Categories: Viagens

2 destinos para avistar onça-pintada no Brasil

A onça-pintada é o maior felino das Américas, mas avistá-la ainda é um evento raro que poucos conseguem presenciar. Por sorte, existem roteiros especiais - pelo Pantanal e Amazônia - que te levam ao coração do seu habitat natural, de forma totalmente harmônica, aumentando as chances de encontrar esse animal tão belo e poderoso.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre os dois melhores destinos para avistar a onça-pintada no Brasil. 

Pantanal

O Pantanal é um dos destinos mais indicados para avistar animais selvagens no Brasil, e isso se estende à onça-pintada. Para maximizar suas chances de vê-la, existe um roteiro de cruzeiro que te leva às profundezas da região, onde a fauna e flora são protegidas e compõem um verdadeiro santuário natural.

O roteiro percorre os rios Paraguai e Cuiabá durante cerca de 5 dias. O grupo é levado por um barco que conta com suítes confortáveis, sala de refeições e espaços ao ar livre para apreciação da paisagem. Já para explorar os cantos mais escondidos dos rios, há duas saídas diárias com lanchas motorizadas. 

A todo momento, ficamos atentos às possíveis aparições da onça-pintada. Embora tenham hábitos noturnos, elas também podem sair durante o dia para caçar, beber água ou nadar no rio. Por isso, é sempre bom ficar a postos com binóculos e câmeras. 

Enquanto elas não aparecem, nós apreciamos os demais animais que compõem esse rico ecossistema, como jacarés, ariranhas e centenas de espécies de aves. As paisagens também são de tirar o fôlego, especialmente na região da Serra do Amolar, com suas gigantes vitórias-régias.

Ao todo, exploramos os arredores de 4 importantes Unidades de Conservação do Pantanal: Reserva Ecológica do TAIAMAN, Parque Nacional do Pantanal, Parque Estadual Encontro das Águas e a Estrada Parque Transpantaneira. É uma viagem completa por esse bioma tão especial, onde a onça-pintada é a cereja do bolo. 

Confira aqui o roteiro Cruzeiro Pantanal - Expedição em Busca da Onça Pintada.

Amazônia

A Amazônia possui a maior densidade de onças-pintadas do Brasil. Isso, porém, não basta para garantir que iremos avistá-la. É por isso que existe o roteiro Jaguar Expedition, que além de passar pelos locais que as onças costumam frequentar, ainda oferece uma visão exclusiva do Projeto Iauaretê, um dos principais projetos de preservação de onças do país.

Ao lado do pesquisador Emiliano Esterci Ramalho, que possui mais de 10 anos de experiência no estudo de onças - ou outro pesquisador de sua equipe -, os visitantes adentram a floresta alagada de canoa, rastreando a onça-pintada com ajuda de receptores VHF de telemetria. 

Os principais objetivos são contemplar esses felinos e aprender mais sobre os seus meios de vida. Os visitantes podem, inclusive, ser envolvidos nas atividades rotineiras do Projeto Iauaretê, como a inspeção das armadilhas-fotográficas instaladas nas árvores, que captam imagens das onças e suas presas, por exemplo.

Também há paradas para apreciar outros animais, como jacarés, macacos e aves, e para conhecer as comunidades ribeirinhas locais. Os pernoites ocorrem no Uacari Lodge, uma pousada flutuante na Reserva Mamirauá, a cerca de 600 km de Manaus. Ela possui uma estrutura completa para aproveitar esses dias isolados no coração da Amazônia.

O Jaguar Expedition é uma iniciativa pioneira que busca proteger a população de onças-pintadas da Várzea de Mamirauá através de atividades turístico-científicas. No valor do roteiro, já está inclusa uma doação direta ao Projeto Iauaretê, visando o financiamento de pesquisa e projetos de educação ambiental junto às comunidades locais.

Confira aqui o roteiro Amazônia - Jaguar Expedition na Reserva Mamirauá.

Agora que você conhece esses 2 destinos para avistar a onça-pintada no Brasil, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pantanal e a Amazônia. Confira todos aqui e aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: amazôniaCruzeiro no PantanalInstituto MamirauáJaguar ExpeditionOnça-PintadapantanalPreservação de onçasProjeto Iauaretê

Recent Posts

  • Viagens

5 ideias de Cicloturismo para fazer em 2025

Se você gosta de viajar de forma ativa e diferente, o cicloturismo é uma escolha certeira. Pedalando, cada quilômetro traz…

6 dias ago
  • Viagens

Réveillon no Deserto de Atacama, o que fazer?

Banhos em piscinas termais, caminhadas entre lagunas e vulcões, e um brinde à meia-noite em um dos povoados mais antigos…

2 semanas ago
  • Viagens

Onde passar o Natal fora do Brasil?

Que tal viver um Natal diferente, conhecendo tradições únicas, participando de celebrações que você nem sabia que existiam e, de…

3 semanas ago
  • Viagens

5 viagens nas Américas do Sul e Central para o Réveillon 2026

O Réveillon não precisa ser só champanhe e contagem regressiva. Que tal começar 2026 explorando trilhas entre florestas tropicais, vulcões…

4 semanas ago
  • Viagens

5 trekkings incríveis no Nordeste do Brasil

Quando a gente pensa em trekking, nem sempre o Nordeste vem primeiro à cabeça, mas deveria. A região abriga paisagens…

1 mês ago
  • Viagens

A importância de Niède Guidon para o Brasil e o mundo

Em 5 de junho de 2025, o Brasil perdeu uma das maiores defensoras de seu patrimônio histórico e natural. Niède…

1 mês ago