Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Trekking na Geórgia - Descobrindo as Montanhas do Cáucaso c/ Agnaldo Gomes

Cód.Roteiro:1904

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Grandes Expedições

    Grandes Expedições

  • |
  • Viagens em Grupo

    Viagens em Grupo

  • |
14 DIAS E 13 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

terrestre

A Geórgia é uma agradabilíssima surpresa. Com uma longa história e múltiplas influências culturais devido a invasões sucessivas de mongóis, otomanos, persas, russos e mais recentemente sendo descoberto por turistas e trekkers de todo o mundo, o país se encontra geográfica e culturalmente entre a Ásia e a Europa. A Geórgia foi o segundo país a adotar a religião cristã e suas igrejas e antigos monastérios são fascinantes. Sua capital, Tbilisi retrata muito bem esta mescla cultural com a parte antiga ao redor das fontes de águas termais e casas com lindas varandas ao lado de ousados projetos arquitetônicos super modernos. Mas, é nas montanhas que mora a mais surpreendente beleza do país. Pradarias repletas de flores silvestres contrastando com montanhas nevadas impressionantes e cortadas por lindos riachos de montanha deslumbram a todos. 
 
Nosso trekking será em uma das regiões mais bonitas do país, Svaneti, que não só apresenta uma beleza natural impressionante como também vilarejos medievais com as famosas Torres Svan que eram usadas como defesa contra os inúmeros e diversos invasores. Tudo isso com a hospitalidade do povo local e de um dos mais famosos vinhos do planeta. Caminharemos ao redor de 6 a 7 horas por dia percorrendo de 15 a 20 quilômetros e nos hospedaremos em pequenas pousadas familiares onde também experimentaremos a culinária local. Mas, segredos como este não duram muito... Venha agora descobrir porque Geórgia é o destino da vez.

Pontos de Interesse

A Geórgia é um destino de trekking bastante desconhecido dos brasileiros apesar de apresentar uma beleza natural impressionante e uma riqueza cultural. Como em todos os destinos oferecidos pela Pisa Trekking, o roteiro foi desenhado após extensa pesquisa feita pelos nossos guias escolhendo não apenas as rotas de trekking, mas também onde dormir, onde comer e os melhores transportes. 

Sobre a Trilha

Em Tbilisi nos hospedaremos em um confortável hotel 4* e durante o trekking em pequenas pousadas, algumas bastante confortáveis e outras bem mais simples. Dependendo do tamanho do grupo usaremos apenas quartos para duas pessoas ou então, em algumas noites, quartos com até quatro camas normalmente com banheiros fora do quarto.

Neste trekking não teremos nem altitude, nossa noite mais alta é a 2100 metros, nem frio, mas andaremos muitos quilômetros todos os dias, ao redor de 15 a 20, e teremos grandes desníveis de altitude subindo e descendo uma média de 1000 metros por dia.

Dia a Dia

1º Dia - CHEGADA EM TBILISI

Chegada a Tbilisi, a capital da Geórgia (consulte-nos sobre opções de voos a partir da sua cidade de origem). Traslado aeroporto/hotel não incluso. Restante do dia livre. 
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Tbilisi.


2º Dia - CITY TOUR EM TBILISI

Após o café da manhã, passeio visitando os pontos mais importantes da cidade.
 
Café da manhã;
Pernoite em Tbilisi.


3º Dia - TBILISI / ETSERI (7 horas de viagem)

Este vilarejo é completamente tradicional, fora da rota normal de trekking e mantém seu modo de vida com pouca influência do mundo exterior. Nos hospedaremos em uma pousada bastante simples com quartos com duas camas e banheiro fora do quarto, porém com a típica hospitalidade georgiana.
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Etseri.


4º Dia - INÍCIO DO TREKKING / ETSERI / MAZERI

Começamos o trekking com uma subida gradual de 5km, ganhando 1.000 metros por campos repletos de flores silvestres e, conforme vamos ganhando altitude, a trilha se torna um pouco mais íngreme até chegarmos no passo Baki, a 2.462 metros e de onde se tem a primeira vista do Monte Ushba (4.710m) que dominará nosso horizonte nos próximos dias de caminhada. Após um bom descanso apreciando a linda vista das montanhas ao nosso redor, começaremos a descida inicialmente caminhando pela crista por, aproximadamente, uma hora e, depois, perderemos altitude, caminhando por dentro de uma linda floresta de abetos e bétulas. A última parte da caminhada será seguindo uma pequena estrada até chegarmos no nosso hotel, Grand Hotel Ushba, uma aconchegante pousada com confortáveis quartos com banheiro privativo e deliciosa comida típica.
 
