Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5053-5480 • (11) 98799-8067

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

INTI RAYMI - Machu Picchu Cultural

Cód.Roteiro:2626

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Patrimônios Culturais

    Patrimônios Culturais

  • |
8 DIAS E 7 NOITES

Nível de dificuldade:

- Leve -
Valor a partir de:

US$ 1.840,00

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Berço de uma das civilizações mais espetaculares da humanidade, Machu Picchu é rodeada por cultura. Preparamos para você uma verdadeira imersão no coração do antigo Império Inca. O percurso de nossa jornada é repleto de atrativos culturais imperdíveis, verdadeiros resquícios de uma civilização impressionante. Nessa jornada, conheceremos os diversos sítios arqueológicos que compõem a região, incluindo Sacsayhuaman, nos arredores de Cuzco, e Ollantaytambo, no Vale Sagrado. Faremos uma linda viagem de trem para visitarmos Machu Picchu. Em Machu Picchu, rotas diversas levam a pontos espetaculares, como Inti Punku (Porta do Sol), Huayna Picchu e o mirante da Puente del Inka. Para os aventureiros, há ainda a possibilidade de subir ao cume da montanha de Machu Picchu, com seus 3.070m de altitude. Venha vivenciar essa intensa jornada pela cultura incaica.

Inti Raymi (em quéchua, "Festa do Sol") é um festival religioso incaico em homenagem a Inti, o deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. Tenha a oportunidade de vivenciar este ritual comemorado desde o período Inca. Durante o mês de junho, em todo o país, são realizadas cerimônias religiosas do império Inca. Estaremos no ato central das celebrações que é realizado em Cuzco. A encenação, com centenas de atores, começa no Qoricancha, prossegue até a praça principal da cidade e termina junto à esplanada de Sacsayhuaman. Acompanhado de um experiente guia peruano, você irá entender todos os sutis detalhes da cerimônia. Sem dúvida uma excelente data para visitar Machu Picchu. Este lindo roteiro é voltado para aquelas pessoas que querem uma viagem singular, visitando os principais atrativos na região de Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu e vivenciar toda a energia da Festa do Sol. 

Pontos de Interesse

Principais lugares visitados: Cuzco - Sítios Arqueológicos - Vale Sagrado - Machu Picchu - Maras - Moray - Festa do sol (Inti Raymi)
 
- Roteiro pensando nos viajantes da PISA Trekking que sonham conhecer um destino tão especial
- Caminhar pelas ruas de Cuzco, visitando museus, restaurantes e igrejas
- Curtir um dia inteiro no Vale Sagrado visitando os impressionantes sítios arqueológicos de Ollantaytambo
- Viajar de trem por uma das mais lindas rotas do mundo
- Explorar Machu Picchu e mergulhar em sua história
- Dormir uma noite em Águas Calientes (Povoado de Machu Picchu), à beira do Rio Urubamba
- Conhecer dois lugares incríveis Maras e Moray
- Explorar a história de uma das mais espetaculares civilizações do planeta - o Império Inca
- Participe da tradicional Festa do Sol (Inti Raymi)
 
 

Sobre a Trilha

- Este roteiro é regular e compartilhado com outros clientes do operador local falando espanhol, ou seja, o grupo não será formado somente por brasileiros. No mesmo grupo poderão viajar argentinos, chilenos, uruguaios, venezuelanos, brasileiros, espanhóis, etc.
- Os grupos poderão ser grandes com mais de 20 pessoas por ônibus.
 
Saída Especial de Inti Raymi (Festa do Sol), a partir de 2 pessoas com serviços e passeios regulares.
Caso você prefira um roteiro com serviços privativos fale com nossos consultores de viagens. 

 

Dia a Dia

18/06 (ter) - 1º Dia - SÃO PAULO / LIMA / CUZCO

Sua jornada começa hoje! Você deverá chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos com, no mínimo, 3 horas de antecedência para embarcar em voo com destino Cuzco, no Peru. Chegada e traslado ao hotel. Restante do dia livre para se aclimatar e aproveitar a cidade. 
 
