Dica de viagem: Onde fica e como ir para a Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás, com muitas cachoeiras, trilhas e esportes radicais para todos os gostos. Mesmo depois de passar pelo pior incêndio de sua história em 2017, o cerrado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros logo se recuperou, foi reaberto, e hoje já nem se percebe os efeitos da queimada. Com essa ótima notícia, o Blog Vida ao Ar Livre explica onde fica e como ir para a Chapada dos Veadeiros.

Onde fica?

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, a Chapada dos Veadeiros fica a 250km de Brasília, na região Centro-Oeste. Para chegar lá, você enfrentará uma viagem de 3h. A boa notícia é que as estradas até as principais cidades são todas asfaltadas.

Mapa - Chapada dos Veadeiros

 

Como ir?

Normalmente quem vai para Veadeiros costuma ficar em Alto Paraíso ou São Jorge.

Alto Paraíso tem a comodidade de ser uma cidade com infraestrutura um pouco maior, contando com mais opções de pousadas e restaurantes, além de serviço de banco e até uma feira de produção orgânica semanal. Mas, em contrapartida, demanda um carro para chegar nos atrativos. Se você comparar, por exemplo, o tempo para ir até o Vale da Lua, você levaria metade do tempo se saísse de São Jorge.

Alto Paraíso - Chapada dos Veadeiros

A vantagem de ficar no Povoado de São Jorge é estar na boca do Parque Nacional, de onde partem as trilhas para algumas das principais cachoeiras da região.

Hoje, o acesso até São Jorge é fácil, feito em meia hora por uma estrada recém construída. Mas até alguns anos atrás só se chegava lá por terra, e por conta disso o vilarejo é também mais rústico, perfeito para aqueles que procuram um clima mais intimista.

Estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge, e passa ao lado do Jardim de Maytrea, uma área de veredas e buritizais dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Mais ao norte, a cerca de uma hora de Alto Paraíso, está Cavalcante. O jeitinho dessas duas cidades, inclusive, se parece muito, embora Cavalcante seja menor. O diferencial aqui é a proximidade com uma atração muito requisitada para os amantes de uma boa cachoeira: a Santa Bárbara, uma cachoeira com cerca de 30m de queda, e um poço d’água azul turquesa realmente impressionante. Ela fica dentro da comunidade quilombola Kalunga, um sítio histórico muito importante, que abriga a maior comunidade quilombola do Brasil.

Cachoeira Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros

 

Programe suas férias

Para chegar até Veadeiros é preciso primeiro ir para Brasília. A partir de São Paulo há vários voos diários, e para quem está em outras capitais possivelmente a disponibilidade de passagens também não será um grande problema. Comprar com antecedência sempre ajuda a conseguir as melhores tarifas, mas uma boa notícia é que os voos para Brasília são geralmente baratos.

A Pisa Trekking oferece diversas opções de viagens para a Chapada dos Veadeiros, com os principais atrativos e roteiros especiais nas principais datas do ano. Clique aqui para ver nosso cardápio e realize este sonho com quem é especialista, com certeza será uma viagem inesquecível.

 

Leia outros textos sobre a Chapada dos Veadeiros:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 238 outros assinantes

Deixe uma resposta