Subida acumulada: 1.000m
Descida acumulada: 1.000m
Distância percorrida: 15km em 7h
 
Café da manhã incluso;
Pernoite em Mazeri.


5º Dia - TREKKING / MAZERI / GLACIAR MT. USHBA

Hoje faremos uma linda caminhada até o glaciar do Mt. Ushba, passando pela mais alta cachoeira do país. Mt Ushba é a quinta montanha mais alta da Geórgia e considerada a mais perigosa para escalar. Sua forma é extremamente marcante, com seus dois cumes com apenas 10 metros de diferença entre um e outro. Faremos os primeiros 5 quilômetros de carro e, a partir daí, seguiremos por dentro de uma densa floresta paralela ao rio de degelo da montanha que desce caudalosamente pelo vale. Após uma hora de caminhada ganhando pouca altitude a trilha se torna bem mais estreita e íngreme, até chegarmos ao pé do glaciar de onde teremos vistas espetaculares do Mt Ushba e das outras montanhas desta que é a linha de divisa entre a Geórgia e a Rússia. Nossa caminhada de volta ao nosso hotel demorará ao redor de 3 horas. Hospedagem novamente em Mazeri no Grand Hotel Ushba.
 
Subida acumulada: 1.000m
Descida acumulada: 1.000m
Distância percorrida: 15km em 6h
 
Café da manhã;
Pernoite em Mazeri.


6º Dia - TREKKING / MAZERI / LENJERI

Hoje começaremos nossa caminhada bem cedo, já que este é o dia mais duro de todo nosso trekking. Nossa caminhada segue, inicialmente, por uma pequena estrada de terra, até chegarmos às ruínas do antigo vilarejo de Guli, ganhando altitude gradualmente. Aí teremos a última oportunidade de pegar água para o restante do dia. A partir deste ponto a trilha se torna mais íngreme em uma série de zigue-zagues com vistas cada vez mais impressionantes dos dois cumes do Mt. Ushba e do vale de Mazeri. Após cinco horas de caminhada e oito quilômetros chegaremos ao lindíssimo Passo Guli com 2.970 metros de altitude, onde faremos um longo descanso para nosso piquenique com uma das mais lindas vistas do Cáucaso. Ao contrário da subida, nossa descida será bastante gradual com longos trechos de caminhada sem ganho ou perda de altitude. Após 3 horas de caminhada chegaremos a uma pequena estrada de terra com uma ampla vista do vale 700 metros abaixo e do vilarejo mais famoso da região, Mestia. Neste ponto nossos carros nos levarão ao pequeno vilarejo de Lenjeri onde nos hospedaremos em uma pousada com quartos com banheiro privativo. Todos os membros da família dona desta pousada são músicos dedicados a preservação da rica tradição musical desta região que data de mais de 3.000 anos. Eles nos receberão com muitas histórias sobre esta região tão especial e com o vinho do qual este país é tão famoso.

 
Subida acumulada: 1.500m
Descida acumulada: 650m
Distância percorrida: 15km em 8h
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Lenjeri.


7º Dia - DIA LIVRE / LENJERI / MESTIA

Estes são vilarejos habitados há séculos e dotados de várias torres que durante a idade média serviam como defesa contra invasões. Mestia também tem vários interessantes museus e inúmeros restaurantes. Apesar de ter uma pequena população, ao redor de 2.000 habitantes, Mestia é bastante turística recebendo trekkers no verão e esquiadores no inverno. No final da tarde voltaremos à nossa pousada e a tranquilidade de Lenjeri onde jantaremos e seremos brindados com um show de música e dança folclórica dos nossos anfitriões.
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Lenjeri.


8º Dia - TREKKING / LENJERI / TSVIRMI / ZHABESHI

Hoje começaremos a segunda parte de nosso trekking, a caminhada de quatro dias de Mestia a Ushguli, o mais famoso trekking da Geórgia. Mas, ao contrário do roteiro tradicional que vai por baixo no vale, faremos nos primeiros dois dias um caminho diferente, muito menos trilhado que vai pela parte mais alta das montanhas com vistas muito mais bonitas. Para evitar um dia muito cansativo, tomaremos dois ski lifts até a crista das montanhas cortando, assim, a maior parte da subida do dia e iniciando nossa caminhada a 2.300 metros de altitude. Pela primeira hora de caminhada seguiremos uma pequena estradinha de terra até o topo de uma colina com vistas de 360 graus de toda a região. Apesar de ainda termos vistas do Mt. Ushba, a montanha que dominará nosso horizonte será, a partir daqui, o Mt Tetnuldi com 4.858 metros, outra linda montanha da região. A partir deste ponto seguiremos por campos de flores silvestres perdendo gradualmente altitude até chegarmos ao pequeno e pouco visitado vilarejo de Tsvirmi a 1.917 metros. Após um bom descanso seguiremos para nosso destino do dia, o vilarejo de Zhabeshi descendo em algumas partes por lindas pradarias e outras seguindo a estrada.
 
Subida acumulada: 400m
Descida acumulada: 1.100m
Distância percorrida: 17km em 7h
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Zhabeshi.


9º Dia - TREKKING / ZHABESHI / ADISHI / BOGRESHI

Atravessando o pequeno vilarejo de Zhabeshi começaremos uma subida ininterrupta de 700 metros por dentro de uma floresta com vistas ocasionais do Mt. Ushba e do Mt. Tetnuldi até chegarmos a uma crista com amplas vistas da região. Seguiremos então por ao redor de três quilômetros contornando a montanha quase sem perder altitude. Atravessaremos dois deliciosos riachos de montanha onde podemos parar para um refrescante banho de rio. Até quase chegarmos a Adishi não avistaremos o vilarejo sendo que os últimos 300 metros são em um dos campos floridos mais bonitos do trekking. Após descansar um pouco em Adishi e absorver a atmosfera do pequeno vilarejo caminharemos pela estrada plana por 10 quilômetros até nossa pousada no vilarejo de Bogreshi.
 
Subida acumulada: 950m
Descida acumulada: 950m
Distância percorrida: 21km em 8h
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Bogreshi.


10º Dia - TREKKING / BOGRESHI / IPRARI

Hoje é um dos dias mais bonitos do trekking! Começaremos o dia com uma pequena viagem de carro de volta a Adishi onde começaremos a caminhada. A trilha segue ao lado do rio ganhando altitude muito gradualmente e com impressionantes vistas da cascata de gelo do Mt Tetnuldi. Após 6 quilômetros de caminhada atravessaremos o rio com cavalos já que a água pode ser um pouco profunda. A partir deste ponto começaremos a subir mais pronunciadamente até chegarmos no Passo Chkhunderi a 2.650 metros de altitude. Começaremos então uma descida gradual por dois quilômetros, seguida por uma descida mais pronunciada até o vale. Os últimos quilômetros do dia são ao lado de um caudaloso rio de degelo das montanhas atrás de nós. A cada dez passos pararemos para olhar para as impressionantes montanhas ao norte. Nossa pousada hoje será uma das mais confortáveis do trek com vários quartos para duas pessoas e excelente comida.
 
Subida acumulada: 750m
Descida acumulada: 850m
Distância percorrida: 17,5km em 6h
 
Café da manhã e jantar;
Pernoite em Iprari.


11º Dia - TREKKING / USHGULI / MESTIA

Hoje, nosso último dia de trekking, será um dia razoavelmente fácil com menos subidas e descidas do que os outros dias e apenas 12 quilômetros de distância. A caminhada será, na maior parte, dentro da floresta bem acima do vale e com amplas vistas de toda a região. Chegaremos em Ushguli ao redor de uma da tarde onde almoçaremos em um café (não incluído). Teremos então algumas horas para explorar este vilarejo que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO, com as várias torres tendo como pano de fundo o Mt. Shkhara. No final da tarde voltaremos a Mestia em uma viagem de ao redor de 2 horas de duração.
 
Subida acumulada: 600m
Descida acumulada: 400m
Distância percorrida: 13km em 4h
 
Café da manhã;
Pernoite em Mestia.


12º Dia - MESTIA / TBILISI

Viagem de ao redor de 8 horas de volta a Tbilisi. 
 
Café da manhã;
Pernoite em hotel.


13º Dia - TBILISI / DIA LIVRE

Dia livre para explorar um pouco mais a cidade ou fazer algum passeio nas proximidades. Recomendamos um tour de vinhos em Kakheti, a mais importante região produtora de vinhos na Geórgia. Afinal, acredita-se que o vinho nasceu neste país há mais de 5.000 anos! Converse conosco para mais algumas sugestões de passeios neste dia.

Café da manhã;
Pernoite em hotel.



14º Dia - TBILISI / RETORNO AO BRASIL

Check out no hotel e embarque para a cidade de origem (traslado hotel / aeroporto não incluso).
 
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


O que está Incluso

Inclui 
- Acomodação no hotel citado ou similar, em quartos duplos, com café da manhã; 
- Ingressos e passeios especificados;
- Transporte especificado no roteiro;
- Acompanhamento de guia brasileiro a partir de Tbilisi;
- Alimentação especificada no itinerário;
- Transporte do equipamento pessoal em cavalos;
- Brinde especial Pisa Trekking.
 
Não inclui
- Voos internacionais;
- Traslado aeroporto / hotel / aeroporto;
- Alimentação fora do trekking;
- Bebidas engarrafadas e sobremesas durante o trekking;
- Vistos ou gorjetas;
- Qualquer item não citado acima.
 
IMPORTANTE: com relação às novas taxas sobre transações internacionais, os valores descritos no site não as incluem, estando sujeitos a alterações.

Checklist

Na região onde faremos o trekking, no mês de setembro a temperatura nos vilarejos é de, na média, ao redor de 20 graus durante o dia e 10 graus à noite. Em altitudes maiores onde chegaremos no meio do dia a temperatura será de ao redor de 15 graus e a chance de chuva pequena. Com isso nossa lista de equipamentos para este trekking é razoavelmente pequena.
 
PÉS 
- Botas de caminhada 
Devem ser específicas para trekking e cobrir o tornozelo. Compradas com antecedência e "amaciadas". Comprar no Brasil. Recomendamos botas italianas como a Asolo, Scarpa ou La Sportiva. No Brasil é mais fácil encontrar da marca Salomon ou da Snake. Se você já tem a sua e se ela já tem mais de cinco anos, mesmo em bom estado, substitua por uma nova. Tanto a cola como os materiais ressecam com o passar do tempo e existe o risco de descolamento da sola.
- Meias de trekking 
O ideal são meias de trekking de lã ou outro material térmico como a das marcas Thorlo, Smart Wool, Mund ou Fox River. Essas meias devem ser específicas para trekking, compradas em casas especializadas. Você vai notar que as meias de trekking são bastante caras, mas pense que estará andando por muitos dias. É importante ter os pés secos, confortáveis e quentes.
- Papete ou crocs 
Um par de sandálias ou chinelos. O ideal são "papetes" ou crocs, pois podem ser usadas com meias, para descansar os pés após chegarmos ao lodge ou no acampamento.
- Tênis 
Um par de tênis para os passeios nas cidades.
 
PERNAS
- Calça  de trekking
Estas novas matérias de calças de trekking são mais justos já que de material stretching e resistentes a água secando com muita facilidade e sujando menos.
- Shorts 
Um short ou bermuda. Pode ser também uma calça com zíper na perna.
 
TRONCO
- Camisetas Dry Fit 
Camisetas de manga curta e camisetas de manga longa (além da roupa de baixo), de preferência de material tipo dry fit. 
- Fleece fino 
Um pulôver de fleece fino. 
- Anorak 
Um anorak com gorro, de preferência de material respirável como Gore Tex. Este anorak deverá ser bastante fino e ocupar pouco espaço, já que estarão dentro de sua mochila todos os dias. Evitar anoraks forrados de fleece. Existem vários modelos, mas o importante é buscar um com capuz ajustável, zíper em baixo dos braços para melhor ventilação.
 
CABEÇA
- Gorro 
Gorro de fleece grosso cobrindo as orelhas.
- Boné 
Pode ser com ou sem proteção para o pescoço tipo legionário.
 
MÃOS
- Luva Fina
Um par de luvas finas de material térmico. 
 
EQUIPAMENTOS DE TREKKING
- Óculos 
Óculos escuros com filtro UV. É necessário ter proteção lateral.
- Mochila Day Pack 
Uma mochila média de capacidade entre 35 a 50 litros com alças bem confortáveis e acolchoadas.
- Capa da mochila 
- Head Lamp 
Lanterna com pilhas reservas. Embora as head lamps (lanternas que são usadas presas na cabeça) não sejam obrigatórias, elas são muito mais práticas, já que deixam as mãos livres.
- Bastões de caminhada 
Bastões de caminhada de altura regulável.
 
MISCELÂNEA 
- Purificador de água 
Purificador de água a base de iodo (é o mais efetivo) em comprimidos. Se não encontrar um a base de iodo trazer um a base de cloro.
- Cantil 
Cantil de 1 litro. Os cantis de plástico duro são os mais recomendados, principalmente os de boca larga. Como enchemos os cantis nos riachos, não é recomendável qualquer cantil que seja recoberto por tecido, pois molha.
- Filtro solar e labial 
Filtro solar com proteção mínima fator 15 e protetor labial com filtro solar.
- Duffle bag 
Saco de cordura ou nylon grosso para os carregadores / mulas levarem seu equipamento durante o trekking ou escalada.
- Cadeado 
Comprar de tamanho médio para o duffle bag. Sugerimos os de números ao invés de chave, pois são mais práticos.
- Snacks
Recomendamos levar dois snacks por dia de expedição, para comer entre as refeições. Por um snack entende-se a quantidade de calorias equivalente a uma barra de cereais. Pode ser chocolate, frutas secas, nozes, barra de cereais, castanhas, bolachas etc.
- Papel higiênico 
Recomendamos dois rolos.
 
Opcional
- Diário
- Livros 
- Remédios 
- Medicamentos de uso pessoal. Trazer do Brasil. 
 
Recomendamos a seguinte lista:
- Ciprofloxacina para tratamento de diarreia bacteriana;
- Azitromicina para tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias;
- Analgésicos como Novalgina ou Paracetamol;
- Descongestionante nasal como Naldecon diurno e noturno;
- Reidratante oral em pó;
- Anti-inflamatório;
- Fibra como Metamucil caso você tenha tendência para obstipação.

Informações Importantes

Perguntas e Respostas:

Como é o clima nesta viagem?

Tanto em setembro quanto em junho o clima é perfeito para trekking com temperaturas durante o dia entre 20 a 25 graus e a noite ao redor de 10 graus dependendo da altitude. Na capital, Tbilisi, a temperatura é ao redor de 28 graus.

Como serão nossos transportes?

Iremos de Tbilisi para a cidade de Zugdidi em um confortável trem em uma viagem de 5 horas e meia e de lá para o início de nosso trekking em uma van. Na viagem de volta será também van e trem.
 
Em Tbilisi caminharemos já que a parte interessante da cidade em termos turísticos é bastante pequena.
 
Como será nossa acomodação?
 
Em Tbilisi nos hospedaremos em um confortável hotel 4* e durante o trekking em pequenas pousadas, algumas bastante confortáveis e outras bem mais simples. Dependendo do tamanho do grupo usaremos apenas quartos para duas pessoas ou então, em algumas noites, quartos com até quatro camas normalmente com banheiros fora do quarto.
 
Que roupas e equipamentos devo usar?
 
Em nosso site você encontrará uma lista completa de equipamentos para este trekking. Por favor leia com atenção e traga tudo do Brasil já que a oferta de equipamentos de trekking no país é bastante limitada.
 
Quanto dinheiro devo levar?
 
Durante o trekking todos os cafés da manhã e jantares estão incluídos em nossas pousadas de modo que gastaremos apenas com a compra de snacks para os almoços e os almoços e jantares nas cidades.
 
A Geórgia é um país seguro?
 
Sim, Tbilisi é bastante segura e durante o trekking violência é inexistente.
 
E quanto à doenças?
 
Não existe nenhum risco específico de doenças na Geórgia. Durante o trekking beberemos água dos inúmeros riachos, mas recomendamos purificar com pastilhas de cloro.
 
Brasileiros precisam de visto para a Geórgia?
 
Não, a Geórgia não pede vistos para brasileiros.
 
Posso fazer ligações internacionais durante o trekking ou terei acesso à internet?
 
Na chegada, no aeroporto, você pode comprar um chip local e com isso terá cobertura de internet durante quase todo o trekking. Todas as pousadas tem wi-fi gratuito.
 
Posso recarregar meus eletrônicos durante o trekking?
 
Sim, todos os quartos tem tomadas com pino duplo redondo.
 
 
Não existe exigência de nenhuma vacina para visitar a Geórgia
 
Todas as companhias aéreas internacionais tem voos para Tbilisi no entanto recomendamos a Turkish Airways com escala em Istanbul