Categories: Viagens

Dica de Viagem: Os principais passeios de Bonito

Com rios, grutas, cachoeiras e uma fauna riquíssima, Bonito faz jus ao nome e é um dos lugares mais impressionantes do Brasil. A verdade é que com tantos atrativos diferentes para conhecer, fica até difícil selecionar alguns. Mas como a maior parte das pessoas tem poucos dias para viajar, nós do Blog Vida ao Ar Livre vamos te ajudar com uma listinha dos principais passeios de Bonito.

 

  • Passeios de Bonito em RIOS:

Água é algo que não falta em Bonito, e os turistas vão poder aproveitá-la de diversas formas. Os rios, por exemplo, contemplam tanto as pessoas que preferem atividades mais calmas, quanto radicais. No Rio Olho D’Água, você pode fazer um mergulho superficial e nadar junto com piraputangas, corimbas e dourados. Partindo da nascente e seguindo o curso, você é carregado pela correnteza até perto da nascente do Rio da Prata.

Já no Rio Formoso, apesar dos cardumes, os atores principais são mesmo os macacos, araras e tucanos. Isso porque o passeio aqui é sobre a água, de rafting. Espere então pequenas corredeiras que darão uma emoçãozinha a mais à descida. Mas fique tranquilo que o trecho é calmo. Não à toa dá para enxergar toda essa fauna matogrossense.

Veja aqui alguns roteiros para você aproveitar o melhor dos rios de Bonito.

 

  • Passeios de Bonito em GRUTAS:

Uma outra forma de aproveitar a água são nas grutas. Quer dizer, não em todas. Na Gruta de São Miguel, por exemplo, o passeio é no seco. O que é uma vantagem porque você poderá andar no meio de estalactites e estalagmites, esculpidas pela natureza durante milhões de anos. Outro visual de tirar o fôlego, antes de entrarmos na gruta, é caminhar junto as copas das árvores do Cerrado em uma ponte pênsil.

Agora na Gruta do Lago Azul, somos recepcionados na entrada por essas mesmas pedras pontiagudas. Dali em diante, serão 100m descendo até o coração da gruta. No fim, quem nos aguarda aí sim é a água: um lago azul turquesa magnífico. A vontade de mergulhar é grande, mas, por um bom motivo, isso é proibido: para que futuros viajantes também possam conhecê-la do jeito que você a vê hoje.

Conheça aqui pacotes para explorar as grutas de Bonito.

 

  • Passeios de Bonito em CACHOEIRAS:

Mas não dá para ficar na vontade, não é mesmo? Para isso, você vai poder se deliciar em algumas cachoeiras cartão-postal da região.

Na Estância Mimosa, depois de uma recepção com lanches, redários, pomar e até dois jacarés, partimos para uma trilha sentido às oito cachoeiras do caminho. Para você que ficou se segurando, serão cinco pontos para banho em piscinas naturais e uma plataforma com 6m, de onde os mais corajosos saltam dentro de um poço natural.

E se com tudo isso, você ainda não ficou satisfeito, quem te aguarda é a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul. Para acessar os 156m da Cachoeira da Boca da Onça, mais o complexo de cachoeiras (sim, serão mais 10) da Boca da Onça, serão 4km de caminhada. E para você que já estava com saudade das grutas, saiba que algumas quedas só podem ser acessadas passando por baixo de algumas dessas formações.

Explore as cachoeiras de Bonito nesses pacotes.

 

  • BURACO DAS ARARAS:

E depois de tanta água, terminamos nosso passeio vendo os efeitos dela a uma das formações mais impressionantes de Bonito. Ao longo de milhares de anos, água e outros agentes intempéries desgastaram o teto de uma caverna, que acabou tombando. Dentro, uma floresta começou a tomar os 80m de profundidade, atraindo macacos e araras; que dão nome ao lugar, Buraco das Araras.

Quem gosta de uma aventura, pode descer de rapel pelos paredões, seguir por algumas cavernas e encontrar uma água extremamente cristalina. Mas quem fica por cima, já se depara com um cenário impressionante embalado pelo canto das araras.

 

 

Com tantos atrativos diferentes, e muita água nas costas, Bonito vai maravilhar, relaxar e te inspirar a fazer novas viagens pela natureza. Aliás, muita gente que vai para a região, já aproveita e conhece o Sul do Pantanal. Hospedando-se em fazendas como a 23 de Março ou a Aguapé, você pode participar de safáris fotográficos, pescas esportivas de piranhas e manejo com o gado.

Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em destinos de ecoturismo no Brasil e no mundo, oferecemos diversos pacotes para Bonito com toda a segurança e conforto que precisar. Confira aqui todos nossos roteiros e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

 

Leia outros textos sobre o Centro-Oeste do Brasil:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Pisa Trekking

Share
Published by
Pisa Trekking
Tags: bonitomato grosso do sulo que fazer em bonitopasseios em bonitoprincipais passeios em bonito

Recent Posts

  • Viagens

Réveillon 2026 na Chapada dos Veadeiros: 5, 6 ou 8 dias de viagem

Manhãs de trilhas, tardes de mergulhos em cachoeiras e noites sob um céu incrivelmente estrelado. Assim pode ser o seu…

4 dias ago
  • Viagens

Carnaval 2026 – 10 opções para quem quer viajar para fora

O Carnaval pode ser a sua desculpa perfeita para sair da rotina e embarcar em uma grande viagem em 2026.…

2 semanas ago
  • Viagens

Onde passar o Réveillon 2026? Ideias de pacotes no Brasil e exterior

Faltam menos de três meses para o fim do ano, e se você quer garantir um Réveillon inesquecível, a hora…

3 semanas ago
  • Viagens

COP30 em Belém: O que a Amazônia Paraense tem pra mostrar pro mundo

A COP30 vai colocar Belém e o Pará no mapa do mundo, não apenas como palco do debate climático, mas…

4 semanas ago
  • Viagens

Travessia da Costa Branca: Trekking por praias desertas do RN

No Rio Grande do Norte, há um pedaço de litoral onde o sertão toca o mar e o tempo parece…

1 mês ago
  • Viagens

Rota das Emoções: 3 destinos do Nordeste em uma viagem

Imagine percorrer três estados do Nordeste em apenas sete dias e encontrar, a cada parada, um cenário mais surpreendente que…

1 mês ago