27/12 - 1º Dia - ORIGEM / BELÉM
Chegada em Belém a qualquer hora do dia, seguida de traslado e check-in no hotel escolhido.
Dica: o ideal é chegar em um voo até às 15h, para poder passar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. A sugestão é você degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer e, em seguida, jantar no restaurante regional Lá em Casa, famoso pela organização do Festival de Gastronomia “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, onde recomendamos experimentar o “corridinho de peixe”, uma degustação dos melhores peixes da Amazônia, servido em duas partes e acompanhado de sorvete de cupuaçu de sobremesa (deslocamentos e refeições não inclusos).
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Belém.
28/12 - 2º Dia - DESCOBRINDO BELÉM
Às 8h30, após o café da manhã, começamos nosso passeio por Belém com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, aonde chega, de todas as partes do interior do Estado, produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos, tão característicos do Pará. Continuamos em caminhada pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem à ocupação de Belém, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha do Marajó e Região do Tapajós. Continuando nosso passeio, nos deslocamos de carro até a Praça da República, para visita ao Theatro da Paz, um remanescente da época áurea do ciclo da borracha que durante boa parte do ano recebe companhias de ópera e peças de teatro do Brasil e do mundo.
Paramos para almoçar no restaurante Point do Açaí, instalado em um casarão antigo restaurado. Aqui a dica é experimentarmos, como o nome do restaurante propõe, o açaí, com peixes, à moda paraense. Se não quiser experimentar o açaí assim sugerimos pedir o Filé de Filhote arroz de jambú e camarão, servido com molho de tucupi reduzido, acompanhado de farofa de chicória, uma das melhores combinações preparadas para um dos peixes mais nobres da Amazonia Paraense. Não deixe de pedir o açaí de sobremesa para tomar com açúcar e farinha de tapioca.
Em Belém, quase todos os dias, por volta das 14h30, chove! Então, antes das primeiras gotas, seguimos até o Parque Zoobotânico Emílio Goeldi¹. É um passeio memorável, depois da chuva, pelas alamedas e pontes, rodeadas por mais de 800 espécies de plantas nativas, desde as de grande porte como o cedro e a samaúma até as delicadas vitórias-régias. A fauna inclui, entre mais de 600 animais, o guará, o jacaré-açú e a ariranha, que parece posar para as fotos. O passeio continua em direção ao Mangal das Garças, parque ecológico que resultou da revitalização de uma área de 40.000 m² na margem do rio Guamá e que reproduz num espaço naturalístico as diferentes macrorregiões da flora amazônica: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos. Abriga o Farol de Belém¹, Borboletário¹, Museu Amazônico e o Mirante do Rio. Nossa sugestão antes de retornar aos hotéis é experimentar o tacacá, uma espécie de sopa servida quente, à base de derivados da mandioca, jambú e camarão. Se preferir uma sorveteria com sabores amazônicos também é uma boa pedida. Noite livre. Consulte nossas sugestões de restaurantes para o seu jantar.
Café da manhã;
Pernoite em Belém.
29/12 - 3º Dia - BELÉM / ILHA DE MARAJÓ / PRAIA DO CÉU / QUEIJARIA MARAJOARA
Após o café da manhã, traslado dos hotéis em Belém, para o Terminal Hidroviário de Belém, de onde partimos em direção à Ilha do Marajó. Sua viagem durará cerca de 2 horas navegando pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure onde ficaremos hospedados. Importante: o horário de chegada previsto é as 10h30, porém por padrão o check-in nos hotéis ocorre apenas a partir das 13h. Quando houver disponibilidade no hotel escolhido poderemos fazer o check-in antecipado, mas quando isso não for possível, seu anfitrião estará pronto para antecipar algum passeio inicialmente programado para o dia seguinte. Após desembarque, seguimos em direção à Vila do Pesqueiro, de lá atravessamos até a Praia Céu. Almoçaremos na Vila Céu (não incluso), uma pequena comunidade pesqueira, onde teremos descanso e banho de praia. Seguimos de carro até uma queijaria marajoara, onde conheceremos o processo semi-industrializado de produção do queijo de Marajó. Aqui não se produz mozzarella de búfala, apenas o tradicional queijo de Marajó com leite de búfala. Você irá conhecer a fazenda, passeando em cavalos, búfalos e/ou charretes. Você também participará de um menu degustação de queijos, doces e ervas. Retornamos ao hotel após o pôr do sol.
