Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5053-5480 • (11) 91049-9990

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Expedição 4x4 - Estrada Real - Caminho do Ouro - Ouro Preto a Paraty

Cód.Roteiro:2755

Convidar Amigo Imprimir
9 DIAS E 8 NOITES

Nível de dificuldade:

- Moderado -
Valor a partir de:

R$ 8.100,00

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Junte-se a nós em uma jornada única pelo Caminho Velho da Estrada Real, também conhecido como o lendário Caminho do Ouro!

Estrada Real é a maior rota turística do país, composta por 1.630 quilômetros de extensão subdividida em 04 caminhos (Novo, Velho, Diamantes e Sabarabuçu) passando por 03 estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
 
Para tal, fazemos uso de veículos 4×4, e colocamos nosso olhar ao selecionar os vilarejos e pousadas mais charmosos aliado a algumas das melhores experiências que a região tem a oferecer. Trata-se de uma autêntica “off-road trip” histórica e ecológica pelo interior puro do Brasil!
 
Você irá percorrer boa parte dos trajetos originais de um caminho cheio de surpresas, cachoeiras exuberantes, espiritualidade, além da famosa cozinha e hospitalidade de uma Minas Gerais autêntica, rústica e simples – extremamente segura e perdida no tempo. Viva a história do Brasil em Minas!

Pontos de Interesse

Destaques da Rota:
 
Ouro Preto, uma cidade histórica rica em arquitetura colonial.
Tiradentes e São João del Rey, vilarejos encantadores e repletos de história.
A exuberante natureza de Carrancas e Caxambu.
A autenticidade de Alagoa e Aiuruoca.
A charmosa Paraty, onde a história encontra o mar.
 
Experiências Únicas:
 
Caminhadas por trilhas autênticas.
Descobertas de atrações históricas e tesouros culturais.
Interação autêntica com as comunidades locais.
Degustação da gastronomia típica das vilas coloniais.
 
Por que fazer a Expedição Caminho do Ouro?
 
Uma expedição incrível que combina aventura, cultura e natureza.
Roteiro cuidadosamente elaborado para proporcionar momentos inesquecíveis.
Parceria sólida com as comunidades locais, promovendo o turismo responsável.
Possibilidade de personalização para atender às suas expectativas.

Sobre a Trilha

O percurso é todo feito em veículo 4x4 de alto padrão, de acordo com a exigência dos terrenos. Os carros são conduzidos por motoristas cuidadosos e experientes. Este roteiro é indicado para iniciantes em trekking, sendo a distância percorrida das caminhadas de 4 a 9 km, o terreno apresenta alguns trechos técnicos e subidas não muito longas. Roteiro recomendado para pessoas que praticam atividade física regularmente.

Dia a Dia

1º Dia - SAB - ORIGEM / BELO HORIZONTE / OURO PRETO

Bem-vindo a Minas Gerais. Recepção no Aeroporto Internacional de Confins até às 14h. Saída com destino a cidade histórica de Ouro Preto às 15h. Acomodação e restante do dia livre. Ouro Preto foi um importante centro da mineração de ouro durante o período colonial no século XIII. Atualmente a cidade é conhecida por sua arquitetura colonial preservada, com belas igrejas, casarões e ruas de pedra que remetem ao período do ciclo do ouro, sendo reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
 
Refeições não inclusas;
Pernoite em Ouro Preto.


2º Dia - DOM - OURO PRETO

Após o café da manhã, iniciaremos nosso city tour por Ouro Preto. Resssaltaremos a importância de Ouro Preto como ponto de partida da rota inicial do Caminho Velho, o nosso Caminho do Ouro. A partir dessa região, a valiosa carga de diamantes e ouro eram transportadas até a cidade de Paraty, estabelecendo assim uma crucial rota de escoamento. Partiremos em direção ao Morro da Queimada, um dos primeiros arraiais mineradores que deram origem à então Vila Rica, hoje Ouro Preto. Lá, visitaremos a Capela de São João Batista. Construída em 1698, é considerada o templo mais antigo de Ouro Preto. Podemos observar, em frente à Capela, construída em pedra de canga, refugo de mineração, uma cruz e uma placa comemorativa de 24 de junho de 1698 lembram a primeira missa ali realizada. De lá, seguiremos até as ruínas do Moinho do Morro Pacoal Silva, impressionante moinho de vento utilizado como estrutura de apoio aos grupos de garimpeiros que mineravam no local. De lá, é posssivel avistarmos o Pico do Itacolomy e a Serra do Espinhaço. Em seguida, visitaremos outro sítio arqueológico de fundamental importãncia para a atividade minerária da época, o Mundel Da Piedade. Trata-se de um grande reservatório da lama proveniente dos depósitos auríferos – a lavra era trabalhada com água e o resíduo depositado neste Mundel, onde permanecia em processo de decantação até que fosse possível nova busca por metais preciosos. Retornando ao centro de centro de Ouro Preto, faremos uma breve caminhada caminhada pela Praça Tiradentes até o Museu Casa dos Contos. Situado em um casarão de 1782, o museu possui vasto acervo referente à documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro de Minas Gerais. Em seguida, caminhada pelo Parque Horto dos Contos, importante capítulo da história ouropretana, por se tratar do segundo jardim botânico do Brasil, criado em 1799. Tempo para descanso e contemplação. Visitaremos ainda, a majestosa Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Construída em 1728, trata-se de uma das mais exuberantes construções de arquitetura barroca. Depois, parada no charmoso vilarejo de Cachoeira do Campo. Parada para almoço no Restaurante Chão de Minas (não incluido, preço por pessoa R$65,00). Nosso tour prossegue até a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída em 1710. Por fim, visitaremos um artesão local, que nos receberá em seu ateliê para uma divertida oficina de confecção de souvenirs em pedra-sabão! Retorno ao hotel às 16h30.

 

Café da manhã;
Pernoite em Ouro Preto.


3º Dia - SEG - OURO PRETO / CONGONHAS / CORONEL XAVIER CHAVES/ TIRADENTES

Após o café da manhã, embarque em nossos veículos 4×4 para o início de nossa aventura pela Estrada Real, primeira parada: Congonhas do Campo! A cidade é conhecida por abrigar uma das obras-primas do barro mundial, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, conhecido como as Estátuas de Aleijadinho. Criado entre os anos de 1796 e 1799 pelo renomado escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o conjunto é composto por 66 estátuas em tamanho natural, representando cenas da Paixão de Cristo. Entre as principais estátuas, destacam-se o Cristo Crucificado, os Doze Profetas e os Passos da Paixão. Depois, visitaremos o Museu de Congonhas, cujo acervo visa potencializar a percepção e interpretação das multiplas dimensões do patrimônio de Aleijadinho. Após o almoço, parada na encantadora cidade histórica de Coronel Xavier Chaves onde visitaremos o Alambique Boa Vista, o mais antigo em funcionamento do Brasil e, claro, com degustação de suas cachaças. Ao final da tarde, chegada em Tiradentes. Acomodação. Noite livre.
 
Café da manhã e almoço incluso;
Pernoite em Tiradentes.


4º Dia - TER - TIRADENTES / SÃO JOÃO DEL REY / CARRANCAS

Após o café da manhã, inciaremos nosso walking tour por esta cidade encantadora que mescla charme colonial, atmosfera histórica e sofisticação. Seremos apresentados à cidade à partir de suas ruas, becos e monumentos históricos, em uma rica imersão histórico-cultural. Após o almoço, rápida parada em São João Del Rei, quando teremos a oportunidade de conhecer seu casario histórico do Séc.XVIII, a Igreja de São Francisco de Assis e o mausoléu do Ex-Presidente Tancredo Neves. Depois, seguiremos viagem até Carrancas, famoso polo de Ecoturismo em Minas Gerais! Acomodação. Noite livre.
 

Café da manhã;
Pernoite em Carrancas.