Voos previstos:
LATAM: LA8004 GRU LIM 03:30 06:55 conexão LA2320 LIM CUZ 09:50 11:08    ou    LA8098 GRU LIM 07:05 10:40 conexão LA2035 LIM CUZ 13:25 14:47 
 
*Importante: nos hotéis do Peru, o horário de check-in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h ou 15h. Caso você chegue em um voo antes desse horário, deverá aguardar na recepção do hotel o horário para entrar no quarto. Se preferir, é possível adicionar uma diária extra para ter acesso ao quarto assim que você chegar no hotel. Consulte os valores na tabela de valores de noite extra em Cuzco. 
 
Pernoite em hotel. Sem refeições inclusas. 


19/06 (qua) - 2º Dia - CUZCO / SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS / CUZCO

Café da manhã no hotel e manhã livre. Cuzco é uma linda cidade, aproveite para caminhar um pouco por sua conta no período da manhã e comece a se encantar com o lugar. Almoce cedo porque o passeio guiado acontecerá logo no início da tarde.
À tarde (saída entre 12h30-13h), conheceremos um pouquinho da cidade de Cuzco e dos sítios arqueológicos localizados nos seus arredores. Visitaremos o famoso templo de Qoricancha, o centro de culto ao Deus Sol dos antigos incas, sobre o qual os católicos dominicanos contruiram a igreja que está de pé até a atualidade. Após essa visita, seguiremos até os arredores da cidade para conhecer o principal sítio arqueológico da região, Sacsayhuaman. Além de ser o maior, ainda nos presenteia com uma bela vista da cidade e com uma história extremamente rica. Avistaremos ainda outros sítios, todos impressionantes à sua maneira: Kenko, Tambomachay e Pukapukara. Retorno ao centro de Cuzco para visitar a Praça de Armas e a Catedral de Cuzco, o templo católico mais importante da cidade. Após o passeio, se houver tempo, aproveite para visitar o centro da cidade: passear a pé no seu ritmo, visitar outras igrejas, fazer compras e curtir o restante do dia da maneira que quiser!
 
*Atenção: consulte em INFORMAÇÕES IMPORTANTES instruções sobre a bagagem que será permitida levar para o Vale Sagrado no passeio de amanhã e no trem para Machu Picchu. 
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.

 



20/06 (qui) - 3º Dia - CUZCO / VALE SAGRADO / PISAC / OLLANTAYTAMBO

Hoje visitaremos o Vale Sagrado dos Incas, um dos pontos altos de nossa viagem! Sairemos logo cedo de Cuzco para visitar os sítios arqueológicos de Pisac e de Ollantaytambo, duas obras monumentais da arquitetura Inca, localizadas no Vale Sagrado do Rio Urubamba, começo do grandioso Rio Amazonas. Teremos um dia repleto de história, cultura e natureza. 
Faremos a primeira parada no mirante de Taray, de onde se tem uma vistapanorâmica do vale e seguiremos para a primeira visita do dia, os sítios arqueológicos de Pisac. Visitaremos as construções, avistaremos os terraços agrícolas e o povoado de mesmo nome à distância. Após a visita, seguiremos para o povoado que tem uma das feiras de artesanato mais antigas do Peru. Almoço em um restaurante turístico (não inclui bebidas) e viagem com destino Ollantaytambo. 
A última visita desse dia será em Ollantaytambo, com sua cidadezinha de traçado original inca e a monumental fortaleza e sítio arqueológico. Ao caminhamos e visitarmos essa fortaleza de pedra, será possível entender todo o poder dos incas e a beleza de suas contruções. Após o passeio seguiremos ao nosso hotel no Vale Sagrado, onde passaremos a noite.
 
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
Almoço incluso em restaurante turístico (sem bebidas).

 



21/06 (sex) - 4º Dia – VALE SAGRADO / AGUAS CALIENTES / MACHU PICCHU

Hoje partiremos em direção à grande atração de nossa viagem: Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Primeiro, viajaremos de trem do Vale Sagrado até Águas Calientes cidadezinha também chamada de Povoado de Machu Picchu. No povoado pegaremos o ônibus que nos leva a Machu Picchu. Acompanhados por um guia local, exploraremos com calma a região, mergulhando a fundo na história de uma das mais espetaculares civilizações do planeta. Após nossa visita, retornaremos de ônibus para Águas Calientes, onde poderemos conhecer as famosas águas termais do local (à parte - US$ 3) ou fazer compras na feira de artesanato.  
 
