Cód.Roteiro:2382
EXPERIÊNCIAS:
Trekking
Viagens em Grupo
Viagens de Carro
Nível de dificuldade:
R$ 2.490,00
TerrestreO Parque Estadual da Serra do Papagaio – PESP, é a Unidade de Conservação de Minas Gerais que protege a maior area do ameaçado ecossistema formado pela floresta de araucária. O PESP foi criado em área contínua ao Parque Nacional do Itatiaia e juntos protegem um dos maiores fragmentos de vegetação nativa da Mantiqueira. E para conhecer de perto este território ficaremos hospedados em um refúgio de montanha, no vale dos Garcias, de onde partiremos e retornaremos de nossas caminhadas, uma delas até o cume do Pico do Papagaio, 2.034m e uma vista impressionante do "mar de montanhas" da Mantiqueira. Também teremos muitos banhos de cachoeira para nos energizar nas poderosas águas da “Mantiqueira, incluindo a exuberante Cachoeira dos Garcias.
- Caminhada até o cume do Pico do Papagaio com o conforto dos pernoite em refúgios de montanha.
- Cume do Pico do Papagaio, 2034m de altitude e uma das vistas mais bonitas de toda a Mantiqueira.
- Renovar as energias em cachoeiras e poços, incluindo a exuberante Cachoeira dos Garcias.
- Conhecer os encantos do Vale do Matutu.
- Caminhada até a Base da Pedra do Picú em Itamonte - MG no final da programação.
Saída em grupo de 8 pessoas: 08 à 12/10!
Roteiro indicado para pessoas com bom condicionamento físico, sem dificuldades técnicas. Caminharemos todos os dias leves apenas com nossas mochilas de ataque.
08/10 - 1º Dia - ORIGEM / ITAMONTE-MG
Tomaremos nosso café da manhã e organizaremos nossa bagagem para nos despedir do Vale dos Garcias. Seguiremos em transporte 4x4 até o Vale do Matutu, onde faremos umas trilha de 8km para conhecer a Cachoeira do Fundo, uma queda de 120m, onde é possível acessar o poço de cima, para banho. Essa queda é considerada a cabeceira sagrada do Vale, venerada pelos antigos habitantes indígenas da região. No final da trilha, um delicioso almoço estará nos esperando no Patrimônio do Matutu. Ainda poderemos visitar o Casarão, antiga casa construída em 1904, hoje sede da Associação de Moradores e Amigos do Vale do Matutu. a Loja do Paiol e a Cooperativa do Matutu para comprar produtos locais. No final do dia, retornaremos até o Hostel Picus em Itamonte-MG, onde pernoitaremos esse noite e teremos um jantar de despedida.
Pernoite no Hostel Picus
Café da manhã, almoço no Vale do Matutu e jantar no Picus inclusos.
Hoje poderemos tomar café da manhã sem pressa. Quem desejar voltar mais cedo para sua cidade de origem, poderá se despedidir pela manhã. Já, se desejar aproveitar o dia na serra, poderemos realizar a trilha até a base da Pedra do Picú. Sairemos caminhando do nosso refúgio até a base da pedra com um incrível visual do vale. Serão, no total, 9 km com 780m de ganho de elevação. Poderemos curtir um café com uma linda vista antes de retornar pelo mesmo trajeto até o nosso refúgio, para tomar um banho e nos despedir.
Sem pernoite
Café da manhã e lanche de trilha.
Somente terrestre - Valores por pessoa em R$
HOSPEDAGEM | VALOR - ACOMODAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE O GRUPO |
Itamonte-MG - Hostel Picus | 2.490 |
- Valores válidos para a saída de 08/10/21 para grupo de 8 pessoas.
Élida Zuchini
Sua paixão pela natureza vem desde criança. Mato-grossense, cresceu tendo o Pantanal e a Chapada dos Guimarães como quintal. Formada em Turismo pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, durante a graduação se dedicou a linhas de pesquisas voltadas ao ecoturismo, turismo rural e pedagógico. Em uma visita de campo à Brotas, se apaixonou pelo turismo de aventura e, desde 2011, tem conduzido atividades de técnicas verticais, águas brancas, trekking e cicloviagens. De 2012 à 2014, participou do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte como atleta brasileira de canoagem, na modalidade Rafting. Hoje, tem como base as cidades de El Chaltén na Patagônia Argentina e Itamonte/MG, na Serra da Mantiqueira, dedicando a maior parte de seu tempo ao montanhismo, a escalada em rocha, ao trail run e as viagens de bicicleta. Já tendo guiado e realizado expedições pela Patagônia Argentina e Chilena, Cordilheira dos Andes, Cordilheira Blanca, diferentes regiões Alpinas, Dolomitas, Himalaias e em 23 Estados brasileiros.Tem certificação internacional como Wilderness First Responder (WFR - WMAi) e Leave No Trace Trainer (LNT.ORG).