Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Portugal - A Volta da Ilha da Madeira by Bike

Cód.Roteiro:1884

EXPERIÊNCIAS:

  • Cicloturismo

    Cicloturismo

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

terrestre

A Ilha da Madeira é um território português e se situa no meio do Atlântico a uma hora de voo das principais cidades do continente, como Porto ou Lisboa. Com inverno ameno e verões deliciosamente europeus, a Ilha tem clima bom o ano inteiro, A Madeira tem povo hospitaleiro e receptividade reconhecida. Com segurança constante e paisagens de tirar o fôlego, foi considerada em 2015, 2016 e 2017 como melhor destino insular do mundo. Com valores bem econômicos, comparados a outros destinos da Europa, este destino nos proporciona experiências fantásticas que ficarão guardadas em sua memória. 
 
Na nossa programação citamos muito a palavra "levada": Então entenda o que é: O Sistema Hidráulico da Madeira remonta ao século XV e é único no mundo. O objetivo desta vasta rede de canais de pedra é captar as águas que caem no alto das montanhas e transportá-la até os campos de cultura. Ao longo dos últimos 500 anos a disponibilidade de água nas plantações foi sempre um fator crítico, já que as zonas cultiváveis eram as menos chuvosas e secas. Em contrapartida, chovia abundantemente nas zonas montanhosas impróprias para o cultivo. Daí resultou uma batalha titânica que implicou a construção de 2200 km de canais e 40 km de túneis. Tarefa tanto mais formidável, quando se sabe que na maior parte dos casos, galerias e condutas foram abertas à mão. Por vezes uma topografia tão adversa que os homens tinham de trabalhar suspensos de cordas, enquanto atacavam a rocha.
 
A ideia deste programa é rodar a ilha conhecendo as paisagens sobre todos ou quase todos os concelhos (pequenas vilas), fazendo deslocamentos em veículos para facilitar o acesso diante da abrupta altimetria de uma ilha vulcânica como a Madeira, e aproveitar os melhores caminhos usando a bicicleta como ferramenta para desfrutar do melhor que a ilha pode oferecer. Esperamos por vocês!

Sobre a Trilha

Este é um tour de nível 3 (na nossa escala de 1 a 5). Este é um ótimo passeio para pessoas ativas (que regularmente correm, andam de bicicleta ou malham) sem muita experiência em passeios de bicicleta. Também é bom para ciclistas intermediários e avançados que querem férias divertidas, aproveitando algumas subidas todos os dias. Viagens de 40 a 54 quilômetros por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Vamos pedalar em estradas secundárias pavimentadas com pouco tráfego (em alguns trechos mais curtos podemos dividir a estrada com carros), bem como em estradas de terra batida com muito pouco tráfego. Os ciclistas experientes que desejarem passeios mais longos e opcionais no final do passeio programado, estarão disponíveis na maioria dos dias.
 
Dificuldade Física: intenso
Dificuldade técnica: intenso

Dia a Dia

1° Dia - ORIGEM / FUNCHAL

Embarque no aeroporto de origem com destino a cidade de Funchal, a charmosa capital da Ilha da Madeira. Recepção e traslado* para o hotel. A partir das 14hs, procederemos com a instalação de todos em nosso hotel. Em seguida, realizaremos um congresso técnico, com uma breve apresentação sobre dias de aventuras que compartilharemos nos dias seguintes. Finalizaremos este dia com as boas-vindas à moda madeirense, convidando todos para um jantar típico da ilha, para celebrar a nossa chegada.

*traslado com horário livre, mas recomendamos voos com chegada pela manhã.
 

Jantar de recepção incluso;
Perniote em pousada.



2° Dia - FUNCHAL / MACHICO - 54km

Partimos do Terreiro da Luta um miradouro histórico onde em tempos passados era a última parada do trem que ligava o Monte até o Funchal, depois ele teve seu nome mudado para o atual por conta dos ataques de tropas alemãs que bombardearam a ilha e lá se firmou como ponto de observação de toda a baia do Funchal. Este trecho do Funchal até o Terreiro da Luta é feita em carro com um reboque levando as bicicletas. Seguimos ao longo da levada do Faial, (que se inicia na localidade da Choupana, nas zonas altas do Funchal, a sul da Ilha da Madeira e leva os ciclistas numa agradável viagem repleta de tons de verde da floresta da ilha. Ao longo deste caminho, realizado lado a lado com a levada, são diversas as espécies de flora e fauna que poderá ser observada. Por muitas vezes surgem lindíssimas vistas panorâmicas das pequenas povoações da zona do Funchal e da Camacha, que nos permitem conhecer a ilha através de outra perspectiva, sendo este um percurso fácil e acessível a qualquer pessoa que tenha experiência em bicicletas. Seguiremos e rumo a Passagem pela Portela, um lindo local com um mirante de vistas espetaculares. Este mirante fica localizado na freguesia de Santo da Serra a 670 metros de altitude, entre o Porto da Cruz e Machico. Sua vista traz um cenário de montanhas até o mar. Podemos observar a Freguesia do Porto da Cruz e a Penha d’Águia, de lá faremos a descida para Machico, a única praia de areia branca da Ilha da Madeira, proveniente do Deserto do Saara. Vale até um banho de mar, sem dúvidas! Deste ponto, voltaremos para o Hotel em carro de apoio novamente.
 

Subidas acumuladas : 980 m
Descidas acumuladas: 1540 m
 

Café da manhã e pic-nic especial inclusos;
Pernoite em hotel.



3° Dia - PICO ARIEIRO / PORTO DA CRUZ - 40km

Após o café da manhã, transfer até o Pico do Arieiro à 1818 m de altitude. Este transfer também será feito em carro de apoio e só o passeio de carro já valeria o dia!!! As estradas são magnificas até o segundo maior pico do arquipélago. Lá pararemos para tomar um típico café com vinho madeira (que leva o nome de “cortado”).  Em seguida, montamos nas bicicletas e seguimos por descida rápidas ao longo de pistas, trilhas e single tracks. Passando mais uma vez pela Portela e continuando a descida para o Porto da Cruz. Este concelho fica já na Costa Norte da Ilha, é característico por ter praia de areia, no entanto areia natural (negra), e uma antiga fábrica de mais de 100 anos, sendo local de fabricação do Rum – aguardente tipicamente madeirense, e lá mesmo, será o nosso ponto final. Confraternizaremos com nosso grupo brindando com uma tradicional bebida madeirense, a Poncha, que é uma mistura de Rum – aguardente, mel, limão (siciliano e laranja). Depois de alguns momentos de descontração partimos de lá e seguimos para o hotel.

Subidas acumuladas: 610 m

Descidas acumuladas: 2350 m
 

Café da manhã e pic-nic especial inclusos;
Pernoite em hotel.



4° Dia - Day Off

Algumas sugestões de passeios pela Ilha da Madeira poderão ser fornecidas pelos nossos guias para este dia, assim como descer pelas ladeiras em trenós de vime, realizar uma viagem em auto mar para observação de baleias e golfinhos, passeios de jipe, surfar ou aventurar-se em um programa de canionismo, que é uma das especialidades de nossos guias locais e poderá ser contratada diretamente durante o nosso tour. Você poderá também bater perna pelas ruas do Funchal ou visitar outros concelhos da ilha, deliciando-se com os sabores e aromas da incrível culinária da Ilha da Madeira.



5° Dia - FAJÃ DA OVELHA / FONTE DO BISPO / PONTA DO PARGO - 44km

Sairemos do hotel em transfer até a Fajã da Ovelha, este concelho pertence a freguesia da Calheta, tem 24 km² de área e apenas 995 habitantes (censo 2017). A sua densidade populacional é 40,4 hab/km² , um verdadeiro local de paz e sossego com vista para o mar. Claro que nada se contrasta com a beleza do lugar que ora tem fazendas, ora tem o mar como pano de fundo. Já em nossas bicicletas, faremos a subida até à Fonte do Bispo, talvez a mais difícil destes dias. Depois, para acalmar as pernas e acelerar os corações, iremos ter a descida até à Ponta do Pargo, que além de ser o local mais a oeste do arquipélago é também rica nesta deliciosa espécie de peixe que leva o mesmo nome. Daí em diante iremos seguir pela levada (curso de água) até à descida que nos levará ao emblemático Paul do Mar, onde iremos descansar depois de mais um lindo dia de pedal.

Subidas acumuladas: 1150m
Descidas acumuladas: 1840 m
 

Café da manhã e pic-nic especial inclusos;
Pernoite em hotel.



6º Dia - PAUL DA SERRA / PAUL DO MAR - 40km

Após o café da manhã, iremos em transfer até o Paul da Serra, o maior e mais extenso planalto da Ilha da Madeira com cerca de 24 km², com uma altitude média de aproximadamente 1500 metros. O seu ponto mais elevado é o pico Ruivo do Paul, com 1640 metros, de onde se pode admirar a extensão de todo o planalto. Em dias de boa visibilidade, pode-se observar o mar da costa sul e norte. Neste magnifico maciço rochoso faremos o início da nossa pedalada indo em direção à Bica da Cana. Lá iremos parar alguns momentos e apreciar a paisagem dos seus 1580 metros acima do nível do mar. Na sequência faremos a passagem pelos Estanquinhos, junto ao Posto Florestal e seguiremos para o trecho mais radical do dia. Para os que tem sede de adrenalina, este trecho vai ficar na memória, pois após algumas subidas e inúmeras descidas ao longo das colinas da Calheta, chegaremos a idílica Vila do Paul do Mar. Este concelho (pequena vila) é voltado para a prática do surf e esportes náuticos e toda ela respira uma calmaria e cheiro de mar como em nenhum outro da ilha. Finalizaremos no Bar Maktub com a sensação de mais um dia pra ficar na memória. 


Subida acumulada : 260m

Descida acumulada: 1820m
 

Café da manhã, pic-nic especial e jantar inclusos;
Pernoite em hotel.



7° Dia - FUNCHAL / ORIGEM

Check-out no hotel às 11hs e traslado para o aerporto conforme o seu voo.
 
Café da manhã incluso;
Sem pernoite incluso.
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui

- Transfer in/out aeroporto/hotel/aeroporto em qualquer horário e podendo ser fora do dia de início e final do roteiro;
- 6 pernoites na Ilha da Madeira em diferentes hotéis durante o roteiro itinerante em quartos duplos c/ café da manhã;
- Guia de ciclismo brasileiro;
- Bike Tours guiados conforme a programação c/ hidratação e pequenos lanches;
- 1 jantar de boas vindas c/ vinho local;
- 4 almoços típicos regionais em restaurantes selecionados;
- Entradas em atrativos descritos no programa;
- Traslados para os tours em vans ou automóveis de acordo com a programação;
- Assistência mecânica (pequenos reparos);
- Brinde especial Pisa Trekking.
 

Não Inclui

- Passagem aérea;
- Bebidas;
- Despesas de caráter pessoal;
- Aluguel de bicicletas;
- Seguro viagem - Recomendamos o World Nomads - www.worldnomads.com.br

Checklist

- 1 mochila de ataque
- 3 bermudas de bike 
- 3 camisetas de bike
- 3 pares de meia para pedal
- 1 conjunto de roupas leves para trekking 
- 1 par de tênis para trekking
- 1 par de chinelos ou papete
- Jaqueta corta vento
- 1 blusa segunda pele
- 1 gorro ou bandana
- Roupa de banho
- 1 toalha dry 
- 1 toalha para banho 
- 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva
- Protetor solar
- Protetor labial
- Medicamentos de uso pessoal
- Lanterna de cabeça