Instituto Mamirauá: o Amazonas contra a pandemia

O COVID-19 tem se espalhado rapidamente pelo Amazonas, levando ao colapso do sistema público de saúde e ameaçando comunidades ribeirinhas. Dentro desse contexto, o Instituto Mamirauá vem introduzindo iniciativas para conter o avanço do vírus no estado, criando inclusive um sistema de monitoramento do seu alastramento e levando a Amazônia para a casa das pessoas através dos sons da floresta. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre conta um pouco sobre esses projetos.

Sobre o Instituto Mamirauá

Se você já fez turismo na Amazônia, é possível que você já tenha se deparado com o Uacari Lodge, um dos muitos projetos mantidos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O Uacari é um hotel de selva localizado dentro da Reserva Mamirauá, que fica na região do médio Solimões, e se destaca por ser gerido inteiramente pelas comunidades ribeirinhas locais.

Mas além de promover um turismo educativo e sustentável, o Instituto Mamirauá tem um objetivo mais amplo: “promover pesquisa científica sobre a biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais da Amazônia de forma participativa e sustentável”, como eles mesmos dizem.

Mamirauá, afinal, é considerada uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, tendo sido a primeira do seu tipo a ser fundada no Brasil, em 1996. Diversos grupos de pesquisa voltados a ecologia florestal, análise geoespacial e fauna amazônica, por exemplo, atuam na área desde 2004. 

Esforços contra a pandemia

Mas novos desafios requerem novas iniciativas. Desde o início da pandemia, o Instituto Mamirauá tem trabalhado para conter o avanço do coronavírus na Amazônia Central. Diariamente, o Instituto envia aos ribeirinhos e líderes comunitários atualizações sobre as maneiras mais efetivas de se precaver contra o vírus. Semanalmente, também são produzidos dois programas de rádio a respeito da pandemia.

A principal ferramenta criada pelo Instituto, porém, é a plataforma de monitoramento em tempo real do avanço do COVID-19 no Amazonas, que pode ser acessada aqui. A plataforma contém um painel interativo que mostra o número total de casos, o número de casos por 100 mil habitantes, e o número de óbitos referentes a cada município e ao estado como um todo.

O Instituto espera que, ao ter acesso a esses dados, o setor público possa compreender de que maneira a pandemia está se alastrando pelo estado, para desenvolver estratégias cada vez mais adequadas para contê-la. 

O desenvolvimento da plataforma, segundo o Instituto, só foi possível porque a empresa que fabrica o software de informação geográfica “cedeu temporariamente, de forma gratuita, o acesso a seu programa de resposta a desastres como forma de apoiar ações de enfrentamento à Covid-19.”

Sons de Mamirauá

Para contribuir para o bem-estar de todos nós que estamos de quarentena nas nossas casas, o Instituto Mamirauá, através da pousada Uacari Lodge, disponibilizou também um áudio imersivo de 30 minutos com sons gravados na própria Reserva Mamirauá, chamado “Sons de Mamirauá”. 

É só fechar os olhos e se deixar levar pelos sons dos pássaros, mamíferos e insetos ao seu redor. Você pode imaginar que está em uma trilha no meio da Floresta Amazônica, e depois numa canoa com um dos guias experientes da pousada. No final, você é levado de volta para a pousada, onde é possível relaxar nas redes das suas varandas. Se você preferir, o áudio também é um ótimo acompanhamento para tarefas domésticas e estudos.

Agora que você conhece o Instituto Mamirauá e as suas iniciativas, conte com a Pisa Trekking para oferecer mais experiências amazônicas inesquecíveis, depois que a pandemia acabar. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos viagens assim há 32 anos. Confira todas aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos relacionados à pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

3 Comentários em: “Instituto Mamirauá: o Amazonas contra a pandemia

  1. Durante o período de pandemia, com essa nova onda, como está sendo do ponto de vista econômico? Quais estão sendo as estratégias para diminuir os impactos financeiros, na comunidade, que provavelmente teve com a parada total do turismo em todo o país?

Deixe uma resposta