5º Dia - QUA - CARRANCAS / CRUZÍLIA / BAEPENDI / CAXAMBU

Após o café da manhã, iniciaremos nossa aventura por Carrancas, visitando a belíssima cachoeira da Esmeralda. Após uma trilha leve de aproximadamente 600m, seremos brindados com uma das melhores cachoeiras de Minas Gerais, seu poço e águas cristalinas são ótimos convites para um bom banho e contemplação da natureza. Em seguida retornaremos à Estrada Real em direção à cidade de Cruzília. Lá visitaremos a Fazenda Favacho, datada de 1761 e considerada o berço da raça de cavalos Mangalarga marchador. Nosso almoço será servido no antigo casarão da fazenda. Após o almoço, seguiremos até a cidade de Baependi, onde visitaremos uma fazenda de café. Lá teremos a oportunidade de conhecer todo o processo de produção do cafezinho mineiro, “do pé à xícara”, uma autêntica experiência regional. Chegada em Caxambu no final da tarde. Acomodação. Noite livre.

 

Café da manhã, almoço e café da tarde;
Pernoite em Caxambu.


6º Dia - QUI - CAXAMBU / AIURUOCA / ALAGOA / ITAMONTE

Após o café da manhã, visitaremos o Parque das Águas em Caxambu. Reconhecido pelo IEPHA como patrimônio histórico e artístico, apresenta um notável título: o maior complexo hidromineral do mundo. As águas minerais de Caxambu oferecem propriedades terapêuticas e são procuradas para quem busca relaxamento, alívio de dores musculares e articulares. Depois, seguiremos em direção à Serra da Mantiqueira. No caminho, parada em Aiuruoca e visita à Cachoeira dos Garcias. Com cerca de 30 m de queda livre e água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é ideal para refrescante mergulho e contemplação.Após o almoço, seguiremos em direção ao vilarejo de Alagoa, conhecida região produtora de queijos artesanais. Lá visitaremos a fazenda  Rio Acima e seus queijos internacionalmente premiados queijos. Chegada em Itamonte no começo da noite. Acomodação. Noite livre.
 

Café da manhã e jantar inclusos;
Pernoite em Itamonte.


7º Dia - SEX - ITAMONTE / CUNHA / PARATY

Após o café da manhã, o nosso dia começa com uma deliciosa caminhada pelas trilhas ao redor do Parque Nacional de Itatiaia, cercado por exuberantes trechos de Mata Atlântica, na serrana tríplice divisa entre os estados de Minas Gerais/Rio de Janeiro/São Paulo. Depois do almoço, parada em Cunha, onde visitaremos O Lavandário, um impressionante campo de lavandas e ervas aromáticas situado no alto da Serra Mantiqueira. Em seguida, descida da Serra e chegada em Paraty no final da tarde. Acomodação e noite livre.
 
Café da manhã e almoço inclusos;
Pernoite em Paraty.


8º Dia - SAB - PARATY

Após o café da manhã, faremos um walking tour pelas históricas ruas da charmosa Paraty, um marco arquitetônico preservado que remonta à era colonial. Suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas antigas proporcionam uma atmosfera autêntica do passado. Após a caminhada pelo centro histórico, embarcaremos numa escuna e navegaremos pela Baía de Ilha Grande, visitando as mais belas ilhas e praias da região. Noite livre na cidade.
 

Café da manhã e almoço;
Pernoite em Paraty.


9º Dia - DOM - PARATY / AEROPORTO RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO

Café da manhã. Em horário apropriado, traslado até o aeroporto de sua preferência, Galeão ou Guarulhos.
 

Café da manhã;
Sem pernoite incluso.

 

***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.



Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

 

19/04/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

04/05/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

15/06/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

20/07/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

03/08/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

21/09/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

05/10/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

09/11/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

07/12/2024

Saída Garantida

R$ 8.100,00
Terrestre

Faça sua pré-reserva

SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

LOCAL

HOSPEDAGEM

SGL

DBL

TPL

Ouro Preto - MG
TIradentes - MG
Carrancas - MG
Caxambu - MG
Itamonte - MG
Paraty -RJ

Luxor / Solar das Lages / Solar de Maria (ou similar)
Pousada Mãe D’água (ou similar)
Pousada Vila Mandalah (ou similar)
Pálace Hotel de Caxambu (ou similar)
Hotel São Gotardo
Pousada Arte Colonial / Pousada Don Juan (ou similar)

9.650

8.100

7.800

Valores válidos para grupos de 4 a 6 pessoas, as saídas listadas no calendário acima. 
 
SUPLEMENTO TRASLADO PRIVATIVO DE BELO HORIZONTE (INICIO DA EXPEDIÇÃO) AO HOTEL EM OURO PRETO EM HORÁRIO LIVRE – VALORES POR PESSOA (DE ACORDO COM O NÚMERO DE PASSAGEIROS):
 
Base 01 viajante solo: R$ 500,00
Base 02 viajantes compartindo traslado: R$ 250,00
Base 03 viajantes compartindo traslado: R$ 165,00

O que está Incluso

Inclui

- Traslado Aeroporto de Confins-BH/Hotel em Ouro Preto;
- Traslado Paraty / Aeroporto Rio de Janeiro (GIG) ou São Paulo (GRU);
- 02 noites de hospedagem em Ouro Preto;
- 01 noite de hospedagem em Tiradentes;
- 01 noite de hospedagem em Carrancas;
- 01 noite de hospedagem em Caxambú;
- 01 noite de hospedagem em Itamonte;
- 02 noites de hospedagem em Paraty;
- Atividades indicadas no roteiro e entrada nos atrativos;
- Acompanhamento de Guia/Motorista em tempo integral;
- Seguro viagem.
 
Não Inclui
 
- Passagem Aérea;
- Despesas pessoais;
- Qualquer outro item não descrito como incluído.

 

O que levar

- Mochila p/ passeios (20 l);
- Roupas leves;
- Roupa de banho;
- Camisa de manga longa (com proteção UVA) e calça comprida;
- Agasalho leve;
- Calçados apropriados (tênis ou bota para caminhadas específicos para uso em trilhas & Croc, papete ou chinelo / sandália);
- Bastão para caminhada;
- Toalha pequena para os passeios;
- Cantil / garrafa de água;
- Protetor solar e repelente;
- Artigos de higiene e medicamentos de uso pessoal;
- Dinheiro em espécie;
- No inverno, roupas de frio esportivas e de montanha são necessárias.

Informações Importantes

TOURS OPCIONAIS (VALORES SUJEITOS A ALTERAÇÃO):
 
Antecipe a vinda a BH para a sexta e tire o sábado para fazer alguma de nossas atividades exclusivas: 
 
INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE INHOTIM (REGULAR):
 
Saída no começo da manhã de Belo Horizonte com destino ao exuberante Inhotim. Lá, teremos a oportunidade de percorrer o acervo artístico e ambiental do museu de forma conjunta com suas mesclas e significados. No final da tarde, traslado de retorno ao hotel.
 
INCLUI: 01 noite extra em Belo Horizonte no Hotel previsto (além da noite prévia a expedição); traslados regulares Hotel/Inhotim/Hotel; ingresso de entrada, almoço e transporte interno no Instituto Inhotim.        
 
Valores por pessoa:
 
Apto Individual
R$ 1.010,00
Apto Duplo  
R$ 790,00
Apto Triplo
R$ 740,00
 
 
CAMINHADA AFETIVA POR BELO HORIZONTE (WALKING TOUR – COM GUIA):

Após o café da manhã, saída para visitarmos vários dos encantos da Capital Mineira. Trata-se de um roteiro exclusivo, uma Caminhada Afetiva por Belo Horizonte. Buscando fugir do óbvio, a ideia é mostrar o dia de lazer de um belorizontino. Visitaremos museus, cafés e centros culturais (Praça da Liberdade contextuando com a história de Belo Horizonte, poderemos visitar a Biblioteca Pública, descer Rua da Bahia passando pela Igreja Nossa Senhora das Dores, Academia Mineira de Letras, Museu Inimá de Paula, Museu da Moda, além do casario de vários estilos arquitetonicos presentes na Rua da Bahia). Apreciaremos vários dos marcos históricos e arquitetônicos da Capital. Tudo isso embalado por uma boa prosa, sob a condução de nossa guia especializada. Trata-se de um roteiro exclusivo para conhecer e amar a cidade e os jeitos de viver de um dia em Belo Horizonte. Duração prevista de 5h de passeio.
 
Valores por pessoa:
Apto Individual
R$ 980,00
Apto Duplo
R$ 750,00   
Apto Triplo
R$ 700,00
 
 
 INCLUI: 01 noite extra em Belo Horizonte no Hotel previsto (além da noite prévia a expedição); traslados hotel/local de início do tour e local de encerramento do tour/Hotel; City Tour Privativo em “Caminhada Afetiva por Belo Horizonte” acompanhado de guia especializado durante todo o passeio.
 
ATENÇÃO
* A ordem dos passeios pode ser alterada de acordo com a logística local. 
* A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a operadora julgue que possam interferir na segurança ou bem-estar dos viajantes. 
* Esta é uma viagem onde carregamos pouco peso, para fazer de tênis, roupas confortáveis e pouca bagagem. O tipo de mala mais indicada são mochilas ou bolsas flexíveis, pedimos para evitar malas grandes e de rodinhas para facilitar o transporte ao longo do percurso. Caso tenha algo diferente disso para levar no carro, consulte antes a disponibilidade por causa do espaço reduzido no bagageiro.
* A Estrada Real é uma região de estradas e trilhas de difícil acesso e que em certas situações podem demandar o uso de veículos de terceiros para apoio no caso de quebra ou indisponibilidade dos veículos da Oikos. Este tipo de situação pode demorar e levar à atrasos.
 
**********************************************************************************
 
RESTAURANTES: As boas caminhadas nas trilhas da Estrada Real com seus banhos de cachoeira, com certeza apuram o paladar para variedade de cardápios que oferecemos a nossos clientes pratos regionais, restaurantes caseiros ou estruturas mais elaboradas, todos garantindo um atendimento cortês e boa comida. Restriçoes alimentares devem ser solicitadas no momento da reserva.
 
LANCHE DE TRILHA: Nossos lanches de trilha, com frutas, sucos, sanduiches naturais, e produtos locais, também ocupam um lugar para o sucesso de nossos passeios.
 
HOSPEDAGENS: As hospedagens na Estrada Real encantam aos que apreciam a natureza, sossego e a tranqüilidade, sem deixar de lado o conforto e hospitalidade. Queremos que nossos visitantes desfrutem do melhor que Minas Gerais pode oferecer. Assim. selecionamos criteriosamente nossos parceiros ao longo do caminho.
 
VEÍCULOS: Conforto e Aventura, se misturam em nossas atividades, e não deixaria de ser diferente em nossos veículos 4x4 de alto padrão, de acordo com a exigência dos terrenos e compõem um diferencial descontraído e animado em nossos passeios. Nossos carros são conduzidos por motoristas cuidadosos e experientes.
 
CAPACIDADE E RODÍZIO NOS ASSENTOS DO CARRO: Operamos com caminhonetes cabine dupla que comportam 4 turistas + 1 guia e também caminhonetes fechadas que comportam 6 turistas + 1 guia. Os passageiros deverão revezar as poltronas em rodízio. Essa informação se faz importante no ato da compra para evitar constrangimento A Estrada Real é uma região de estradas e trilhas de difícil acesso e que em certas situações podem demandar o uso de veículos de terceiros para apoio no caso de quebra ou indisponibilidade dos veículos de nosso operador local. Este tipo de situação pode demorar e levar à atrasos.
 
