Viagens de Carro próximas a SP, MG e RJ

Para fazer pequenas aventuras com a família, não é preciso pegar o avião e ir para um lugar longínquo. Cada vez mais, viagens de carros se tornam atraentes e seguras, especialmente em tempos de pandemia. Em poucas horas de estrada, é possível se hospedar em um hotel em meio à natureza e curtir alguns dias fora da cidade. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre mostra algumas opções de viagens de carro.

Ubatuba - Banana Bamboo Ecolodge

Praticamente todo paulista já pegou o carro e decidiu passar uns dias em Ubatuba para desestressar. Embora as praias sejam os chamarizes de lá, existe outra opção que você precisa começar a incluir nos seus roteiros: o Sertão de Ubatumirim. Esse local um tanto escondido é casa para uma diversidade natural, cultural e étnica incrível, no coração da Mata Atlântica

O Banana Bamboo Ecolodge, utilizando uma arquitetura sustentável que o insere na paisagem de maneira harmoniosa e respeitosa, também busca readequar a “frequência” mental dos seus hóspedes à daquele lugar. São oferecidos serviços de spa, aulas de yoga, meditação, banhos de argila, sauna, escalda-pés, watsu e passeios externos como trekkings, caiaque e stand-up paddle. 

Com esses últimos, você fica conhecendo não só a maravilhosa região de Ubatumirim, mas também regiões litorais, como a Praia do Sono e Paraty, e o Pico do Corcovado, a depender do passeio que você escolher.

Confira aqui o roteiro de carro para Banana Bamboo Ecolodge.

Socorro - Hotel Parque dos Sonhos

O Hotel Parque dos Sonhos está localizado a 15km da cidade de Socorro, numa região onde cachoeiras, trilhas ecológicas, grutas e animais os cercam. Nos seus mais de 20 alqueires de extensão, o parque conta com chalés, restaurante, lojas, salão de jogos, piscina, saunas, e mais de 30 atividades diferentes incluídas no pacote. Ou seja, aqui você tem a garantia de que não ficará entediado.

Tirolesas, circuitos de arvorismo, bóia-cross, rapel, cavalgada, trilhas ecológicas e espeleoturismo são algumas dessas atividades, que além de divertirem, também são educacionais. O hotel, afinal, trabalha o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), garantindo que as belas paisagens verdes montanhosas dos seus arredores não sejam prejudicadas. Todas as dependências do hotel também são adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Créditos: Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

Confira aqui o roteiro de carro para Hotel Parque dos Sonhos.

Serra da Mantiqueira - Fazenda Santa Vitória 

A Fazenda Santa Vitória é uma propriedade centenária que, assim como o Parque dos Sonhos, está localizada na Serra da Mantiqueira. Ela fora fundada em 1850, ainda na era do café, próxima a uma antiga aldeia de índios em Queluz, por onde passava a Estrada Real. Hoje, o seu meio de sustento se dá através da produção de leite e - claro - da hospedagem de pessoas que buscam uma vivência rústica e relaxante.

O cenário que a circunda é composto por pastos, plantações, florestas e um riacho de águas cristalinas. Como é de se esperar, então, a gastronomia provém inteiramente de ingredientes orgânicos da região. A hospedagem é dividida entre dois tipos de suítes - instaladas dentro da sede ou anexadas a ela - e as casas de montanhas, que contam com um estilo mais contemporâneo e são afastadas da sede.

Seja qual for o quarto escolhido, é bom fazer a reserva com antecedência, já que a demanda é alta. Quanto às atividades, elas abrangem trilhas, passeios à cavalo ou de bicicleta, banhos de cachoeira, degustações de queijos e cachaça, além da possibilidade de visitar reservas ao seu entorno, como a Fazenda Restauração e a Serra da Bocaina.

Créditos: Fazenda Santa Vitória

Confira aqui o roteiro de carro para Fazenda Santa Vitória.

Santo Antônio do Pinhal - Quinta dos Pinhais

Para uma experiência requintada e romântica, você dificilmente irá encontrar um lugar melhor do que a Quinta dos Pinhais. Localizada no mais charmoso bairro de Santo Antônio do Pinhal, Sertãozinho, aqui você tem uma vista privilegiada da Pedra do Baú e dos vales que a cercam. Isso é resultado da própria elevação da pousada, que em algumas partes chega a atingir 1400m de altura.

É evidente que tudo nesse lugar foi elaborado com cuidado e bom-gosto para garantir o máximo de conforto aos hóspedes. As hospedagens são divididas entre vivências, moradas, chalés e casa de campo, todas com hidromassagem e, por vezes, piscinas privativas, em estilos rústicos e chiques. A gastronomia é igualmente requintada, utilizando os sabores típicos da região. 

Aqui, as atividades incluem quadra de tênis, mini golf, trilhas, passeios a cavalo, arco e flecha, salão de jogos, saunas, campo de futebol, fazendinha, entre outras opções.

Créditos: Pousada Quinta dos Pinhais

Confira aqui o roteiro de carro para Quinta dos Pinhaisl.

Brotas - Multiaventuras

Brotas é sinônimo de aventura e ecoturismo, e o destino perfeito para passar um final de semana diferente com família ou amigos. Embora a ordem das atividades seja decidida localmente, o seu dia será dividido em quatro etapas principais: rafting com tirolesa, voo do Poção, arvorismo e bóia-cross. Todas permitem conhecer melhor a natureza local, com início ou término na Vila Poção.

Mesmo que você nunca tenha praticado nenhuma das atividades acima e esteja inseguro, é importante lembrar que todas elas são supervisionadas por uma equipe altamente qualificada, com décadas de experiência e uma sólida reputação em estudos do meio. Aqui, a hospedagem ocorre na própria Vila Poção, em chalés que oferecem privacidade e conforto.

Créditos: Poção Brotas

Confira aqui o roteiro de carro para Brotas.

Intervales - Paraíso Eco Lodge

O Paraíso Eco Lodge apresenta instalações chiques, criativas e confortáveis, com decorações temáticas de diversas culturas, ao mesmo tempo em que serve de base para inúmeras atividades ao ar livre que ocorrem no Parque Estadual Intervales e no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Todas esses atrativos externos, porém, são opcionais e devem ser reservados no local.

As opções de trilhas são diversas. Algumas passam por sítios arqueológicos históricos, como é o caso da Trilha das Encantadas, outras levam a grutas e cachoeiras, como a Gruta do Dragão e a Cachoeira dos Desejos, e outras, por fim, levam a picos elevados, da onde é possível enxergar quase toda a serra, como o Pico do Sol. Arvorismo, tirolesa, rapel, caiaque e observação da natureza são outras atividades também disponíveis.

Esse pacote é indicado para famílias e para iniciantes no trekking, pois muitas das trilhas não apresentam dificuldades e existe a opção de passar os dias apenas relaxando na pousada. 

Créditos: Paraíso Eco Lodge

Confira aqui o roteiro de carro para Intervales.

Comuna do Ibitipoca - Fazenda do Engenho

Localizada perto do município de Lima Duarte, em Minas Gerais, a Comuna do Ibitipoca é uma das principais responsáveis pelo processo de reflorestamento e da criação de corredores de fauna que vem ocorrendo na região. Esse projeto começou em 1981 com a aquisição da Fazenda do Engenho, e só em 2009 houve abertura para o turismo como forma de gerar emprego e expandir a conscientização.

São três os passeios inclusos: o Circuito Pedra do Gavião, que leva ao topo de um dos cartões-postais do Parque Estadual de Ibitipoca, o Circuito das Águas, que passa pelas cachoeiras e as piscinas naturais de tom avermelhado, e a Gruta dos Andorinhões, uma gruta de aproximadamente 30m de extensão. Um dos ideais da Reserva do Ibitipoca é se tornar um referencial turístico, a fim de gerar visibilidade àquela região e aos projetos de sustentabilidade.

Confira aqui o roteiro de carro para a Comuna do Ibitipoca.

Agora que você já sabe para onde fazer uma viagem de carro, que tal começar a planejar nos próximos passos? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes de Viagens de Carro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos perto de São Paulo:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 338 outros assinantes

Deixe uma resposta