, outro passeio que não pode faltar é uma caminhada no meio da floresta bem de manhãzinha, quando se ouve apenas o som dos primeiros pássaros e do correr das águas, para pegar o nascer do sol dentro da mata. Embora na seca o passeio seja a pé, e na cheia ele seja de barco, a experiência é a mesma: assiste-se à luz dar vida à floresta.

O Parque Estadual do Cantão também conta com uma sede, onde é possível aprender mais sobre o ecossistema do lugar através de painéis e vídeos educativos. Antes da fundação da reserva, a região do Cantão era uma das mais desconhecidas do Brasil. Isso reflete na preservação e no endemismo de sua flora e fauna.

Confira aqui o roteiro para o Parque Estadual do Cantão.

Serra da Capivara

Por último, na lista de 5 lugares diferentes para conhecer no Brasil, vem a Serra da Capivara: Patrimônio Cultural da Humanidade e um verdadeiro tesouro do Brasil. Nela encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com cerca de 1300 catalogados, mais de 500 com pinturas rupestres, e 173 abertos à visitação. As gravuras pré-históricas observadas apresentam detalhes das vidas das antigas sociedades que ocuparam a região por muitos milênios.

A Toca do Paraguaio foi o primeiro sítio a ser catalogado pelos cientistas, que encontraram lá dois esqueletos com datações de 7.000 e 8.670 anos atrás. O Boqueirão da Pedra Furada, porém, é o sítio de maior destaque, tendo sido ele o responsável por mudar a maneira como se acreditava que teria acontecido a ocupação das Américas. Lá, foram encontrados vestígios com até 50.000 anos - um deles, uma pintura de um veado e seu filhote, chegou a virar símbolo da serra. 

Mas a Serra da Capivara também se destaca pelas suas características geográficas. Essa foi a primeira reserva federal a preservar o bioma da caatinga. No período das chuvas, é possível observar claramente como a paisagem desértica dá lugar ao verde da vegetação desabrochando. Suas formações geológicas também são singulares, e a área está inclusive sendo cotada para receber o título de Geoparque.

Para dar conta de todas as informações a respeito das descobertas arqueológicas da área, bem como da fauna e flora locais, vale a pena fazer uma visita ao Museu do Homem Americano e ao Museu da Natureza, que apesar de pequenos, contam com acervos importantes. 

Confira aqui os roteiros para a Serra da Capivara.

Agora que você já sabe os 5 lugares diferentes para conhecer no Brasil, que tal começar a pensar em uma viagem para fazer após a quarentena? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos nacionais:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta