Noruega: Conheça a Terra de Vikings

Muito próximo ao Polo Norte você encontra um país muito especial. Terra dos lendários vikings e paisagem de extremos contrastes, com extensas cadeias de montanhas e vales amplos, imensas geleiras e florestas verdejantes, além de espetaculares fiordes que recortam todas a costa ocidental: a Noruega.

No verão, de Junho a Setembro, as temperaturas são mais amenas variando entre os 10 C a -5 C e a luz do sol brilha 24 horas! Você poderá vivenciar o “Sol da Meia Noite”. No inverno, a região fica coberta por um manto de neve e gelo e é possível observar a Aurora Boreal.

No verão, a melhor forma de explorar as belezas dos fiordes congelados e de encontrar os exóticos animais da região, como ursos polares, morsas e navais, é a bordo de um cruzeiro de expedição polar, na misteriosa e remota ilha de Spitsbergen no arquipélago de Svalbard que, com certeza, é a pérola do Ártico da Noruega. A Ilha está localizada no extremo norte do planeta, à 565 km da costa da Noruega e as margens meridionais do eternamente congelado Oceano Ártico, exatamente no meio do caminho entre a Noruega e o Polo Norte.

Já no inverno, poderemos assistir ao incrível fenômeno da Aurora Boreal, ou luzes dançantes do norte. Um espetáculo único na Terra. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Outro fator muito importante: apesar de estar perto do polo norte, a cidade de Tromsø tem um clima relativamente quente, se compararmos com as outras cidades onde também dá para ver a Aurora Boreal, como Fairbanks no Alaska, por exemplo, que chega fácil aos -30ºC, -40ºC no inverno. Já em Tromsø raramente ultrapassa os -20ºC, fazendo desse destino o preferido para os caçadores de Aurora Boreal de todo o mundo.

Para os mais curiosos é possível dormir em hotéis de gelo que todos os anos são esculpidos e derretem no verão. Nesses hotéis você poderá dormir em uma cama de gelo entre peles de rena.

Os museus na Noruega são bem ativos. Na capital Oslo, a maior cidade do país, você poderá visitar o Museu Viking e o Museu Folclórico e fazer uma imersão no modo de vida dos antigos habitantes e seus costumes, suas casas de madeira e até uma Igreja de madeira, muito comuns na Noruega medieval. Já no Museu Fram, um extraordinário museu construído ao redor do aposentado navio Fram, que levou diversos navegantes, dentre eles Roald Amundsen, um dos maiores exploradores que atingiu o Polo Sul em 1911, você andará pelo navio e sentirá como foi a vida desses exploradores em terras tão inóspitas.

Outra atração é a Ferrovia Flam, considerada uma das ferrovias mais bonitas do mundo e liga Oslo a Bergen, essa travessia inclui trem e barco entre montanhas e fiordes.

Bergen, a antiga capital, parece ter saído de um cenário medieval antigo. É linda e acolhedora com diversos restaurantes e vida noturna agitada.

Bem próximo, as montanhas de Stavanger nos chamam para trilharmos o caminho desafiador até a Pedra do Púlpito ou Preikestolen, que é uma pedra que desafia a lei da gravidade e da sanidade. Projetando-se de forma ameaçadoramente sobre os fiordes. Uma caminhada e uma vista de outro mundo; 8 km de pura adrenalina.

Uma terra de lendas, cascatas, rios cristalinos, montanhas, glaciares milenares que dão as boas vindas a cada um de seus visitantes. Venha conhecer a Terra dos Vikings.

Nós da Pisa Trekking garantimos uma viagem confortável e segura. Conheça aqui os roteiros para a Noruega, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e viva você também essa experiência. 

 

Leia outros textos de Claudia Ribeiro:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta