1º Dia – SÃO PAULO / LIMA / CUZCO
Sua jornada começa hoje! Você deverá chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos com, no mínimo, 3 horas de antecedência para embarcar em voo com destino Cuzco, no Peru. Chegada e traslado ao hotel. Restante do dia livre para se aclimatar e aproveitar a cidade.
Voos previstos:
LATAM: LA8004 GRU LIM 03:30 06:55 conexão LA2320 LIM CUZ 09:50 11:08 ou LA8098 GRU LIM 07:05 10:40 conexão LA2035 LIM CUZ 13:25 14:47
*Importante: nos hotéis do Peru, o horário de check-in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h ou 15h. Caso você chegue em um voo antes desse horário, deverá aguardar na recepção do hotel o horário para entrar no quarto. Se preferir, é possível adicionar uma diária extra para ter acesso ao quarto assim que você chegar no hotel. Consulte os valores na tabela de valores de noite extra em Cuzco.
Pernoite em hotel.
Sem refeições inclusas.
2º Dia – CUZCO / SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS / CUZCO
Café da manhã no hotel e manhã livre. Cuzco é uma linda cidade, aproveite para caminhar um pouco por sua conta no período da manhã e comece a se encantar com o lugar. Almoce cedo porque o passeio guiado acontecerá logo no início da tarde.
À tarde (saída entre 12h30-13h), conheceremos um pouquinho da cidade de Cuzco e dos sítios arqueológicos localizados nos seus arredores. Visitaremos o famoso templo de Qoricancha, o centro de culto ao Deus Sol dos antigos incas, sobre o qual os católicos dominicanos contruiram a igreja que está de pé até a atualidade. Após essa visita, seguiremos até os arredores da cidade para conhecer o principal sítio arqueológico da região, Sacsayhuaman. Além de ser o maior, ainda nos presenteia com uma bela vista da cidade e com uma história extremamente rica. Avistaremos ainda outros sítios, todos impressionantes à sua maneira: Kenko, Tambomachay e Pukapukara. Retorno ao centro de Cuzco para visitar a Praça de Armas e a Catedral de Cuzco, o templo católico mais importante da cidade. Após o passeio, se houver tempo, aproveite para visitar o centro da cidade: passear a pé no seu ritmo, visitar outras igrejas, fazer compras e curtir o restante do dia da maneira que quiser!
*Atenção: consulte em INFORMAÇÕES IMPORTANTES instruções sobre a bagagem que será permitida levar para o Vale Sagrado no passeio de amanhã e no trem para Machu Picchu.
Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.
3º Dia – CUZCO / VALE SAGRADO / OLLANTAYTAMBO / ÁGUAS CALIENTES
Hoje visitaremos o Vale Sagrado dos Incas, um dos pontos altos de nossa viagem! Sairemos logo cedo de Cuzco para visitar os sítios arqueológicos de Ollantaytambo, uma obra monumental da arquitetura Inca, localizadas no Vale Sagrado do Rio Urubamba, começo do grandioso Rio Amazonas. Teremos uma manhã repleta de história, cultura e natureza. Além de ficar impressionado com a fortaleza de Ollantaytambo, você vai se encantar com sua cidadezinha de traçado original inca. Ao caminhamos e visitarmos essa fortaleza de pedra, será possível entender todo o poder dos incas e a beleza de suas construções. Após o passeio viagem de trem com destino ao Povoado de Machu Picchu (também conhecido por Águas Calientes). Acomodação em hotel e noite livre.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
4º Dia – MACHU PICCHU / ÁGUAS CALIENTES / CUZCO
Hoje visitaremos a grande atração de nossa viagem: Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Acompanhados por um guia local, exploraremos a região, mergulhando na história de uma das mais espetaculares civilizações do planeta. Aproveite para observar a arquitetura tão precisa para a época, conhecer um pouco mais sobre como os incas se orientavam com base nos elementos da natureza e se encantar com a beleza das imponentes montanhas que cercam esta joia da humanidade. Após nossa visita, retornaremos para o povoado e teremos tempo livre para o almoço. No período da tarde, embarcaremos no trem com destino ao Vale Sagrado de onde teremos o traslado ao hotel de Cuzco. Chegada, acomodação e noite livre.
Atenção: Devido a regras locais de visitação será permitido permanecer em Machu Picchu por no máximo 4 horas ou menos de acordo com indicações que serão dadas diretamente no local. As visitas serão realizadas em turnos com horário fixo para começar, somente com acompanhamento de guia local que irá informar o horário de sua entrada e saída.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
5º Dia – CUZCO / LIMA
Hoje nos despedimos de Cuzco e viajamos para Lima.
Café da manhã no hotel e traslado ao aeroporto de Cuzco. Embarque em voo para Lima, traslado de chegada ao hotel e acomodação.
Restante do dia livre.
Voos previstos:
LATAM: LA2028 CUZ LIM 09:40 11:10 ou similar
LATAM: LA2018 CUZ LIM 11:00 12:30 ou similar
LATAM: LA2016 CUZ LIM 12:30 14:00 ou similar
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
6º Dia - LIMA / CITY TOUR / MUSEU LARCO
Café da manhã no hotel. Hoje faremos um passeio de meio período por Lima, conhecida como cidade dos reis. Visitaremos o centro da cidade colonial, Patrimônio Mundial da UNESCO, onde está a Praça Maior, o Palácio do Governo, a Catedral, o Palácio do Arcebispado e a Prefeitura. Visitaremos o Convento de São Domingo declarado patrimônio cultural da humanidade. Em seguida, visitaremos a Casa Aliaga, mansão de 1553 de grande importância arquitetônica. Visitaremos ainda o incrível Museu Larco, que abriga uma coleção privada de artefatos de diversos momentos da história peruana. A aérea externa do museu surpreende por sua beleza. Ao final do passeio retorno ao hotel.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
7º Dia - LIMA / HUARAZ
Traslado na madrugada ao aeroporto de Lima e embarque em voo com destino Huaraz.
Chegada e traslado ao hotel. Dia livre para se aclimatar e descansar. Os próximos dias terão bastante atividade.
Voos previstos:
LATAM - LA2059 LIM ATA 07:00 08:10
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
8º Dia - HUARAZ / LAGUNA PARON
Café da manhã no hotel. Hoje sairemos de Huaraz com destino ao nor do vale do rio Santa, conhecido como "Callejón de Huaylas", localizado entre a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra. Durante o trajeto podemos avistar os picos mais imponentes da Cordilheira Branca: o sul do Huascaran (6.768 m), o Hualcan (6.162 m), o Copa (6.188m) o Chopicallqui (6.350 m) e o Huandoy (6.356 m). Passaremos ainda por vários vilarejos pirorescos, como o Carhuaz, onde visitaremos a Plaza de Armas e o mercado típico. Continuando o passeio chegaremos a cidade de Mancos, localizada aos pés do Huascarán e em Yungay, onde avistaremos a cidade soterrada pela avalanche de 1970. Seguiremos o passeio até a cidade de Caraz onde iniciaremos a subida em direção a Cordilheira Branca com destino a ravina de Paron, localizada e protegida pelo Parque Nacional Huascarán. No caminho, poderemos apreciar uma grande diversidade de vegetação tropical e andina de altitude. Chegaremos à lagoa Parón (4.155 m), a maior da Cordilheira Branca e uma das mais belas por suas águas azul-turquesa, cercada por um espetacular conjunto de geleiras formadas pelos nevados Caraz (6.025 m), Artesonraju (6.025 m), Pirâmide de Garcilaso (5.885 m), Chacraraju (6.125 m) e Huandoy (6.356 m). Faremos uma caminhada ao longo da margem da lagoa para apreciar as montanhas. Após tempo para apreciar tuda essa beleza, viagem de retorno a Caraz ou Yungay, com parada para almoço. Continuação da viagem até Huaraz. Chegada ao hotel e noite livre.
Distância percorrida: 1 km
Duração da caminhada: 40 mimutos a 1 hora
Nível de dificuldade: Intenso
Altitude: 4155 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço incluso (sem bebidas).
9º Dia - HUARAZ / NEVADO PASTORURI
Café da manhã no hotel. Hoje teremos mais um dia incrível explorando essa região fazendo uma caminhada mais longa e em altitude.
Seguiremos viagem pelo sul do vale do Rio Santa, passando pelos povoados de Recuay, Ticapampa e Catac, de onde seguiremos para a ravina Pachacoto, uma área protegida pelo Parque Nacional Huascarán. Apreciaremos a paisagem onde predomina a vegetação chamada "ichu", típica dessa região de grande altitude, e também a puya raimondi, uma espécie que chega a atingir até 12m de altura e por possuir muitas flores atrai beija-flores gigantes. Avistaremos as fontes de água brilhantes de Pumapampa e Pumapashimin e as charmosas vicunhas, alpacas e lhamas. Teremos ainda lindas vistas das montanhas cobertas de neve Mururaju (5.688 m), Huarapasca (5.418 m) e Tucu (5.300 m), entre outras, à medida que nos aproximamos do ponto de início de nossa caminhada (4.850 m) até a borda glacial do Pastoruri (5.200 m), coberto de neve. Durante a caminhada, observaremos o ambiente glacial e os efeitos da mudança climática nas montanhas, além de restos fósseis de eras geológicas passadas, como samambaias e pequenos moluscos. Em nosso passeio pela "rota da mudança climática", nosso guia nos dará uma visão do ambiente glacial. Retorno a Catac, onde almoçaremos. Viagem de retorno à Huaraz. Acomodação no hotel e noite livre.
Distância percorrida: 4 km
Duração da caminhada: 1 a 2 horas
Nível de dificuldade: Intenso
Altitude: de 4850 m a 5500 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço incluso (sem bebidas).
10º Dia - HUARAZ / LAGUNA LLANGANUCO / LAGUNA 69
Café da manhã no hotel. Hoje viajaremos mais uma vez pela região de Callejón de Huaylas, entre a Cordilheira Blanca e a Cordilheira Negra. Passaremos por diversos povoados até iniciarmos a subida em direção a ravina de Llanganuco, protegida pelo Parque Nacional Huascaran. Essa ravina tem paredes de granito muito íngremes formando um cânion estreito devido a erosão da geleira. Visitaremos as duas lagoas de Llanganuco: Chinacocha (3.850 m) de águas azul-turquesa com variada flora andina de altitude, e Orcococha (3.870 m). Essa área é o coração do "Parque Nacional Huascaran" e da Reserva da Biosfera Huascaran. É uma área natural que protege a biodiversidade, onde você pode apreciar espécies animais e vegetais, bem como os ecossistemas tropicais mais altos do mundo. Continuaremos até Cebollapampa (3.930 m), onde começaremos a caminhada pelo barranco Demanda, apreciando a cachoeira Yanapaccha e as montanhas ao redor. Depois de subir por um caminho em ziguezague, chegaremos à "lagoa 69" (4.600 m), localizada na base da impressionante face sudoeste do nevado Chacraraju (6.100 m), que faz parte da cordilheira glacial formada pelos nevados Huandoy (6.356 m), Pisco (5.947 m), Chacraraju (6.100 m) e Yanapaccha (5.750 m). Tempo para apreciar a beleza desse lugar e almoço estilo pic nic. Viagem de retorno a Cebollapampa e Huaraz. Acomodação no hotel e noite livre.
Distância percorrida: 7 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Nível de dificuldade: Intenso a Radical
Altitude: de 3.930 m a 4.600 m
Tempo de duração do passeio: 12 a 13 horas
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço estilo pic nic incluso.
11º Dia - HUARAZ / LIMA / SÃO PAULO
Hoje nos despedimos de Huaraz e iniciamos nosso trajetória de volta a São Paulo.
Café da manhã no hotel e check out. Traslado até o aeroporto para pegar nosso voo com destino a São Paulo (com conexão em Lima).
Voos previstos:
LATAM: LA2060 ATA LIM 08:45 09:35 conexão LA8099 LIM GRU 13:15 20:15
SUGESTÃO DE PASSEIOS EXTRAS EM CUZCO
Adicione dias a mais de hotel em Cuzco e realize outros passeios incríveis para explorar ainda mais as belezas naturais, históricas e culturais peruanas.
Abaixo você encontrará os descritivos desses passeios extras.
Nas tabelas de valores mais abaixo você encontrará os preços de noites de hotéis e dos passeios para serem somados ao roteiro.
Passeio Opcional em Cuzco - TREKKING MONTANHA ARCO-ÍRIS - PALCOYO - dia todo
Saída bem cedo do hotel (04h da manhã) e viagem até o ponto de partida da caminhada até a impressionante cordilheira Palcoyo. Assim como a famosa montanha colorida de Vinicunca, a montanha Palcoyo apresenta diversas cores em sua formação rochosa devido a presença de minerais como ferro, magnésio, cálcio entre outros, que se acumularam ao longo de milhões de anos e que hoje podem ser observados em um espetáculo visual.
Ao contrário de Vinicunca, a cordilheira Palcoyo tem acesso mais fácil e o transporte nos deixará bem próximo da montanha. Por não apresentar muitas subidas e descidas, a caminhada é mais tranquila e curta, ainda que seja realizada em grande altitude. Após a caminhada, você terá tempo para apreciar e desfrutar da bela vista, observar o entorno que também tem rara beleza cênica e curtir essa região que recebe bem menos visitantes do que Vinicunca. Além das cores impressionantes as texturas e formações do entorno são de tirar o fôlego.
Ao final do passeio, viagem de retorno a Cuzco. Chegada prevista para 16h.
Nível de dificuldade: moderado
Duração: dia todo (aproximadamente 11 a 12 horas)
Distância percorrida no trekking: 2,5 km
Duração da caminhada: 1 a 2 horas
Altitude máxima: 4.930 m.s.n.m
Refeição: almoço em restaurante turístico (sem bebidas)
Melhor época: De abril a outubro (temporada seca). De novembro a março é temporada de chuvas e fica perigoso visitar essa montanha
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar essa visita, por isso, recomendamos que incluia no final do roteiro. É necessário ter um nível adequado de condicionamento físico e estar acostumado a realizar caminhadas.
A viagem de Cuzco até a montanha leva em torno de 3 horas (1h30 em estrada asfaltada e mais 1h30 em estrada de terra com muitas curvas, subindo a montanha). O mesmo trajeto será realizada no retorno.
Passeio Opcional em Cuzco - TREKKING MONTANHA ARCO-ÍRIS - VINICUNCA - dia todo
Saída bem cedinho de Cuzco (04h da manhã) em viagem com destino ao ponto de início da caminhada que nos levará a uma das paisagens mais lindas e exóticas da Cordilheira Vilcanota. Passaremos por Pitumarca e Quesiuno e caminharemos por algumas horas em altitude elevada (4.000 m de altitude) até chegarmos ao cume das Montanhas Vinicunca (5.000 m de altitude) que receberam este nome devido ao seu colorido que lembra um arco-íris dependendo da luminosidade do dia. Avistaremos durante a caminhada a Montanha Sagrada Ausangate ou Apu Ausangate (6.385 m de altitude), que desde o tempo dos incas é local de culto e veneração. Passaremos ainda por pequenas comunidades típicas andinas e poderemos avistar um pouco da fauna local. Esta caminhada é desafiante e imperdível para os amantes da natureza e do trekking. Retorno ao final do dia para Cuzco, chegada por volta de 17h.
Nível de dificuldade: intenso
Duração: dia todo (aproximadamente 12 a 13 horas)
Distância percorrida no trekking: 7,5 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Altitude máxima: 5.020 m.s.n.m
Refeição: almoço tipo pic nic
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar esse trekking, por isso, recomendamos que incluia no final do roteiro. É necessário ter um nível adequado de condicionamento físico e estar acostumado a realizar caminhadas.
Passeio Opcional em Cuzco - TREKKING LAGUNA HUMANTAY - dia todo
Saída na madrugada de Cuzco (04h30 da manhã) para passeio de dia inteiro à Laguna Humantay.
Viajaremos de Cuzco com destino à comunidade de Soraypampa, ponto de partida da nossa caminhada, passando pela cidade de Limatambo (2100 metros de altitude), um importante ponto de acesso para a cidade de Cuzco durante o Império Inca, onde os restos arqueológicos de Tarawasi estão localizados. Soraypampa está a 3.800 metros de altitude, e é o ponto de partida para a caminhada até a Laguna Humantay. Depois de uma hora e meia de caminhada desafiadora até a montanha, poderemos apreciar este lugar maravilhoso que está localizado a 4200 metros de altitude. Após a visita e tempo para um almoço estilo pic-nic, faremos a caminhada de retorno a Soraypampa onde nosso transporte nos espera para retornar a Cuzco. Chegada prevista para 17h30.
Nível de dificuldade: intenso
Duração: dia todo (aproximadamente 12 a 13 horas)
Distância percorrida no trekking: 7,5 km
Duração da caminhada: 3 a 4 horas
Altitude máxima: 4.200 m.s.n.m
Refeição: almoço tipo pic nic
Muito importante: você deverá estar aclimatado a altitude para conseguir realizar esse trekking, por isso, recomendamos que incluia no final do roteiro. É necessário ter um nível adequado de condicionamento físico e estar acostumado a realizar caminhadas.
Passeio opcional no Vale Sagrado - MARAS E MORAY - meio período
Na região do Vale Sagrado conheceremos as salindas de Maras e os terraços agrícolas circulares de Moray. No Salar Maras encontramos as minas de sal, exploradas desde a época dos incas até a atualidade. Muito procuradas pelos amantes de fotografia! Conheceremos os terraços circulares de Moray, utilizados pelos Incas para adaptar as plantas a novos climas. É mais uma evidência dos avançados níveis agrícolas alcançados pelos Incas! Retorno à Cuzco e restante do dia livre. Sem refeições inclusas.
Passeio opcional no Vale Sagrado - MARAS, MORAY e CHINCHERO - dia todo
Na região do Vale Sagrado conheceremos as salinas de Maras, os terraços agrícolas circulares de Moray e o vilarejo de Chinchero. No Salar Maras encontramos as minas de sal, exploradas desde a época dos incas até a atualidade. Muito procuradas pelos amantes de fotografia! Conheceremos os terraços circulares de Moray, utilizados pelos Incas para adaptar as plantas a novos climas. É mais uma evidência dos avançados níveis agrícolas alcançados pelos Incas! Teremos uma parada para almoço em um restaurante turístico (sem bebidas). Visitaremos o lindo povoado de Chinchero, muito pitoresco e onde é possível comprar o artesanato próprio da região. Retorno à Cuzco e restante do dia livre.
SUGESTÃO DE PASSEIOS EXTRAS EM HUARAZ
Adicione dias a mais de hotel em Huaraz e realize outros passeios incríveis para explorar ainda mais as belezas naturais, históricas e culturais dessa região.
Abaixo você encontrará os descritivos desses passeios extras.
Nas tabelas de valores mais abaixo você encontrará os preços de noites de hotéis e dos passeios para serem somados ao roteiro.
Passeio Opcional em Huaraz - HUARAZ E WILLCAHUAIN - meio período
Nesse passeio de meio período visitaremos a cidade de Huaraz (3.100 m) e seus arredores. Inicialmente, subiremos ao mirante de "El Pinar", de onde teremos uma vista panorâmica da cidade de Huaraz, e depois seguiremos para o complexo arqueológico de Willcahuain e Ichic Willcahuain (800-1.100 d.C.), correspondente ao período Wari - Tiawanaco. Em Willcahuain, visitaremos o mausoléu principal conhecido como "templo", um edifício piramidal truncado com uma altura de 9 metros e três andares ou plataformas com acessos independentes. O edifício tem um total de 19 cômodos: cinco no primeiro andar, sete no primeiro andar e sete no terceiro andar. Na parede do último andar há algumas cabeças pregadas semelhantes às do templo de Chavín de Huantar. Em seguida, iremos ao Ichic Willcahuain (Willcahuain chico), um complexo arqueológico formado por 15 chullpas de características semelhantes às do "Templo", mas de tamanho menor, que eram usadas como tumbas coletivas da elite. Retornaremos à cidade de Huaraz pela zona rural, apreciando as várias montanhas cobertas de neve da Cordilheira Branca. Em Huaraz, caminharemos pelas principais ruas e praças da cidade. Na Plaza de Armas, visitaremos o "Museo Regional de Ancash", que possui a maior coleção de esculturas líticas do Peru, correspondendo principalmente à cultura Recuay e a outras culturas estabelecidas na região, onde podemos apreciar diferentes tipos de esculturas rupestres, como cabeças de pregos, lintéis ornamentados, guerreiros e personagens femininos em corpo inteiro, entre outros. Nas salas de exposição, podemos ver cerâmicas das culturas Chavín, Huaraz "Branco sobre Vermelho", Moche, Inka e Recuay, entre as quais se destacam as belas cerâmicas da tumba "Janku", feitas de caulim e decoradas em vermelho e preto.
Duração: 4 horas
Nível de dificuldade: leve
Passeio Opcional em Huaraz - CHAVÍN DE HUÁNTAR - dia todo
Partindo de Huaraz, percorreremos o sul do vale do rio Santa, passando pelos vilarejos típicos de Recuay, Ticapampa e Catac, de onde subiremos até a Cordilheira Branca. Visitaremos a lagoa Querococha (3.980 m) e subiremos até a passagem Cahuish (4.550 m), de onde desceremos até o beco de Conchucos seguindo o curso do rio Mosna, até chegarmos à cidade de Chavín de Huántar (3.180 m). Visitaremos o Centro Cerimonial mais representativo da Alta Cultura Peruana (1.700 a.C.), visitando as monumentais construções de pedra, compostas por templos, praças afundadas, escadarias colossais, plataformas sobrepostas e galerias internas usadas para fins cerimoniais e condução de água. No Templo Antigo, visitaremos a "Plaza Circular" com estelas de pedra esculpidas com diversas imagens de divindades e felinos da iconografia de Chavín, para depois entrar na galeria do "Lanzón", divindade suprema de Chavín (ídolo de pedra de 4,50 m de altura, com representações humanas e atributos de jaguar, serpente e águia). Continuaremos pelas galerias dos "labirintos" e pelo novo templo, denominado "Castelo" (500 a 200 a.C.) formado por três plataformas sobrepostas em cuja fachada se encontra a "Portada de las Falcónidas" formada por colunas de pedra decoradas com figuras antropomórficas, onde se destacam a "Cornisa de las Falcónidas" e a "Cornisa de los Jaguares"; cuja fachada principal está orientada para a plaza quadrada afundada. Visitaremos o altar do "Choque Chinchay", que representa a constelação de Órion. Em uma das paredes, há uma sucessão de esculturas em pedra chamada "Cabezas Clavas". Após o almoço em restaurante (sem bebidas), visitaremos o museu de Chavín, onde encontraremos magníficas amostras da cerâmica e da escultura litográfica de Chavín, com destaque para o "Obelisco Tello", Cabezas Clavas (esculturas de pedra representando as cabeças de seres míticos), estelas, bem como os pututos (trombetas) de strombus (conchas do mar), que nos mostram o alto desenvolvimento que a cultura andina alcançou. Chavin foi designado pela UNESCO como "World Heritage Site". No final do passeio, retornaremos a Huaraz.
Nível de dificuldade: moderado
Altitude: 3.180 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas
Passeio Opcional em Huaraz - LAGUNA CHURUP - dia todo
Saímos de Huaraz (3.100 m), seguimos em direção à Cordilheira Branca, passando por vilarejos típicos andinos e apreciando a magnífica vista das cinco ravinas glaciais que cercam a cidade de Huaraz e as montanhas da Cordilheira Branca, entre elas as montanhas cobertas de neve Vallunaraju (5.686 m), Rima Rima (5.254 m), Churup (5.493 m) e Huantzan (6.369 m), entre outras. Chegada a Pitec (3.850 m) no flanco oeste da Cordilheira Branca. Começaremos nossa caminhada subindo por um caminho marcado na morena da geleira, de onde teremos uma vista magnífica dos picos nevados mais altos da Cordilheira Branca, como Huascaran, Huandoy (6.395 m), Hualcan (6.122 m), entre outros. Também veremos a cidade de Huaraz e a Cordilheira Negra a oeste. Depois de subir a estrada sinuosa, chegaremos à Lagoa Churup (4.480 m) de águas azuis-turquesa transparentes, considerada uma das mais belas da Cordilheira Branca. A lagoa está localizada na base do Churup, coberto de neve (5.495 m). Exploraremos os arredores da lagoa, apreciando a bela paisagem. Depois de um almoço estilo pic nic às margens do lago, retornaremos a Pitec, de onde partiremos para Huaraz. Essa é uma boa caminhada para pessoas que desejam experimentar em um dia o sabor de uma verdadeira caminhada andina.
Distância percorrida: 7 km
Duração da caminhada: 4 a 5 horas
Nível de dificuldade: Intenso
Altitude: de 3.850 m a 4.480 m
Tempo de duração do passeio: 8 a 9 horas