Chapada das Mesas: Onde fica, como ir e melhor época?

Quando falamos em chapadas brasileiras, além de Veadeiros, Diamantina e Guimarães, no meio do Maranhão se esconde uma que pouco a pouco vem sendo descoberta: a Chapada das Mesas. Um complexo de cachoeiras, pinturas rupestres e enormes esculturas naturais. Para te ajudar a descobri-la também, o Blog Vida ao Ar Livre separou as informações gerais que você precisa para programar sua viagem para lá.

Onde fica a Chapada das Mesas?

Já quase na fronteira com Tocantins, no sudoeste do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas está distante 840km da capital São Luís. Tão longe da capital, Mesas está a quase 500km de Palmas e 790km de Teresina. Ou seja, a Chapada das Mesas está em uma região bastante isolada do Brasil, de transição entre a caatinga, o cerrado e já próximo da floresta amazônica. Ah, e também bem próxima do Rio Tocantins, de onde se tem visuais inesquecíveis do pôr-do-sol.

Como ir para a Chapada das Mesas?

A melhor forma é de avião pousando em Imperatriz. De lá, você segue por mais 200km até Carolina, cidade na margem de cá do Rio Tocantins e também porta de entrada para a Chapada.

Imperatriz recebe voos diretos de Brasília, São Luís, Belém, Belo Horizonte e São Paulo. É isso mesmo: quem mora em Teresina e Palmas, estados geograficamente mais próximos que todos da lista acima precisam fazer escala antes de chegarem à cidade maranhense.

chapada das mesas

Melhor época para conhecer a Chapada das Mesas?

Entre os meses de maio e setembro costuma chover menos. Por um lado, as cachoeiras não ficam tão vistosas quanto nos meses de verão. Por outro, o banho está garantido, já que quando chove por lá, geralmente vem chumbo grosso. E mais, com o clima seco e a baixa umidade do ar, o inverno vai te obrigar a se refrescar. Vale lembrar também que apesar dessa época a temperatura baixar um pouco, as águas das Mesas costumam ser mais mornas do que de outras chapadas do Brasil.

Pra quem pretende fazer a Jalapada, pode aproveitar a melhor época do Jalapão também.

onde fica, como ir e melhor época para conhecer a chapada das mesas

Agora que você já sabe como chegar até lá, verifique as opções de hotéis. Como a região ainda se desenvolve, a disponibilidade é pequena. O que é bom porque mantém o charme e preservação da natureza.

Para você não ter que se preocupar com logística, hospedagem e programação, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes diferentes para a Chapadas das Mesas. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

 

Leia mais textos sobre a Chapada das Mesas e outras chapadas:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Chapada das Mesas: Onde fica, como ir e melhor época?

Deixe uma resposta