Dica de viagem: Quando ir para Machu Picchu?

Ah, Machu Picchu! Cidade perdida dos incas. Trilhas com visuais de cair o queixo. Sítios arqueológicos impressionantes. Uma região com belezas à flor da pele. Mas calma, não adianta ter tudo isso se a época que você escolher viajar estragar o passeio, não é mesmo? Por isso, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra hoje quando ir para Machu Picchu.

Quando ir para Machu Picchu?

Apesar das belezas, Machu Picchu é uma área que recebe muita chuva entre os meses de novembro e março. Então, a não ser que você não se importe muito de fazer trilha ou visitar sítios arqueológicos molhado, o ideal é marcar sua viagem de maio a setembro, que é a estação seca do ano.

Se por um lado essa época é ideal por causa das chuvas, lembre-se que coincide com os meses mais frios do ano. Em Machu Picchu em si isso nem é um grande problema. Durante o dia, a média no inverno fica nos 20ºC. Já pela noite, a temperatura cai pela metade. Mas como a viagem pra lá precisa passar por Cuzco, lembre-se que a antiga capital do império inca está a 3.600m de altitude. Nos meses mais frios do ano, prepare-se para enfrentar temperaturas que beiram o zero grau à noite.

Cuzco

Os meses com tempo mais firmes são junho e julho. Mas se você puder escolher, prefira maio, agosto ou setembro, que também são meses de clima bom, mas com menor volume de turistas. Julho é praticamente férias para o mundo todo, e em junho acontece o Inti Raymi, a Festa do Sol, e nessa época do ano a região recebe uma quantidade muito grande de pessoas.

Mas se você gosta mesmo de agito, então marque suas passagens para a semana do dia 24 de junho, e aproveite o Inti Raymi, celebração ao deus-sol com rituais, danças e vestimentas bem coloridas.

Inti Raymi - Machu Picchu

 

Quando fazer a Trilha Inca?

As dicas acima valem para quem quer fazer a Trilha Inca, afinal, a região é a mesma. O ponto que precisa ser levado em consideração é a antecedência para reservar sua vaga na trilha clássica. Com um limite de 500 pessoas por dia, nos meses de alta temporada é preciso fazer as reservas com pelo menos seis meses de antecedência. Nos meses chuvosos a procura é um pouco menor, mas mesmo assim é importante começar a planejar a viagem alguns meses antes. E vale ressaltar que durante os meses de fevereiro a trilha clássica fica fechada. Se esse é seu único mês disponível, a solução é fazer a Trilha Salcantay, que tem paisagens impressionantes.

Trilha Inca - Machu Picchu

Agora é lembrar das baterias da câmera para registrar as montanhas nevadas e os sítios arqueológicos do caminho. E se o visual já encanta, imagina conhecer a história por trás disso tudo? Viaje com os guias da Pisa Trekking, e saia do Peru como um expert! Agora que você já sabe quando ir para Machu Picchu, confira alguns dos nossos roteiros aqui.

 

Leia outros textos sobre Machu Picchu:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

3 Comentários em: “Dica de viagem: Quando ir para Machu Picchu?

  1. Gente, eu realmente queria agradecer pelas dicas!
    Escolher a melhor época para visitar Machu Picchu é muito importante para que sua viagem não seja frustrada. Se você viaja nas estações chuvosas, simplesmente corre o risco de não ter aquela bela vista clássica de toda a cidade

      1. É possível ter dias de chuva ou sol fora de época em qualquer lugar do mundo, mas com uma chance muito mais baixa. Conhecer o clima da região permite escolher a viagem sabendo como o tempo tende a se comportar. Não é possível prever exatamente como estará o tempo com semanas ou meses de antecedência. Por isso utilizamos os dados climáticos para aumentar as chances de uma viagem sem imprevistos no tempo, já que, por exemplo, enquanto janeiro tem média de 150mm de chuvas, os meses do meio do ano possuem médias abaixo de 10mm.

Deixe uma resposta