Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Jalapão, Parque Estadual do Cantão e Ilha do Bananal - O Encontro dos 3 Biomas

Cód.Roteiro:1428

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
  • Especial Pisa 30 anos

    Especial Pisa 30 anos

  • |
8 DIAS E 7 NOITES

Nível de dificuldade:

- Moderado -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

A Pisa Trekking te leva para conhecer o Jalapão de ponta a ponta. Neste roteiro, você conhecerá as principais atrações do Jalapão, da sua riquíssima natureza à sua calorosa cultura. Das deliciosas cachoeiras locais - como a Cachoeira da Formiga e a Cachoeira da Velha - aos divertidos fervedouros, nos banharemos em águas cristalinas e azul-esverdeadas. Na Serra da Catedral, no Morro Vermelho, na Pedra Furada e nas Dunas do Jalapão, contemplaremos cenários naturais fotográficos e inusitados. E é aqui, nesta terra, que cresce o capim dourado - um verdadeiro tesouro da natureza. Natureza que, nas mãos das artesãs da Comunidade do Mumbuca, vira arte. O artesanato do capim dourado é marca registrada da comunidade, sendo vendido pelo Brasil e mundo afora. Quer presente melhor para levar para casa? Venha conhecer um Jalapão natural, cultural, humano. Um Jalapão completo. Um Jalapão 360º.

Turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora. Quem procura essas modalidades não pode deixar de conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do País. No Estado do Tocantins, a região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. 
A fauna é caracterizada por animais típicos do cerrado e da floresta Amazônica, podendo se encontrar jacarés, veados, botos, entre outros. A imensa variedade de espécies de aves - mais de 500 - torna o Cantão um verdadeiro paraíso para os adeptos ao ecoturismo de observação. Isso, aliado às inúmeras espécies de peixes, às praias e lagos que compõem o cenário, atrai turistas e pesquisadores.
A região integra ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal, o Parque Estadual do Cantão, o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia, formado pelas etnias Karajá e Javaés.
As altas temperaturas registradas durante todo o ano, aliadas às características do relevo e hidrografia, também são fatores que favorecem atividades de turismo de aventura e de ecoturismo, além daquelas relacionadas à contemplação da paisagem.

Pontos de Interesse

- Roteiro especial 30 anos Pisa Trekking;
- Roteiro pioneiro com pernoites nos vilarejos de Mateiros e Ponte Alta
- Perfeito para quem deseja aproveitar ao máximo as belezas do Parque
- 4 dias conhecendo os principais atrativos do Jalapão
- Visitar o belo Cânion de Sussuapara, nas proximidades de Ponte Alta.
- Curtir as principais e mais belas cachoeiras do Parque, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira da Formiga.
- Descobrir os Fervedouros locais e o fenômeno da ressurgência
- Avistar um memorável pôr-do-sol nas Dunas do Jalapão, com suas areias douradas.
- Contemplar o incrível pôr-do-sol na Pedra Furada
- Contemplar a beleza natural da Serra da Catedral e do Morro Vermelho
- Visitar a Comunidade da Mumbuca e a incrível arte do artesanato de capim dourado;
- Roteiro integrando 3 Biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia;
- Ideal para observação de vida silvestre;
- Caminhar na floresta com antigos moradores da região;
- Experiência única de pernoitar na floresta em confortáveis barracas;
- Navegar no imponente Rio Araguaia;
- Visitar uma aldeia indígena dentro da maior ilha fluvial do planeta, a Ilha do Bananal;
- Visitar um parque floresta com mais de 850 lagos;
- Conhecer as casas de caboclos e os costumes do povo ribeirinho;
- Possibilidade de estender a viagem para visitar as cachoeiras de Taquaruçu, nos arredores de Palmas.
 
    
Saídas às quartas-feiras a partir de 2 pessoas.

Sobre a Trilha

Este roteiro é indicado para pessoas com um espírito aventureiro, que desejam conhecer uma região de beleza rara. A região tem difícil acesso e atrativos distantes. Durante todo o roteiro, percorremos cerca de 1.000km de distância em veículos 4x4. Metade desse trajeto é feito em precárias estradas de terra e areiões. A cada dia, um novo desafio e uma nova rota nos aguardam! As atividades locais incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / PALMAS

Hoje embarcaremos em voo com destino a Palmas, capital do Tocantins e ponto de partida de nossa jornada pelo Jalapão! Após nossa recepção no Aeroporto de Palmas, faremos o traslado até o hotel, onde passaremos esta noite. O restante do dia será livre para aproveitarmos a cidade.
 
Sem refeições;
Pernoite em pousada.



2º Dia – PALMAS / SERRA DA CATEDRAL / SÃO FÉLIX DO TOCANTINS / FERVEDOURO DA BELA VISTA / MATEIROS

O café da manhã de hoje será bem cedinho, pois teremos um dia longo pela frente. Logo cedo, nos encontraremos na recepção da Pousada dos Girassóis para, juntos, partirmos em direção ao Jalapão. No caminho, faremos uma parada no Morro Vermelho e no Morro dos Macacos - um ótimo momento para sacar a câmera e tirar fotos! A Serra da Catedral, nossa próxima parada, também nos presenteará com um lindo visual da região. Chegaremos a São Félix do Tocantins no início da tarde e aproveitaremos para fazer nossa parada para o almoço. Depois do almoço, continuaremos nossa viagem, fazendo uma parada para conhecer o mais novo atrativo do parque: o Fervedouro da Bela Vista. Em seguida, conheceremos outro fervedouro - o da Glorinha. Chegaremos a Mateiros no final do dia, por volta das 17h00. Após nossa acomodação na Pousada Panela de Ferro, sairemos para jantar na cidade. Retornaremos, então, ao hotel para descansar e passar a noite.

Café da manhã, almoço e jantar inclusos;
Pernoite em pousada.



3º Dia – MATEIROS / MIRANTE DA SERRA DO ESPÍRITO SANTO / CACHOEIRA DA FORMIGA / MUMBUCA / DUNAS / MATEIROS

Para os mais dispostos, hoje sairemos bem cedo para a primeira aventura do dia: a subida da Serra do Espírito Santo (serviço opcional - à parte), uma caminhada com uma subida dura mas recompensadora, pois o visual do nascer do sol no topo da serra é maravilhoso. Retornaremos para o café da manhã no hotel e, em seguida, partiremos em direção à Cachoeira da Formiga, onde faremos uma pausa para relaxar em suas águas verdes e límpidas.  Após fazermos um lanche, seguiremos em direção à Comunidade Quilombola da Mumbuca, onde nasceu o Artesanato de Capim Dourado. Lá, acompanharemos o lindo trabalho das mulheres locais, que produzem peças artesanais únicas que serão distribuídas por todo o Brasil e pelo mundo afora. A população do Mumbuca é pequena - não chega a 200 moradores. É possível observar as diferentes funções dos homens e das mulheres: os homens plantam para o consumo da família, enquanto as mulheres colhem a produção e preparam a farinha, além, claro, de atuarem como artesãs. Após uma parada para lanchar e fazer algumas compras na região, visitaremos o Fervedouro dos Buritizinho e tomaremos um delicioso banho no Lago do Rio Formiga. No final da tarde, viajaremos até as Dunas do Jalapão para curtirmos um pôr-do-sol memorável! Lá, teremos um visual lindo da Serra do Espírito Santo, paredão de quartzo que pela ação dos ventos, formam as dunas: um cenário inesperado, são enormes dunas de areia de quartzo douradas com até 30m de altura. No fim do dia, retornaremos ao hotel, em Mateiros. Jantaremos pela cidade e, em seguida, voltaremos para passar a noite no hotel.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em pousada



4º Dia – MATEIROS / CACHOEIRA DA VELHA / PONTE ALTA

Após o café da manhã na Pousada, sairemos em direção a uma das principais atrações do parque: a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira do Jalapão, com cerca de 20m de largura. No caminho, faremos uma parada para curtir a Serra do Espírito Santo e tirar algumas fotos da região. Chegaremos à Cachoeira da Velha no final da manhã e faremos uma pausa para lanche de trilha. Também aproveitaremos para relaxar às margens do Rio Novo, próximo à cachoeira, com suas águas doces e mansas e suas matas de galeria. Em seguida, partiremos com destino à Pedra Furada para contemplar o pôr-do-sol, um dos grandes espetáculos do Jalapão. Continuaremos viagem em direção à Ponte Alta - o portal sul da entrada do Jalapão, localizado a 200km de Palmas - onde passaremos a noite. Após nosso jantar, retornaremos ao hotel escolhido para pernoitar.
 
Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em pousada.



5º Dia – PONTE ALTA DO TOCANTINS / CACHOEIRAS / PALMAS

Logo cedo, após o café da manhã, sairemos para visitar duas cachoeiras locais: a Cachoeira do Soninho Grande e a Cachoeira do Soninho Pequena. Aproveitaremos para tomar um banho em suas águas e, em seguida, retornaremos à Pousada para o almoço. Partiremos, então, em direção a Palmas, fazendo uma parada no turístico Portal do Jalapão e na Ponte Velha que deu nome à Cidade de Ponte Alta. Aproveitaremos, ainda, para visitar algumas lojas de artesanato na cidade. No caminho, faremos uma pequena caminhada para contemplar o belo Cânion do Sussuapara, um cânion bastante estreito, formado pela intensa e recorrente força do vai-e-vem das águas que cortam as rochas. Lá, tomaremos um belo banho na Cachoeirinha do Sussuapara. Retomaremos nossa viagem em direção a Palmas, com previsão de chegada às 18:00. Faremos o check-in no hotel, onde passaremos a noite.

Café da manhã e almoço;
Pernoite em pousada.



6º Dia - PALMAS / CASEARA

Saída do hotel em Palmas às 8h00 com destino ao Portal do Parque Estadual do Cantão com chegada prevista em Caseara às 11h00 para almoço e orientações finais da expedição.
 
Por volta das 14hs partiremos em nossa expedição em barcos confortáveis e seguros rumo a face norte do interior do parque até o imponente Rio Araguaia, navegando sobre a copa das árvores na temporada das cheias (janeiro à maio) dos Rios Amazônicos ou a pé na época da seca (junho à dezembro) por trilhas em meio a floresta de transição visualmente observada. Assim começa a nossa aventura por um dos segredos verdes no coração do Brasil.
 
Pela riqueza de sua biota, tanto em termos de diversidade quanto pelas populações de várias espécies em via de extinção, o Parque Estadual do Cantão e entorno é uma das áreas protegidas mais importantes e, ao mesmo tempo, das mais facilmente acessíveis da Amazônia Brasileira. Um local que proporciona aos turistas observarem animais de 03 Biomas diferentes (Cerrado, Pantanal e Amazônia).
 
 
Retorno do passeio ao pôr do sol no imponente Rio Araguaia. 
 
Almoço e Jantar inclusos
 
Pernoite em pousada.
 
 


7º Dia - PARQUE ESTADUAL DO CANTÃO / LAGOA DA CONFUSÃO / ILHA DO BANANAL

Saída após o café da manhã em horário agendado no dia anterior. Embarcaremos rumo o interior do Parque do Cantão, Rio do Coco (Face Leste do Parque), passando por lagos e canais de ligação, visitando a sede do Parque e conhecendo a transição dos Biomas através de uma caminhada contemplativa no qual conseguiremos observar a transição. Sentido através da temperatura e vegetação do entorno. Esta região é o berçário do Rio Araguaia e teremos a oportunidade de compreender como ocorre esta dinâmica. 
 
Por volta das 12hs retornaremos para Caseara para em seguida seguir para Lagoa da Confusão (acesso a Ilha do Bananal). Chegada prevista para 17hs.
 
Saída de barco na cidade da Lagoa da Confusão, oportunizando apreciar o pôr do sol e conhecer uma curiosa pedra de calcário no meio da Lagoa no qual moradores locais mencionam que ela se desloca provocando assim o nome da cidade e da Referida Lagoa. 
 
Jantar. 
 
E após o jantar, saída para um Safári oportunizando observação de animais de hábito noturno.
  
 
Café da manhã, Almoço e Jantar inclusos
 
Pernoite em pousada

 



8° Dia - ILHA DO BANANAL / ALDEIA BOTO VELHO / PALMAS

Após café da manhã previsto para ás 7hs, sairemos para um safári fotográfico por fazendas até as margens da Ilha do Bananal com a possibilidade de avistamentos da Avifauna dos 03 Biomas (Cerrado, Pantanal e Amazônia). Em seguida partiremos para o Rio Javaés (Opcional incluso), que junto com o Araguaia forma a maior ilha fluvial do mundo - Ilha do Bananal. Atravessaremos o rio em direção a uma das aldeias indígena da Etnia Javaés localizado no interior do Parque Nacional do Araguaia criado no ano 1959 e lá seremos recebidos por indígenas que nos conduzirão ao interior da Ilha do Bananal para uma caminhada pela aldeia oportunizando conhecermos um pouco de seus costumes e desafios de ainda morar na Maior Ilha Fluvial do Mundo. 
 
A visita à aldeia é um opcional, podendo ser trocado para um safári fotográfico ainda maior neste dia.
 
Retorno e após o almoço faremos check out de nossa pousada e retorno para Palmas com chegada prevista para às 17hs.
 
Café da manhã e Almoço
 
Sem pernoite incluso


O que está Incluso

Inclui
- Seguro viagem
- Brindes especiais Pisa Trekking
 
Jalapão
- Transfer In  Aeroporto Palmas / Pousada (será cobrado adicional de R$ 60,00 p/ trecho para transfers das 22:00h às 5:00h)
- 02 pernoites em Palmas c/ café da manhã
- 01 pernoite em Ponte Alta c/ pensão completa
- 02 pernoites em Mateiros c/ pensão completa
- Almoço em São Felix
- Transporte em veiculo 4x4 com ar condicionado
- Acompanhamento de guia especializado
- Taxa de visitação nos atrativos
 
Cantão e Bananal
- Traslado Palmas / Caseara / Lagoa da Confusão  / Palmas **
- 2 pernoites c/ café da manhã
- 3 Almoços e 2 Jantares
- Lanche de trilha durante os passeios
- Transporte em veiculo fretado c/ motorista
- Acompanhamento de guia especialista na região
- Taxa de visitação nos atrativos

**Somente nas datas previstas no roteiro. 
 
Não Inclui
- Passagens aéreas
- Taxas e impostos governamentais
- Despesas de caráter pessoal
- Itens não mencionados
- Refeições em Palmas
- Bebidas
- Seguro viagem
- Brindes especiais Pisa Trekking
 

O que levar

O que levar
 
- Máquina fotográfica
- Protetor solar
- Boné ou chapéu
- Roupa de banho
- Cantil ou garrafa de água
- Tênis ou bota para caminhadas
- Artigos de Higiene Pessoal
- Agasalho para noite
- Repelente
- Óculos escuros
- Toalha de banho
- Lanterna
- Medicamentos de uso pessoal
- Dinheiro extra (não há caixa eletrônico na região)

Informações Importantes

Informações Importantes
 
Clima - Curiosamente o período que vai de maio a setembro é chamado de verão, mesmo sendo inverno no hemisfério sul. O motivo é que nesta época não chove e as pessoas aproveitam para veranear.
 
Pluviosidade: O período chuvoso vai de outubro a abril com cerca de 1.600 mm e o período de seca vai de maio a setembro com média de 77mm.
 
Temperatura: A temperatura média anual é de 25,8Cº com a máxima em setembro de 39Cº
 
Geologia: A região é caracterizada pela formação Urucuia, com predominância do solo de areias quartzosa.
 
Vegetação: A cobertura vegetal da região é composta basicamente por Cerrados e Campos. No extremo leste encontra se uma zona de transição (ecotono) entre o Cerrado e a Caatinga .
 
- Infraestrutura: A infraestrutura é praticamente inexistente, não havendo postos de gasolina, agência bancária ou outros "benefícios da tecnologia". Estaremos nos aventurando com muito pouco contato com a civilização.

- Vacinas:  Apesar da região visitada não ser foco de febre amarela, aconselhamos à todos os passageiros a se vacinarem com 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.
 
- Menores que ainda não completaram 12 anos necessitam de autorização para viajar sozinhos. A autorização pode ser obtida nos postos do Juizado de Menores, mediante solicitação de um dos pais, avós, tios ou irmão maior de 21 anos. Os menores que já completaram 12 anos não precisam de autorização para viajar desacompanhados.

ROTEIROS DAS EXTENSÕES
(Não inclui refeições)

City tour em Palmas - 1/2 período
09:00 Saída do Hotel com direção a Praça dos Girassóis
09:10 Chegada a Praça os Girassóis , onde se encontra a sede do Governo Estadual e os Poderes Legislativo e Judiciário.
09:30 Visita ao Palácio Araguaia (sede do Governo) e monumentos na Praça dos Girassóis , como o memorial Coluna Prestes ,Monumento dos 18 do Forte, Marco Geodésico, Suplica dos Pioneiros e alguns outros monumentos. 
10:30 Travessia sobre o Lago do Tocantins
11:30 Chegada a Praia da Graciosa , para contemplação do visual.
12:00 Vista a Praia do Prata para Almoço e Banho nas águas límpidas do Lago.

Extensão de Taquaruçu - 1/2 período
9h Saída de Palmas
9h40m Chegada ao Distrito de Taquaruçu e visita ao CATUR (Centro de Atendimento ao Turista).
10h20m Cachoeira do Escorrega Macaco e Cachoeira da  Roncadeira  .
12h Retorno para Palmas

NATIVIDADE – CIDADE HISTÓRICA – 1 DIA
07h Saída de Palmas
9h30m Chegada em Natividade, visita a Tia Naninha para conhecer o amor perfeito
10h Visita a Igreja Nossa Senhora de Natividade
10h20m Visita a Igreja Nossa Senhora dos Pretos
10h40m Visita ao Museu de Natividade
11h Visita a Igreja de São Benedito
11h20m Visita a oficina de artesanato Mestre Juvenal
11h40m Passeio pelo centro histórico da cidade
12h Pausa para almoço
13h30m Visita ao centro Bom Jesus de Nazaré
14h30m Chegada à Cachoeira do Paraíso
17h Subida à Serra de Natividade e acesso ao Mirante
18h Retorno a Palmas

Taquaruçu + City tour Palmas

08h30m Saída de Palmas
9h00m Chegada ao Distrito de Taquaruçu.
9h20m Visita a Loja de Artesanato Local.
09h30m Chegada à Trilha para as Cacheiras.
10h Cachoeira do Escorrega Macaco.
10h20 Cachoeira da  Roncadeira .
12h Retorno para Almoço . (Almoço não incluso)
14 Vista a Praia do Prata para o Banho nas águas límpidas do Lago.
15h Saída com direção a Praça dos Girassóis
15h30m Chegada a Praça os Girassóis , onde se encontra a sede do Governo Estadual e os Poderes Legislativo e Judiciário.
16h Visita ao Palácio Araguaia (sede do Governo) e monumentos na Praça dos Girassóis , como o memorial Coluna Prestes ,Monumento dos 18 do Forte, Marco Geodésico, Suplica dos Pioneiros e alguns outros monumentos.  
16h30m Travessia sobre o Lago do Tocantins
17h Chegada a Praia da Graciosa, para contemplação do visual.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR

  • Safári no Jalapão - O Coração do Brasil

    A partir de :
    R$ 2.990,00

    7 DIAS

    Terrestre
    Uma experiência única com pernoites em acampamento de luxo na beira do Rio Novo!

    Nível de dificuldade:

    - Moderado -
  • Safári no Jalapão Express

    A partir de :
    R$ 2.590,00

    6 DIAS

    Terrestre
    Saídas especiais para quem deseja aproveitar o melhor do Jalapão em poucos dias.

    Nível de dificuldade:

    - Moderado -