BAGAGENS*: Considerando que o espaço do bagageiro do veículo é restrito e deve ser compartilhado entre todos os participantes da expedição, seguiremos o padrão "Bagagem de mão em voos nacionais" das companhias aéreas brasileiras:
- um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm
- uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.
 
* Este é um passeio onde nos desprendemos das cargas da cidade grande. A simplicidade dos lugares não combina com malas pesadas. Dê preferência a mochilas ou bolsas flexíveis ao invés de malas rígidas e de rodinhas. Caso tenha alguma bagagem especial, consulte disponibilidade devido ao reduzido espaço do bagageiro. O ideal é que cada passageiro traga apenas uma bolsa de viagem + 01 mochila de ataque + 01 bolsa de artigos pessoais (no máx.)
 
MELHOR ÉPOCA: De uma maneira geral, o clima em Minas é quente e agradável, fazendo com que a viagem possa ser realizada com qualidade durante todo o ano. No verão, os banhos de cachoeira são revigorantes mas pode chover. O inverno é seco e o céu fica incrivelmente azul mas as águas são ainda mais geladas bem como as temperaturas podem cair bastante. Prepare-se para uma viagem onde poderemos nos deparar com as 4 estações do ano!
 
DIFICULDADE FÍSICA - MODERADO: Indicada para iniciantes em trekking. Distância: caminhadas de 04 a 09 km. Terreno: Apresenta alguns trechos técnicos e subidas não muito longas. Físico: É recomendável para pessoas que praticam atividade física regularmente.
 
CARIMBOS, CAMINHOS E CERTIFICADOS: Ao longo da Estrada Real, você obtém carimbos de diversas cidades para preencher seu passaporte e, ao fim da jornada, conseguir um certificado para cada um dos quatro Caminhos.
 
PASSAPORTE ESTRADA REAL
O Passaporte Estrada Real é um registro único e permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências nos caminhos da Estrada Real. Sua emissão é gratuita e deverá ser solicitada pelo próprio viajante. Após concluído o processo, solicitamos que nos envie o código gerado para retirada do documento na sede do Instituto Estrada Real, em Belo Horizonte, antes do início da viagem. É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO VIAJANTE PREENCHER O FORMULÁRIO.
 
CADASTRO DE NOVO PASSAPORTE: Basta preencher o formulário no link: http://www.institutoestradareal.com.br/passaporte#ficha-do-viajante
 
COMO FUNCIONAM OS CARIMBOS: Os carimbos são a prova de que você passou por determinada cidade. Durante o percurso, você encontrará diversos Pontos de Carimbo espalhados por algumas cidades que fazem parte do Caminho. Mas lembre, que para completar o passaporte, só será aceito um carimbo por cidade. Portanto, conheça bem cada cidade, explore os Pontos de Carimbo e escolha o seu preferido para registrar sua aventura.
 
 
PROTOCOLOS COVID: TURISMO RESPONSAVEL
 
Uso de Máscaras: A operação foi pensada no cenário de pandemia onde nossos grupos são pequenos e visitamos os vilarejos durante a semana, os passeios são praticamente exclusivos, pois não há aglomerações. A orientação é pelo uso de máscaras dentro do carro e que os passageiros tenham completado o ciclo vacinal
 
 
INFORMAÇÕES ÚTEIS
 
- Avisar com antecedência restrições alimentares
 
- A voltagem local é 110V
 
-  Em algumas localidades não há sinal para telefonia celular (como em Cabeça de Boi e no Santuário do Caraça) – porém, as hospedagens possuem Wi-Fi. Durante o dia, haverá várias possibilidades de sinal
 
- Lembre-se, Turismo de Aventura muitas vezes envolve atividades de risco. Por isto, a viagem estará sujeita a alteração sempre que o guia da equipe julgar necessário
 
- As chuvas ocorrem de dezembro a março e podem acarretar a alterações nos horários e características dos passeios, estando sujeitas às condições climáticas
 
- As principais cidades do Caminho (Diamantina, Serro, Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara e Ouro Preto) dispõem de agências dos principais bancos tais como: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander.
 
 

 

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR