Cicloturismo na Patagônia

A Patagônia é um dos melhores destinos do mundo para quem busca viagens de bicicleta na natureza. Sua excelente infraestrutura turística, aliada a paisagens de lagos cristalinos, montanhas e florestas, proporcionam uma experiência inesquecível. Por sorte, diversos roteiros da região podem ser feitos até mesmo por ciclistas iniciantes e intermediários.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre indica três dos melhores roteiros de cicloturismo na Patagônia para você fazer.

Rota dos Sete Lagos

A Rota dos 7 Lagos é um dos destinos mais espetaculares para cicloturismo na América do Sul. Localizada na Patagônia argentina, a rota tem início na Villa La Angostura e fim na cidade de San Martín de los Andes, se estendendo por aproximadamente 110 km através de paisagens de tirar o fôlego.

São seis dias de viagem, incluindo dois dias de preparação e aquecimento em Bariloche antes do início da expedição. Passamos por montanhas, bosques e, é claro, os sete lagos que dão nome à rota: Lácar, Machónico, Falkner, Villarino, Hermoso, Correntoso e Nahuel Huapi, todos com águas azul-turquesa.

A rota é considerada intensa, com algumas subidas e descidas íngremes, mas viável para ciclistas com um nível razoável de condicionamento físico. Os pernoites ocorrem em hotéis ao longo do caminho, onde temos a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local. 

Confira aqui o roteiro de cicloturismo para a Rota dos Sete Lagos.

Rota dos Sete Lagos - Via Lago Traful

A Rota dos Sete Lagos via Lago Traful é uma variante da rota anterior, com início na Villa Traful. Esse é um pequeno povoado situado às margens do Lago Traful, com belas vistas dos bosques e montanhas ao seu redor.

Este roteiro também conta com seis dias de viagem no total, incluindo dois dias em Bariloche antes do início da expedição. O quarto dia (ou segundo dia de expedição) é o mais intenso, envolvendo 77 km da Villa Traful até o Lago Hermoso, mas as paisagens deslumbrantes compensam cada giro do pedal.

O nível de dificuldade é semelhante ao anterior, e os pernoitem também ocorrem em hotéis ao longo do caminho. Vale notar que sempre há um carro de apoio acompanhando os viajantes.

Confira aqui o roteiro de cicloturismo para a Rota dos Sete Lagos - Via Lago Traful.

Travessia Bariloche - Pucón

A Travessia Bariloche - Pucón é uma jornada de cicloturismo que atravessa regiões impressionantes da Cordilheira dos Andes, conectando a Argentina e o Chile. São cerca de 250 km entre Bariloche e Pucón, ao longo de oito dias de viagem.

Iniciamos o tour pelas vastas estepes patagônicas antes de mergulhar nos bosques andinos. Navegamos em ferry boats, visitamos fontes termais, percorremos as antigas florestas da Rota Transvulcânica e exploramos territórios sagrados para os povos indígenas locais, culminando na chegada à vibrante cidade de Pucón.

Este tour é de nível moderado, ideal para pessoas ativas com alguma experiência em cicloturismo. Temos pernoites confortáveis em hotéis selecionados ao longo do percurso, garantindo uma experiência completa e memorável na Patagônia e nos Andes.

Confira aqui o roteiro de cicloturismo para a Travessia Bariloche - Pucón.

Agora que você conhece os melhores roteiros de cicloturismo na Patagônia, que tal reservar sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos pacotes para a Patagônia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia mais textos sobre a Patagônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta