Por que escolher um parque nacional é a melhor opção no pós-pandemia?

Após vários meses de quarentena, o turismo está sendo retomado gradualmente no Brasil. Porém, a pandemia ainda não acabou, e quem quiser viajar precisará fazer uma decisão cuidadosa e consciente sobre qual destino visitar. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre explica por que, quando abrirem, os parques nacionais serão a sua melhor opção.

Menor possibilidade de contágio

A principal razão que torna os parques nacionais mais seguros do que outros destinos é o fato de que os seus passeios ocorrem ao ar livre. Como bem se sabe, o coronavírus - assim como outros tipos de vírus - pode ser transmitido através de gotículas de saliva ou de secreções respiratórias que se encontram no ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, por exemplo. 

Em ambientes fechados, onde há menor circulação de ar, essas gotículas permanecem suspensas por mais tempo, aumentando a chance de contágio. Afinal, em ambientes fechados, é inclusive mais provável que existam aglomerações de pessoas, muitas vezes inviabilizando o distanciamento social mínimo de 1 metro recomendado.

Mas em parques nacionais, a história é outra. Uma vez que os passeios ocorrem primariamente ao ar livre, a circulação do ar é ininterrupta. Desde que você cuide para não tocar em superfícies comuns e depois levar a mão aos olhos ou boca sem antes higienizá-la, e não ficar a menos de 1 metro de distância de outras pessoas, a possibilidade de contágio é mínima. 

Oportunidade para voltar a se exercitar

Quando os parques e as academias fecharam, e as nossas rotinas mudaram completamente, muitos de nós não conseguiram cultivar o hábito de se exercitar periodicamente. Adicionando a isso os filmes e séries que nos deixam grudados no sofá, e as guloseimas que acompanham tudo isso, a saúde física acabou sendo um dos aspectos das nossas vidas mais negligenciados nesta pandemia.

Nesse sentido, uma viagem para um parque nacional poderia ser o ímpeto para o começo da mudança. Em todos os principais parques do Brasil é possível encontrar trilhas e demais atividades que correspondem à sua capacidade física, que não exigem muito preparo prévio, e que também são ótimos para levar a sua família com você. 

Só de estar em um ambiente desses você já começa a se desligar da hábitos prejudiciais à sua saúde. Ao invés de passar horas a fio olhando para a tela do seu celular, você passa a olhar para o horizonte, aliviando a pressão dos seus olhos e também os exercitando. O ar puro e revigorante da natureza, que você respira profundamente ao fazer exercícios, também vasculariza melhor o seu corpo e faz você se sentir mais bem-disposto. Tudo isso, inclusive, é um grande incentivo para nos fazer lembrar da importância da natureza nas nossas vidas.

Não é preciso esperar 

Ao contrário de destinos turísticos mais “tradicionais” e até destinos internacionais, alguns parques nacionais brasileiros já foram reabertos para o turismo. Assim, se você já não aguenta mais ficar dentro de casa, você não precisa esperar para voltar a viajar. Só é preciso se atentar aos novos protocolos de saúde e segurança, e evitar viajar durante períodos de feriados, finais de semana e férias.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, por exemplo, retomou suas atividades em julho, apesar de estar com restrições quanto aos passeios oferecidos e funcionando com apenas 55% da sua capacidade original. De maneira similar, Aparados da Serra também voltou com 40% da sua capacidade original, assim como Bonito, com grupos de visitação menores, e o Anavilhanas Jungle Lodge, localizado na Amazônia, que contará com intensa sanitização e higienização das suas instalações. 

Agora que você já sabe porque escolher viajar para parques nacionais, já está pronto para começar a planejar os próximos passos? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes de viagens para diversos parques nacionais. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta