27/12 - 1° Dia - ORIGEM / BELO HORIZONTE / DIAMANTINA
Hoje faremos a sua recepção no aeroporto de Confins em Belo Horizonte às 12h e realizaremos o transfer até a cidade de Diamantina. Ao chegar nos hospedaremos em nosso hotel. O Hotel Tijuco foi projetado por Oscar Niemeyer. No início da década de 50 Diamantina possuía aproximadamente 10 mil habitantes. Com um acervo colonial incrível, não havia um Hotel para hospedar turistas. Então, Juscelino Kubitschek encomendou o projeto a Niemeyer e o construiu em 1951, quando era governador do Estado. Hoje, modernizado em suas instalações, sua localização privilegiada no centro da cidade nos proporcionará uma viagem particular ao passado. A noite mineira convida a um bate pernas pelas ruas mais próximas de nosso hotel. Vale a pena experimentar as cervejas artesanais produzidas na cidade.
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Diamantina.
28/12 - 2º Dia - DIAMANTINA / CONSELHEIRO MATA - 61km
Nosso dia começará cedinho. Após o café da manhã, partiremos para o nosso primeiro pedal. Seguiremos até a antiga estação ferroviária de Diamantina. A Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil criada em 1957 e consolidou 18 ferrovias regionais. O ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte, ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço na direção do médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto. Iniciaremos nosso pedal por um trecho de ligeiro aclive nos primeiros quilômetros até ao ponto mais alto de toda a viagem. Pedalaremos então sobre um platô da Serra do Espinhaço onde alguns investidores começaram a desenvolver produções de vinho, cultivando uvas em um clima excepcional. Seguiremos rumo ao nosso primeiro banho de cachoeira no distrito de Barão do Guaicuí, pertencente à cidade vizinha de Gouveia. Partiremos rumo ao nosso destino neste dia, passando por lugares de beleza exuberante do Vale do Rio Pardo Pequeno, importante afluente do Rio das Velhas, pelo povoado de Mendes e então Conselheiro Mata.
Descrição da atividade: 60,85 quilômetros de deslocamento todo por trilha tipo “gravel” de terra batida, com pouca exigência técnica na maioria do percurso, porém com algumas intercorrências e interrupções na trilha que podem proporcionar algum grau de dificuldade.
Baixa exigência física.
Altimetria: +254 -590
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Conselheiro Mata.
29/12 - 3º Dia - CONSELHEIRO MATA / CACHOEIRA DO TELÉSFORO / CACHOEIRA DAS FADAS - 38km
Conselheiro Mata, que leva esse nome em função de um ilustre diamantinense chamado João da Mata Machado, médico fundador da Santa Casa de Diamantina, foi abolicionista e um dos principais conselheiros de Dom Pedro II; é um distrito da cidade de Diamantina que abrigou um colégio interno católico para homens que encerrou as suas atividades há alguns anos. Possui menos de 1.000 habitantes que levam uma vida pacata, longe da importância vivida pelo distrito na época da extração de diamantes, fato que curiosamente levou a igreja e instalar um de seus principais colégios de formação do Brasil no lugar. O lugar é místico, é o último vilarejo da borda oeste da Serra do Espinhaço por onde passava a Maria Fumaça seguindo rumo ao vale do Rio São Francisco. Neste dia, pedalaremos rumo a um santuário de águas inacreditável. Seguiremos pedalando pelos estradões até a Cachoeira do Telésforo. Antes, pertinho da Vila de Conselheiro Mata, uma parada para contemplar as águas azuis que lambem o paredão da Cachoeira das Fadas.
Descrição da atividade: 38,5 quilômetros de deslocamento todo por estradões com subidas e descidas de baixa exigência técnica e física.
Altimetria: +434 -396
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina.
30/12 - 4º Dia - PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO - 27km
No penúltimo dia do ano, faremos uma visita a uma das mais respeitadas unidades de conservação do Estado de Minas Gerais. Conheceremos o Parque Estadual do Rio Preto. O parque é cuidado há anos pelo gerente do parque, o Tonhão, que junto com a sua equipe trata a unidade com um carinho e eficiência impressionantes. Neste parque estão mais de 12 mil hectares de mata nativa preservada, nascentes de diversos rios, as cachoeiras Sempre Vivas e Crioulo, com águas límpidas e praias de areia branca.
Descrição da atividade: 27 quilômetros de deslocamento todo por asfalto e estradões com subidas e descidas de baixa exigência técnica e exigência física moderada. Altimetria: +588 - 376
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite no Parque Estadual do Rio Preto.
31/12 - 5º Dia - PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO / CACHOEIRA SEMPRE VIVAS / CACHOEIRA CRIOULO - 18km ou 36km
Banhos de cachoeira para energizar e purificar a passagem de ano. Acordaremos bem cedo e sairemos neste último dia do ano para liberar novas energias com banhos de cachoeiras que serão difíceis de ser esquecidos. Sairemos para uma boa caminhada pelas dependências do Parque Estadual do Rio Preto para visitação às impressionantes Cachoeiras Sempre Vivas e Crioulo. Retornando às dependências do Parque, tomaremos nossas bikes de volta a Diamantina. A noite de réveillon nos espera com toda a sua magia. Uma surpresa é preparada por nossos anfitriões para essa noite.
Descrição da atividade: 18 quilômetros de deslocamento todo por estradões com uma forte subida nos primeiros quilômetros, e depois com predominância de descidas de baixa exigência técnica.
Altimetria: +429 - 510
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina.
1/01 - 6º Dia - PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI / CACHOEIRA DO SENTINELA / CACHOEIRA DOS CRISTAIS - 18km
Sairemos da pousada pedalando passando pelo centro da cidade. Visitaremos alguns outros atrativos turísticos e contemplaremos a beleza daquela que já foi a cidade mais rica do Brasil. Em seguida, partiremos rumo ao Parque Estadual do Biribiri. Será um pedal de aproximadamente 18 quilômetros, passando pelas cachoeiras do Sentinela e Cristais. Em seguida vamos à uma antiga vila onde funcionava uma produção têxtil e conheceremos os seus segredos. Conheceremos também o restaurante do Raimundo Sem Braço, um dos melhores points gastronômicos da legítima culinária mineira. Após o almoço, fica a opção para aqueles que quiserem pedalar de volta à cidade ou retornar em nossa van. Chegando ao hotel descansaremos um pouco para depois contemplar a charmosa noite Diamantinense.
Descrição da atividade: 18 quilômetros de deslocamento todo por estradões com subidas e descidas de baixa exigência técnica e física.
Altimetria: +93 – 293 Há a possibilidade de uma pedalada adicional de 18 quilômetros a mais no retorno ao nosso hotel.
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina.
02/01 - 7º Dia - DIAMANTINA / BELO HORIZONTE / ORIGEM
É hora de embarcar as nossas bicicletas e iniciar o nosso retorno ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Partiremos após o café da manhã. Boa viagem!
*recomendamos voos de retorno após às 18h.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.