Atenção: Devido a regras locais de visitação será permitido permanecer em Machu Picchu por no máximo 4 horas ou menos de acordo com indicações que serão dadas diretamente no local. As visitas serão realizadas em turnos com horário fixo para começar, somente com acompanhamento de guia local que irá informar o horário de sua entrada e saída. 
 
Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.


22/06 (sáb) - 5º Dia - ÁGUAS CALIENTES / VALE SAGRADO

Hoje teremos o dia livre em Águas Calientes para curtir o povoado e visitar sua feira de artesanato. Em horário apropriado retorno de trem ao Vale Sagrado e traslado ao hotel. 
 
Retorno à Machu Picchu (opcional não incluso no pacote):
 
Sugerimos que você retorne à Machu Picchu para explorar melhor tudo o que esse lugar mágico tem a oferecer. Neste retorno você não terá o acompanhamento de um guia e poderá desbravar Machu Picchu por conta própria, tornando sua viagem mais especial ainda. 
 
Atividades que você poderá realizar nesta segunda visita:
 
- Subida Montanha de Machu Picchu: atividade perfeita para os aventureiros de plantão, a trilha é consideravelmente intensa, exigindo esforço dos viajantes. Mas após 2h de subida, tudo vale a pena: a trilha leva ao cume de Machu Picchu, a 3.070 m de altura, onde você será recompensado com uma vista deslumbrante das montanhas e do sítio arqueológico da região. A caminhada de retorno tem duração de cerca de 1h30min.
 
- Subida Huayna Picchu: outra preferida dos aventureiros, a trilha de subida até o cume de Huayna Picchu oferece uma vista espetacular dos sítios arqueológicos locais. De intensidade moderada e com 1h30min de caminhada, a trilha até Huayna Picchu atrai um maior número de viajantes.
 
IMPORTANTE: O retorno à Machu Picchu deverá ser solicitado no ato da reserva do pacote. Devido a grande procura e ao controle diário do número de visitantes é necessário comprar a entrada antecipadamente. Não deixe também de solicitar o ingresso para a Montanha de Machu Picchu ou Huayna Picchu no ato da reserva, estes deverão ser comprados juntamente com o ingresso de Machu Picchu. 
 
Atenção: Você só conseguirá ingressar em Machu Picchu nesse dia se levar junto ao ingresso desse dia o ingresso do dia anterior devidamente marcado com o selo que demonstra que no dia anterior você visitou o local com um guia local credenciado. Se você se esquecer de levar não poderá fazer a visita. 
 
Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.


23/06 (dom) - 6º Dia - VALE SAGRADO / MARAS / MORAY / CHINCHERO / CUZCO

Na região do Vale Sagrado conheceremos as salinas de Maras, os terraços agrícolas circulares de Moray e o vilarejo de Chinchero. No Salar Maras encontramos as minas de sal, exploradas desde a época dos incas até a atualidade. Muito procuradas pelos amantes de fotografia! Conheceremos os terraços circulares de Moray, utilizados pelos Incas para adaptar as plantas a novos climas. É mais uma evidência dos avançados níveis agrícolas alcançados pelos Incas! Teremos uma parada para almoço em um restaurante turístico (sem bebidas). Visitaremos o lindo povoado de Chinchero, muito pitoresco e onde é possível comprar o artesanato próprio da região. Retorno à Cuzco e restante do dia livre. 

 

 

Pernoite em hotel. Café da manhã incluso.



24/06 (seg) - 7º Dia - CUZCO / FESTA DO SOL (Inti Raymi)

Hoje será um grande dia de comemoração. O povo inca sempre se reunia no dia 24 de junho em Cuzco para prestigiar o solstício de inverno. Esta comemoração tão importante para eles recebeu o nome de Inti Raymi ou Festa do Sol. O Império Inca abrangia desde o sul da Colômbia até o centro do Chile, entre os séculos XIV e XVI. Estaremos nesta data tão especial no local mais importante para os incas, na capital do Império Inca, Cuzco. A energia será única e imperdível.
A saída do hotel será logo pela manhã em caminhada até o Qoricancha, o Templo do Sol, local onde se inicia a celebração e festividade desse dia. Continuaremos caminhando até a Praça de Armas para acompanhar as danças e atividades típicas da festa. O ritual principal acontece em Sacsayhuaman, para onde seguiremos, e nos encantaremos com com esse magnífico cenário e festa. Retorno para o centro de Cuzco. 
Importante: a duração da atividade desse dia é em torno de 6 horas, com bastante caminhada, ao ar livre, e é uma festa com muita gente participando. 
 
Pernoite em hotel. Café da manhã incluso. Caixinha de lanche durante a Festa do Sol.


25/06 (ter) - 8º Dia - CUZCO / SÃO PAULO

Hoje nos despedimos de Cuzco e iniciamos nosso trajetória de volta a São Paulo.
Café da manhã no hotel e check out. Traslado até o aeroporto para pegar nosso voo com destino a São Paulo (com conexão em Lima).
 
Voos previstos:
LATAM: LA2600 CUZ LIM 08:35 10:00 conexão LA8203 LIM GRU 13:00 19:25    ou    LA2034 CUZ LIM 20:10 21:40 conexão LA8005 LIM GRU 00:05+1 07:00+1
 
Café da manhã incluso.

 



Datas e Preços

Calendário

Datas

Status

A Partir de

 

18/06/2024

Há Vagas

US$ 1.840,00
terrestre

Faça sua pré-reserva

Somente Terrestre - INTI RAYMI 2024 - Valores em US$ - Preço por pessoa

Categoria

Hospedagem

SGL

DBL

TPL

Mochileira

Cuzco - Hotel Royal Inka II (3*)
Vale Sagrado - Hotel Agustos Urubamba (3*)
Águas Calientes – Hotel Flowers House (3*)
Trem - Expedition

2510

1840

1690

Econômica

Cuzco - Hotel Tierra Viva San Blas (3*)
Vale Sagrado - Hotel Tierra Viva Urubamba (3*)
Águas Calientes – Hotel Tierra Viva Machu Picchu (3*)
Trem - Expedition

2680

1920

1760

Superior

Cuzco - Hotel Wyndham Costa del Sol (4*)
Vale Sagrado - Hotel Casa Andina Premium (5*)
Águas Calientes - Hotel El Mapi (4*)
Trem - Vistadome

3270

2250

2040

Superior Especial

Cuzco - Hotel Casa Andina Premium (5*)
Vale Sagrado - Hotel Casa Andina Premium (5*)
Águas Calientes - Hotel Casa del Sol Machu Picchu Boutique (5*)
Trem - Vistadome

3580

2460

2290

Luxo

Cuzco - Hotel Aranwa Boutique (5*)
Vale Sagrado - Hotel Inkaterra Hacienda Urubamba (5*)
Águas Calientes - Hotel Sumaq (5*)
Trem - Vistadome

4060

2680

2490

Super Luxo

Cuzco - Hotel Inkaterra La Casona (5* - Relais & Chateaux)
Vale Sagrado - Hotel Sol y Luna (5* - Relais & Chateaux)
Águas Calientes - Hotel Inkaterra Pueblo (5*)
Trem - Vistadome

5690

3740

3280

Valores válidos para saída Inti Raymi (Festa do Sol) 2024: 18 a 25/06/2024
 
- Valores com base nos hotéis informados nas tabelas, em quartos standard
Categoria Mochileiro e Econômica: hotéis de estrutura bem simples e localização distante do centro de Cuzco. 
- Os hotéis mencionados nas tabelas acima poderão ser substituídos por outro de mesma categoria no ato da confirmação da reserva, até a data da sua viagem ou localmente.
- Quartos triplos poderão ser configurados de diversas maneiras, de acordo com cada hotel. Poderá ser formado de duas camas de casal, ou seja, duas pessoas dormem juntas em uma cama e a outra sozinha na outra cama. Alguns hotéis podem fornecer camas de armar menos confortáveis para formar um quarto com três camas. Geralmente, existem poucos quartos para reservar, são quartos menos confortáveis e com pouco espaço de circulação. 
Grupos com serviços e passeios regulares (compartilhados com outros clientes da PISA Trekking e do receptivo local).
- Saídas diárias a partir de 2 pessoas.
 
Importante: a disponibilidade nos hotéis, bilhetes de trens e entradas para Machu Picchu são limitadas, e a procura costuma ser muito grande. Imagine que há pessoas no mundo todo fazendo reservas. Recomendamos que você solicite sua reserva com no mínimo 4 meses de antecedência para garantir sua viagem no período de Inti Raymi.
Atenção: A reserva será realizada somente mediante pagamento de sinal de US$ 200,00 por pessoa. Esse sinal não será devolvido em caso de cancelamento por parte do passageiro porque será utilizado para a compra dos ingressos, bilhetes de trem, etc. 

 

trecho aéreo - são paulo / cuzco / são paulo - valores em us$**

Cia Aérea

Período

Valor a partir de

Latam

18 a 25/06/2024

560

Taxas

80

- Trecho aéreo, por pessoa, classe econômica, sujeito a disponibilidade de preços e horários.
- Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Somente a emissão garante tarifa. Conexão na ida e na volta em Lima. 
- Classe executiva sob consulta.
- Valores não comissionáveis para agências de viagem.
- Os valores do trecho aéreo acima são somente uma base inicial de preços. Solicite cotação no ato da sua reserva para receber o valor atualizado para a data da sua viagem. 
 
** Preço por pessoa em US$(Dólares)
** Preço sujeito alteração sem aviso prévio
** Dólar do dia do fechamento da viagem
 
 
Formas de pagamento
 
Parte Terrestre
Cheque:
6x sem juros em cheques pré-datados.
5x sem juros até 30 dias antes do embarque.
(30% na 1ª parcela e o restante em parcelas de igual valor).
* Aceitamos somente cheque do próprio viajante.
 
Cartão:
Visa, American Express e Mastercard - Entrada + 3x sem juros.
(Entrada de 30% através de transferência bancária e o restante em até 3x iguais no cartão, via link de pagamento).
*** para clientes estrangeiros, consultar condições de pagamento.
*** for foreign clients consult payment rules.
 
Parte Aérea: de acordo com condições da cia aérea. Verifique com seu consultor.
 
 
Condições de Cancelamento:
 
Em caso de cancelamento por parte do passageiro, serão abatidos os valores referentes à taxa administrativa e a multa de cancelamento da companhia aérea, e sobre o valor restante pago incidirão as seguintes taxas de cancelamento que serão rigorosamente cobradas:
 
Parte terrestre (categoria: econômica)
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: multa de 10% do valor total
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: multa de 20% do valor total
Cancelamentos com 20 ou menos dias do início da viagem: percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.
 
Parte Terrestre (categorias: superior, superior especial, luxo e super luxo)
Condições especiais de acordo com as políticas de hotéis e governo do Peru.
Cancelamento até 45 dias do início da viagem: Sem devolução
 
Trilhas, ingressos de atrativos, trens e barcos (todas as categorias)
Sem devolução a partir da solicitação de reserva.
 
Parte aérea: Taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão.
 
 
Reservas:
Mediante o sinal de U$ 200 por pessoa, para solicitação da reserva completa (trechos aéreos, hospedagem, passeios e demais serviços). O sinal recebido para reserva será descontado do valor total do roteiro reservado no ato do pagamento do restante do valor total do pacote. Esse valor será integralmente reembolsado ao passageiro, no caso de não confirmação da Pisa do roteiro solicitado. O valor não será reembolsado ao passageiro, em caso de desistência e ou cancelamento por parte do passageiro, do roteiro reservado, após a confirmação da reserva total por parte da Pisa. Valor esse, retido a título de perdas e danos para pagamento de multas de cancelamento de reserva junto a terceiros.

O que está Incluso

Inclui:
 
- Traslado regular aeroporto / hotel / aeroporto em Cuzco
- Tour de meio período em Cuzco e aos Sítios Arqueológicos (regular com ingressos)
- Tour de dia todo ao Vale Sagrado (regular com ingressos e com almoço sem bebidas)
- Visita a Machu Picchu com guia regular (inclui ônibus de subida / descida e ingresso)
- Passagens em trem turístico categoria Expedition para quem optar por categoria mochileiro e econômica
- Passagens em trem turístico categoria Vistadome para quem optar por categoria superior, superior especial, luxo I, luxo II, super luxo I e super luxo II
- Tour de dia todo Maras, Moray e Chinchero (regular com ingressos)
- Festa do Sol com acompanhamento de guia local e box-lunch (regular com ingresso no setor standard)
- 04 noites de hotel em Cuzco com café da manhã
- 02 noites de hotel no Vale Sagrado com café da manhã
- 01 noite de hotel em Águas Calientes com café da manhã
- Guias locais nos transfers e passeios falando em espanhol
- Assistência 24 horas no Brasil por telefone
Brindes exclusivos Pisa Trekking
 
Não Inclui:
 
- Parte aérea e taxas - São Paulo / Cuzco / São Paulo - classe econômica 
- Gastos pessoais como refeições não mencionadas no roteiro, bebidas, telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas, acesso a wi-fi, etc
- Ingresso para subida a Montanha Machu Picchu ou Huayna Picchu.
- Ingresso para setores especiais ou vips na Festa do Sol.
 
Seguro viagem obrigatório: Seguradora Intermac (www.intermacseguros.com):
 
Até 74 anos:
Plano I60 com cobertura Covid-19: US$ 60,00
Plano I120 com cobertura Covid-19: US$ 80,00
Plano I250 com cobertura Covid-19: US$ 100,00
 
Acima de 75 anos até 99 anos:
Plano I60 com cobertura Covid-19: US$ 140,00
Plano I120 com cobertura Covid-19: US$ 170,00
*Não há opção I250 para essa faixa etária.
 
*Atenção: consulte no ato da reserva as coberturas de cada plano de seguro acima, inclusive as coberturas para cobertura Covid-19. 
Valores válidos para o período de viagem deste roteiro. Caso solicite dias adicionais ao pacote, o valor do seguro será reajustado.

O que levar

- Mochila pequena para usar nos passeios
- Agasalhos, luvas, meias, gorro de lã e roupas adequadas para frio e caminhadas
- anorak e capa de chuva
- 1 calçado confortável (tipo tênis ou bota) para os passeios
- 1 shorts e/ou bermudas, roupa de banho caso queira visitar as termas de Águas Calientes (opcional)
- 1 boné e óculos para sol
- filtro solar para rosto e lábios e repelente contra insetos
- hidratante para evitar o ressecamento da pele
- medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal
 
Opcionais:
- máquina fotográfica, tripé, filmadora, ipod, além de baterias e pilhas extras, pois estas duram menos no frio
- alimentos energéticos - ex.: chocolates, barras de granola, frutas secas, etc. (podem ser comprados em Cuzco)
- camisetas ou qualquer coisa com paisagens do Brasil, brinquedos ou qualquer outra lembrança para presentear aquelas pessoas que, sem dúvida, você vai encontrar e querer agradecer de alguma forma.

Informações Importantes

HORÁRIOS NOS HOTÉIS / HORÁRIOS DOS VOOS / TRASLADOS / BAGAGEM NO TREM: 
 
HORÁRIOS NOS HOTEIS
Nos hotéis do Peru, o horário de check-in (entrada no quarto) ocorre a partir das 14h ou 15h e o check-out (saída do quarto) é, no máximo, até as 9h. Caso sua chegada ou saída não esteja de acordo com os horários de check-in e check-out informados, será necessário aguardar na recepção do hotel ou reservar uma diária extra. Os hotéis não costumam trabalham com sistema de early check-in ou late check-out.
 
HORÁRIOS DOS VOOS
Contamos com conexões fornecidas pelas companhias aéreas e em alguns casos o tempo de conexão em Lima é longo. É possível deixar a bagagem nos armários do aeroporto de Lima e passear na região de Miraflores (cerca de 1 hora de táxi do aeroporto) ou visitar um dos belos museus de Lima. É importante lembrar que a apresentação para check-in internacional deve ser com, no mínimo, 3 horas de antecedência e a saída da sala de embarque pode acarretar cobrança de nova taxa de embarque (aproximadamente US$ 30,00). O trânsito na cidade pode ser pesado – leve isso em consideração ao calcular o horário de retorno ao aeroporto.
Os horários de voos informados no roteiro estão sujeitos a alteração por parte da companhia aérea. Mesmo após a emissão do bilhete, os horários poderão sofrer modificações.
 
TRASLADOS
- Os traslados do aeroporto ao hotel e do hotel ao aeroporto estão inclusos somente para chegadas e saídas nos voos informados no roteiro.
- Os traslados de chegada e de saída não estarão inclusos em casos de emissão de bilhete aéreo junto à PISA Trekking, em voos diferentes dos que constam no roteiro.
- Os traslados de chegada e de saída não estarão inclusos em casos de emissão de bilhete aéreo feito diretamente pelo passageiro junto a cia aérea ou sites de vendas de passagem, em voos diferentes dos que constam no roteiro. Nestes dois casos, consulte os valores de traslados extras.
 
MALAS NO TREM PARA MACHU PICCHU
No trajeto de ida e volta dos trens para Machu Picchu você poderá levar somente 01 peça de bagagem (mala de mão pequena ou mochila pequena) com peso máximo de 5 quilos e 157 cm entre a soma da altura, largura e comprimento. Você deverá deixar as demais peças de bagagem no maleiro do hotel de Cuzco. Se o seu pernoite anterior a viagem de trem for em hotel no Vale Sagrado, você deverá levar para o Vale Sagrado somente a malinha de mão ou mochila pequena e deixar demais peças no maleiro do hotel em Cuzco. Malas ou mochilas foram destes padrões não serão aceitas no trem. O traslado de malas do Vale Sagrado para Cuzco não está incluso em nossos pacotes. Caso seja necessário deverá ser combinado e pago localmente pelo passageiro. 
 
DOCUMENTAÇÃO E VACINAÇÃO:
 
DOCUMENTAÇÃO
Para viajar ao Peru e Bolívia, é necessário ter o passaporte com validade de no mínimo seis (06) meses ou RG original. Dúvidas de como tirar o passaporte consulte o link da polícia federal www.dpf.gov.br/passaporte.html. - É possível viajar somente com o RG que deve ser original, estar em perfeito estado de conservação e não ter sido emitido a mais de 10 anos. 
 
- BRASILEIROS: no momento do embarque apresentar passaporte e documento de Identidade original, em perfeito estado e emitido a no máximo 10 anos (não são aceitas carteiras profissionais, OAB, CREA , etc ou fotocópias). 
 
- ESTRANGEIROS: no momento do embarque apresentar RNE original ou identidade e passaporte (consultar o consulado do Peru sobre a necessidade de visto). 
 
- MENORES: 
  - em companhia dos pais: necessitam apenas de identidade original ou Passaporte e identidade;
  - em companhia de apenas um dos pais ou outra pessoa ou desacompanhado: necessitam também além do documentos mencionados acima, de autorização escrita com firma reconhecida por autenticidade em cartório de notas escrita pelo pai ou mãe que não está viajando e com foto (3x4 ou 5x7) do menor, autorizando expressamente o pai ou a mãe ou outra pessoa que está viajando em companhia do menor (autorização em 2 vias) e mais 2 cópias do documento de identidade (RG ou passaporte) do menor, ou uma autorização judicial.
Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária. 
 
- APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DE VIAGEM LOCALMENTE: é obrigatório apresentar o documento original que foi utilizado para fazer a sua reserva da viagem (RG, passaporte ou passaporte vencido) junto com o documento que você está utilizando para se identificar em sua viagem (RG ou passaporte valido). Na falta destes documentos passeios, visitas, viagem de trem, entrada a Machu Picchu, entrada na trilha inca não poderão ser realizados devido a exigência por parte do controle local.
 
VACINAÇÃO 
É altamente recomendável estar vacinado contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. O Peru é um país com risco de contaminação por febre amarela, no entanto, o certificado internacional de vacinação não é obrigatório atualmente. Recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ para maiores informações na data próxima a sua viagem para obter informações atualizadas sobre o assunto e sobre a necessidade de emissão do certificado internacional.
 
TODOS OS ROTEIROS ESTÃO SUJEITOS A CONFIRMAÇÃO QUANTO À DISPONIBILIDADE DE VAGAS COM A OPERADORA LOCAL E TAMBÉM SUJEITOS A MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO, POR MOTIVOS DE LOGÍSTICA, SEGURANÇA E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.