Praias paradisíacas: sombra e água fresca, ou suor e adrenalina?

O barulho das ondas, a sensação de relaxamento da areia nos pés, o cheiro gostoso da brisa do mar. Ir para a praia é quase uma paixão nacional e, verdade seja dita, somos bem dotados no assunto. Nos mais de 7 mil quilômetros de litoral brasileiro, temos incontáveis praias paradisíacas.

Areias brancas. Águas claras, calmas, de tons verdes e azuis. Recifes de corais que colorem os mares. Florestas que contornam a paisagem. Rochedos que e elevam da terra em direção ao céu. De sul a norte são muitas as variações de paraísos, cada qual com suas peculiaridades.

Para te ajudar a escolher uma destas belezas do Brasil, fizemos uma lista com cinco praias especiais para quem quer curtir sombra e água de coco, ou viver uma aventura. Confira!

 

Ponta da Joatinga -  Entre RJ e SP

Entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro fica a Ponta da Joatinga. Um trecho praticamente intocado de litoral, com pequenas praias, ilhotas no mar e muita Mata Atlântica no continente.

A Ponta da Joatinga é um roteiro de travessia clássico. Uma península que deixa bem para trás a rodovia Rio-Santos, tornando seus únicos acessos o barco ou uma boa caminhada. Depois de sair de Paraty em uma pequena embarcação, chegamos até Pouso do Cajaíba, uma pequena vila de pescadores. De lá seguimos por 4 dias de caminhada passando pelas praias paradisíacas de Martim de Sá, Cairuçu, Ponta Negra, Galhetas, Antiguinhos, Antigos, terminando na Praia do Sono,  em Trindade, município de Ubatuba.

Ponta da Joatinga.

Para quem curte bastante trekking, com direito a montanha, cachoeiras e praias praticamente desertas, esta travessia, é uma ótima alternativa. A travessia da Ponta da Joatinga vai beirando a costa, com trechos íngremes dentro da montanha, e praias desertas como recompensa!

Clique neste link para conhecer o roteiro completo! A viagem é acampando na casa de pescadores locais, com pensão completa e a garantia de uma viagem inesquecível!

 

Península de Maraú - Bahia

Um recanto quase intocado no litoral da Bahia. Para quem imagina que o paraíso é formado por uma praia deserta cercada de coqueiros, pode ter certeza de que esse lugar é Maraú.

Com praias maravilhosas de águas quentes e cristalinas, rodeada de muitos coqueiros, Maraú ainda é pouco explorada comparada à outras praias do litoral baiano. A península, situada entre Ilhéus e Valença, está inserida em uma área de proteção ambiental chamada Triângulo Ecológico - formado por Camamu, Barra Grande e Maraú.

Lagoa do Cassange, na Península de marau

Suas atrações naturais encantam os turistas: piscinas formadas pelos arrecifes de coral na maré baixa, cheias de peixinhos coloridos, além de lagoas de água doce, manguezais e ilhas que ponteiam aqui e ali. E é exatamente este conjunto harmonioso que faz de Maraú um pedaço privilegiado do Brasil.

A melhor opção para conhecer este conjunto de praias paradisíacas é se hospedando na Pousada Lagoa do Cassange. A Pisa Trekking oferece um roteiro de 5 dias, ou um roteiro de 8 dias para se hospedar lá. Confira clicando nos links!

Praia da Pipa - Rio Grande do Norte

A Praia da Pipa já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo Guia 4 Rodas. Localizada a 80 km ao norte de Natal, na cidade de Tibau do Sul, a praia é cercada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Logo na chegada, ao longo da estrada nos deparamos com praias de águas claras, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros.

Com uma infraestrutura cheia de chame e conforto, a região tem ótimas pousadas, restaurantes de gastronomia internacional e bares badalados. Estar em Pipa é vivenciar dias inesquecíveis junto à natureza exuberante. Mas descansar não é a única opção pra quem quer passar as férias neste paraíso.

Praia da Pipa

Em Pipa existem muitas opções para quem gosta de praticar atividades ao ar livre. Lá é possível fazer trilhas pela Mata Atlântica, andar de 4x4 ou pedalar por caminhos que nos levam até praias, dunas e lagoas com cenários exuberantes e com diversas opções de atividades, como caiaque, surf e snorkel. Veja aqui uma opção de roteiro de multiaventuras na Praia da Pipa

Outra opção é desvendar as paisagens do sertão nordestino. Na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba é possível vivenciar mais de perto a cultura e o modo de vida do homem nordestino. O pouco conhecido Parque Estadual da Pedra da Boca, na bela paisagem da caatinga, possui um conjunto rochoso peculiar. A Pedra da Boca tem 336m de altura e apresenta uma cavidade provocada por séculos de erosão, que aprece uma boca gigante prestes a nos abocanhar. Conheça aqui este roteiro entre o litoral e o sertão.

 

Rota das emoções - MA, PI e CE

A Rota das Emoções é um roteiro que atravessa uma das paisagens mais peculiares de todo litoral brasileiro. Começando nos Lençóis Maranhenses, a viagem atravessa o Delta do Parnaíba até chegar em Jericoacoara.

Os Lençóis Maranhenses são conhecidos como o "deserto brasileiro" pela imensidão de dunas de areias brancas que se perde na vista. No entanto, o título de deserto é só pelas dunas, pois a região é repleta de lagoas de águas cristalinas e águas doces. A região possui duas estações ao longo do ano: o período de chuva, que vai de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. É após o período chuvoso, entre os meses de maio e agosto, que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta o melhor cenário, com suas lagoas cheias.

Baia do Feijão Bravo - Delta do Parnaíba

O delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas, formado por mais de 80 ilhas resultantes do encontro do rio Parnaíba com o Oceano Atlântico. Uma área muito preservada onde é possível observar revoadas de Guarás e praticar kite e windsurf, pedalar e conhecer de perto a vida das comunidades locais. E Jericoacorara ou simplesmente Jeri, é conhecida por ser uma das praias mais bonitas do mundo, que ainda preserva o sossego de um verdadeiro paraíso.

Três estados percorridos em veículos 4x4 e lanchas, neste roteiro que integra ecoturismo, aventura, sol & praia, cultura e gastronomia. São várias as possibilidades, que vão desde um roteiro de 7 dias, até opções mais longas, como a possibilidade de conhecer Santo Amaro, nos Lençóis, em um roteiro de 9 dias, até um roteiro completo com 13 dias. Escolha a sua e aproveite suas férias neste paraíso!

 

Alter do Chão - Pará

Nem toda praia paradisíaca precisa ser à beira mar, e Alter do Chão é a prova disso.

Quando o Rio Tapajós está com seu nível de água baixo, na época da vazante do rio, as areias claras surgem e criam praias indescritíveis de água doce. Além de ser um roteiro de praia, esta viagem oferece outra experiência única: conhecer a Floresta Amazônica. Praias, igarapés, igapós, lagos, serras, botos, florestas, aquários naturais, jardins submersos, árvores gigantes... São tantas paisagens, uma mais bela que a outra, que só vendo com os próprios olhos para capturar toda a grandeza de Alter do Chão.

Alter do Chão, à beira do Rio Tapajós

Esse é um destino especial no Pará, onde a natureza monta o seu próprio espetáculo. Localizada no coração da Amazônia, Alter do Chão, com suas praias de águas mornas, doces e verde-esmeralda, impressionam tanto, que passou a ser chamada de “Caribe Amazônico”. Cenários deslumbrantes e inesperados são constantemente revelados a cada trilha caminhada e a cada rio atravessado. A Floresta do Tapajós em si é um presente para os olhos, com suas lindas praias, igarapés e igapós. E lá, no meio de toda essa paisagem, você encontrará um pequeno povoado que, vivendo em perfeita harmonia com a natureza em sua volta, tem muito a ensinar a seus visitantes. E tudo isso em uma viagem de apenas 4 dias! Confira aqui o roteiro.

Aliás, o Pará é repleto de destinos incríveis, de tirar o fôlego de quem passa por lá. São tantas opções que quase não dá para escolher para onde ir. Pensando nisso, a Pisa Trekking montou também um roteiro completo com três dos destinos mais disputados do estado: Belém, Ilha de Marajó e Alter do Chão! Queremos que você desfrute ao máximo a experiência única que cada um desses destinos oferecem, através de uma verdadeira imersão no Pará!

 

 

Com tantas opções, agora é só escolher em que paraíso você irá passar suas próximas férias! E se ainda quiser conhecer outras opções, que tal visitar a página de Praias Paradisíacas, que reúne os principais roteiros de praia no mundo inteiro oferecidos pela Pisa Trekking! Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos roteiros para o Brasil e o mundo. Se precisar tirar qualquer dúvida, consulte nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia mais textos do Blog Vida ao Ar Livre:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta