OP: 1
RAPIDINHAS DA COLÔMBIA
Nome Oficial: República da Colômbia
Sistema de Governo: República Unitária
Área: 1.141.748 km²
População: 44,5 milhões habitantes
Capital: Bogotá. É um dos principais centros urbanos da América Latina.
Idioma: o idioma oficial é o espanhol. Existem também pelo menos outros 50 idiomas no país, utilizados por grupos indígenas. Nas ilhas do Caribe, você pode escutar o creole, uma mistura de inglês arcaico com dialetos africanos. Nestes locais, o inglês moderno também é largamente falado.
Moeda: o peso é o dinheiro colombiano. Existem notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 50.000 pesos e moedas de 20, 50, 100, 200, e 500, equivalentes a centavos.
Localização Geográfica: situada no extremo noroeste da América do Sul, a Colômbia é o único país do continente com costas sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, com uma superfície terrestre de 1.141.748 km2 e 928.660 km2 de domínios marítimos. Partilham fronteiras com Panamá, Venezuela, Brasil, Peru e Equador, e limites marítimos com Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Jamaica, República Dominicana e Haiti.
Geografia: na região norte do país, encontramos o Mar do Caribe. A região leste é caracterizada pela floresta - é onde está a Amazônia Colombiana; já a oeste há a predominância de uma zona montanhosa, onde se encontram os Andes, dividida em cordilheira ocidental e oriental; mais ao norte, próximo ao mar, fica a Sierra Nevada, onde está o ponto mais alto da Colômbia, o pico Cristobal Colón, com 5.775m. Aproximadamente 60% do território colombiano fica a leste dos Andes, uma área de 530 mil km² de florestas. Nessa região, encontram-se também as suas maiores bacias hidrográficas: a do Amazonas e a do Orinoco.
Clima: apesar da Colômbia se encontrar na faixa tropical do globo, não apresenta apenas climas quentes: devido às elevadas altitudes, a região central e montanhosa do país pode apresentar micro climas bastante frios. No entanto, ocorre o contrário nas partes mais baixas, como na região litorânea, geralmente mais quente e úmida. O regime de estações é bimodal e em quase todo o território se apresentam dois períodos de chuva — de abril a junho e de agosto a novembro— e dois de verão. O país desfruta de uma luminosidade constante durante todo o ano, com igual quantidade de horas diurnas e noturnas.
Quando ir: a melhor época para viajar na Colômbia é, naturalmente, durante a estação seca, entre dezembro e março, ou, em alternativa, os meses de julho e agosto.
Fuso horário: o horário da Colômbia é regido pelo Meridiano de Greenwich, sendo referência GMT-5. Isto significa que na Colômbia seriam 2 horas mais cedo que o horário de Brasília. Porém, o Brasil possui horário de verão, passamos a ter as seguintes circunstâncias: quando é verão no Brasil, na Colômbia serão 03 horas mais cedo do que em Brasília.
Religião: a religião predominante na Colômbia é o cristianismo.
Código telefônico do país: 57
Eletricidade: a corrente elétrica de uso geral é de 110volts/60hz. A maioria das tomadas são de 2 pinos retangulares com pinos achatados.
PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES
Segurança/Perigos: apesar da melhora na situação, a Colômbia ainda é parte de uma das maiores rotas de produção e disseminação de drogas no mundo, provocando um tráfico que sustenta grupos guerrilheiros combatidos pelo exército e por comandos paramilitares. As áreas rurais a leste do país, em proximidade com a Amazônia, são as zonas de maior risco, e é conveniente que sejam evitadas. Já as rotas entre Bogotá, Cartagena, Santa Marta, Medelin e Cali não costuma apresentar problemas - as estradas que ligam estas cidades são altamente policiadas pelo exército, que organiza inúmeras blitz a cada centena de km. Nas cidades, a presença da policia é massiva, já que estão sempre em duplas ou em grupos. Não é a toa que Bogotá já foi uma das cidades mais violentas do mundo e conseguiu reduzir seus índices de criminalidade em 70% - mérito de políticas de segurança que investiram na polícia, em medidas de repressão e desenvolvimento social.
Hotéis e restaurantes: o turismo está em ascensão na Colômbia. Cartagena e Bogotá apresentam hotéis bem estruturados e de luxo. Já San Andrés possui uma cadeia de hotéis inferior a estas cidades.
Vistos/Imigração: não é exigido nenhum tipo de visto para brasileiros.
Bagagem: você pode escolher entre mala e mochila, não faz diferença, apenas respeitando o limite máximo de peso para o voo, que é de 20 kg. Leve uma mochilinha (tipo escolar) pequena para transportar pequenas coisas no dia-a-dia.
O que levar: roupas leves, 1 par de tênis, papete, protetor solar, chapéu ou boné, máquina fotográfica, toalha pequena para os passeios, repelente, short ou bermuda, maiô/biquíni.
Tempo de antecedência para reservar: quanto antes possível. Tentaremos sempre fazer sua reserva exatamente como você quer. Porém, em cima da hora, pode ser que algumas solicitações estejam lotadas e tenhamos que utilizar outras semelhantes.
Carregar coisas: os passeios na Colômbia não são tão longos e você poderá deixar as malas principais no hotel e sair só com os itens necessários para o dia, em uma mochilinha pequena, não tendo que se preocupar com o peso nas costas.
Ficar mais tempo: diga como você quer, que teremos imenso prazer em atendê-lo, pois o roteiro pode ser alterado de acordo com os interesses do passageiro.
RESERVAS
Para iniciar as solicitações de reservas internacionais, é necessário informar os seguintes dados do passageiro: nome/sobrenome, número do passaporte, data de nascimento e nacionalidade. Após confirmação da parte aérea, será solicitado um sinal de US$ 200,00 por passageiro, para que se possa dar continuidade nas solicitação da parte terrestre. O saldo deverá ser pago imediatamente após a confirmação do pacote, para garantir a reserva.
O valor de sinal pago será deduzido do pacote, quando a reserva for integralmente confirmada. Em caso de cancelamento ou alteração por parte do passageiro, não haverá devolução do sinal. Caso a reserva não seja confirmada, o sinal será reembolsado integralmente.
DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE
- É necessário passaporte com, no mínimo, seis meses de validade ou RG Original em perfeito estado de conservação e com menos de 10 anos desde a emissão. Se houver conexão no Panamá, somente o passaporte será aceito.
- Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela (tirada com 10 dias de antecedência ao embarque).
Para sua tranqüilidade, providencie a documentação com antecedência. Menores de 18 anos que não estejam acompanhados de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente no embarque.
CONDIÇÕES GERAIS
* Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.