Viaje no Brasil sem aglomeração nos próximos feriados

Se evitar aglomerações sempre foi o plano da maioria dos viajantes, hoje manter o distanciamento social é mais importante ainda. Assim, se você planeja viajar nos próximos feriados, é importante escolher destinos que estão fora da rota turística comum. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra algumas opções para viajar no Brasil sem aglomeração.

Serra da Capivara - Arqueologia e Natureza

Além de possuir praias esplêndidas, o Piauí também guarda um dos maiores tesouros do Brasil: a Serra da Capivara, que passa despercebida por grande parte dos turistas que vão à região. Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, esse é o maior conjunto de sítios arqueológicos das Américas, contando com mais de mil desses locais. Lá estão presentes diversos vestígios da presença do homem pré-histórico, desde pinturas rupestres a lanças e restos de fogueiras.

A Toca do Boqueirão da Pedra Furada é um dos sítios mais importantes, e conta com a pintura que virou símbolo do parque: um veado fêmea com o seu filhote. Lá perto também está presente a Pedra Furada, monumento geológico que virou cartão-postal do local. A observação de fauna e flora, caminhadas ecológicas, passeios de bike, escaladas e rapel também são atividades comuns na Serra da Capivara, que serve como área de proteção da caatinga.

Confira aqui o roteiro para a Serra da Capivara - Arqueologia e Natureza.

Serra da Canastra 

A Serra da Canastra está localizada no sudoeste de Minas Gerais e por muito tempo se manteve isolada devido a estradas de terra precárias. Assim, toda a sua vegetação típica do Cerrado brasileiro, e cursos d'água e cachoeiras que chegam a medir 300m de altura, permanecem muito bem preservados. É lá, inclusive, que nasce o Rio São Francisco, um dos principais rios da América do Sul.

Para quem está visitando no feriado, a opção fast trek é a mais recomendada, tendo em vista que, além de ser mais prática, ela é feita com um grupo fechado, e dificilmente são encontradas outras pessoas pelo caminho. Com mochilas leves, percursos longos e uma logística 4x4, é possível cobrir alguns dos principais atrativos da região, como a Serra dos Canteiros, a Cachoeira do Barulho e o Chapadão da Babilônia. A Serra da Canastra também é abrigo para o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e diversas espécies de animais sob risco de extinção.

Confira aqui o roteiro para a Serra da Canastra.

Expedição OBB - Programa Expandindo a Zona de Conforto

Muitas vezes sentimos a necessidade de nos desafiar, de sair um pouco da zona de conforto, mas não sabemos muito bem como fazer isso. O Programa Expandindo a Zona de Conforto, da Outward Bound Brasil, ajuda indivíduos de mais de 18 anos a ampliarem seus limites com atividades na natureza. Por ser organizado em grupos fechados, com baixo risco de encontrar outras pessoas no caminho, o programa também é uma opção mais segura para feriados.

Através de uma expedição de 4 dias, onde atividades cada vez mais desafiadoras são propostas pelos instrutores que acompanham o grupo, você aprende técnicas básicas de sobrevivência na natureza, como navegar com mapa e bússola, montar a sua própria barraca e aplicar os princípios de Leave No Trace. Portanto, para participar não é necessária nenhuma experiência prévia, mas é importante ter bom condicionamento físico.

Confira aqui o roteiro para o Programa Expandindo a Zona de Conforto.

Amazônia - Cristalino Jungle Lodge

A sua experiência amazônica pode ser confortável, autêntica e sustentável ao mesmo tempo. O Cristalino Jungle Lodge está na beira do Rio Cristalino, em meio à densa Floresta Amazônica do norte do Mato Grosso, e já foi eleito pela National Geographic Traveler como um dos melhores hotéis do Brasil. Algumas das grandes vantagens do hotel são as suas torres de observação de 50m de altura, que oferecem uma vista incrível, e o elevado grau de isolamento que ele promove, tendo em vista que só se tem contato com quem está hospedado lá.

Essa é uma das regiões com maior biodiversidade de toda a Amazônia, contando com inúmeras espécies endêmicas como o Macaco-aranha-de-cara-branca e o Macaco Cuxiú-de-nariz-vermelho. Como a grande estrela do roteiro é a floresta, o hotel organiza atividades como trilhas na natureza, canoagem pelos igapós e observação de pássaros.

Créditos: Edson Endrigo

Confira aqui o roteiro para o Cristalino Jungle Lodge.

Serra Catarinense - Urubici Aventura 

Com o calor cada vez mais intenso que se alastra no país, é bom ir para um lugar que, mesmo no verão, o ar refrescante das montanhas é predominante. Esse é o caso do município de Urubici, na Serra Catarinense, um destino pouco conhecido, e cujas estradas levam para cânions, cachoeiras, grutas e pinturas rupestres deixadas pelos índios da Tribo Xokleng.

Um dos principais trekkings da região é a Trilha da Pedra Furada, que passa pelo ponto mais alto da Serra Geral, o Morro da Igreja (1.822m), e desemboca no centro da formação geológica mais curiosa da região, a Pedra Furada. Após esse percurso também é possível visitar a Cascata Véu de Noiva, com seus 60m de queda. Para observar a grandiosidade da região e a sinuosidade das estradas que levam até lá, o Mirante da Serra do Rio do Rastro também é imperdível.

Confira aqui o roteiro para a Serra Catarinense - Urubici Aventura.

Pantanal Sul - Fazenda Aguapé 

O Pantanal é uma das áreas de maior biodiversidade do Brasil, e por ter um relevo composto principalmente por planícies e mata pouco densa, ele também é perfeito para a observação de animais como jacarés, capivaras, onças, tamanduás, entre outros. A Fazenda Aguapé existe há mais de 150 anos e está localizada na porção do Pantanal que se encontra no Mato Grosso do Sul. A pousada também oferece certo grau de isolamento considerando que só se tem contato com os demais hóspedes.

Para quem se hospeda lá, existem diversas opções de passeios que contribuem para uma melhor compreensão do bioma. Um dos mais populares é o passeio a cavalo, tendo em vista que esse é o melhor meio de locomoção para atravessar os brejões e campos abertos. Também há passeios de barco pelo Rio Aquidauana, caminhadas, safári fotográfico, focagem noturna, e atividades para aprender sobre o manejo de gado.

Confira aqui o roteiro para o Pantanal Sul - Fazenda Aguapé.

Parque Estadual do Cantão e Lagoa da Confusão 

A região do Parque Estadual do Cantão, localizado em Tocantins, é ponto de encontro para três dos principais biomas brasileiros: Cerrado, Amazônia e Pantanal. Por ser uma área de transição, ela é riquíssima em biodiversidade, e perfeita para fazer um safári fotográfico através do Rio Araguaia. Ainda assim, apesar da sua singularidade imperdível, o destino ainda é pouco conhecido e visitado.

As paisagens também são de tirar o fôlego, variando entre praias de areias brancas, ilhas desertas e mais de 800 lagoas. Uma dessas lagoas é a Lagoa da Confusão, situada às margens do município de mesmo nome, que permite passeios de barco e banhos. Nas matas de transição também é possível fazer caminhadas que se iniciam antes mesmo do sol nascer, para que seja possível observar a vida da floresta de despertando.

Confira aqui o roteiro para o Parque Estadual do Cantão e Lagoa da Confusão.

Agora que você já sabe para onde ir nos próximos feriados, que tal começar a se planejar? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta