1º Dia - RIO BRANCO - CRUZEIRO DO SUL
Desembarque no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, considerada a cidade mais ocidental do Brasil, no oeste do estado do Acre. Recepção por nossa equipe e traslado ao hotel para pernoite.
* Consulte nossa equipe para auxilio verificar as melhores opções de voo de acordo com seu local de origem.
Pernoite em Hotel
Sem alimentação
2º Dia - VIAGEM ATÉ A PRIMEIRA ALDEIA ANFITRIÃ - MATRINXÃ
Chegada e desembarque no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul pela madrugada, recepção por nossa equipe e traslado ao hotel para pernoite.
Para alcançar a Terra Indígena do Rio Gregório, onde as aldeias Yawanawá estão localizadas, sairemos logo no início da manhã, após o café no hotel. A primeira parte da viagem é um trajeto terrestre pela BR 364. São aproximadamente 3 horas até a pequena vila de São Vicente na beira da estrada, onde embarcamos em pequenas canoas motorizadas. Navegaremos entre 4 e 6 horas (dependendo do volume de águas do rio) rumo a comunidade de Matrinxã, a primeira aldeia das sete existentes ao longo do Rio Gregório. As horas de viagem e a experiência de contato com a natureza quase intocada da região possibilita um desligamento natural do ritmo das cidades.
A recepção em Matrinxã é feita pelos moradores e conduzida pela liderança local. Nossa anfitriã na comunidade tem conhecimentos a respeito da gastronomia tradicional Yawanawá e seus elementos - uma boa oportunidade para conhecermos e experimentarmos o sabor de seus ingredientes. Nosso pernoite será em uma maloca construída próxima as casas dos moradores da aldeia, mais adentro da floresta. A dormida mais adequada, e surpreendentemente confortável, acontece em redes com mosqueteiros dadas pela nossa equipe aos visitantes. Os jovens sempre ajudam e ensinam a melhor maneira de armar e desarmar nossa nova morada durante a expedição.
Pernoite em Redário
Café da Manhã, Lanche e Jantar inclusos.
3º Dia - A ALDEIA DO ESCONDIDO
Após café da manhã, sairemos cedo nas canoas motorizadas para continuar subindo o Rio Gregório. Nosso próximo local de estadia será no outro extremo do território, a Aldeia do Escondido. Faremos algumas paradas durante a navegação nas demais aldeias localizadas no percurso. São momentos de banho no rio, para um lanche, para andar um pouco, esticar o corpo... Desembarcaremos em Escondido já próximo ao pôr do sol. Na chegada, seremos recepcionados com um passeio pela aldeia para conhecermos os locais de uso de todos moradores, como a escola, o igarapé, o centro de cura, e um pouco da dinâmica e estrutura ali constituída. O pernoite, assim como em Matrinxã, será na rede que já lhe foi entregue, com seu mosquiteiro.
Pernoite em Redário
Café da Manhã, Lanche e Jantar inclusos.
4º e 5º Dia - EXPERIÊNCIAS DE COTIDIANO NA ALDEIA
Os próximos dias serão dedicados às vivências e interações no Escondido. Você terá a oportunidade de vivenciar mais a fundo as tradições e cultura indígena yawanawá: os cantos e rituais tradicionais, a pintura corporal, o trabalho cotidiano, as histórias, as noites de Uni, o Rapé, entre outras experiências.
Pernoite em redário
Café da Manhã, Almoço e Jantar inclusos.
6º Dia - VIAGEM DE RETORNO PARA A CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL
Após café da manhã, será a hora de despedir-se do povo Yawanawá. É chegado o momento de deixarmos a aldeia, sua floresta e pegarmos o caminho de volta através do rio. Retornaremos de canoas motorizadas novamente até a Vila de São Vicente, onde nosso transfer estará nos esperando para viagem até Cruzeiro do Sul. Chegada na cidade no fim da tarde e check-in no hotel. Aproveite para descansar um pouco e organizar suas bagagens.
.
Pernoite em hotel.
Café da manhã incluso.
7º Dia - PARTIDA PARA A CIDADE DE ORIGEM
Café da manhã no hotel e, em horário oportuno, traslado para o Aeroporto. Fim de nossos serviços.
Sem pernoite
Café da manhã incluso.