Mulheres Aventureiras: como escolher seu primeiro desafio

Você é uma daquelas mulheres aventureiras que adoraria fazer uma viagem para a natureza, uma trilha ou acampar, mas que nunca fez?

Sua família ou seu círculo de amigos dizem que você é louca, por querer ir à Machu Picchu sozinha, ou porque pensou em conhecer o Monte Roraima andando sete dias no meio do nada? Então preciso dizer uma coisa pra você. Seja louca, pegue sua mochila e sua bota, e vá viajar!

Fazer uma viagem de aventura não significa correr riscos ou passar por apuros. Significa sair da zona de conforto, sim, como um preço a se pagar para conhecer lugares únicos no mundo. Andar longas distâncias e dormir em barracas pode ser cansativo e desconfortável, mas é uma experiência única e indescritível, porque causa uma reação diferente para cada pessoa que pratica.

dsc00597

Escolhendo sua primeira viagem de aventura

Hoje escrevo para falar um pouco sobre como escolher uma viagem de aventura.

patagonia-2013-blog-claudia-mulheres

Claudia Ribeiro, guia da Pisa Trekking e colunista do Blog Vida ao Ar Livre

Viagens de aventura normalmente tem saídas programadas, pois os grupos são menores. São destinos menos conhecidos, como o Jalapão. Mais isolados, como a Ilha de Páscoa. E que, as vezes, requer alguns equipamentos e condicionamento físico, como é o caso das expedições a grandes montanhas, como o Elbrus (Rússia) e o Kilimanjaro (Tanzânia). Por isso, são formados por pessoas "pouco convencionais", e formar estes grupos requer uma programação prévia.

Trilhas de Caminhada

Fazer um trekking curto ou uma travessia? Não importa. As trilhas sempre funcionam como uma espécie de terapia.

Muita gente comenta  que mudou de vida depois que fez a Trilha Inca, no Peru, ou o trekking até o Campo Base do Everest. E eu acredito.

_WOP6900

Caminhar é um momento único e ninguém pode fazê-lo por nós. Nesse momento temos que vencer os obstáculos do caminho, chuva, vento e até a nós mesmos.

É o momento em que os bens materiais não fazem a menor diferença. É quando queremos estar sozinhos, caminhando em silêncio. É um verdadeiro mergulho dentro de você, e é uma surpresa descobrir que você pode fazer o que quiser e muito mais do que imaginava.

 dscn0540
Acampamento ou Refúgios

Existem muitos tipos de viagens de aventura, e chega uma hora que a aventura começa a ficar mais séria. É quando começamos a escolher viagens em que é preciso acampar!

Digo por experiência: vale muito a pena! Mesmo que você nunca tenha feito ou não goste, eu garanto que essa experiência vai lhe surpreender. Nada supera a sensação de abrir a barraca a noite e ver o céu repleto de estrelas. Sentir o vento em seu rosto pela manhã ou encontrar com os animais silvestres no fim da tarde.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quer uma sugestão para você que quer fazer um primeiro acampamento com estilo? Vá para Torres del Paine, na Patagônia Chilena, que tem estrutura muito completa e paisagens de tirar o fôlego.

Outra opção que costumamos encontrar em trekkings na montanha são os refúgios. Quartos grandes que servem de abrigo para grupos de até 10 pessoas. Estes refúgios são em lugares remotos, como no Tour du Mont Blanc, na França, ou em roteiros de inverno na Serra da Mantiqueira (na divisa entre RJ-MG-SP)

É um aprendizado completo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como saber se eu vou aguentar

Uma viagem de aventura é indicada para quem gosta de conhecer novas experiências, superar desafios ou estar em lugares isolados. Alguns destinos, é verdade, são mais indicados para quem já está habituado com estas vivências. Mas há opções para todos, e para aqueles que nunca fizeram e não sabem se irão gostar, a dica é fazer um trekking para iniciantes.

dsc_0074

Pra quem mora perto de São Paulo, por exemplo, as opções são das mais variadas. Vão desde caminhadas de 1 dia, como o trekking no Parque das Neblinas, com direito a um delicioso almoço. Ou percorrer as praias desertas de Ubatuba, subir por uma via ferrata a Pedra do Baú, ou passar um fim de semana andando pelas montanhas da Serra da Mantiqueira.

Há diversas agências que promovem estas caminhadas semanalmente. Vão desde caminhadas leves até aventuras mais pesadas, como por exemplo alguns roteiros de travessia no Litoral Norte de São Paulo, ou caiaque no litoral do Rio de janeiro, e até passeios em bike, conhecidos como cicloturismo.

monte-verde-21-07-07-020

Mulheres: o céu é o nosso limite. Não fiquem presas dentro de uma zona de conforto. Não percam tempo: você já escolheu a sua próxima viagem Se precisar de uma consultoria especializada, entre em contato com a Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos roteiros pelo Brasil e pelo mundo. Confira todos eles aqui, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia outros textos do blog:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

3 Comentários em: “Mulheres Aventureiras: como escolher seu primeiro desafio

Deixe uma resposta