Patagônia Austral: Aventuras no fim do mundo

Localizada exatamente no final da América do Sul, a Patagônia engloba parte do território argentino e chileno.

O lugar parece ser um cenário de um filme.  As grandes e enigmáticas montanhas que parecem ter sido lapidadas, fazem a divisão natural dos países e encantam até mesmo aqueles que não gostam de caminhar.

A Patagônia é uma terra de contrastes: vento, chuva, sol e até neve podem acontecer em um único dia.

base of towers trek

 
O verão Patagônico

Ao contrário do que muitos pensam, no verão o frio não é extremo. As temperaturas ficam em torno de 15ºC durante o dia e 9ºC à noite. Também não há neve no verão, as paisagens ficam nevadas no inverno de junho a setembro. Mas, pode-se ver gelo no cume das montanhas.

Além disso, no verão os dias são longos, com até 20 horas de luz. Amanhece por volta das 5h da manhã, e o pôr-do-sol, que dura horas, só termina por volta das 23h.

Pela grande diferença entre o inverno e o verão, um aviso aos viajantes: é impossível conhecer a Patagônia em uma única viagem. Ela muda muito de acordo com os meses do ano. Ocupando um vasto território, é impossível percorrê-lo em pouco tempo

_WOP6361

Do lado chileno, a Patagônia é banhada pelo oceano Pacífico. Do lado argentino, pelo Atlântico. Esta proximidade com o mar cria ambientes com uma faunas muito especiais, como baleias jubartes, orcas, golfinhos, pinguins, focas entre outros.

 

Roteiros de viagem na Patagônia Argentina

El Calafate na Argentina, é a porta de entrada da Patagônia Sul e é onde se localizam os maiores glaciares do mundo nessa latitude. Você poderá, sem muito esforço, visitar diversas geleiras azuladas, com paredes de gelo com mais de 70 metros de altura, como o famoso glaciar Perito Moreno. Os mais aventureiros poderão, inclusive, caminhar sobre o gelo! Estes "Ice Trekkings" são uma inesquecível atividade nas paisagens de Verão na Patagônia!

_WOP6900

Ainda na Argentina, seguindo alguns quilômetros encontraremos a cidade de El Chaltén, considerada a capital nacional do trekking argentino. A pequena vila fica aos pés das montanhas Fitz Roy e Cerro Torre, e é de lá partem diversas trilhas para as montanhas e para o campo de Gelo Continental. Lá sim é lugar de aventura! Veja aqui algumas possibilidades de roteiros.

Aliás, são caminhadas de todos os tipos: leves ou bem desafiadoras, já que a Travessia do Campo de Gelo Continental tem 85 km sobre o gelo, e é considerada pela Pisa Trekking como um roteiro de dificuldade extrema.

Além disso, El Chaltén é muito visitada pelos escaladores do mundo, todo que vem se aventurar para escalar as difíceis paredes de granito.

_WOP6245

 
Roteiros de viagem para a Patagônia Chilena

Cruzando-se a fronteira da Argentina para o Chile chegamos no Parque Torres del Paine, eleito diversas vezes pelos aventureiros de todo o mundo como o parque mais bonito do mundo. Pode parecer pretensão, mas quem o conhece dará razão, pois as montanhas parecem ter sido esculpidas e encantam pela forma graciosa que possuem.

Há diversas formas de conhecer o parque: de carro ou caminhando pelos clássicos circuitos W ou Grande Circuito (também conhecido como O ou Zero).

valle francés h

Você ainda poderá caminhar ao estilo mochileiro, carregando a sua própria mochila; ou hospedando-se em um dos luxuosos hotéis dentro do parque, refúgios  ou barracas.

São muitas opções, para todo tipo de gostos, desde os mais aventureiros, até hotéis luxuosos para quem não abre mão de conforto.

As grandes paredes de granito, com seus glaciares eternos, são os cenários dos trilheiros. Todos os anos, milhares de pessoas percorrem as trilhas até a base das Torres del Paine, o Vale Frances, o Glaciar Grey, entre outras paisagens únicas. Belas caminhadas com avistamento de diversos animais silvestres, como guanacos, vicuñas, raposas e até condores, a maior ave de rapina da América.

_WOP5655

 
Roteiros para Ushuaia

Para aqueles que ainda buscam conhecer o fim do Mundo, depois do estreito de Magalhães alcançamos a Ilha da Terra do Fogo, que pertence metade ao Chile e metade a Argentina.

Uma estrada que desce para o sul e termina as margens da Bahia de La Pataia, em Ushuaia, a cidade mais ao sul do Mundo.

DSC05037

A cidade de Ushuaia é argentina, e encanta pela posição bem em frente ao Canal de Beagle, famoso pelos relatos de Charles Darwin que esteve nessa região muitos anos atrás, e se encontrou com os índios Yamanas que viviam naquele lugar.

Essa região, por ser mais próxima da Antártica, é um pouco mais fria e é também mais montanhosa.

 

Roteiros de Navegação na Patagônia

Do porto de Ushuaia partem os navios que navegam pelos canais do estreito de Magalhães cruzando a avenida de Glaciares até o Chile e também os Navio Polares que cruzam o Estreito de Drake e vão para a Antártica, levando os aventureiros literalmente ao Fim do Mundo, em terras onde Shackleton e pouquíssimas pessoas na Terra estiveram.

Caminhando, navegando ou em carro, a Patagônia é uma viagem surpreendente e não há um dia igual ao outro. Vale a pena conhecê-la e se encantar com a terra onde o vento faz a curva.

DSC04965

 

Algumas informações úteis

Como chegar: Há diversos aeroportos na região que conectam a Patagônia a Buenos Aires na Argentina ou Santiago no Chile. Para os mais aventureiros, viajar de carro ou de moto requer experiência, pois as estradas não são fáceis, o clima é instável e há pouquíssimos postos de gasolina.

Idioma: espanhol

Moeda: leve dólares e troque pela moeda local (os cartões muitas vezes não funcionam)

Para brasileiros: não há exigência de visto para turismo  e nem de vacinas

Melhor época: de outubro a abril (verão: paisagens e caminhadas) e de junho a agosto (inverno: paisagens, ski e atividades na neve)

 

Agora que você já sabe um pouco dos atrativos da Patagônia, é viajar! Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas há mais de 20 anos na Patagônia, nós garantimos uma viagem segura e confortável para você. Confira aqui nossos roteiros, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia outros textos sobre Patagônia:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

3 Comentários em: “Patagônia Austral: Aventuras no fim do mundo

  1. Lugar maravilhoso! Estive lá em 2015 e pretendo voltar. Fiz um circuito que foi de El Calafate até Ushuaia, passando por diversos pontos turísticos pelo caminho. Fiz a caminhada até as torres, lá é lindo demais! Vale muito a pena.

Deixe uma resposta