Café da manhã;
Pernoite na Ilha de Marajó.
30/12 - 4º Dia - ILHA DE MARAJÓ / MUSEU DO MARAJÓ / VILA DE JOANES / DANÇA DO CARIMBÓ / COZINHA TUCUPI
Após o café da manhã, atravessamos o rio Paracauary, em direção ao município de Cachoeira do Arari, seguindo pela PA 154. Paramos durante o caminho para observar os campos e avistar aves características dessa região. Após 75 km e uma segunda travessia de balsa, chegamos ao Museu do Marajó, recém reformado. É uma viagem pela cultura marajoara. Idealizado e fundado pelo museólogo e visionário padre jesuíta Giovanni Gallo, o Museu tem seu acervo formado por objetos que ajudam a entender a formação do povo marajoara, desde a sua origem, com peças arqueológicas, até peças do seu cotidiano contemporâneo. Nosso almoço será tardio, por isso teremos bebidas e snacks a bordo. Após a visita, nos deslocamos para a Vila de Joanes para almoço e descanso na praia. Após o almoço, visitaremos o local escolhido pelos portugueses para iniciar a colonização do Marajó no século 17, que ainda abriga ruinas da igreja Jesuíta construída estrategicamente no mirante sobre a falésia, de onde se tem uma visão panorâmica da Baía de Marajó. Retorno ao hotel no fim da tarde. Descobrindo a dança do carimbó – Nesta noite participaremos de tradicional roda de carimbó, dança de origem indígena, que recebeu influências das culturas afro, indígena e portuguesa, presente na cultura marajoara desde o período colonial. Retornamos ao hotel após atividade. Experiência Gastronômica na Cozinha Tucupi – Esta noite vamos nos deliciar na Cozinha Tucupi, da Chef Carmen Nunes, com combinações fabulosas em sua comida de origem marajoara.
Café da manhã e jantar;
Pernoite na Ilha de Marajó.
31/12 - 5° Dia - ILHA DE MARAJÓ / CERÂMICA MARAJOARA / EXPERIÊNCIA COM BÚFALOS
Após o café da manhã, enquanto aguardamos a maré para o passeio principal do dia, partimos para conhecer o entorno da cidade e descobrir a Cerâmica Marajoara com visitas ao ateliê Arte Mangue Marajó, do artista contemporâneo Ronaldo Guedes, que reproduz peças cerâmicas inspiradas na Cultura Marajoara, além de peças em madeira coletada nas praias e manguezais. Neste ateliê faremos uma oficina de cerâmica inspirada na técnica ancestral marajoara. Experiência com búfalos na Fazenda São Jerônimo, na Costa de Marajó, com caminhada e montaria em búfalos na água – Após o almoço nos deslocamos até a Fazenda São Jerônimo, uma fazenda extrativista, onde viveremos uma experiência genuinamente marajoara de caminhada nos manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Soure e montaria em búfalos na água. Ceia e festa de Reveillon na Pousada Canto do Francês.
Café da manhã e jantar;
Pernoite na Ilha de Marajó.
1/01 - 6º Dia - ILHA DE MARAJÓ / BELÉM / ORIGEM
Manhã livre para explorar temas do seu interesse ou apenas relaxar no hotel. Às 12h, traslado para o Trapiche Municipal de Soure, para embarque de retorno com destino à Belém. Chegada à Belém seguida de traslado para o Aeroporto Internacional de Belém.
Obs.: a previsão de chegada em Belém utilizando o transporte preferencial é entre 16h e 19h. A fim de evitar transtornos, recomendamos utilizar voos saindo de Belém a partir de 22h. Caso seja necessário, adicione um pernoite em Belém e utilize voo no dia seguinte para seu local de origem.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.