Já está preparado para trekkings mais longos e exigentes? Então, é hora de comprar uma mochila cargueira. Nessas viagens, além de precisar carregar comida, acessórios de cozinha e camadas de roupa, você terá que levar barraca, saco de dormir e isolante térmico. Muita coisa para uma simples mochila, não?! Agora, se você não faz ideia de como comprar ou cuidar da sua cargueira, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dará algumas dicas para escolher sua cargueira.
DICAS PARA COMPRAR UMA MOCHILA CARGUEIRA:
- Teste sua mochila antes de comprá-la. Não adianta ela ter mil bolsos e ser super estilosa, se você já a considera pesada e desconfortável sem nada dentro.
- Compre uma cargueira que tenha barrigueira. Ela é uma das partes mais importantes de uma mochila, principalmente das de maior litragem. Bem regulada, a barrigueira faz com que todo o peso fique sustentado pelo quadril, e não pelos ombros. Isso vai poupar bastante as suas costas. Afinal, uma ou duas viagens não pegam nada, mas várias podem gerar um problema no futuro.
- Verifique se a cargueira tem regulagem de altura. Dependendo da pessoa, ela irá se acomodar mais ou menos alto no seu corpo. E algumas mochilas são projetadas fixas.
- A natureza pode nos surpreender, e para preservar sua cargueira (e as coisas dentro), procure uma mochila com capa de chuva acoplada. Se ela vier sem, você pode comprar também uma à parte. São leves e baratas, e evita aquele transtorno de abrir a mochila depois de uma chuva e descobrir que está tudo encharcado!
- Prefira as cargueiras que tiverem costado e alças acolchoadas. Depois de horas de trilha, o rala-rala pode começar a incomodar.
- Se não souber qual comprar, algumas das melhores marcas hoje no mercado são, em ordem alfabética, Curtlo, Deuter, North Face, Osprey, Quechua e Thule.
DICAS DE BOM-USO DA SUA MOCHILA CARGUEIRA:
- Deixe o mais importante na parte de cima. Assim, você não vai precisar ficar remexendo a mala toda vez que precisar pegá-lo;
- Acomode tudo de forma balanceada dentro da mochila. Imagine carregar uma cargueira por horas com um dos lados mais pesado do que o outro?
- Não se esqueça de afivelar a fita de peitoral. Ela puxa a mochila para perto do corpo e não deixa ela sambando em você. Além de não forçar partes da mala, você não muda tanto o centro de gravidade, e caminha melhor pelos obstáculos;
- Se puder levar menos roupas, você terá que carregar menos peso. Em viagens longas, mais vale lavar as roupas (ou até andar sujinho) do que levar o armário todo;
- Se você já tiver experiência com trekking mas não tiver mais a mochila de ataque, várias cargueiras têm uma parte destacável que pode servir para carregar o mais importante;
Agora que você já sabe tudo sobre cargueiras, só falta escolher o destino. Com a Pisa Trekking, você tem opções de roteiro pelo Brasil e mundo com segurança, comodidade e toda a assistência que precisar. Confira aqui algumas de nossas próximas saídas e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia outras listas: