Trilhas para iniciantes: dicas de destinos para começar a praticar trekking

Fazer uma trilha é um tipo de exercício muito recomendado para quem quer ter hábitos de vida mais saudáveis.

O trekking, ou as caminhadas de longa duração, são atividades aeróbicas muito seguras, e por isso podem ser praticadas por qualquer pessoa. E o melhor de tudo: são feitas na Natureza! Por isso, além de ser uma forma muito prazerosa de estar em movimento, também proporciona uma sensação de paz e tranquilidade. Uma ótima escolha não só para a saúde física como também para a mental.

Se você é iniciante no mundo do trekking, ou pretende começar a praticar mas ainda não sabe muito bem como, veja nossas dicas e entre nessa você também!

 

Trekking para iniciantes

Existem trilhas para todos níveis de dificuldades, desde caminhadas bem leves até grandes expediçõesSe você não tem o hábito de caminhar em trilhas, é melhor começar com atividades mais fáceis (conheça aqui diferentes sugestões de roteiros de trilhas para iniciantes da Pisa Trekking)

Isso significa que é importante escolher uma trilha com pouco desnível altimétrico (ou seja, poucas ladeiras!), e em um terreno pouco acidentado. Ainda não é hora de querer enfrentar longas jornadas, travessias de rios ou lugares muito isolados. Aqui a ideia é curtir a paisagem, fazer um pic-nic e desfrutar deste contato único com a natureza.

Hora do lanche durante o percurso dos 5 Lagos, no parque Nacional de Itatiaia

Opções de trilhas para quem quer começar

O ideal é começar fazendo uma trilha de um dia. São ótimas opções pois você não precisará acampar, nem carregar uma mochila muito pesada. Além disso, nas primeiras trilhas você estará se adaptando a uma nova forma de caminhar. A pisada vai ficando mais firme, e o corpo está se adaptando à situações de maior cansaço. Em outras palavras, é nas primeiras trilhas que você estará se acostumando a sair fora da sua zona de conforto.

A Pisa Trekking tem ótimas opções de viagens de um dia. Veja aqui as sugestões.

Curtindo o visual de cima da Pedra Partida, em Monte Verde, depois de uma caminhada de cerca de 2 horas

Para isso existem roteiros especiais para quem é iniciante neste mundo. São caminhadas leves. Mochila nas costas só se for pequena, e pra levar água e câmera fotográfica. Na região de São Paulo, por exemplo, existem muitas opções como a Serra do Japi (a 1h da capital) ou Monte Verde (que fica em Minas Gerais, mas também é bastante próximo dos paulistanos). Até o Litoral Norte de São Paulo, conhecido pelas belas praias que tem, é um local ideal para quem quer fazer uma caminhada ao ar livre, passando por diversas praias desertas. São exemplos de locais em que é possível sair cedo, ir até uma cachoeira ou um mirante, e voltar no mesmo dia para casa!

Trekking das Praias Desertas de Ubatura, uma oportunidade de fazer uma trilha pelo verdejante litoral paulista

Dicas essenciais para as primeiras trilhas

Nunca é demais lembrar que qualquer atividade na natureza está sempre sujeita às variações climáticas. Por isso é muito importante estar sempre preparado com equipamentos corretos (uma boa bota, mochila e roupas adequadas). 

Estar acompanhado de um guia experiente é outro detalhe muito importante, pois ele está preparado para situações mais delicadas, como lidar com quedas e torções, reconhecer sinais da Natureza e o próprio conhecimento do caminho a ser seguido.

O experiente guia Noel aguardando uma parte do grupo durante um trekking na Serra da Mantiqueira

Trekking para iniciantes em todas as regiões do Brasil

Pra finalizar, vamos dar mais algumas dicas para quem quer pegar um avião e fazer trilhas nas paisagens mais bonitas do interior do Brasil.

Região Sul

No Sul, a região de Aparados da Serra possui trilhas para iniciantes até a borda de alguns cânions, como o Itaimbezinho e o Fortaleza, com paisagens impressionantes.

Trilha próxima à borda do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, no complexo de cânions de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

Região Sudeste

No Sudeste, a Serra da Mantiqueira tem um relevo montanhoso, com montanhas famosas como Agulhas Negras e Prateleiras, que exigem um bom condicionamento físico. Mas lá, neste pedaço entre Minas, Rio e São Paulo, existem alguns caminhos bem mais leves e contemplativos, como o Circuito dos 5 Lagos, que é recomendado para todos os públicos.

Trekking na região dos lagos, na Serra da Mantiqueira, com o visual impressionante de algumas das montanhas mais altas do Brasil

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos de ecoturismo mais consolidados do Brasil. Em 2016, mais de 50 mil pessoas passaram pelo parque nacional e fizeram uma de suas trilhas, que variam de 3 a 6 horas de duração, e nos levam para cachoeiras que são verdadeiros cartões postais.

Cânion do Rio dos Couros, na Chapada dos Veadeiros, uma das muitas opções para se conhecer na Chapada dos Veadeiros

Região Nordeste

O Nordeste possui vários destinos muito especiais para a prática de trekking. Alguns deles são mais difíceis, como a Travessia dos Lençóis Maranhenses, ou da Costa do Descobrimento. Outros são mais ecléticos, como na Chapada Diamantina, onde é possível se fazer desde uma travessia de 80km (do Vale do Pati), até trilhas mais leves, como a Cachoeira da Fumaça, com 12km de ida e volta.

Em cima do Morro do Pai Inácio, uma caminhada de menos de 1 hora mas que proporciona uma vista privilegiada das formações da Chapada Diamantina

Região Norte

O Norte do país talvez seja a região com menos opções de trilhas. Mas, por outro lado, caminhar dentro da Floresta Amazônica é impressionante. Esta experiência é possível na Floresta Nacional do Tapajós, próximo a Alter do Chão. Andar na maior floresta do mundo é uma experiência inesquecível.

Depois de cerca de 1h30 de caminhada na Floresta Nacional do Tapajós, o encontro com a Samaúma, considerada a mãe das árvores por algumas comunidades da Amazônia

Com certeza, depois que você começar a fazer este tipo de atividade, irá descobrir o prazer de caminhar nos lugares mais bonitos da natureza!

 

E se precisar de uma ajuda para começar a fazer trilhas, entre em contato com a Pisa Trekking! Especialista em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para o Brasil e o mundo. Confira aqui algumas sugestões para você que está começando e, para qualquer dúvida, contate nossos atendentes!

 

Leia outros textos sobre ecoturismo:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

2 Comentários em: “Trilhas para iniciantes: dicas de destinos para começar a praticar trekking

Deixe uma resposta