Categories: Viagens

Dica de Viagem: O que fazer no Deserto de Atacama?

Um dos destinos mais intrigantes da América do Sul está na desértica região entre o Chile e a Bolívia, sobre a Cordilheira dos Andes. O Deserto de Atacama é considerado o mais seco e o mais alto deserto do mundo. Mas seus atributos vão muito além disso. Lá encontramos lagoas de águas coloridas, gêisers e fontes de águas termais, vulcões extintos e seus cumes de neve eterna. Uma diversidade de paisagens de tirar o fôlego. Pela beleza, e pela altitude!

Para aproveitar toda essa diversidade de paisagens, separamos uma lista com os principais atrativos que não podem faltar nesta sua viagem! Saiba hoje o que fazer no Deserto do Atacama.

 

San Pedro de Atacama

Depois de uma escala em Santiago pousamos em Calama, e uma hora mais tarde estamos em San Pedro de Atacama. Um pitoresco povoado com pouco mais de 3 mil habitantes, de ruas de terra e pequenas casas de barro, onde o artesanato andino colore as ruas e a pequena igreja dá o ar da graça com sua arquitetura atacamenha.

Em San Pedro é onde tudo acontece. Restaurantes legais, gente na rua vindo de todos os cantos do mundo e artesanatos incríveis. Lá é possível se hospedar em um albergue coletivo, pequenas hospedarias e até hotéis boutique muito luxuosos, como o Hotel Explora ou o Tierra Atacama.

 

 

Cordilheira de Sal e Valle de la Muerte

O povoado é pequeno. A pedida é ir até à Cordilheira de Sal, que fica a poucos quilômetros dali. Com impressionantes formações geológicas, é impressionante caminhar entre as paredes do Valle de la Muerte, apreciar a Cordilheira del Sal com algumas grutas e minas abandonadas.

Imperdível também é andar pelas imensas dunas do deserto, passando pela Pedra do Coyote onde fazemos um trekking até a Quebrada de Kari, que possui uma impressionante vista da cordilheira, com suas montanhas e vulcões.

O ideal, como fazemos nos nossos roteiros para o Atacama, é sair de San Pedro no meio da tarde, porque assim é possível curtir o entardecer, apreciando a bela vista do Valle de La Luna, um espetáculo de pôr-do-sol.

Agora que o corpo descansou da viagem é hora de desbravar a região.

 

Salar de Atacama, Lagunas Altiplanicas e os Geisers del Tatio

Se o tempo disponível para viagem for curto, o ideal é concentrar as energias nas principais atrações do deserto. Um roteiro de 5 dias (contando os dois dias pra ir e vir) já são o suficiente para uma viagem inesquecível.

O Salar de Atacama, ao sul de San Pedro,  é uma das maiores reservas de sal da América do Sul. De lá seguimos por um vale fértil até as lindas lagunas altiplanicas Legía, Miscanti y Miñiques (à 4.150 m).  No caminho entre o salar e as lagunas, ainda passamos por Toconao, um antigo povoado erguido com pedras e onde conhecemos os artesãos que trabalham com pedra liparita.

Para conhecer os Geiseres del Tatio é preciso sair do hotel antes de amanhecer. Um local fascinante onde os vapores de água saem fervendo da terra no meio do deserto. Poucos são os lugares do planeta onde é possível ver tamanha energia geotermal. As atividades vulcânicas da área geram condições geológicas apropriadas para o surgimento dos Geisers del Tatio. Crateras de barro brilhante, com poças de água em estado de ebulição e imensas colunas de vapores d’água, formados por águas subterrâneas ferventes do vulcão Tatio, a um altitude de 4.500m.

 

Aventura no deserto: trekking nas alturas e subida do Vulcão Toco

Se você gosta de desbravar lugares mais intocados a pedida é fazer um trekking no deserto.

Saindo de San Pedro passamos por Catarpe, as ruínas de uma cidade administrativa Inca de 1560, e em seguida, começamos a subir pela trilha Las Cornizas, de onde se pode admirar todo o vale e a cordilheira com seus diversos vulcões, em uma altitude de 2.900m. O caminho é pela crista da colina, e quando descemos chegamos até as dunas do Vale da Morte, depois de uma caminhada de 7km.

 
Ascensão do Vulcão Cerro Toco (5.640 m)

O Cerro Toco é um vulcão extinto entre o Chile e a Bolívia. Para chegar até ele é preciso percorrer um trecho de carro, que nos deixa na base da montanha. A ascensão até o seu cume é feito caminhando-se por sua encosta. É uma subida pesada, íngreme, cansativa, em um terrenos arenoso com pedras soltas. Mas, por mais que não seja uma caminhada leve, é importante notar que não é uma escalada, ou seja, não requer conhecimentos técnicos.

É uma atividade para uma pessoa que tenha um bom condicionamento físico. Alcançar seu cume é uma tarefa árdua mas, de lá de cima, a vista é de tirar o fôlego. Uma visão magnífica do vulcão Licancabur, do Sairecabur e das Lagunas Verde e Branca. O tempo de subida médio é de 2 horas e mais 1 hora de descida, que também exige atenção! (conheça o roteiro da Pisa Trekking clicando aqui)

 

Muito mais para se conhecer no Atacama

Se você tiver algum tempo livre é possível conhecer ainda mais paisagens atacamenhas.

Em um tour arqueológico conhecemos as ruínas da Aldeia de Tulor, um dos povoados mais antigos do Atacama. Uma aldeia com mais de 3 mil anos, que foi misteriosamente soterrada pelas areias do deserto e ficou escondida por séculos. Suas formações circulares hoje ainda estão sendo escavadas. Próximo dali a Pukara de Quitor, uma fortaleza de pedra com 700 anos de construída, localizada a 3 km de San Pedro, e estrategicamente localizada na entrada do oásis no vale de Catarpe.

 
Se formos para o norte, a 30 km de San Pedro em um canyon muito bonito esconde as Termas de Puritama. A temperatura das águas é de 25°C a 32°C e possui propriedades curativas para reumatismo e dores musculares, o que fazia os nativos andinos visitarem esta região desde a época dos incas.
 
Um dos trechos menos conhecidos do Atacama é a região onde uma estrada liga o Chile com a Argentina, através do Paso de Jama. Por este caminho vamos até as Sentinelas de Apakana. São formações na rocha esculpidas pelo vento, que parecem guardiões do deserto, que repousam solitárias e misteriosas sobre a areia.
 
 

Seguiremos caminho até o Salar de Tara, e lá novamente as formações são surpreendentes. O local é distante, e é muito aconselhável que não se vá sem um guia até lá. Suas formações únicas, torres de rocha como as de uma imensa catedral impressionam os olhares.

Outra opção muitíssimo interessante é reservar 4 dias a mais para conhecer o Salar de Uyuni, na Bolívia. Mas este será o tema de uma próxima postagem!

 

A Pisa Trekking oferece roteiros de viagem para o Deserto de Atacama há mais de 20 anos! Veja aqui algumas opções de roteiro ao Atacama, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

Seu sonho de viagem é nossa maior inspiração!

 

Leia mais sobre o Atacama:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Otávio Lino

Share
Published by
Otávio Lino
Tags: américa do sulandesatacamachilecordilheira de salcordilheira dos andesdesertodeserto de atacamageiseres del tatiohotel exploralagunas altiplanicaspedra do coyotesalarsalar de atacamasalar de uyunisan pedro de atacamatierra atacamatrekkingvalle de la muertevulcão toco

Recent Posts

  • Viagens

Aurora Boreal na Noruega: onde ver, melhores dicas e como planejar

Testemunhar a Aurora Boreal é uma experiência única e mágica que atrai viajantes de todo o mundo para destinos como…

5 dias ago
  • Viagens

Vale Sagrado dos Incas: melhores dicas de passeios

Quem parte de Cusco em direção a Machu Picchu geralmente atravessa uma região muito rica em história e cultura: o…

2 semanas ago
  • Viagens

Chapada dos Guimarães – Onde fica, como ir, melhor época?

A Chapada dos Guimarães é um lugar de paisagens incríveis, onde paredões de arenito tomam conta do horizonte, e são…

3 semanas ago
  • Viagens

Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível…

4 semanas ago
  • Viagens

Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a…

1 mês ago
  • Viagens

4 lodges para ficar nos safáris da África do Sul

Descobrir a vida selvagem da África do Sul é uma experiência única, e os lodges são o refúgio perfeito para…

1 mês ago