O que fazer na Praia da Pipa?

A Praia da Pipa, localizada no Rio Grande do Norte, já foi considerada uma das dez praias mais belas do Brasil, mas é importante lembrar que ela tem muito mais a oferecer do que apenas uma beira-mar para você se refrescar. A região também abriga projetos de proteção ecológica, roteiros de gastronomia e uma vida noturna agitada! Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra o que fazer na Praia da Pipa.

As praias de Pipa

O nome “Praia da Pipa”, no singular, pode levar algumas pessoas a pensarem que o local se trata de uma única e contínua faixa de areia. Na verdade, porém, ele abrange um conjunto de diversas praias espalhadas por um trecho do litoral sul do Rio Grande do Norte. A Praia do Centro é a mais movimentada e a que conta com infraestrutura mais desenvolvida.

É possível fazer uma caminhada rápida de lá até a Praia do Amor, onde está contida a Pedra da Pipa, formação geológica que deu nome à região. O caminho é enfeitado pelos enormes chapadões e falésias que servem como mirantes naturais, e que você pode alcançar de carro ou a pé.

Mais ao sul está a Praia das Minas, uma praia deserta demarcada pelo Projeto TAMAR para a desova de tartarugas marinhas. Já a Praia de Sibaúma é um antigo vilarejo quilombola fundado após o naufrágio de um navio negreiro na região, e que, 400 anos depois, ainda permanece ativo, já tendo sido cenário de novela.

Ao norte, um dos grandes destaques é a Praia do Curral, mais conhecida como Baía dos Golfinhos. O nome não cria falsas expectativas, tendo em vista que não é difícil observar bandos de golfinhos nadando ao longe. O acesso à praia, porém, só é possível quando a maré está baixa.

  • Dunas de Cacimbinhas

Também ao norte estão as divertidas Dunas de Cacimbinhas, onde é possível praticar o “esquibunda” ou alugar um sandboard para descer os montes de areia. Apesar de simples, essa é uma boa opção do que fazer na Praia da Pipa, pois a partir da sua localização privilegiada, é possível observar toda a orla entre Tibau do Sul e Pipa.

A Praia de Cacimbinhas é bem mais calma e isolada do que a Praia do Centro, tendo se tornado um ponto de encontro para praticantes de surfe e kitesurfe por conta das suas águas agitadas e profundas. 

Santuário Ecológico de Pipa

O Santuário Ecológico de Pipa é uma reserva ecológica que além de servir de base para pesquisas científicas de projetos como TAMAR e ICMBio, recebe turistas todos os dias e oferece atividades educativas para escolas públicas e privadas. Se você quer sair um pouco das praias e conhecer mais da flora e fauna local, esse é o lugar ideal para fazer isso.

Os ingressos de entrada são a principal fonte de renda do Santuário, e uma vez lá dentro você tem acesso a diversas trilhas que te levam para os interiores das florestas locais, onde é possível observar saguis, iguanas, timbus e garças, e para as enseadas. Uma das caminhadas mais conhecidas termina no mirante da Praia do Madeiro, que por vezes é povoada por golfinhos e tartarugas.

Créditos: Santuário Ecológico de Pipa - Facebook

Bike pela Rota das Falésias

Para os mais ativos e aventureiros, um passeio de bicicleta pela Rota Das Falésias é uma ótima opção do que fazer na Praia da Pipa. No total são cerca de 10 km percorridos, sendo que o principal foco do passeio é a exploração da geografia do local. Como o nome já indica, o roteiro ocorre principalmente nas falésias do Chapadão.

O Chapadão é um mirante que dá vista para o litoral sul e para a Praia do Amor, chegando a medir 40 metros de altura. De lá o roteiro segue para o vilarejo de Pipa, passando pelas suas calçadas e ruas de barro, até se encerrar no Santuário Ecológico. É importante relembrar que Pipa também tem espaço para diversas outras atividades de aventura, como tirolesa e arvorismo.

Passeio Gastronômico no Barco Solemio

A Praia da Pipa tem uma gastronomia variada, passando da tapioca às delícias regionais, como caranguejo e sururu, chegando à alta gastronomia. No passeio gastronômico do Barco Solemio, você tem a oportunidade de experimentar um pouco de tudo enquanto conhece uma das regiões mais belas de Pipa, a Lagoa de Guaraíras.

A Lagoa possui águas calmas e esverdeadas, por onde passam golfinhos e garças, com bancos de areias onde é possível montar cadeiras e mesas para fazer uma refeição. Quanto à comida, são servidos espetinhos de camarão, mariscos, queijo-coalho, algumas variedades de peixes, carnes e frango, acompanhadas de salada e um drink tropical da sua escolha. Existem cerca de 10 variedades de frutas para sucos e caipirinhas.

Créditos: Passeio de Barco Solemio - Facebook

Vida noturna

Como última sugestão do que fazer na Praia da Pipa, ressaltamos a sua vida noturna, que vem se tornando cada vez mais badalada à medida que a região se torna mais conhecida. A Avenida dos Golfinhos é o principal ponto de encontro da região, sendo que nas noites de sexta, sábado e domingo, os restaurantes e bares de lá ficam cheios.

Cada estabelecimento conta com uma decoração chamativa diferente, às vezes contratando músicos ao vivo ou DJs, refletindo a diversidade de nacionalidades e regiões. A noite também é o horário ideal para sair às compras, tendo em vista que muitas lojinhas não ficam abertas durante o dia. A Boate Calangos é o destino mais popular para os festeiros que gostam de passar a noite em claro, sendo considerada uma das melhores baladas do Nordeste inteiro. 

Créditos: Gabriel Rocha - Flickr

Agora você já sabe o que fazer na Praia da Pipa! Que tal começar a pensar numa viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Praia da Pipa. Confira todos aqui, e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos no Nordeste:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta